Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Natação enquanto conteúdo da educação física escolar(2024-10-03T03:00:00Z) Fragoso, Eduardo Santos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação, inicialmente uma habilidade essencial desde tempos antigos, evoluiu ao longo dos anos para se tornar um esporte abrangente, reconhecido por sua capacidade de impactar positivamente o desenvolvimento humano. Este estudo parte do questionamento: como a natação enquanto conteúdo da educação física escolar vem sendo estudada? Tem como objetivo investigar e analisar como a produção do conhecimento vem tratando modalidade esportiva natação. Para isso, examinando seus aspectos históricos, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que identifica os benefícios associados à sua prática. A metodologia utilizada no estudo foi uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, numa perspectiva social, fundamentada nas contribuições de diversos autores. A pesquisa foi realizada nas plataformas SciELO, Google Acadêmico e o repositório da UFRPE. Os descritores de busca foram "Natação AND escola" “Natação AND Educação Física’’, resultando em uma faixa de 5 e 20 trabalhos encontrados para cada termo. No entanto, após uma avaliação detalhada, somente 5 desses trabalhos foram considerados relevantes para o tema, atendendo aos critérios de inclusão estabelecidos, tais como, analisar trabalhos acadêmicos e artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e de 2022, em língua portuguesa. Os resultados obtidos ressaltam que o início precoce da prática da natação proporciona benefícios significativos em várias dimensões do desenvolvimento e saúde. Estes incluem avanços no desenvolvimento psicomotor, fortalecimento das relações sociais e afetivas, promoção do autoconhecimento, regulação emocional, fortalecimento muscular, melhoria da saúde circulatória e respiratória, correção postural, entre outros aspectos. Em síntese, as habilidades adquiridas por meio da natação na infância resultam em uma notável melhoria na qualidade de vida, considerando os benefícios cumulativos ao longo da prática contínua. Tornou-se evidente após analisar os artigos, que embora a prática da natação desempenhar um papel crucial no desenvolvimento psicomotor e social de diversas faixas etárias, a sua prática não é possibilitada a todas as crianças, a maior parte das escolas não oferecem esse conteúdo na Educação Física escolar, justificando isso pela falta de instalações adequadas nas escolas, dificultando sua implementação. Apesar desses desafios, observa-se um progresso gradual na integração deste esporte no ambiente escolar.Item Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista(2023-09-06T03:00:00Z) Marinho, Carla de Lima; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1897344851607618A natação é uma das atividades físicas considerada mais completa para ser introduzida na vida de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os benefícios da natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir da produção do conhecimento sobre o tema. Como objetivos específicos buscou-se compreender o Transtorno do Espectro Autista - TEA, analisar a natação enquanto conteúdo de ensino da Educação Física e compreender a relação entre Transtorno do Espectro Autista - TEA e natação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo teve como metodologia a análise de seis artigos localizados nas bases de dados/bibliotecas digitais: LILACS, Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados indicam a presença de melhorias no comportamento diário geral das crianças com autismo após contato e interação contínua com professores e colegas de turma na vivência de atividades lúdicas e simulação de situações reais através de ordens verbais e imitação de movimentos no ambiente aquático. A conclusão relata a integração da afetividade e da ludicidade como fatores essenciais no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA.Item A natação como conteúdo da educação física na produção do conhecimento(2024-03-07T03:00:00Z) Oliveira, Vinícius Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como tema compreender a natação enquanto conteúdo da educação física, e sua problematização na produção do conhecimento. Desde minha infância, meus pais enfatizaram a importância da natação por uma questão de saúde e sempre incentivaram que eu a fizesse. Nas aulas de educação física, a natação pareceu ser um dos conteúdos mais negligenciados. Existe consciência de que a natação, nas aulas de educação física, muitas vezes é pouco oferecida pelos professores por questões estruturais, escolas que possuem piscina são escassas e, mesmo essas, são raras as que oferecem natação nas aulas regulares. A natação enquanto o conteúdo da EF carece de estudos mais amplificados, consequentemente, se percebe uma menor aderência do conteúdo por parte dos professores que implica diretamente no trabalho pedagógico que vai ser realizado, prejudicando em última instância os alunos que dificilmente terão acesso ao conhecimento.Item Sistematização das aulas de natação: uma proposta didático-metodológica(2024-03-11T03:00:00Z) Souza, João Crisson de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Este estudo propôs uma abordagem didático-metodológica para estruturar as aulas de natação no ensino superior, especificamente para a disciplina de Educação Física A – Natação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pesquisa exploratória objetivou analisar os benefícios das metodologias de ensino da natação na formação dos discentes, indo além do desenvolvimento de habilidades motoras promovendo saúde e a integração social. O método de pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a implementação da pesquisa-ação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como a Scielo, o Portal de Periódicos da Capes e a Lilacs, onde foram explorados artigos, dissertações e teses relacionados à cultura corporal, natação, natação no ensino superior, metodologia de ensino da natação, pedagogia do esporte. O programa de ensino desenvolvido compreende 43 planos de aulas que abordam temas referentes à adaptação ao meio líquido, respiração, flutuação, propulsão, virada olímpica, mergulho elementar e atividades lúdicas aquáticas, ambos fundamentados em Metodologias de Ensino da Natação e na Abordagem Crítico Superadora de Ensino da Educação Física. Este estudo mostrou desempenhar um papel significativo no enriquecimento da formação acadêmica dos discentes, ao mesmo tempo em que favorece o aprimoramento do ensino da natação no contexto universitário da UFRPE.Item Natação e o desenvolvimento infantil(2023-09-06T03:00:00Z) Ribeiro, Esther Eunice de Lira Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação é uma prática esportiva baseada na movimentação do corpo humano no meio aquático, ela está presente na vida humana desde os primórdios como meio de sobrevivência que com o passar das décadas tornou-se um dos esportes mais completos, devido a sua capacidade de contribuir com o processo evolutivo e trabalhar o corpo em sua totalidade. Esta pesquisa parte da seguinte problemática: Quais os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil? Tem por objetivo analisar os benefícios da natação para o desenvolvimento infantil a fim de salientar a importância da prática realizada ainda na primeira infância. A metodologia da pesquisa consiste de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, que busca abordar o assunto a partir de um entorno social, através da compreensão de outros autores. Os resultados da pesquisa apontam, que a natação pode ser praticada desde cedo, sendo benéfica para diversas áreas do desenvolvimento e saúde como: desenvolvimento psicomotor, relações sociais e afetivas, autoconhecimento, controle emocional, melhora do tônus muscular, sistema circulatório e respiratório, correção postural, e outros. Com isso pode-se concluir que por meio das habilidades desenvolvidas durante a prática da natação, a criança obtém uma melhora na qualidade de vida, considerando os benefícios adquiridos através dela.Item Ter ou não ter acesso, eis a questão: acesso à natação entre estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pernambuco(2021-07-15T03:00:00Z) Melo, Périclis Alves de; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/4824242129323473Pernambuco conta uma privilegiada hidrografia composta por mares, rios, lagos e lagoas que cortam todo o estado. Saber se deslocar em meio líquido de forma autônoma e segura é, além de um direito, no que diz respeito à função social do componente curricular Educação Física, uma habilidade que pode salvar vidas. A natação se apresenta como uma prática corporal situada dentro dos esportes individuais e é tratada enquanto conteúdo da Educação Física. O presente trabalho tem como objetivo analisar se estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco têm acesso à prática da natação, seja em ambiente escolar ou como lazer e ainda identificar se fatores como as regiões do estado e infraestrutura interferem no acesso à natação. A metodologia utilizada foi uma análise secundária do banco de dados do projeto de pesquisa Prática de Atividades Físicas e Comportamentos de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio de Pernambuco - Estudo de tendência Temporal (2016) que abrangeu todo estado de Pernambuco entrevistando estudantes de 14 a 19 anos matriculados na rede estadual de ensino, com o intuito de analisar comportamentos de risco nos adolescentes. Trouxemos como hipótese que os estudantes da rede pública do estado têm pouco acesso à natação e como resultado, a pesquisa encontrou que apenas 2,3% dos estudantes de Pernambuco relataram a natação como atividade preferencial. Concluímos assim que a natação é preterida, visto a falta de estrutura específica para realização desta.Item Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil(2021-02-18T03:00:00Z) Silva, Matheus Henrique da Luz e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9363208928203384Esse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase.Item Natação escolar na produção do conhecimento em Educação Física(2022-06-01T03:00:00Z) Salles, Daniel Henrique dos Santos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação é uma importante habilidade a ser desenvolvida por todos, e a educação física já desenvolveu meios para apresentar o ensino das competências necessárias para o domínio do corpo sobre a água, e então a aprendizagem da natação esportiva. Neste estudo, o problema se baseia em questionar a produção do conhecimento sobre a natação escolar nos periódicos, para tratar qualitativamente sobre a presença ou ausência deste tema, em como ele é abordado nas escolas, se o que é ensinado consegue ser de alguma forma aproveitado pedagogicamente ou se apenas se resume ao gesto pelo gesto. Objetiva-se neste estudo analisar o esporte enquanto fenômeno social elemento da cultura corporal e dentro do mesmo a natação. Relatar historicamente como surgiu a relação homem-água na história da humanidade, como se desenvolveu e como se apresenta. Também tratar o fenômeno nadar enquanto objeto de ensino da Educação Física e como deve ser tratado pedagogicamente na escola. E analisar na produção do conhecimento como a natação escolar vem sendo tratada segundo a produção acadêmica. Ao comparar 17 estudos de 1999 a 2022 através de abordagem qualitativa e analisá-los sob a ótica da abordagem crítico-superadora da Educação Física, pudemos ter um vislumbre de algumas regularidades sobre o tema, e alguns aspectos que remetem a singularidades encontradas em cada estudo selecionado. Os resultados encontrados sugerem pouco avanço do tema, trazendo os mesmos problemas já conhecidos por publicações mais antigas e é constatado que a prática de natação apesar de extremamente importante para o desenvolvimento humano, é negligenciada na sociedade de forma geral, e são poucos os espaços onde os filhos da classe trabalhadora podem acessar esse conhecimento sistematizado.Item Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento(2022-05-31T03:00:00Z) Albuquerque, Paulo Alberto Lima de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4612542376472861O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada.Item A percepção de pais/mães/responsáveis sobre a participação de crianças e adolescentes no projeto de extensão universitária: Barbatanas da Rural(2019-02-06T02:00:00Z) Amorim, Camila Candida; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/4210957117367584O presente estudo se baseia na importância da modalidade esportiva natação, pois diversos são os motivos que nos levam à procura pela prática da modalidade. Muitos procuram a natação para melhorar a postura, por reeducação respiratória, atividade de baixo impacto, melhoria do sistema cardiovascular e das capacidades físicas (força, resistência, coordenação). Diante disto, tem-se como objetivo analisar a percepção de pais/mães/responsáveis sobre os possíveis benefícios adquiridos por crianças e adolescentes, praticantes de natação em um projeto de extensão universitária. Assumindo uma natureza qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 18 pais/mães/responsáveis de alunas e alunos do Projeto Barbatanas da Rural, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Sede/Dois Irmãos, Recife. A interpretação dos dados foi realizada através do método de análise do conteúdo. Os resultados revelaram afeto e confiança dos pais/mães/responsáveis com o projeto social, revelando ser uma ação muito importante para crianças e adolescentes e a percepção de melhora dos seus filhos quanto a sociabilidade e responsabilidade diante de situações do convívio em sociedade. Conclui-se que o projeto de extensão está realizado um bom trabalho diante da comunidade, obtendo resultados positivos para os pais/mães/responsáveis dos alunos, pois estão percebendo crescimento e desenvolvimento dos seus filhos não só na modalidade esportiva que praticam, mas também como seres humanos.
