01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 19
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Farmácia Viva em contexto de educação popular: um relato de experiência em diálogo com extensão universitária e o ensino de química
    (2025-03-19) Germano, Assíria Maria de Lima; Simões Neto, José Euzebio; Figueiredo, Júlia Martins; http://lattes.cnpq.br/9920383371525159; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8678934316865316
    Este trabalho é fruto de um projeto de extensão “Articulação de Ações Educativas de Saúde Integral”, desenvolvido pelo Laboratório de Química Aplicado a Fitoterápico (LaQAF /UFRPE) e a Rede Aroeira da Saúde da Mulher em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O projeto buscou fortalecer saberes ancestrais e populares, promovendo trocas entre comunidades e a universidade. O objetivo foi apontar a importância de uma extensão universitária em diálogo com a educação popular, fortalecendo essas iniciativas, com foco no uso de plantas medicinais e na implantação de Farmácias Vivas, espaços que integram saberes populares e científicos para produção de fitoterápicos. Assim, esse trabalho, em formato de relato de experiência busca o diálogo entre o Ensino de Química e a Educação Popular por meio do projeto de extensão, incentivando a saúde integral e autonomia de saúde, valorizando os conhecimentos das comunidades, para possibilitar a discussão de um novo modelo de extensão universitária, pautado na escuta ativa e na participação comunitária, além de pensar como a troca de saberes horizontal entre universidade e sociedade é possível promover um ensino de química conectado com os saberes populares e com a realidade local. Conclui-se que iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador da extensão universitária quando pautada na escuta ativa, no respeito à autonomia das comunidades e na valorização dos saberes tradicionais. Ao promover o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto demonstrou como a Química pode ser abordada de forma contextualizada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação de técnicas de confeitaria básica como alternativa de trabalho para jovens e adultos
    (2025-03-20) Bezerra, Roselaine Laureano; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264
    Na atualidade, a má distribuição de renda e o aumento da taxa de desemprego contribuem cada vez mais para o aumento da pobreza na sociedade brasileira. O processo de qualificação e profissionalização pode ser uma alternativa de superação ou diminuição das desigualdades, além de garantir cidadania e afirmar identidades socioculturais. Este projeto teve o objetivo de apresentar técnicas de confeitaria básica a mães dos alunos dos projetos sociais da PRAE-UFRPE (Barbatanas da Rural e Escola de Música Nana Vasconcelos), maiores de 18 anos, como alternativa de trabalho e arrecadação de recursos financeiros. Assim, este documento trata-se de um relatório para equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da atividade de extensão vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco. As ações foram realizadas nas cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia - UFRPE. As ações de capacitação aconteceram em três módulos compreendendo: 1. Técnicas de Produção de Tortas, 2. Técnicas de Produção de Bolos Típicos, 3. Produção de brigadeiros gourmets, Informações Técnicas sobre Embalagens e Rotulagem de Alimentos, Elaboração de Fichas Técnicas e Previsão de custos e precificação de produtos. A realização das oficinas promoveu uma maior interação da comunidade com a universidade, pois as participantes (donas de casa e trabalhadoras) demonstraram que se sentiram acolhidas pela universidade nessas ações, elas saíram das oficinas aguardando a realização de próximas e afirmando que iriam utilizar aqueles ensinamentos na vida pessoal e profissional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental
    (2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de atividades desenvolvidas no PET Agronomia - UFRPE para equiparação de ESO
    (2023) Feitoza, José Robson Alves; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/6063882387517804
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de atividades (PET)
    (2023) Calábria, Maria Gabriela de Albuquerque; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/9562396993163500
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de descrição de atividades do Programa de Residência e Saúde Única como estratégia de abordagem para pessoas em situação de acumulação
    (2021-02-22) Felix, Laelia Reginae do Monte Pessoa; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/6805173007258138
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE
    (2021-02-05) Santos Filho, Fernando Sebastião dos; Olivera Gálvez, Alfredo; Santos, Elizabeth Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/5362345525199085; http://lattes.cnpq.br/7002327312102794; http://lattes.cnpq.br/1445666896933448
    Due to the stagnation of fishing activity in recent years, aquaculture has emerged as an alternative to supply the demand for fish worldwide; with this, this type of production of food and biotechnological products has been growing significantly to meet the needs of the entire world population. According to FAO, aquaculture is the culture under control of aquatic animals and plants. Among the branches of aquaculture, we have: Pisciculture (Fish cultivation), Malacoculture (Mollusk cultivation), Shrimp farming (Crustacean cultivation) and Algiculture (Algae cultivation). In this study, the extension worker, together with undergraduate and graduate students linked to the Department of Fisheries and Aquaculture at the Federal Rural University of Pernambuco, went to the high school reference school (EREM) Eurídice Cadaval in Itapissuma - PE in order to establish an exchange of learning with regard to aquaculture, publicizing the activities linked to the baccalaureate course in fisheries engineering, which is currently not widespread in society, in addition to the performance of this professional in the area related to the productive sectors of the Itapissuma region (fish, crustaceans , mollusks and algae). The work was carried out through dynamic, practical and theoretical classes, given to high school students. In these classes, social, cultural and environmental topics were approached from the highlight of the problems that surround the daily life of the community, thus helping in the development of these students as citizens, opinion makers and future professionals who can work with the community they live.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Horta na escola: plantando sementes para o futuro
    (2022) Souza, Michelle Maciel Pereira de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2772739450014995
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Equiparação de atividade de monitoria do Projeto Poecilia: capacitação em peixes ornamentais e noções de mergulho livre e autônomo
    (2021-03-05) Andrade, Thiago Augusto de; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/3082948270548721
    The Base of Ornamental Pisculture and Marine Research – POPMar, is a research center created in 1997 by the Instituto Oceanário de Pernambuco - IOPE in partnership with the Federal Rural University of Pernambuco – UFRPE, on the island of Itamaracá - Pernambuco. With the objective of initially conducting practical classes during the academic semesters for the Fisheries Engineering course, then contemplating other undergraduate courses at the Federal Rural University of Pernambuco UFRPE / SEDE, on topics related to the curriculum, such as: ornamental fish pisciculture, production of live food and marine biodiversity. From the year 2011, the Poecilia Project began to be carried out during the university recess, which is an extension project created for students from the Serra Talhada Academic Unit - UAST / UFRPE of the Fisheries Engineering courses, Biological Sciences and Zootechnics, could gain experiences through practical classes on cultivation in an ornamental fish culture, together with swimming lessons and notions of free and autonomous diving. Conduct monitoring assisting new students participating in the Project; make technical visits to other ornamental fish farms and shrimp ponds in order to arouse students' interest in these areas of professional activity. Get to know other ecosystems, such as the mangrove, through trips on the Jaguaribe River; and the sandstone reefs through free dives in the natural pools (Ilha de Itamaracá); and visit cultural and ecological places like the Ricardo Brennand Institute, the Dois Irmãos State Park (zoo), the Recife Botanical Garden, the Santa Cruz de Itamaracá Fort and the historic city of Vila Velha. So that at the end of each project, participants return to their activities with more theoretical knowledge and with more in-depth practical experiences, increasing their interest in their courses and helping to reduce the dropout rate of undergraduate students.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Extensão pesqueira com a comunidade de Tatuoca: abordagem agroecológica na valorização cultural
    (2021-12-14) Melo, Marília Tenório Gouveia de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/2465092101148535