01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item A visibilidade dos estudos de gêneros nos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-10-03) Cabral, Ana Carolina Gomes da Silva; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/3906970103863900This research sought to reflect on the visibility of gender studies in the Degree in Pedagogy, Campus Dois Irmãos, Recife, Pernambuco Dois Irmãos campus. The theoretical framework was drawn up based on Scott (1995), Louro (1997), Carvalho (2015), Rosemberg (2001), Santos and Souza (2020), Grossi (1998), Saviani (2020), Laville and Dionne (1999). Methodologically, a document analysis was carried out based on the PPC's of the Degree in Pedagogy, which are two, the first one had in the year 2010, and the current one, in the year 2018. gender in the Pedagogy course, which can be viewed in the course menus. We understand that it is necessary to expand this discussion on this subject in an articulated way, because it will be through the deepening of issues related to the body, gender and sexualities that we will have professionals prepared to deal with the systemic practices of machismo, sexism and all kinds of violence to people who do not conform to the sex-gender system.Item Mães que passam o dia com outras famílias: discutindo a cidadania com empregadas domésticas e diaristas(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2009) Fernandes, Raquel de Aragão UchôaOs processos de globalização da economia, integraçãio econômica, assim como os acordos de livre comércio têm levado a uma predominância da exclusão social e a uma reconfiguração do universo do trabalho que acaba por atender à informalidade e precarização, afetando sobremaneira as mulheres, principalmente as mulheres latino-americanas. Uma das explicações para o maior impacto desse processo sobre as mulheres, deriva do fato de que este segmento já estava em uma situação de desvantagem no que diz respeito à distribuição do 'quinhão' social, ficando em uma posição fragilizada no que se refere ao acesso ao poder, e às expectativas supostamente viabilizadas pelo processo que culminou na globalização da economia. Nesse contexto de 'feminização' de situações excludentes no universo do trabalho, o emprego doméstico tem um papel importante, porque além das características de invisibilidade e preconceito que rondam essa atividade, ainda soma-se a de naturalização da presença feminina neste espaço, dada a relação histórica entre gênero/trabalho privado. Assim como a da precarização que muitas vezes marca esta inserção, comprovada pelo baixo nível de proteção social das empregadas domésticas, o que é mais significativo no caso das diaristas.Item Papéis sociais na infância: o olhar de si e do outro na (RE)construção da identidade de gênero(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Lima, Daisyvângela Eucrêmia da SilvaOs primeiros anos de vida das crianças são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem e também para a formação da identidade assim como o processo de mediação social é parte essencial dos processos de socialização das novas gerações, por isso deve-se ficar atento para trabalhar as questões de gênero com nossas crianças, e principalmente em nossa prática pedagógica no cotidiano escolar. Assim este projeto tem como objetivo geral desenvolver um trabalho de orientação lúdica sobre relações sociais de gênero com professores/as, famílias e crianças de uma instituição de educação infantil do município de Recife/PE e como objetivos específicos realizar um diagnóstico sobre as percepções das relações sociais de gênero na família e escola; realizar um trabalho de sensibilização às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia e raça; desenvolver ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes; realizar atividades lúdicas de forma a permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Com a finalidade de atender os objetivos propostos, os instrumentos utilizados constarão de formulários semi estruturados que serão aplicados com os/as educadores/as e famílias.Item Participando sem medo de ser mulher II(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2011) Jalil, Laeticia MedeirosNo ano de 2012 foi desenvolvido o Projeto de Extensão Participando Sem Medo de ser Mulher II, como continuação do Projeto Desenvolvido no ano de 2011, com o mesmo nome. O projeto teve como objetivo desenvolver atividades de formação com mulheres agricultoras familiares do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Serra Talhada e foi desenvolvido em parceria com as Organizações não Governamentais Centro de Educação Comunitária Rural - CECOR, Centro Agroecológico Sabiá e Casa da Mulheres do Nordeste. Também atuamos em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA. Ao longo do ano, foram realizadas oficinas de formação e capacitação, intercâmbios, seminário de Gênero e Agroecologia e mesas redondas. A aluna envolvida com o projeto teve oportunidade de fortalecer seus conhecimentos sobre a temática, apresentar trabalhos acadêmicos em congressos e seminários nacionais, bem como do Grito da Terra, do ato político nacional organizado pela CONTAG/FETAPE em Brasília, em maio de 2012. Todas as atividades desenvolvidas fortaleceram a relação da UAST/UFRPE com as comunidades e as organizações parceiras, bem como contribuiu para o conhecimento da aluna, dando coerência as atividades de ensino-pesquisa e extensão nas quais estava envolvida.Item Proposta educativa para adolescentes grávidas no Agreste pernambucano(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Soares, Anísio FranciscoProposta educativa para adolescentes grávidas no Agreste Pernambucano A gravidez é uma transição que integra o desenvolvimento humano, mas revela complicações ao ocorrer na adolescência, pois envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões. A gravidez significa uma rápida passagem da situação de filha para mãe. As repercussões da gravidez precoce, trás riscos nutricionais e obstétricos para a gestante e existem outros agravantes como, por exemplo, problemas socioeconômicos conforme a situação de cada gestante e/ou família. Para adolescentes de classe baixa, uma gravidez não planejada pode ser o início dos mais temidos problemas na vida do ser humano. O abandono dos estudos e a falta de conhecimento para conseguir um emprego de boa qualidade, com um salário digno é o problema mais dramático, propiciando para que surjam os bolsões de pobreza. Portanto, para atender adequadamente às necessidades de saúde desta população são necessários trabalhos de orientação sobre a questão em tela. Assim este projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de orientação sobre gravidez na adolescência com adolescentes do município de Bom Jardim-PE.Item Gênero, maternidade, família e cidadania: um diálogo com as mulheres usuárias do Programa Mãe Legal(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Regino, Fabiane AlvesO objetivo do projeto de extensão “Maternidade, Gênero, Família e Cidadania: um diálogo necessário” é dialogar e refletir junto às instituições, organizações e entidades de Pernambuco, sobre as categorias maternidade, família e cidadania numa perspectiva de gênero, no sentido de multiplicar o debate sobre estas questões, partindo da referência teórica sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos e a garantia destes direitos na sociedade. O projeto conta com a participação das coordenadoras do Observatório da Família e do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre a Mulher (NUPEM) do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE. Este diálogo desenvolve-se a partir do contato com o público-alvo (parcerias), na realização de reuniões e planejamento coletivo da metodologia adotada nas palestras, seminários, formações, aulas e grupos de estudos. Além disso, são produzidos boletins informativos e formativos que são divulgados na rede social, e questionários, planilhas, registros fotográficos e relatórios que alimentam o banco de dados do Observatório da Família.