01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 2560
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da inadimplência no crédito geral de pessoa física do Banco do Brasil 2014-2019
    (2022-10-13) Gominho, Mariana Barbosa Ferraz; Duarte, Gisléia Benini; http://lattes.cnpq.br/6349616407324519; http://lattes.cnpq.br/4576869166722913
    Diante de cenários de crise econômica, é comum que as instituições sejam mais conservadoras na concessão de empréstimos e financiamentos, em virtude do aumento do risco de crédito. O sistema financeiro é sensível à elevação da taxa de juros básica (Selic) e à inflação, dentre outras variáveis macroeconômicas. As alterações destes fatores, sejam naturais ou provocadas, podem causar choques na saúde das instituições, com efeitos adversos como aumento da inadimplência e provisionamento de valores. Este trabalho contribuiu no âmbito do risco de crédito, analisando a reação da taxa de inadimplência diante das flutuações da taxa de desemprego brasileira. Os dados utilizados foram provenientes do relatório para investidores do Banco do Brasil S.A., público e disponível no site da empresa, e a taxa de desocupação apurada pela PNAD Contínua (IBGE). Elaboramos gráficos a partir das informações neles contidas e construímos regressões simples para observar o impacto do desemprego no índice de Inad90 (operações vencidas de 15 a 90 dias) utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários (OLS). Realizamos também uma breve análise dos dados utilizando conceitos da macroeconomia e da econometria. Face às metodologias aplicadas, os resultados nos mostraram uma alta significância estatística ao utilizarmos a taxa de desemprego para responder a inadimplência, porém limitada ao atraso de curto prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Monteiro Lobato e José Lins do Rego: um diálogo possível na literatura infantil e juvenil brasileira
    (2019-12-10) Costa, Amanda Karoline Alves da; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9496121313393774
    A obra literária de Monteiro Lobato que toma como público as crianças constitui um marco importante na literatura infantojuvenil brasileira. O criador do Sítio do Pica-pau Amarelo tornou-se o escritor do porviroscópio, por sua visão de mundo voltada para o progresso e repleta de ideias arrojadas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Lobato acreditava na influência da literatura na formação do homem, por isso dedicou-se a produzir para crianças, uma vez que as enxergava como edificadoras do futuro Brasil, desenvolvido social, econômica e culturalmente. Nacionalista crítico dedicou-se à pesquisa das raízes culturais brasileiras, erigindo no Sítio um imaginário ficcional cujas histórias são contadas com auxílio de várias personagens que integram o folclore nacional, tais como o saci e a cuca. Tal interesse pelo folclore brasileiro não foi prerrogativa de Monteiro Lobato. Outros escritores, nas primeiras décadas do século XX, hoje consagrados como clássicos, voltaram-se a escrever livros narrando histórias recolhidas da sabedoria popular. Neste artigo, iremos estabelecer uma relação entre as histórias contadas nos livros Histórias da Velha Totônia (1936), de José Lins do Rego, e Histórias de Tia Nastácia (1937), de Lobato. A narrativa oral de cunho folclórico é o pano de fundo das obras, que reúnem textos da tradição oral europeia, indígena e africana - bases em que se apoia o imaginário do folclore brasileiro. Através de uma comparação entre os recursos temático-estilísticos utilizados pelos autores, apontaremos para a existência de uma produção literária consistente para o público infantil que dialoga diretamente com o universo ficcional que, aos poucos, fomentou em Monteiro Lobato a criação do imaginário do Sítio, dando-lhe base para a escritura da obra literária infantojuvenil até hoje mais importante da literatura brasileira. Para tanto, embasamo-nos em estudiosos como Arroyo (2011), Benjamin (1994), Coelho (2010), Perrone-Moisés (2007), entre outros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mito e antropologia: um exercício de reflexão epistemológica
    (2019) Oliveira, Maria Cinthia Pio de; Sodré, Felipe Arruda; http://lattes.cnpq.br/7872778382648001; http://lattes.cnpq.br/3401225384923196
    Este trabalho tem como objetivo pensar a importância da temática do Mito para a Antropologia enquanto ciência. Uma vez que Mito e Razão são duas formas diferentes de conceber a realidade e que foram considerados excludentes entre si pelo pensamento grego. Desse modo, apresento uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como, desenvolvo um contexto da história da antropologia que faz referência à relação Mito x Razão, através de uma reflexão sobre o pensar antropológico, do fazer antropológico, do conhecer antropológico e, ao final, da razão antropológica, onde discorro sobre alguns sentidos da antropologia para a produção do conhecimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A esportivização dos jogos eletrônicos: quando o jogo se torna esporte?
    (2022-06-02) Monteiro Júnior, José Edson; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/5411562997791318
    Esta monografia tem intuito de abordar, a esportivização dos jogos eletrônicos, quando o jogo se torna esporte? Analisando os jogos eletrônicos enquanto fenômeno esportivo, evidenciando como ocorre seu processo de esportivização, sendo este o seu objetivo geral, e em seus objetivos específicos, realizar uma análise comparativa conceitual entre jogo e esporte, categorizar os jogos eletrônicos e por fim analisar a possibilidade de inserção dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Haja vista que a proximidade do objeto de estudo com o cotidiano dos estudantes, considerando também a responsabilidade da educação física em fornecer o que há de mais atual na produção cultural humana, a fim de aproximar as discussões em sala de aula com as discussões fora das paredes da escola, é importante e interessante a introdução dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens. Sabe-se que desde os primórdios da humanidade o mundo passou por grandes transformações, até chegar nos dias de hoje, dentre elas a globalização e o avanço das tecnologias. Sendo assim, pode-se observar uma ascensão dos jogos eletrônicos, tanto para computadores, smartphones, videogames, e etc., tornando o acesso mais facilitado aos games, visto que no final da década de 90 e início dos anos 2000 o acesso do público brasileiro menos abastado dava-se por meio das famosas lan houses e play times espalhados pelos bairros, fazendo parte do cotidiano de crianças mesmo que por poucas horas. Desta feita, o presente trabalho irá abordar desde o surgimento da problemática desta pesquisa, mostrando sua relevância para a sociedade e como pode afetar a vida dos alunos e o universo educacional, uma vez que jogos eletrônicos podem ser considerados um método de aprendizagem mais interativo aos estudantes despertando seu interesse em aprender conteúdos novos, lhe concedendo vários benefícios, uma vez que o jogo desempenha um importante papel acerca do desenvolvimento humano no geral, principalmente na construção de regras e valores na infância e adolescência, já que é neste período que acontecerá um desenvolvimento de tais valores morais, tendo em conta que os jogos são orientados por regras e são capazes de ensinar valores morais as crianças e jovens. Através do estudo bibliográfico foi feito um levantamento acerca da história e dos conceitos dos jogos e eSports e como foi o seu surgimento, exemplificando a evolução da sociedade e seus marcos históricos como a globalização e o avanço tecnológico, bem como a forma de funcionamento dos eSports e possíveis intervenções escolares. Outros métodos de pesquisa que serão abordados serão o método dedutivo e dialético, para que se possa entender a lógica por trás dos eSports. Uma vez que tal tema ainda é cinzento dentro da educação física escolar e acadêmica
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os ecos da ditadura militar nas bibliotecas da UFRPE: as ausências percebidas
    (2022-06-02) Silva, Isaac Beserra da; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113
    Este trabalho analisará as permanências das censuras impostas durante a ditadura civil-militar. Nesse contexto, duas escritoras, diletas pelo público e pelos pares, tiveram suas obras confiscadas e queimadas. A saber, Cassandra Rios e Adelaide Carraro. A arte destas autoras foram rotuladas e sumariamente reprimidas. Para um aluno as bibliotecas universitárias são como um baluarte de conhecimento e formadora de saberes, ao examinarmos a pluralidade discursivas e o posicionamento da biblioteca em seu escopo de seleção e o controle dos livros pelos detentores do poder analisaremos a influência e procuremos conhecer o impacto sobre as obras e responder a questões como: será que os ecos da ditadura civil-militar estão nas estantes das bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Quais as ausências percebidas?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um diário de campo: os ditos e não-ditos na caminhada de um futuro professor
    (2021) Silva, Anderson Soares da; Nascimento, Mizael Inácio do; http://lattes.cnpq.br/9141951748332351
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Duplicação do sujeito em dados de escrita de alunos da rede pública de ensino do Recife
    (2018) Ferreira, Patrycia Siqueira Campos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/6487675878046558
    Neste artigo centramos a atenção no uso dos sujeitos duplicados (SDs) (ex.: O menino, ele brinca.) em textos narrativos produzidos por alunos recifenses de uma escola estadual e municipal. Para tanto, tomamos como hipótese norteadora de que, nos dados de aquisição da fala do PB, por serem pouco produzidos SDs, segundo observam Gonçalves (2004) e Grolla (2000) apud Costa, Duarte e Silva (2004), serão pouco encontrados nas séries iniciais, mais produtivos nas séries intermediárias, vindo a diminuírem bastante nas séries finais por influência do avançar da escolarização. Para a realização da análise, selecionamos 10 textos de cada série, a saber: da quinta série à oitava série do ensino fundamental I de uma escola municipal, e da quinta série ao terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. A análise embasa-se no modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986 e seguintes) e tem como objetivo central discutir a duplicação dos sujeitos em dados escritos, levando em conta o possível distanciamento entre o conhecimento linguístico que o aluno traz para a escola e o que ele aprende. Após a análise dos dados, os resultados apontam para a pouca frequência de SDs nas séries inicias, indo ao encontro do que é observado em alguns estudos realizados no campo da aquisição da linguagem (cf. GONÇALVES, 2004; GROLLA, 2000 apud COSTA, DUARTE, SILVA, 2004).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de modelo de visão computacional para classificação automatizada de canjica de milho
    (2022) Fernandes, Tiago Braga; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/8086201236190701
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado em modelo Home Office, pela empresa Stepps. O estágio foi baseado no desenvolvimento de uma solução de visão computacional que através de um algoritmo de inteligência artificial e machine learning fosse capaz de detectar os defeitos de qualidade pós-beneficiamento do milho para canjica. Durante toda a jornada de aprendizado e estágio foram vistos diversos conceitos de desenvolvimento de software e linguagens de programação, estudos e classificação agronômica do milho para canjica e seus respectivos defeitos de qualidade, treinamento do modelo de algoritmo de inteligência artificial, revisão de literatura e acompanhamento técnico dos profissionais de desenvolvimento para que a construção do software fosse o mais alinhado possível e obtivesse resultados robustos. No total foram mais de 15000 grãos que foram classificados individualmente como forma de treinamento do modelo, gerando resultados com um excelente nível de confiabilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de atividades: Programa de Educação Tutorial Agronomia UFRPE
    (2022) Almeida, Gustavo Silva Marinho de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/0753385027772150
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do armazenamento no vigor das sementes de alface crespa
    (2022) Santos, Mirelly Gonzaga dos; Carvalho, Rejane Rodrigues da Costa e; http://lattes.cnpq.br/3307316028992311; http://lattes.cnpq.br/3394557194566234