02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Explorando o potencial da Tecnologia da Informação e Comunicação na empregabilidade do Programa Socioaprendizagem(2024-11-27) Araújo, Victória Paula Avelino Pereira; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1264971944537774No contexto atual, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social. Com a crescente digitalização e as mudanças no mercado de trabalho, novas habilidades são exigidas dos profissionais, tornando a formação dos jovens aprendizes essencial para promover a empregabilidade e a inclusão social, qque há 45 anos oferece qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência de qualquer idade, garantindo seus direitos conforme a Lei de Aprendizagem (Lei Federal Nº 10.097/2000). O objetivo desta pesquisa foi o de explorar como a TICs podem melhorar a empregabilidade dos jovens aprendizes do Programa de Ensino Aprendizagem(ESPRO), desenvolvendo competências técnicas e comportamentais e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a aquisição de competências digitais amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalece as habilidades necessárias para a adaptação aos avanços tecnológicos. Foi evidenciada, também, a importância da mediação dos instrutores no processo de aprendizagem, especialmente ao orientar o uso responsável e consciente a TIC.Item Governo eletrônico e acessibilidade digital : reflexões iniciais sob a ótica de pessoas com deficiências auditiva e visual(2024-12-02) Silva, Cleiton Luiz Cabral da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934O direito de acesso aos serviços públicos ofertados de forma digital deve contemplar a todos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência. Este estudo analisou a acessibilidade digital nos serviços governamentais online do município de Nazaré da Mata – PE, com foco nas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas e visuais. A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas duas pessoas, uma com deficiência auditiva e outra com deficiência visual, e os dados foram analisados com base no e-MAG, na Lei Brasileira de Inclusão e nas diretrizes do W3C. Os resultados revelaram que o portal eletrônico do município não está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, limitando o acesso autônomo dessas pessoas a informações e serviços online. Concluiu-se que é necessário implementar melhorias, como a janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a legenda em vídeos e a compatibilidade com leitores de tela, para garantir inclusão digital e plena cidadania das pessoas com deficiência. São também propostos estudos futuros.Item Navegando na era digital governamental: a percepção dos servidores de Afrânio - PE(2024-12-07) Gomes Neto, Adão de Sousa; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934A percepção dos usuários sobre a qualidade e a eficácia dos serviços públicos digitais é crucial para o sucesso das iniciativas de modernização governamental, pois influencia diretamente a adoção dessas tecnologias e a satisfação dos cidadãos. Esta investigação visou analisar a percepção de qualidade e eficácia dos serviços públicos digitais do município de Afrânio-PE sob a perspectiva de seus servidores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos servidores, investigando sua familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC), a frequência de uso dos serviços digitais, a usabilidade, confiabilidade e os principais desafios enfrentados. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e quantitativo, com análise das respostas de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que, apesar de uma percepção geral positiva sobre a eficácia e confiabilidade dos serviços, a falta de conhecimento técnico e interfaces confusas representam barreiras significativas. Conclui-se que, embora a adoção das TIC tenha sido benéfica, melhorias contínuas são necessárias para aumentar a satisfação e eficiência.Item Os desafios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de História(2024-04-01) Souza, Sévio Rocha dos Santos; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/7667960158813762O presente trabalho tem como finalidade retratar os impactos das TDICs nas aulas de História, onde muitas vezes essas ferramentas proporcionam uma aula mais atraente, motivadora aos nossos estudantes. Vivemos em um mundo em que os estudantes estão sempre conectados, estando completamente inseridos no Universo Digital, o que facilita bastante a vida daqueles que buscam realizar pesquisas e aprimorar os seus conhecimentos. O objetivo desse trabalho é apresentar e intensificar de que forma a evolução digital contribui e vem contribuindo para um número maior de possiblidades no campo educacional. É nesse sentido, que se faz necessário uma análise sobre as contribuições das TDICs nas aulas de História. Ou seja, em vista do que foi apresentado, há uma previsão legal no Brasil sobre a importância da implementação e uso de tecnologias na Educação. Porém, nos cabe ainda compreender se na prática isso ocorre no ensino de História.Item O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades(2024-01-04) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.Item A utilização das redes sociais na administração pública: um estudo na prefeitura da Vitória de Santo Antão(2021-08-26) Santos Júnior, José João dos; Nascimento, Rafaella Leandra Souza do; http://lattes.cnpq.br/3394794929877726; http://lattes.cnpq.br/2136984835359312Com os avanços da internet e as ferramentas de comunicação, abriram-se várias possibilidades para os governos interagirem com a sua população, e assim conseguindo uma maior aproximação e interação com todos. Baseando-se nisso, o presente estudo visa demonstrar como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações pode melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, relatando como exemplo a utilização das redes sociais pela prefeitura da Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco. A prefeitura utiliza as redes sociais para se aproximar da população da cidade, e com isso, medir a satisfação dos cidadãos. Quanto à metodologia utilizada nesse trabalho, a pesquisa é caracterizada como qualitativa de procedimento bibliográfico e documental. As fontes de dados utilizadas foram livros, revistas eletrônicas, artigos científicos, além de sites governamentais e redes sociais. A prefeitura utiliza as seguintes redes sociais: Instagram, Youtube e Facebook. Após a analisar os resultados, verificou-se que as redes sociais da prefeitura da Vitória de Santo Antão são utilizadas para divulgar conteúdos como dados e estatísticas sobre a cidade, informações sobre serviços, como vagas de empregos, ações referentes a saúde e educação, obras e melhorias para a cidade e campanhas institucionais.Item O sistema de informação E-FISCO como instrumento de eficiência da Gerência Regional de Educação da Mata Norte de Pernambuco(2019-07-13) Marques, Daiane Cristine Freire; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7166698338943119O setor público utiliza a Tecnologia da Informação (TI) como aliada, por meio da utilização de diversos sistemas que possibilitam a melhoria das atividades e que corroboram para uma melhoria dos serviços prestados à população. Através da agilidade nas atividades, nos processos e na tomada de decisões, a TI permite um foco mais gerencial, visando resultados que possibilitam a redução de custos e que possuem informações fidedignas e tempestivas, permitindo um acompanhamento mais eficiente da gestão. Desta forma, o objetivo desse estudo é analisar a utilização do sistema E-fisco pela Gerência Regional de Educação da Mata Norte. Para isso, realizou-se observações in loco, bem como a percepção por parte dos usuários desse sistema, além do aparato bibliográfico e sites institucionais. O que pôde ser constatado é que a utilização do sistema E-fisco por parte da Gerência Regional de Educação (GRE) é fato precursor de uma maior eficiência nos processos realizados, visto que possibilitou uma maior descentralização das operações, o que otimizou o tempo e permitiu uma melhor distribuição de competências e responsabilidades, conferindo-lhes um importante instrumento para um melhor acompanhamento dos recursos públicos recebidos pelas escolas, bem como, maior agilidade no processo de prestação de contas desses recursos.Item O uso das TICS como desafio para o educador no atendimento educacional especializado(2021) Silva, Geanne Maria da; Monteiro, Josilene Alves; Julião, Erika Carla Vieira de Matos; http://lattes.cnpq.br/0875670090379810; http://lattes.cnpq.br/5053629056295085As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Quando as TICs são atreladas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) trazem inúmeros benefícios aos seus usuários, visto que essas novas tecnologias são oportunidades dos alunos atendidos nas salas de AEE desenvolverem suas capacidades e habilidades. Assim, busca-se através desta pesquisa questionar quais as maiores dificuldades encontradas pelos professores dentro do Atendimento Educacional Especializado com relação ao uso das TICs? Com isso, o presente artigo tem o objetivo principal de investigar o uso das TICs dentro do AEE, tendo em vista seus benefícios para o processo do ensino e aprendizagem. Para isso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: refletir sobre a importância do uso de recursos tecnológicos para melhorar o atendimento na modalidade de ensino de Educação Especial; analisar o uso das TICs no Atendimento Educacional Especializado; e identificar as dificuldades dos professores em relação ao uso das TICs no AEE. Essa pesquisa apresentou em sua metodologia uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória e baseada em uma revisão bibliográfica, com base em produções científicas publicadas entre os anos de 2010 a 2021, no Portal Periódicos CAPES. A partir da análise dos artigos selecionados, os resultados mostram a importância do uso das TICs no AEE. Para que essas ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de modo eficaz é necessário que haja uma infraestrutura adequada, materiais de qualidade e profissionais qualificados. Desta forma, as TICs como ferramentas pedagógicas no AEE devem ser incorporados na prática pedagógica docente. Por outro lado, também é necessário que os governos municipais eItem Sistema integrado de gestão ERP na administração pública: um estudo de caso em uma estatal pernambucana(2019) Silva, Maria Priscila Conceição Rocha da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/7317742236454788A implementação de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) na administração pública brasileira tem sido empregada como um formato de iniciativa inovadora de gestão, buscando a eficiência organizacional e a melhoria dos serviços prestados à sociedade e, também, a eficácia dos resultados e impactos causados pelos seus processos. O objetivo do artigo é analisar os fatores críticos de sucesso da implantação e uso do sistema ERP em uma Estatal Pernambucana, estudando as características e os requisitos necessários para o funcionamento do ERP, segundo a percepção do gestor de projetos da área de TI da organização. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, sendo que a coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, para compreender a percepção do gestor a cerca do sistema ERP na organização. Os principais resultados apontam que existem múltiplos fatores que podem influenciar no sucesso e na eficiência do uso do ERP, principalmente no setor público, que possui diversos entraves em seus processos,além disso,às especificidades de suas atividades impõem uma cautela rígida, pois os impactos gerados não causam dano apenas a um grupo, mas sim, toda uma coletividade. Portanto, para a inserção do ERP em uma organização pública, faz-se necessário se estudar e ponderar os pós e contras, e esses cuidados devem ser analisados segundo as atividades desenvolvidas e os referidos impactos que podem ser gerados na sociedade.
