Bacharelado em Sistemas de Informação (UAEADTec)

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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Utilização do Power BI para construção de dashboards de qualidade da água
    (2023-06-30) Câmara, Marília Beatriz Dornelas; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388; http://lattes.cnpq.br/1535074341305719
    A água é um líquido essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida e indispensável ao desenvolvimento da economia, da produção de energia e adequação às mudanças climáticas. Por conta da insegurança da qualidade da água, os cidadãos brasileiros possuem a necessidade de terem ciência a respeito da qualidade da água em cada ano vigente, e assim, evitar adquirir doenças como diarreia, Amebíase, Cólera, Leptospirose, Disenteria bacteriana, Hepatite A, Esquistossomose e Febre Tifoide. De acordo com o portal de qualidade das águas da Agência Nacional das Águas (ANA), avaliar os índices de qualidade da água é uma atividade complexa para os consumidores comuns, sendo esta tarefa executada por agências com técnicas, profissionais, instrumentos, protocolos, estrutura logística de envio das amostras e equipamentos específicos. Outra dificuldade é a elevada quantidade de dados registrados em formato Excel, gerando em muitos usuários dificuldades para realização de análises e cansaço visual. Este trabalho acadêmico tem o objetivo de apresentar dashboards (desenvolvidos no Power BI desktop) de qualidade da água em relação aos índices de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), bactéria Escherichia coli (Ecoli), Oxigênio Dissolvido (OD), turbidez e fósforo do Brasil entre os anos de 2010 a 2020. Desta forma, os usuários não terão a necessidade de acessar os sites de agências de água, manipular dados no Excel, e consequentemente precisar entender e analisar os conceitos técnicos dos itens do índice de qualidade da água.
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    Investigação sobre as tecnologias aplicadas na automação hospitalar
    (2022-07-20) Batista, Matheus Souza; Ramires, Lilian Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5754253973373414
    O avanço tecnológico contribuiu com o progresso em diversas áreas do mercado, entre elas, a automação industrial que supriu a demanda crescente de produção no mercado em conjunto com as evoluções tecnológicas no decorrer dos anos. pois existe uma grande crescente em direção a esse rumo com diversas pesquisas sendo desenvolvidas que podem facilitar procedimentos e agilizar processos como segurança, comunicação e gerenciamento. Dito isso, este trabalho visa mostrar algumas tecnologias no âmbito hospitalar que podem atualizar processos e um caso de uso para gerenciamento de tratamento de pacientes.
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    Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática
    (2023-02-07) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513
    O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.
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    Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia
    (2021-03-29) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227
    Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.
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    Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA
    (2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683
    O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.
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    Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista
    (2022-02-18) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206
    O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.
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    Automatização de rotinas nos sistemas de informação jurídicos
    (2021-04-05) Nogueira, Endrick Eduardo da Silva; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    A partir da formação das indústrias até os dias atuais ocorreu uma grande evolução da maneira de trabalhar no dia-a-dia, e na área do Direito essa maneira tem obtido grande influência que parte da tecnologia em forma de ferramenta de auxílio para que os profissionais e empresas do setor possam exercer sua função de maneira mais proveitosa e ágil, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado. Assim, através dos anos a tecnologia vem mostrando sua importância para a área jurídica oferecendo ferramentas que permitem aos profissionais aperfeiçoar o desempenho diário em função a demanda. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo identificar os impactos de uso de um sistema de informação jurídico com rotinas automatizadas em um escritório de advocacia, a partir de uma discussão da utilização desse tipo de sistema. O procedimento metodológico adotado consistiu na realização de entrevista com profissionais envolvidos em seu uso, onde foram selecionados profissionais de cargos diferentes com o intuito de obter respostas baseadas em diferentes perspectivas, que por sua vez são construídos com base no perfil dos usuários em questão. Os resultados da entrevista exibiram que para os profissionais o sistema e suas ferramentas eram novidade, e que o aprendizado e a adaptação foram vistos como um desafio, que com a utilização do sistema no dia-a-dia, foi vencido e benefícios consideráveis foram adquiridos. Dessa maneira, concluiu-se que a utilização do sistema impactou de maneira positiva no cotidiano do escritório, pois beneficiou em diversos aspetos os profissionais, permitindo-os aperfeiçoar seu desempenho diário.
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    Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho
    (2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.
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    Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos
    (2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091
    Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.
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    Análise do comportamento através dos dados coletados na internet
    (2021-04-07) Lima, Priscilla Amarante de; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/7284770857817456
    Este trabalho apresenta uma análise sobre o comportamento humano através dos dados coletados na internet. Serão apresentadas as Big Techs e o estudo de caso da Cambridge Analytica. Os registros digitais de comportamento podem ser acessados, através das curtidas no Facebook e serem usadas para prever de forma automática e precisa um intervalo de atributos pessoais altamente confidenciais, incluindo: orientação sexual, etnia, pontos de vista religiosos e políticos, traços de personalidade, inteligência, felicidade, uso de substâncias viciantes, separação dos pais, idade e sexo. A análise apresentada é baseada em um conjunto de dados de mais de 58.000 voluntários que forneceram curtidas no Facebook, perfis demográficos detalhados e os resultados de vários testes psicométricos. O modelo proposto usa redução de dimensionalidade para processar os dados de curtidas, que são então inseridos em regressão linear para prever perfis psicodemográficos individuais de curtidas. O modelo classifica corretamente entre homens homossexuais e heterossexuais em 88% dos casos, afro-americanos e Americanos caucasianos em 95% dos casos, e entre democratas e Republicanos em 85% dos casos. Para o traço de personalidade "Abertura", a precisão da previsão está próxima da precisão teste-reteste de um padrão teste de personalidade. São apresentados exemplos de associações entre atributos e curtidas e discutidas as implicações para a personalização online e privacidade.