01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Farmácia Viva em contexto de educação popular: um relato de experiência em diálogo com extensão universitária e o ensino de química(2025-03-19) Germano, Assíria Maria de Lima; Simões Neto, José Euzebio; Figueiredo, Júlia Martins; http://lattes.cnpq.br/9920383371525159; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/8678934316865316Este trabalho é fruto de um projeto de extensão “Articulação de Ações Educativas de Saúde Integral”, desenvolvido pelo Laboratório de Química Aplicado a Fitoterápico (LaQAF /UFRPE) e a Rede Aroeira da Saúde da Mulher em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O projeto buscou fortalecer saberes ancestrais e populares, promovendo trocas entre comunidades e a universidade. O objetivo foi apontar a importância de uma extensão universitária em diálogo com a educação popular, fortalecendo essas iniciativas, com foco no uso de plantas medicinais e na implantação de Farmácias Vivas, espaços que integram saberes populares e científicos para produção de fitoterápicos. Assim, esse trabalho, em formato de relato de experiência busca o diálogo entre o Ensino de Química e a Educação Popular por meio do projeto de extensão, incentivando a saúde integral e autonomia de saúde, valorizando os conhecimentos das comunidades, para possibilitar a discussão de um novo modelo de extensão universitária, pautado na escuta ativa e na participação comunitária, além de pensar como a troca de saberes horizontal entre universidade e sociedade é possível promover um ensino de química conectado com os saberes populares e com a realidade local. Conclui-se que iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador da extensão universitária quando pautada na escuta ativa, no respeito à autonomia das comunidades e na valorização dos saberes tradicionais. Ao promover o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto demonstrou como a Química pode ser abordada de forma contextualizada.Item Mulheres, cuidado e cozinhas solidárias: ressignificações das práticas domésticas em âmbito coletivo?(2025-03-17) Calonio, Paola Giulia Spenillo; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/6027613797674195O chavão popular "lugar de mulher é na cozinha" reflete a forma como o ato de cozinhar tem sido historicamente associado a uma tarefa feminina e individualizada. Essa associação é fruto da divisão sexual do trabalho, construção histórica que delegou às mulheres responsabilidades ligadas às esferas doméstica, reprodutiva e de cuidado, restringindo-as, muitas vezes, ao âmbito privado. No entanto, cozinhas coletivas, organizadas por movimentos sociais e outros grupos diversos, têm ganhado crescente relevância no cenário contemporâneo. Protagonizadas majoritariamente por mulheres, essas iniciativas vêm desempenhando um papel importante em contextos de grande vulnerabilidade social, onde o acesso digno e regular à alimentação ainda é uma luta diária para muitas pessoas. Diante desse cenário, o trabalho propôs-se a investigar a potência dessas cozinhas coletivas enquanto espaços de articulação social, política e afetiva para essas mulheres, buscando compreender se elas provocam uma ressignificação das dinâmicas tradicionalmente relacionadas à esfera doméstica e de cuidado, ao serem transpostas para um contexto coletivo. A metodologia, de abordagem qualitativa, combinou três eixos principais: o estudo teórico das transformações na lógica do trabalho produtivo e reprodutivo, com ênfase em suas divisões de gênero e espaços; a análise da insegurança alimentar enquanto um desafio global e brasileiro; e a exploração de narrativas de mulheres que mantêm uma cozinha solidária na Vila dos Milagres, localizada no Ibura, na Região Metropolitana do Recife, integrante da Campanha Mãos Solidárias. Os dados coletados apontam que o cuidado coletivizado pode ser uma ferramenta significativa para a auto-organização de mulheres, fomentando sua resistência e transformação social frente a um cenário de diversas injustiças sociais.Item Trabalho análogo ao escravo no Brasil no século XXI: causas, desafios e permanências. Especificidades na região Nordeste de 2019 a 2023(2025-03-20) Freitas, Geovania Maria; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367A presente monografia tem por objetivo analisar e entender as causas da permanência do trabalho análogo ao escravo no Brasil, em pleno século XXI. Procurou-se investigar quais os desafios que se apresentam nas ações de combate ao aumento comprovado de registros de casos no período de 2019 a 2023, e as especificidades na região Nordeste, verificados na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, procurando compreender o sentido mais geral do fenômeno. Na primeira parte do texto, buscou-se compreender a herança histórica do trabalho análogo ao escravo no país, bem como a estrutura utilizada acerca das políticas implementadas para quebrar o ciclo vicioso desta prática. O trabalho análogo ao escravo prejudica os mais vulneráveis, que têm a pobreza e a baixa escolaridade como elo entre a oferta e a aceitação, mediante falsas promessas, dessa condição. No segundo momento da monografia, procuramos compreender a natureza concreta do trabalho escravo no Brasil, o delineamento da política pública de combate ao fenômeno e os desafios atuais. De abordagem qualitativa, através de roteiro aplicado em entrevistas semiestruturadas a dois auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, do Rio de Janeiro e do Ceará, consecutivamente, que operaram no Grupo Especial Móvel de Fiscalização e Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo, assim como estudo de matérias jornalísticas, artigos, processos judiciais, filme e literatura de autores clássicos e contemporâneos com ligação com a temática. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a permanência do trabalho análogo ao escravo no Brasil, no século XXI, tem como pressuposto a existência da pobreza e da baixa escolaridade. Além disso, constatou-se a necessidade de intensificação ao combate sistemático, que já vem sendo empreendido, de leis mais duras e periodicamente revisadas, assim como investimentos na economia geradora de emprego e na educação.Item O viver na cidade contemporânea: uma análise dos impactos do neoliberalismo nos sentidos coletivos acerca da segurança na Região Metropolitana do Recife(2025-03-17) Santana, Carla Caroline Sales de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/0845523190622289Este trabalho tem por objetivo apresentar como a questão da segurança marca a sociedade contemporânea e como a ilusão de uma proteção completa faz com que as pessoas consumam cada vez mais espaços privativos, acabando por realizar uma segregação no espaço urbano, abrindo mão da sua liberdade para permanecer entre os muros erguidos de suas casas e, ainda, de conviver com outros indivíduos no espaço público. O exposto neste trabalho é fundamentado metodologicamente na sociogênese e na abordagem configuracional desenvolvidas pelo sociólogo Norbert Elias (1994), de modo a observar de maneira sistemática os elementos que compõem essa configuração urbana contemporânea. Com a sociogênese, a história social dos elementos de uma configuração é compreendida por meio de pesquisas documentais, e também com a prática do grupo focal e da observação participante como formas de coleta de dados empíricos. Com isso, buscou-se mostrar, por meio da fala dos moradores das cidades da Região Metropolitana do Recife, que as ações tomadas pelo paradigma neoliberal afetam as interações entre os indivíduos e o ambiente urbano, com a criação do medo e da segurança como mercadorias.Item Curva Ambiental de Kuznets: uma análise macroeconômica entre crescimento econômico e impacto ambiental no período de 2000 a 2020(2025-03-14) Abreu, Ian Bernard Costa de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528O presente estudo investiga a validade da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) por meio de uma análise macroeconômica da relação entre crescimento econômico e impacto ambiental em 161 países, no período de 2000 a 2020. Utilizando dados em painel, o modelo de Efeitos Fixos foi adotado para controlar diferenças estruturais entre os países, garantindo estimativas mais robustas. Testes econométricos, como Hausman, Breusch-Pagan e Wooldridge, foram aplicados para validar a escolha do modelo e corrigir possíveis problemas estatísticos. Os resultados indicam que, ao contrário da hipótese tradicional da CAK, a relação entre PIB per capita e emissões de CO₂ é predominantemente positiva no período analisado, sem evidências claras de um ponto de inflexão que represente a redução das emissões nos países mais ricos. Isso sugere que o crescimento econômico, por si só, pode não ser suficiente para mitigar os impactos ambientais, reforçando a necessidade de políticas ambientais ativas. Esses achados contribuem para o debate sobre desenvolvimento sustentável e auxiliam na formulação de estratégias mais eficazes para a redução das emissões globais.Item O impacto do ectima contagioso na caprinovinocultura em Pernambuco: uma análise socioeconômica e comportamental da doença sob a perspectiva de Saúde Única(2025-03-20) Silva, Rafaela Cristini da Costa; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377; http://lattes.cnpq.br/7052266252404887Doenças zoonóticas são aquelas que podem ser transmitidas, de forma natural, de animais para humanos e se apresentam como um problema de saúde pública mundial. Além dos riscos à saúde animal e humana, as zoonoses trazem grandes impactos socioeconômicos para a sociedade como um todo. Grande parte dessas doenças acaba sendo negligenciadas nos países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina; uma dessas enfermidades é o ectima contagioso, uma doença viral e extremamente contagiosa que ocorre em caprinos e ovinos ao redor do globo, causando perda econômica nas regiões em que a caprinovinocultura é amplamente difundida. No Brasil, principalmente no Nordeste, a caprinovinocultura possui grande relevância econômica, sendo a fonte de renda de muitas famílias que vivem fora das grandes cidades; sendo assim, o ectima contagioso pode, a princípio, gerar grande impacto na região. Contudo, a doença segue negligenciada, tendo como principais dificuldades de enfrentamento a falta de diagnóstico e tratamento corretos, além de poucos estudos sociais e econômicos que permitam mensurar, de fato, os custos de enfrentamento à doença e os prováveis impactos socioeconômicos do ectima contagioso. Além disso, encontra-se em estágio muito inicial, em todo o Brasil, a construção de intervenções de saúde pública orientadas pela Saúde Única, abordagem que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal, das plantas e do meio ambiente. O presente trabalho busca levantar dados, informações e eventuais aspectos comportamentais envolvidos que possam subsidiar posteriores análises dos impactos econômicos e socioeconômicos da doença no estado de Pernambuco, bem como considerar linhas de intervenção promissoras, inspiradas na Saúde Única e na Economia Comportamental – com vistas à geração de impactos socioeconômicos positivos e a redução das perdas econômicas dessas famílias, decorrentes do ectima contagioso.Item Taxocenose de térmitas (Blattodea: Isoptera) em área de canavial no estado de Pernambuco(2025-03-17) Queiroz Neta, Maria Tereza de; Liberal, Carolina Nunes; Couto, Alane Ayana Vieira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0966439041863782; http://lattes.cnpq.br/7390869942259612; http://lattes.cnpq.br/9719394425056723A cana-de-açúcar é uma cultura de grande relevância socioeconômica para o Brasil. Muitos fatores podem limitar a produtividade como a ocorrência de pragas, entre elas os térmitas. Ainda que muitas espécies de térmitas sejam causadoras de prejuízos, esses insetos desempenham funções ecológicas importantes. O objetivo do trabalho foi analisar a taxocenose de térmitas em uma área de canavial no estado de Pernambuco, determinar o grupo trófico e potencial como praga de cada espécie e comparar os dados obtidos com outra área de canavial do mesmo estado e mesorregião. A pesquisa foi realizada na Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina, Carpina-PE, utilizando um protocolo de amostragem contendo transectos e parcelas predeterminadas. Os térmitas coletados foram identificados e para cada área foram obtidos os principais descritores de comunidade e as taxoenoses foram ordenadas e as suas estrutura comparadas através de nMDS e PERMANOVA, respectivamente. Foram registradas 13 espécies, todas pertencentes a família Termitidae, distribuídas em seis subfamílias. As espécies Amitermes nordestinus e Anoplotermes sp.3 foram as mais abundantes. A classificação dos grupos tróficos mostrou que o grupo III foi o mais representativo em riqueza e abundância. O nMDS indicou a formação de grupos. Além disso, a PERMANOVA indicou diferenças significativas na composição das comunidades entre as duas áreas, indicando que mesmo em áreas de monocultura as taxocenoses variam de acordo com a influência das características específicas de cada ecossistema. Os dados obtidos foram comparados com o trabalho de Couto et al. (2019) em outra área de canavial no município de Igarassu/PE. A maioria das espécies coletadas não causam danos à cultura, evidenciando que nem todas as espécies são ou têm potencial para se tornarem pragas. Ressalta-se a importância do monitoramento a fim de prevenir o uso indiscriminado de defensivos agrícolas. Este estudo poderá auxiliar pesquisas, que visem o controle de pragas e a busca por práticas mais sustentáveis.Item Taxocenose de térmitas (Blattodea: Isoptera) em área de canavial e floresta de eucalipto(2025-03-21) Ferreira, Alex Richard Vicente; Liberal, Carolina Nunes; Couto, Alane Ayana Vieira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0966439041863782; http://lattes.cnpq.br/7390869942259612; http://lattes.cnpq.br/3162720995113003O cultivo da cana-de-açúcar e do eucalipto ocupa um lugar de destaque na economia agrícola e florestal do Brasil. A mudança no uso do solo gera impactos que afetam a biodiversidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo comparar as taxocenoses de térmitas de uma área de cana-de-açúcar com a de uma área de eucalipto, avaliando como a alteração da cultura afeta as taxocenoses locais. O estudo foi realizado entre julho de 2024 e janeiro de 2025 na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina (EECAC - UFRPE), localizada no município de Carpina, Pernambuco. Foram amostradas as taxocenoses de térmitas em duas áreas distintas: uma cultivada com cana-de-açúcar (variedade RB041443) e outra originalmente utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar, a qual foi substituída pelo plantio de Eucalyptus spp. O método de amostragem incluiu seis transectos medindo 65 m x 2 m, subdivididos em cinco setores de 5 m x 2 m, com intervalos de 10 metros entre cada setor. Ao todo, foram registradas 17 espécies e 147 encontros, pertencentes exclusivamente à família Termitidae, distribuídas em sete subfamílias, com destaque para a subfamília Apicotermitinae. A riqueza das duas áreas foi semelhante, porém a abundância e composição das taxocenoses foram diferentes. A área de eucalipto apresentou maior abundância e maior número de espécies exclusivas. As espécies consideradas pragas, apesar de presentes, não apresentaram dominância. Apesar da semelhança na riqueza de espécies, as diferenças na composição das taxocenoses reflete a influência do tipo de cultivo sobre a fauna de térmitas. A abundância da subfamília Apicotermitinae (se alimentando de matéria orgânica em decomposição) em ambas as áreas reforça que nem todas as espécies de térmitas são pragas, sendo muitas essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico.Item A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco(2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.Item A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação(2024-02-05) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.