Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Dança telemática em cena: tecnologia e arte em ação no espetáculo (In) TOQue(2023-10-24) Fragoso, Maysa Rodrigues; Santos, Kleriston Christy Vital; http://lattes.cnpq.br/4843216695958006; http://lattes.cnpq.br/1328547403030185A dança telemática compõe o eixo de estudo deste TCC e a partir do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica (SANTANA, 2012; SANTAELLA, 2003; DINOPOLOU, 2014; MELO, 2008; GREINER, 2005; LEVI, 1999; MANOVICH, 2001; etc) discorremos sobre a mídia como extensão do corpo dançante; Dança, tecnologia e presença e análise do espetáculo (In) TOQue, com a pretensão de aproximar-se dos entendimentos de dança telemática, enquanto dimensões dos processos artísticos criativos em dança. Baseando-se no estudo realizado, conclui-se que a análise de espetáculos de danças telemáticas são ferramentas importantes a serem utilizadas, tanto em processos de desenvolvimento de outros espetáculos como em processos de ensino e aprendizagem em dança.Item Animações em sala de aula: experiências com cinema de animação na Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira no ano de 2022(2023-08-14) Leoncio, Luis Antonio de Lima; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/4385591942417255Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de minhas experiências com animações no Ensino de Artes, principalmente através dos aplicativos Stop Motion Studio e Flipaclip, nas turmas no Ensino Fundamental anos finais da escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, escola estadual em Limoeiro onde leciono a disciplina de Artes e também esclarecer sobre a importância de trabalhar com animações no processo educacional dos alunos. Todas as animações foram produzidas nos limites do espaço da escola e com nossos próprios recursos. Muitas das animações foram produzidas exclusivamente por meus alunos, outras tiveram minha contribuição na parte técnica e artística.Item Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica(2023-08-30) Lopes, Rafael de Figueiredo; Feitoza, Denise Santiago; http://lattes.cnpq.br/8210858320104868; http://lattes.cnpq.br/6589546984367592A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.Item Inovação tecnológica e arte publicitária: a interferência do uso da inteligência artificial em filmes publicitários sob a percepção do espectador(2023-10-25) Ferreira, Adalberto Ribeiro; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/1511373809509639As marcas e a publicidade vêm se reinventando imagens atrativas e presentes na memória do público, tornando-se parte do seu cotidiano. Para tanto, adota diversas técnicas para se destacar na mente do consumidor, em meio a muitas informações disponíveis. O presente trabalho teve como objetivos, estabelecer uma relação de conceitos de tecnologia, inovação e inteligência artificial com a arte publicitária e assim compreender como o uso da inteligência artificial interfere na percepção e nas emoções dos espectadores de filmes publicitários. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta a aplicação de um questionário a respeito de filmes publicitários, a fim de apurar a percepção dos entrevistados sobre o uso da inteligência artificial nesses filmes. Foram analisados três filmes publicitários, sendo um deles criado totalmente com auxílio da inteligência artificial, outro criado parcialmente com o auxílio de IA e um terceiro, sem nenhum auxílio de IA. O estudo indicou com resultados que nos três filmes, a maior parcela dos entrevistados conseguiu identificar quais foram os filmes criados com IA e o que não foi criado com IA.Item Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina(2023-06-22) Brito, Anderson da Silva; Laurentino, Auta Luciana; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/3021512671623241O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.Item O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional(2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.Item A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(2019-08-02) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.Item A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia(2019-06-18) Costa, José Raimundo Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3172206035987713Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de imagens de arte como artefato pedagógico no Livro Didático de Sociologia, e mais pensar a poética artística como ponto de partida para reflexão sociológica no Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Livros de Sociologia selecionados no âmbito do PNLD/2015 para o triênio 2018-2020. Especificamente, analisamos o papel das imagens de arte na construção de sentidos do conhecimento sociológico, um canal de acesso a bens culturais dinamizando o desenvolvimento da cidadania. Os encaminhamentos teórico-metodológicos eleitos para a construção da pesquisa foram desenvolvidos no âmbito da metodologia qualitativa, especificamente à luz dos Estudos Culturais e estudos da Cultura Visual.Nesse sentido, as imagens serão aqui pensadas não simplesmente como um dado, mas como uma um artefato performático, um campo de estudos. (BANKS, 2009). Portanto, essa estratégia de associar textos escritos com imagens visuais além do seu apelo estético contribui para desenvolver uma identificação dos estudantes em relação a esses recursos imagéticos, pois alguns desses signos fazem parte do seu repertório sociocultural e estético. Nos resultados e discussão identificamos que no conjunto dos livros analisado duas obras se destacam na utilização da cultura visual, estabelecendo uma relação dialógica com a maioria das imagens. Os livros se destacam no uso de charges, de fotografias e do grafite em atividades e exercícios como mediadores de aprendizagem. Em síntese, dos cinco livros analisados apenas um conseguiu desenvolver e atingir em parte alguns parâmetros do alfabetismo visual.Item Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena(2019-07-22) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.Item A Tríade Significativa nas aulas de arte como possibilidade de transformação da realidade escolar: o caso da escola cidadã integral prof. Anésio Leão(2019) Melo, Iago José Lima de; Alves, José Fernando da Silva; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/4075226809765649Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral explicar o conceito de tríade significativa, criado pelo autor dessa pesquisa, como sugestão metodológica a ser trabalhada nas aulas de arte, relatando suas possíveis contribuições para as transformações da Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão, em Campina Grande-PB. Iniciativa motivada pela percepção de que os três conceitos trabalhados, a arte, a alteridade e o contexto social, associados, contribuíam para um ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever como chegamos ao conceito de tríade significativa, bem como quais os elementos que a compõe; identificar a escola em estudo quanto a sua localização, espaço, comunidade escolar e outras particularidades; mostrar, brevemente, práticas artístico-pedagógicas realizadas durante o ano de dois mil e dezoito, tendo como princípio de produção a tríade significativa; entender como a tríade significativa foi pensada para ser trabalhada nas aulas de arte da escola; realizar um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola, tendo como fator de observação as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no ano de dois mil e dezoito, bem como a resposta dos alunos ao formulário aplicado; buscar entender, por meio da análise de formulários aplicados, como as aulas de arte mudaram a realidade e a imagem da escola em estudo. A partir disso, foi utilizado o conceito investigativo de (LEITE, 2008), como procedimento metodológico para o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como os estudos de (BARBOSA,1998), sobre a abordagem triangular da aprendizagem, que serviram como norte para o planejamento e para a execução dessa pesquisa. O entendimento da alteridade pelo viés antropológico de (LAPLANTINE, 2003), se mostrou significativo para o que pretendíamos exemplificar. Por fim, os estudos de (FREIRE, 2011), sobre contextualização, bem como o entendimento de (SANTOS, 1998), sobre sujeito-espaço e espaço-sociedade contribuíram para o desenvolvimento da ideia central. Ao longo do relato, realizou-se um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola. Tivemos como resultado dessa pesquisa os trabalhos artisticos desenvolvidos na escola no ano de dois mil e dezoito, esses que serão descritos e estudados, retomando a hipótese inicial à luz dos resultados obtidos.
