Licenciatura em Educação Física (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A contribuição da yoga no ensino fundamental na percepção dos pedagogos e do professor de yoga(2025-03-14) Machado, Gabriela Vilela Gomes; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/8600641220561065O yoga é a união que vem da raiz sânscrita Yuj que também pode significar religar e juntar mostrando que é algo que nunca se separou. Diante das dificuldades de concentração observadas no ambiente escolar, a yoga tem sido considerada uma alternativa para enfrentar os desafios na infância. A presente monografia analisou as percepções dos pedagogos e o professor de yoga sobre as aprendizagens da yoga a nível comportamental no ensino fundamental. A pesquisa envolveu um professor de yoga e três pedagogas de uma escola privada no Recife - PE, com sua atuação com turmas do 1º e 3º ano do ensino fundamental. O estudo ocorreu em duas etapas: observação de cinco aulas de yoga, registrando a dinâmica e interações em diário de campo, e entrevistas presenciais com questionários estruturados, abordando percepções sobre o impacto da prática. Os dados foram organizados manualmente, categorizando as respostas dos professores em temas recorrentes. Os resultados indicam relatos de benefícios na atenção, escuta ativa e concentração, embora desafios como a atenção plena ainda existam. Observou-se que esses efeitos positivos impactam na aprendizagem das crianças quando chegam em sala de aula, mais atentos e calmos, consequentemente impactando o rendimento escolar. A longo prazo, houve relato de que as crianças incorporam técnicas de yoga em seu cotidiano, mostram afetividade na prática e influenciam até o ambiente familiar a prática do yoga. Apesar do potencial da prática no ambiente escolar, sua implementação requer planejamento e recursos.Item A contribuição do atletismo na escola: uma revisão bibliográfica(2025-08-08) Rocha, Alysson Alves; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663O atletismo, no contexto escolar, deve integrar aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, unindo teoria e prática de forma adaptada à realidade dos alunos. Embora muitas vezes associado ao esporte de rendimento, contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras essenciais. Com origens na sobrevivência das civilizações primitivas e evolução até os Jogos Olímpicos modernos, o atletismo carrega valores como superação e disciplina. Suas provas, divididas em pista, campo e combinadas, são organizadas por faixa etária, respeitando o desenvolvimento dos praticantes. Na escola, deve ser abordado como expressão da cultura corporal, promovendo inclusão, criticidade e formação integral, conforme orienta a BNCC. Este trabalho tem como objetivo sintetizar na literatura o ensino do atletismo na escola, analisando sua contribuição no processo educativo e sua trajetória histórica. O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica, na qual foram utilizados artigos publicados nas bases de dados Google Acadêmico e CAPES, entre os anos de 2015 a 2025. Depois de aplicar os critérios de exclusão, permaneceram 6 artigos. A análise dos artigos revela que o ensino do atletismo nas escolas enfrenta desafios recorrentes, como a falta de espaço, materiais adequados e o desinteresse dos alunos, porém, ele contribui significativamente para a formação integral dos estudantes, promovendo uma qualidade de vida, rendimento escolar, capacidades físicas, cognitivas e sociais. Ainda assim, destaca-se a importância de abordá-lo de forma lúdica e adaptada à realidade escolar, reconhecendo seu potencial pedagógico como ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos estudantes.Item A esportivização dos jogos eletrônicos: quando o jogo se torna esporte?(2022-06-02) Monteiro Júnior, José Edson; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/5411562997791318Esta monografia tem intuito de abordar, a esportivização dos jogos eletrônicos, quando o jogo se torna esporte? Analisando os jogos eletrônicos enquanto fenômeno esportivo, evidenciando como ocorre seu processo de esportivização, sendo este o seu objetivo geral, e em seus objetivos específicos, realizar uma análise comparativa conceitual entre jogo e esporte, categorizar os jogos eletrônicos e por fim analisar a possibilidade de inserção dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Haja vista que a proximidade do objeto de estudo com o cotidiano dos estudantes, considerando também a responsabilidade da educação física em fornecer o que há de mais atual na produção cultural humana, a fim de aproximar as discussões em sala de aula com as discussões fora das paredes da escola, é importante e interessante a introdução dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens. Sabe-se que desde os primórdios da humanidade o mundo passou por grandes transformações, até chegar nos dias de hoje, dentre elas a globalização e o avanço das tecnologias. Sendo assim, pode-se observar uma ascensão dos jogos eletrônicos, tanto para computadores, smartphones, videogames, e etc., tornando o acesso mais facilitado aos games, visto que no final da década de 90 e início dos anos 2000 o acesso do público brasileiro menos abastado dava-se por meio das famosas lan houses e play times espalhados pelos bairros, fazendo parte do cotidiano de crianças mesmo que por poucas horas. Desta feita, o presente trabalho irá abordar desde o surgimento da problemática desta pesquisa, mostrando sua relevância para a sociedade e como pode afetar a vida dos alunos e o universo educacional, uma vez que jogos eletrônicos podem ser considerados um método de aprendizagem mais interativo aos estudantes despertando seu interesse em aprender conteúdos novos, lhe concedendo vários benefícios, uma vez que o jogo desempenha um importante papel acerca do desenvolvimento humano no geral, principalmente na construção de regras e valores na infância e adolescência, já que é neste período que acontecerá um desenvolvimento de tais valores morais, tendo em conta que os jogos são orientados por regras e são capazes de ensinar valores morais as crianças e jovens. Através do estudo bibliográfico foi feito um levantamento acerca da história e dos conceitos dos jogos e eSports e como foi o seu surgimento, exemplificando a evolução da sociedade e seus marcos históricos como a globalização e o avanço tecnológico, bem como a forma de funcionamento dos eSports e possíveis intervenções escolares. Outros métodos de pesquisa que serão abordados serão o método dedutivo e dialético, para que se possa entender a lógica por trás dos eSports. Uma vez que tal tema ainda é cinzento dentro da educação física escolar e acadêmicaItem A importância da educação física no ensino de jovens e adultos(2025-08-06) Silva, Leonam Keulrrye Pereira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1157393580861401A presente pesquisa tem como tema central a seguinte questão: a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Buscando compreender como a educação física afeta de forma positiva os alunos da EJA. Com base nisso, estabeleceu-se como objetivo geral analisar a importância da educação física no ensino de jovens e adultos. Para isso, definiram-se como objetivos específicos: compreender a EJA como modalidade de ensino; analisar a educação física na EJA; e compreender as políticas curriculares nacional e estadual da EJA no ensino da educação física. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, evidenciou que a educação física, quando integrada de forma sensível e crítica à realidade dos estudantes da EJA, contribui para a valorização da cultura corporal, a construção de vínculos sociais, o resgate da autoestima e o fortalecimento da cidadania. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Haddad e Di Pierro e Reis e Molina Net, assim como também documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes curriculares da EJA em âmbito nacional e estadual. A pesquisa mostra que a educação física na EJA deve ser compreendida como um espaço inclusivo e educativo, que respeite as diversidades e promova a formação integral dos seus alunos. Dessa maneira é importante defender uma educação física na EJA de qualidade e com os conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares.Item A importância das lutas como conteúdo de ensino na Educação Física no ensino médio(2025-03-18) Silva Júnior, Luciano Lisboa; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1105571818174012A presente pesquisa intitulada “A importância das lutas como conteúdo na Educação Física no Ensino Médio”, visa estabelecer uma perspectiva esclarecedora sobre o conhecimento das lutas como conteúdo de ensino pertencente ao componente curricular Educação Física, buscando compreender este conhecimento histórico e sua importância para valorização da educação física na educação básica no ensino médio. Problema de pesquisa, a seguinte questão: qual a importância do conteúdo de ensino Lutas na educação física no ensino médio? Definimos como objetivo geral: analisar a importância do conteúdo de ensino lutas para a educação física no ensino médio. E como objetivos específicos: compreender as Lutas como conhecimento historicamente construído pela humanidade; conteúdo da Educação Física nas políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Pernambuco do ensino médio; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo. Realizamos para o cumprimento dos objetivos, uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos referentes à presença das Lutas na Educação Física escolar. Concluímos que é notória, a necessidade de implementação de uma prática pedagógica inovadora e sistematizada voltada ao ensino das lutas, a fim de conferir ao tema a importância que deve ter como conteúdo primordial da Educação Física escolar. A multilateralidade do universo das Lutas traz possibilidades a serem abordadas das mais variadas formas, capazes de cumprir com um imenso número de objetivos na educação física no ensino médio.Item A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes(2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.Item A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo(2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.Item A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2025-08-08) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.Item A oferta da educação física em escolas municipais do Recife(2025-03-18) Fragoso, Cláudia Manuela de Lima Chaves; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/4413709863705265A educação física é um componente fundamental para os estudantes da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social deles. Este estudo analisou a oferta da disciplina de educação física na educação infantil nas escolas municipais do Recife, considerando aspectos estruturais, pedagógicos e a percepção dos gestores sobre sua importância. A pesquisa partiu da observação da ausência de atividades motoras adequadas para crianças dessa etapa, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento motor e cognitivo. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de questionários a gestores escolares, da Secretaria de Educação do Recife e consulta a documentos oficiais. Os resultados indicaram que a Educação Física na Educação Infantil é frequentemente negligenciada, seja pela ausência de professores especializados, seja pela falta de infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, constatou-se que, na maioria das escolas investigadas, a disciplina é ministrada por professores conhecidos como polivalentes, sem formação específica na área, comprometendo a qualidade do ensino. Conclui-se que a presença de profissionais capacitados, aliada a políticas públicas que garantam melhores condições estruturais e pedagógicas, é essencial para assegurar o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa reforça a importância de um planejamento pedagógico eficaz e a implementação de práticas educativas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos alunos. Como também a necessidade de ações voltadas à valorização da Educação Física na Educação Infantil, promovendo um ensino que favoreça o desenvolvimento motor, cognitivo e social desde os primeiros anos de vida, destacando a Educação Física como um componente essencial na Educação Infantil.Item A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação(2024-02-05) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.Item A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco(2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.Item A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica(2025-08-07) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.Item A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio(2024-09-16) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280The present research aims to analyze the limits and possibilities in approaching the ealth theme in Physical Education classes in the New High School, characterizing the New High School and its expression in School Physical Education, establishing the relationship between health and Physical Education and identifying the school health knowledge and didactic strategies used to teach Physical Education at school. The school is the environment where knowledge lives, where it is transmitted to students, playing an extremely important role in society. It is worth being aware that it is the school that brings together the day-to-day knowledge of students expressed in society, with scientific knowledge. Analyzing the health - Physical Education relationship, we realize that health knowledge has always been interconnected with the intentions, objectives and specific contents of Physical Education. Therefore, we used qualitative research methodology, linked to a semi-structured interview to collect data and treated through content analysis (Souza Jr). The interview was carried out with a Physical Education teacher who works in the public education system and treats health as a transversal theme in his classes. In this way, we understand that it is possible to address the issue of health in Physical Education classes in the New High School, treating this knowledge as a transversal theme and intertwining it with the specific contents of Physical Education. However, the teacher's training directly influences the way he will do this intertwining.Item Abordagens de questões étnico-raciais nas aulas de educação física(2021-11-30) Araújo, José Wagner de Lima; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0485749609983259This work sought to understand the contributions of ethnic-racial relations approaches in Physical Education classes for the anti-racist training of students. The systematization of didactic texts for teaching the game perceives the challenges, the possibilities and understands the importance of providing an affinity with this culture. The research was carried out from the qualitative method, specifically, an action research developed in the discipline of Obligatory Supervised Internship in Physical Education III - Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The research universe was the 5th year class of Elementary School at Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, in a quilombola community in the municipality of Goiana-PE, through remote education. The results induced that when we establish ethnic-racial relations with the contents of Physical Education, we legitimize this contribution, we provide affinity with this culture, in order to build anti-racist thoughts. It is concluded that the study contributed to the expansion of knowledge by adopting approaches to ethnic-racial relations in Physical Education classes, enriching the discussion on the subject and contributing to the production of knowledge in the field of Physical Education.Item Aceitabilidade, aderência e segurança do exercício de agachamento isométrico na parede não supervisionado como quebra do comportamento sedentário em estudantes(2024-02-09) Cavalcante, Anderson; Farah, Breno Quintella; http://lattes.cnpq.br/6914216878368661; http://lattes.cnpq.br/4871147676147788Introduction: Sedentary behavior involves remaining in a seated, reclined, and/or lying position with metabolic expenditure equal to or similar to basal values for extended periods. This behavior poses health risks, such as affecting blood pressure and endothelial function, among other issues. Reducing sedentary behavior is crucial, and there are potential ways to decrease it, although their feasibility has not been thoroughly analyzed. Isometric wall squat exercises may be a viable strategy. Objective: To assess the Acceptability, adherence, and safety of unsupervised isometric wall squat exercises as a strategy to break sedentary behavior in university students. Methods: Five students participated in the training group (GT) and performed isometric wall squats every hour with intensity determined by incremental testing over 12 weeks. Acceptability, adherence, and safety of the intervention were evaluated at the end of the eighth week. Results: The GT demonstrated 60% acceptability, with a 50% adherence rate. No health problems were reported by the participants. Conclusion: The isometric wall squat appears to be safe with good adherence and acceptability as a break in sedentary behavior in higher education students.Item Acessibilidade nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica sobre as estratégias de inclusão para pessoas com deficiência no espaço escolar(2023-01-09) Mendonça, Bruna Izabelly Leite; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5624524549966713In school physical education, our challenge is to enable a practice that involves all students regardless of their limitations and specificities. In this work, our aim was to identify which are the strategies adopted for the inclusion of people with disabilities in school physical education classes. The methodology consisted of qualitative research of a bibliographical nature and allowed us to read and analysis of productions parallel to the proposed theme. In this work, we recognized the great advances made by all those who fight for broadly inclusive education, however, encounter obstacles and limitations regarding various aspects such as education, infrastructure, and accessibility.Item Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial AADEE: um profissional da educação sob múltiplos olhares(2018-08-13) Rêgo, Selmo Vieira; Alves, Maria do Socorro Valois; http://lattes.cnpq.br/1019759205900756; http://lattes.cnpq.br/2855393823883797The research presented in this paper falls within the field of public policies for the inclusion of people with disabilities, with emphasis on the field of Education. Our object of study is the position of Support Agent for Special School Development, for being a new position in the Municipal Network of Education of the City of Recife. The choice of the theme Special Agent for Support to Special School Development – SEDSA: a professional of the education from multiple perspectives, emerges from the reflection on my field of professional performance, since I find myself performing this function, and from the observation of the professional exercise in that same field in others educational units, which raised the possibility of seeking responses backed by the scientific rigor of the field of research, such as: Being a new position in the public school system of the city of Recife, what is the perception that SEDSA has of its own performance? What is the perception of the other professionals who are directly connected to the SEDSA in the school environment, do they have this new position? We then draw as a general objective to identify the perception that the SEDSA and those who are directly linked to it, in the exercise of its function, have on its performance. We also sought to verify the main difficulties encountered by SEDSA in its support to students with disabilities, and also to present the perceptions of the research subjects, in a quantitative way, based on the information provided by them, and then make inferences of a qualitative nature. Our research is of a qualitative and quantitative nature, a characteristic that is configured in the scope of methodological course adopted which contemplates content analysis as a treatment procedure of the data collected. The research carried out brought us some surprising results, related to the performance of the SEDSA in the pedagogical area; the precarious training of teachers in the exercise of teaching in Special Education, teachers who do not work in specialized school attendance, among others. Finally, we made our final considerations discussing some of the problems and discrepancies found in the search results. Based on the findings, this study does not pretend to present itself as ready and finished, but rather instigates new concerns, new responses to the same concerns with the prospect of feeding other relevant studies to the analysis of this post, which, because it is new in public teaching networks, suggests a certain novelty as a fertile field to epistemological discoveries related to the pedagogical, sociological and political field of the formation of cadres for action in the educational sector.Item Análise das expectativas de aprendizagem do conteúdo jogo entre discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Tracunhaém: um estudo de caso(2019-07-22) Silva, Dailson Carlos de Oliveira; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6815313906220066The game is part of the five major contents of the physical education curriculum component. Throughout its history the game had different purposes and purposes according to the time and society and we can see that its relationship with education is strongly related to early childhood education, but it is important for other age groups in what concerns the education. In the state of Pernambuco, the game is understood as a component of body culture to be worked on in physical education classes. For the third year of high school, students are expected to understand the game and be able to reflect, perceive, understand and explain common and regular properties about the object. A case study was conducted at a High School Reference School in the city of Tracunhaém with the objective of investigating the comprehension of the game content in high school, according to learning expectations and it was found that 90% of the students of the 3rd had classes of PE in elementary school, 91% studied game content in PE classes 99% answered that they have or had classes about game in high school, these students answered that the most used strategy during classes was the use of slides and that sports games was the most worked during the classes. When questions referred to expectations 57% answered that they could produce texts about the game, 80% could differentiate the concepts of different games, 91% understood the concepts of victory and defeat within the games, 76% answered that they understood the importance of practice. for health and 91% answered that they understood the importance for leisure and work. The school where the research was conducted proved to be able to meet the expectations of the documents for the E.F. in Pernambuco, even with structural limitations, but we cannot say that this is a reality of all schools in the state school system.Item Análise de 96 planos de aula do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo(2021-07-16) Lira, Danielle Cristhiane de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/7986132034913572The preparation of the lesson plan involves a series of actions that need to be structured through planning. These actions ensure the encouragement and progression of the student during the activities, promoting the development of learning. For the elaboration of a lesson plan for people with disabilities, one must think about the strategies that can be put into practice and making the application of this plan more flexible, as well as the limitations and needs of these students. Therefore, the present work had as general objective to analyze, from the perspective of the extension monitor, the challenges and possibilities during the process of elaboration and application of the lesson plans in the Programa Segundo Tempo Paradesporto. This is a study with a qualitative approach, with a descriptive characteristic, which followed the recommendations of the Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. 96 lesson plans were considered, applied during the current period of the PST Paradesporto (February 2019 to March 2020). This study demonstrated that the preparation and application of lesson plans, for people with disabilities, requires greater flexibility in all dimensions of the lesson plan, such as the timing of activities and applied content, as well as in the adaptations of activities, considering the specifics of each disability, the limitations and difficulties of the students.
