Licenciatura em Letras (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Discurso e música: uma análise crítica de letras de rap como instrumento de denúncia e de resistência
    (2023-03-28) Nogueira, Erlania Maria da Silva Souza; Guimarães, Lilian Noêmia Torres de Melo; http://lattes.cnpq.br/7778975209654541; http://lattes.cnpq.br/4635263700059688
    O objetivo geral desta pesquisa visa analisar o papel do rap enquanto discurso, à luz dos estudos da Análise Crítica do discurso. Especificamente, procuramos averiguar, por meio da análise de elementos linguísticos e de elementos contextuais, a construção estereotipada que há do rap e daquele que o compõe. Além disso, intencionamos discutir a importância de um olhar crítico para as composições musicais, a fim de se refletir sobre os problemas abordados pelo rap. Como fundamento teórico, adotamos os seguintes referenciais: Fairclough (2003), Van Dijk (2001) e Wodak (2004). A pesquisa se justifica a partir do entendimento de que o discurso do rap surge como um importante instrumento utilizado para abrir espaço para que as chamadas “minorias” possam relatar os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados no dia a dia do povo pobre e negro, em especial. Para tanto, a pesquisa adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa. Como corpus de análise, foram selecionadas três músicas de grande circulação do rap Emicida: “Levanta e anda” (2014), “Boa Esperança” (2015) e “Ismália” (2019). Os resultados obtidos indicam que o discurso do rap – a partir da análise de elementos linguísticos que se materializam no texto, e de seus contextos sociais, históricos, políticos, culturais e econômicos de produção, circulação e recepção – não apenas procura expor as mazelas existentes na sociedade, mas principalmente busca reivindicá-las, com o intuito de propor uma mudança social.
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    A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira
    (2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351
    O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.
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    Análise textual dos discursos: representações discursivas de vítima no gênero sentença judicial
    (2022-05-27) Nascimento, Yaira Vírnia Souza; Santos, Maria de Fátima Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7444891591583206; http://lattes.cnpq.br/8776719902964885
    Esta pesquisa trata do tema da representação discursiva em textos de sentenças judiciais. Os principais objetivos do estudo são: 1) Explicar a relação entre as representações discursivas da mulher enquanto vítima e o ponto de vista do enunciador, em função da orientação argumentativa do texto; 2) Examinar o papel das representações discursivas na composição das sequências textuais do gênero sentença judicial, tendo em vista descrever a ação sociodiscursiva visada pelo enunciador: acusar, denunciar, instruir na formação da culpa, dentre outros. Para tanto, a metodologia prevê um aprofundamento do tema, com foco no campo conceitual em que buscaremos situar a noção de representação discursiva, atentando-se, particularmente, para sua abordagem voltada para a construção dos sentidos pretendidos nos textos analisados. Para a construção das representações discursivas, selecionamos as categorias teóricas referenciação, predicação e localização. O estudo insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta por Adam (2011). Inserida no paradigma qualitativo de caráter descritivo, trata-se de uma pesquisa documental, cujo corpus é constituído por uma sentença judicial relacionada a crimes de violência contra a mulher, no caso em questão, a um crime de estupro.
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    Cultura do desmame: uma análise crítica de discursos sobre aleitamento materno em posts do Instagram
    (2022-10-11) Rebeca Rocha Novaes Silva; Figueiredo, Marcela Cássia Sousa de Melo Benício; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/7276037458536539; http://lattes.cnpq.br/5961942731436451
    O presente estudo objetivou investigar como os discursos reproduzidos nas redes sociais funcionam como manivelas para fortalecer a Cultura do Desmame. Este trabalho nasce da necessidade de denunciar os discursos que se fortalecem ao naturalizar o desmame precoce enquanto mulheres e bebês são negligenciados. Amamentar é questão de saúde pública e discutir sobre é pensar nos direitos e autonomia sobre os corpos das mulheres. Para a fundamentação de nosso trabalho, utilizamos documentos oficiais que defendem a amamentação, tais como o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (Ministério da Saúde, 2019), as Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e o Apoio ao Aleitamento Materno (Ministério da Saúde, 2017) e o Guia Prático de Aleitamento Materno – Sociedade Brasileira de Pediatria (Departamento Científico de Aleitamento Materno, 2020). Além disso, recorremos a artigos da área da bioética, que nos fornece dados específicos para visualizarmos a amamentação no nosso país e a perspectiva analítica da Análise Crítica de Discursos para abordagem verbo-visual do corpus selecionado. Para composição do corpus da pesquisa, foram analisados e selecionados perfis na rede social Instagram de profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil. Em cada perfil, foram recortados posts por meio da tag #SMAM, referente à Semana Mundial da Amamentação. Operamos um recorte cronológico entre 2019 e 2021, anos que mostraram um aumento de postagens relacionadas ao tema. Nos posts, é possível identificar que perfis de profissionais da saúde recorrem a afeto e discursos laicos para promover a cultura do desmame, enquanto posts que defendem a AME, afirmam que amamentar é mais que amor e levam o amor como maior argumento para “convencer” mulheres de que é preciso amamentar.
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    A perspectiva utópica e distópica em admirável mundo novo (2003), de Aldous Huxley
    (2022-10-06) Lucena, Vitória da Silva; Santos, Paulo Henrique Raulino dos; http://lattes.cnpq.br/4368649902795783; http://lattes.cnpq.br/1592734393040239
    O presente trabalho analisa as perspectivas utópicas e distópicas dentro da obra Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicada em 1932, a partir da análise dos personagens Mustafá Mond e Bernard Marx. Diante a metodologia de cunho bibliográfico qualitativo discutiremos o termo utopia segundo Morus (2014), Murta (2020) e Figueiredo (2009) e apresenta-se o termo distopia e sua carga crítica dentro da literatura seguindo os pressupostos de Almeida (2018), Pavloski (2017), Garcia (2015) e Hilário (2013). A análise dos personagens será pautada sob as perspectivas de Reuter (2004), Brait (1985) e Cândido (1974). Por fim, conclui-se que na narrativa de Admirável Mundo Novo, a elaboração da utopia e da distopia depende da perspectiva narrativa de cada uma das personagens.
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    A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa
    (2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478
    O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.
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    O tratamento da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular
    (2022-05-27) Ramos, Samara Morato; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/7855701304639538
    O ensino de língua materna esteve por muito tempo centrado no mito de que no Brasil só se fala uma única língua, com isso, a escola acabava desconsiderando as variedades linguísticas que fazem parte da realidade social. Contudo, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as orientações oficiais recomendam o reconhecimento e respeito às variedades não padrão existentes no país, princípio que é confirmado no texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Neste trabalho, realizaremos análise documental de natureza qualitativa e base interpretativista, usando como corpus de pesquisa a versão homologada da BNCC, tendo como objetivo central analisar o tratamento dispensado ao fenômeno da variação linguística em todos os eixos de ensino do componente língua portuguesa no ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Para tanto, o trabalho se fundamenta em aportes da Sociolinguística Educacional, através de autores como, Bagno (2003, 2006, 2007) e Coelho et al (2015). Nossos resultados apontam para o fato de que há referências à variação tanto entre as competências do componente língua portuguesa quanto em habilidades de todos os eixos, entretanto, é apenas no eixo de Análise Linguística/Semiótica que a variação linguística figura como um conteúdo a ser abordado, porém de maneira pouco aprofundada.
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    O Empoderamento do discurso feminino nas composições do "feminejo" de Marília Mendonça: uma análise dialógica do discurso
    (2022-10-11) Silva, Thamires Dannielly da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9197184648830569
    O presente artigo analisa seis canções da playlist “As melhores Músicas da Marília Mendonça” disponível no site Letras.mus.br, artista que é considerada representante do movimento conhecido como o Feminejo na música sertaneja brasileira. Buscamos compreender como essas composições, enunciados, expressam sentido para a sociedade e contribuem para o empoderamento feminino no cenário do gênero musical selecionado, além de observarmos como discursos emanados por outras vozes atravessam tais enunciados. Para cumprir com tal tarefa, adotamos teóricometodologicamente a Análise Dialógica do Discurso, formulada a partir da obra de Bakhtin e do Círculo que estudaram a relação língua e discurso. Assim, em conformidade com essa perspectiva, as análises produzidas ultrapassam os limites da língua (gramatical) e observa de fato, a linguagem em uso que materializa discursos. Esclarecemos que selecionamos o referido site por ser de fácil acesso ao público em geral e gratuito. Restringimos o nosso corpus à medida que identificamos assuntos comuns à maioria das composições. Após as análises, percebemos que os enunciados materializam tanto discursos de empoderamento feminino, ao valorizar a união/amizade entre as mulheres, quanto discursos tipicamente machistas que ainda reverberam na voz feminina. Concluímos que o Feminejo não é uma defesa explicita da condição d a mulher na sociedade, ao mesmo tempo em que algumas composições emancipam a mulher, outras a coloca em um lugar de submissão e dependência afetiva em relação ao homem.
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    A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE
    (2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
    O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.
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    O discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “programa ganhe o mundo” em perspectiva dialógica
    (2021-12-10) Souza, Patrícia Barbosa Alves de; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/6315521171955889
    Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir a materialização do discurso da sensualidade da brasileira na cartilha do “Programa Ganhe Mundo”, “When in Rome do as the Romans do”, distribuída no ano de 2014 para bolsistas de intercâmbio. Para cumprir com tal tarefa, este estudo fundamenta-se teórico- metodologicamente na análise dialógica do discurso e no conceito de memória do objeto (formulado por Amorim a partir de leituras do círculo bakhtiniano). Também fundamentam esta pesquisa, as discussões da sexualidade feminina. Metodologicamente, segue-se as etapas bakhtinianas para a abordagem do objeto, a saber: de descrição, análise e interpretação. As análises da cartilha indiciam uma entonação negativa com relação a sensualidade das brasileiras, qualificada enquanto “exagerada”. A relevância deste estudo é tanto contribuir para compreensão do que materializa os discursos sobre as mulheres em enunciados quanto para o entendimento do discurso da sensualidade da mulher e a relação desse com outros discursos, aí incluído, o discurso religioso.