02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item A (in)visibilidade social na Belle Époque: um estudo sobre Cha-U-Kao(2023-04-12) Santos, Sarah Monteath dos; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/2419007583338382Ao considerar a arte como um local de fala e de privilégio dentro da sociedade, tem-se a relação desta com a (in)visibilidade social e a representação do mundo, destacando os códigos do poder estabelecidos. Deste modo, a presente pesquisa visa investigar estas desigualdades sociais na obra de arte através do olhar de algumas produções do artista Toulouse-Lautrec. Por compreender que esta é uma questão pertinente tanto à educação básica quanto à história e ao ensino da arte, tem-se, como objetivo geral, possibilitar novos olhares para a (in)visibilidade social a partir das obras deste artista acerca da palhaça Cha-U-Kao. As questões que norteiam esta pesquisa são: como a percepção desta (in)visibilidade social no cotidiano pela obra de arte pode despertar o senso crítico do indivíduo? Como buscar pela compreensão de que a arte-educação é um instrumento de minimização desta (in)visibilidade social? E, assim sendo, de que maneira esta torna-se, tanto uma proposta de ressignificação social quanto de concepção artística e subjetiva? De caráter bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa aborda questionamentos sobre o papel das artes visuais e sua relação com o cotidiano atual, a partir das reflexões de Haar (2007) e Alvim (2019). Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico que visa discutir os aspectos da obra de arte e a reflexão social que esta pode suscitar. A natureza desta pesquisa, de caráter descritivo e explicativo, tem como fio condutor a ausência de registros biográficos acerca da vida da palhaça Cha-U-Kao. A arte em sua amplitude de linguagens e símbolos, assim como as produções do artista acerca do circo, encontradas nas obras de Néret (2009) e Frey (1994), conduziram a pesquisa para este recorte temático. Assim, a partir destas obras foi possível tomar conhecimento da existência de uma das primeiras mulheres artistas a se assumirem e serem reconhecidas como palhaças, tornando-se referência para atuações posteriores. Ultrapassando, desta maneira, o seu contexto histórico. O estudo empírico dessa pesquisa foi realizado a partir da análise das obras de Toulouse-Lautrec, em especial as que tinham a representação de ChaU-Kao enquanto palhaça e no meio circense, buscando, assim, compreender, tal como um quebra cabeças, os fragmentos da (in)visibilidade social desta artista. A partir desta seleção, percebemos que, embora ela tenha vivido e atuado em diversos meios boêmios, não se tem registros textuais e biográficos acerca de sua existência, sendo as obras encontradas e analisadas neste recorte, pequenas partes de um quebra-cabeça biográfico, cujo conhecimento e existência tornou-se possível graças à visibilidade social que Toulouse-Lautrec conferiu às mulheres da Belle Époque através de suas obras os registros cotidianos e subjetivos dessas vidas (in)visíveis.Item A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens(2022-07-18) Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6889986563201805Tendo em vista os preconceitos que os falantes de variações linguísticas enfrentam na sociedade, as escolas podem reproduzir essa prática, seja através do currículo, das imposições docentes e/ou dos instrumentos institucionais como o livro didático de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem das Variações Linguísticas no Livro Didático do aluno de Língua Portuguesa do 6º ano - fundamental II. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999, 2004, 2006), Bunzen (2007), Rojo (2003) e Travaglia (2011). Os resultados indicam a abordagem tradicionalista das variações linguísticas, sem propor reflexão e discussão do tema, limitando-se à presença de atividades que focalizam aspectos gramaticais. Ainda, o tema preconceito linguístico é ignorado.Item A arte com a natureza: experimentos de pigmentos naturais na educação do campo em alternância(2018) Lima, Adriene Viana; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020; http://lattes.cnpq.br/6075580495835098O presente trabalho tem como propósito produzir tintas a partir da natureza/campo e utilizá-las nas aulas de arte.O que me levou a pesquisar sobre tal tema foi o anseio de conhecer cada vez mais o campo e as possibilidades de transformar os materiais naturais em artísticos, sustentáveis, para as aulas de arte, bem como promover o desenvolvimento artístico dos estudantes. A experiência foi realizada com os estudantes do curso de Agroecologia PROEJA(Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), que funciona em Alternância, em uma escola do campo, nomunicípio de Arataca-BA.Para o desenvolvimento de tal estudo contou-se com a aporte do ensino da arte no contexto da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância,propondo práticas artísticas a partir de materiais coletados da natureza.No resultado desta pesquisa, pude observar que os estudantes desenvolveram atividades artísticas, diferentes das que já tinham costume de fazer. A experiência realizada de produção de tintas junto aos estudantes foi bem aceita por todos, oportunizando novas aprendizagens em Arte em diálogo com a pedagogia da Alternância.Item A arte de Ana das Carrancas: de louceira à expressão da arte popular(2023-12-18) Cavalcante, Kellison Lima; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/7281273840360289Este trabalho investiga a trajetória e produção artística de Ana das Carrancas, ceramista conhecida por sua técnica de moldar o barro em forma de carrancas, com o objetivo de compreender a criação artística, suas influências, estética e sua contribuição para o ensino de arte. Ana das Carrancas é uma figura emblemática da arte popular brasileira, cujo legado transcende o âmbito regional. A pesquisa adotou uma abordagem multidisciplinar, utilizando fontes primárias através da pesquisa bibliográfica e fontes secundárias através da pesquisa documental e da pesquisa de campo em espaços culturais de Petrolina que preservam a memória da artista. As carrancas de barro, suas obras mais notáveis, refletem a estética e cultura do Vale do São Francisco no sertão pernambucano, desafiando observadores com seus olhos vazados e traços zoomórficos. No contexto educacional, as oficinas de modelagem de barro e visitas a espaços culturais ligados a Ana das Carrancas enriquecem o ensino de arte, permitindo que os alunos se conectem com tradições locais, técnicas e diversidade cultural. A arte de Ana das Carrancas transcende as fronteiras de Pernambuco, contribuindo para a difusão da arte popular brasileira em um contexto mais amplo, se tornando um símbolo da força da expressão da arte popular. Seu legado inspira a valorização da riqueza da arte popular brasileira, tanto no ensino de arte quanto no reconhecimento dessa expressão artística em âmbito nacional e internacional.Item A arte na escola como meio de inclusão no universo autista(2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).Item A Artista Maria Auxiliadora e a Representatividade Negra em suas Pinturas(2021-08-18) Jesus, Jeisa Pereira de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Este trabalho investiga como o povo negro vem sendo representado na pintura brasileira ao longo da história. Desse modo, propusemos como objetivos específicos: analisar as diferenças de representações do negro produzidas pela artista negra, Maria Auxiliadora da Silva em relação às dos artistas europeus e refletir sobre a importância dessas representações da citada artista, na contemporaneidade a partir da seleção de três de suas telas. Assim foi importante fazermos um estudo dos principais artistas que foram prestando esse papel na arte pictórica, a partir dos pintores holandeses do século XVII, Frans Post (1612-1680) e Albert Eckhout (1610-1666) e dos artistas Johann Moritz Rugendas (alemão) (1802-1858) e Jean-Baptiste Debret (francês) (1768-1848) no século XIX. Identificamos o despontar dos primeiros pintores negros brasileiros a ingressarem na AIBA - Academia Imperial de Belas Artes, ainda no século XIX e àqueles ditos artistas populares, negros, que foram aparecendo no cenário artístico no século XX. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e bibliográfica, dentre as variadas referências utilizadas podemos destacar os autores: Vagner Gonçalves da Silva (2005), Lélia Coelho Frota (1978), Darcy Ribeiro (2020), além de outros que foram localizados durante a pesquisa em artigos acadêmicos e dissertações de mestrado. Portanto, nossa pesquisa bibliográfica seguiu um método de estudo com base na história em que contextualizamos a retratação do negro pelos pintores citados. Identificando a presença do povo negro e suas vivências nas três obras selecionadas de Maria Auxiliadora, por trazerem conceitos fortes da cultura afro-brasileira, importantes para a formação da nossa cultura nacional e analisando a diferença de suas representações em relação as da pintora, nos colocando a refletir sobre a importância dessas representações negras na contemporaneidade, a partir de três telas selecionadas, dessa artista. Observamos que a artista não somente representou a cultura afro brasileira como parte do seu cotidiano, como também trouxe conceitos fortes da cultura afro-brasileira, tais como seus manifestos religiosos, englobando festividades, musicalidade, a estética das suas vestimentas entre outras características, importantes para a formação da nossa cultura nacional.Item A atuação do Escritório de Projetos na gestão de portfólio no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco(2019-07-13) Maria, Ariadne Andrade de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/6695213341056474O Escritório de Projetos exerce um papel imprescindível no gerenciamento dos portfólios de projetos no alcance dos objetivos estratégicos das organizações, conferindo a aplicação de conhecimento, habilidades, instrumentos e técnicas para tornar factível o atendimento das expectativas das partes interessadas. O objetivo deste estudo é investigar as práticas executadas pelo Escritório de Projetos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco ao gerenciar os portfólios de projetos visando à realização dos objetivos estratégicos. O trabalho justifica sua relevância ao disponibilizar uma alternativa aos órgãos públicos que apresentam dificuldades em tornar suas ações eficazes, na concretização dos seus objetivos organizacionais. No referencial teórico, foram abordados os conceitos de gerenciamento de projetos, escritório de gerenciamento de projetos, gerenciamento de portfólio, assim como experiências práticas de alguns órgãos públicos brasileiros nessa área. A metodologia adotada se fundamentou em dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, consulta bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa mostram as ações do Escritório de Projetos metodologicamente organizadas; um conjunto de práticas efetivas e um excesso de projetos caracterizando a dificuldade observada no órgão de separar atividades operacionais de projetos.Item A Belle Époque carioca por João do Rio(2022-07-07) Conceição, Alline Danilla da; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716A Belle Époque aconteceu durante o período de transição entre o século XIX e XX. Mundialmente, vemos o cenário europeu em paz e com grandes avanços tecnológicos. A França como capital cultural do continente e Paris passou por grandes reformas que a fizeram ser reconhecida pelo nome de “Ville Lumière” (Cidade Luz). Essas transformações influenciaram não só a Europa, como também se espalhou pelos demais continentes, chegando também ao Brasil. No governo do então prefeito Pereira Passos, passou por uma série de obras, como o alargamento das ruas, a retirada de prédios e a construção de cartões postais, como o teatro Municipal e o teleférico pão de açúcar. Surgem também diversos cinemas além de cafés e confeitarias que davam à Capital ares parisienses. A região central, localidade escolhida pelo prefeito para ser remodelada, tornou-se cenário não apenas de reformas, como também de uma política “higienista” e “embelezatória”. Muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas em prol dessa “modernização”. Em consequência, vemos o surgimento das favelas nas barrancas dos morros e todos os problemas sociais que dela faz parte. É neste contexto que surge então o cronista Paulo Barreto, que tendo por referências essa ríspida realidade, se destaca em relatar o cotidiano daquelas pessoas. O respectivo estudo tem como intuito analisar a literatura transitória entre o século XIX e XX, passando por uma interpretação cautelosa dos manifestos artístico-políticos no cenário brasileiro, levando em consideração os fatores sociais da época e assim compreender melhor a realidade que se passava naquele povo. Partindo do século em questão, destacaremos João do Rio, pseudônimo mais famoso do cronista em estudo. Cabe ressaltar que, um estudo mais afundo acerca da vida e performance do escritor de acordo com Lêdo Ivo, Claudia Gonçalves Ribeiro e Fernanda Mansilia Paulino e sobre a Belle Époque por Natália Lima.Item A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem(2023-12-21) Silva, José Carlos Rodrigues da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático usado na sala de aula da EREM Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério – PE, estabelecendo relação com a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, com o fito de compreender o seu alinhamento com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Logo, a música aqui tratada foi investigada enquanto elemento da linguagem, especificamente na área de Artes. A análise consistiu em observar a relação da BNCC com o livro didático adotado pela escola campo de estágio para compreender de que forma esse material apresenta a música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o professor de Língua Portuguesa nas aulas de linguagem. Para tanto, consideramos sequências didáticas presentes no livro e observamos a relação dessas atividades com as competências assumidas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa que, neste caso, traz a música no entrelaçamento dos conteúdos. Posteriormente, aplicamos um Plano de Atividades a fim de perceber, na prática, como a música consegue ter aceitação junto aos estudantes conforme propõe a BNCC. Para compreender o papel do livro didático de língua portuguesa na sala de aula, tomamos como referência os estudos de Bunzen (2014), considerações de Dionísio e Bezerra (2020) sobre o livro didático de Português, alinhando-se à música no texto de Vila Nova (2012).Item A comunicação mediada por computador e os seus impactos(2023-09-29) Santos, José Mario Rodrigo dos; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/5958120943772062A Comunicação Mediada por Computador (CMC) se apresenta como um fenômeno de grande importância na forma como transmitimos informações e como nos relacionamos na sociedade contemporânea. Destaca-se, assim, a importância de compreender a situação social e situacional da CMC, considerando que a comunicação online varia de acordo com o propósito comunicativo ou a plataforma utilizada. Nesse contexto, as redes sociais desempenham um papel crucial na criação de mensagens multissemióticas, permitindo o compartilhamento de imagens, vídeos, GIFs, áudios e outros elementos visuais e sonoros para uma comunicação mais rica e expressiva. Isso influencia não apenas como nos expressamos, mas também como interpretamos informações e interagimos com outros. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. Destaca-se a importância de avaliar como os produtores de texto se adaptam quando não têm acesso a recursos multissemióticos, pois a escrita continua sendo uma competência fundamental. Também se enfatiza a necessidade de compreender a diversidade de formas de comunicação online e evitar generalizações que levem a preconceitos ou críticas infundadas. Argumentando-se que as mudanças linguísticas na CMC não ameaçam a língua, mas refletem a evolução natural da comunicação em um ambiente digital dinâmico.Item A construção temporal no desenvolvimento do texto argumentativo-dissertativo(2023-09-29) Oliveira, Maria Cristina dos Santos; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/3189446071764804Este estudo investiga a interseção entre a sociedade, o desenvolvimento cognitivo e a produção de textos escritos, com foco na análise das construções linguísticas temporais em redação da Fuvest 2011. A pesquisa ressalta relevância da integração do indivíduo na sociedade como fator fundamental na formação de pensamentos e ações, sublinhando a intricada relação entre linguagem e contexto social. A construção textual é abordada como um processo complexo que envolve a aplicação de padrões e convenções linguísticas, com o reconhecimento da influência da individualidade na interpretação dos textos. Com base em teorias de autores com Koch (2003), Damásio(2011), Cunha e Tavares (2016), Vicente (2014) e outros, este estudo analisa como os estudantes do 8. ano do Ensino Fundamental II e os vestibulandos da Fuvest de 2011 se posicionam em diferentes estágios cognitivos durante a produção de seus textos, influenciando significativamente a qualidade e a formalidade desses textos. A análise das construções temporais nos textos revela que tanto os estudantes com melhor desempenho quanto aqueles com menor desempenho frequentemente introduzem seus parágrafos com referências temporais. Surpreendentemente, o tempo presente é amplamente dominante, com expressões como “hoje” e “atualmente” sendo recorrentes, apesar do tema da redação da Fuvest (2011) abordar o “pensamento a longo prazo”. Por outro lado, o tempo futuro é subutilizado, sugerindo uma falta de ênfase nas considerações de longo prazo por parte dos escritores. Em resumo, este estudo destaca a complexa interação entre os fatores sociais, cognitivos e linguísticos na produção de textos escritos, fornecendo insights valiosos sobre como a sociedade molda a expressão de pensamentos e como os estágios cognitivos dos escritores afetam a qualidade e formalidade dos textos.Item A contação de histórias e o desenvolvimento do sujeito leitor no Projeto Brincarte em uma perspectiva artística(2021-07-31) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974A contação de histórias nos proporciona esse viajar além do tempo, de reviver momentos que nos levam a sentir cheiros e sabores, sensações e emoções. Esta pesquisa objetiva apresentar as contribuições do Projeto Brincarte UFRPE com as atividades com as contações de histórias desenvolvidas nas escolas e ONGs da Prefeitura do Recife. Nesse contexto, relatar as contribuições da contação de histórias do Projeto Brincarte para o desenvolvimento do sujeito leitor em uma perspectiva artística. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da atividade de contação de história para o desenvolvimento da criança no Projeto Brincarte. Trata-se de um projeto de extensão para a arte-educação na concepção que envolve o lúdico em suas diversas facetas, como forma de impulsionar uma aprendizagem a partir do resgate das contações de histórias, antigas brincadeiras, da produção artística, da confecção de brinquedos com material reciclável e diversas ações que remetem o desenvolvimento infantil de forma holística e divertida. E ainda, a autora desta pesquisa atua como monitora buscando incentivar a leitura para as crianças, para o desenvolvimento, criatividade e ludicidade da criança. O referencial teórico contempla procedimentos metodológicos a serem adotados, consistem em fazer uma entrevista com um roteiro com perguntas, onde as monitoras do Projeto Brincarte, revelam informações sobre as experiências vividas pelas crianças na hora da contação de histórias, o que elas percebem nas crianças nesse universo do sonho, da imaginação, da fantasia e de forma lúdica. Portanto, espera-se que os dados obtidos e as discussões propostas, a partir deles contribuam para que as crianças se tornem um sujeito leitor. Sendo assim, todo o percurso busca traçar as diferentes formas de ver, sentir, pensar e constituir-se no mundo da arte. Nesse sentido, propondo uma reflexão da contação de histórias em uma perspectiva artística.Item A contribuição do programa Mais Médicos para reduzir a escassez de profissionais médicos na atenção básica(2019-07-13) Maximino, Marcos Aurélio de Lima; Cavalcanti, Ronald Pereira; http://lattes.cnpq.br/8438635944779689; http://lattes.cnpq.br/1096442918151438Este estudo busca tratar da política pública Programa Mais Médicos (PMM), desenvolvido pelo Governo Federal, visando efetivar e fortalecer o atendimento médico nos municípios do interior do país com foco na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de estudo descritivo qualitativo baseado em dados publicados. A escassez de profissionais de saúde em áreas desassistidas é um obstáculo para o acesso à saúde em vários países. As ações desenvolvidas, instituídas na Lei 12.871/13 tinham como objetivo diminuir a escassez de médicos tendo como medida imediata à contratação de médicos estrangeiros através de acordos de cooperação internacional, assim como a abertura e aumento do número de vagas na graduação. O programa apresenta grandes avanços em relação à escassez, porém passa por dificuldades desde rompimento com o Cuba.Item A cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do Ensino Fundamental I da rede municipal de Ilhéus-BA(2021-08-13) Pinheiro, Josenice Santos Souza; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045Esta pesquisa tem como objetivo de analisar a presença das artes dos povos indígenas nas escolas municipais da cidade de Ilhéus, pois entendemos que por meio do ensino de Arte podemos preservar a memória e manter acessa a cultura dos povos Tupinambás de Olivença/ BA. Com isso, temos como objetivos específicos refletir sobre a necessidade da valorização da arte, cultura e história dos povos indígenas no currículo escolar do ensino fundamental I ilheense. Identificando nos documentos norteadores da educação ilheense a inclusão da temática indígena, bem como apresentar como podemos trabalhar a lei 11.645 (2008) no ensino de Arte no ensino fundamental I. Para tanto o referencial teórico contempla discussões acerca do currículo do componente Arte nas escolas públicas ilheense, tendo como aporte teórico autores como: AGUIAR (2000); BARBOSA (1995, 2010: 10); DUARTE JR (2000), CHAUÍ (2014), dentre outros. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados na pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos indicam que o Município de Ilhéus possui um aporte legislativo, normativo e regulador que orientam as unidades escolares a trabalhar a cultura indígena Tupinambá de Olivença no currículo do componente Arte do ensino fundamental I. Com base nos resultados e discussões apresentadas, consideramos satisfatória as orientações e propostas pedagógicas que a Educação Ilheense adota para divulgar, valorizar e preservar a arte, cultura e história dos povos indígenas que foram os primeiros habitantes dessa localidade e contribuíram para seu desenvolvimento.Item A diversidade linguística no português brasileiro : reflexões sobre o preconceito linguístico no ambiente educacional(2023-11-29) Lima, Maria Andrielly Matos de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440A presente pesquisa apresenta algumas reflexões, a partir da teoria da sociolinguística, sobre as diferentes formas de comunicação presentes na língua portuguesa, influenciadas pelos fatores sociais, econômicos, históricos e culturais e tem como objetivo geral verificar as concepções linguísticas de 4 (quatro) docentes de Língua Portuguesa da Educação Básica, atuantes no Município de Santa Maria do Cambucá- PE, refletindo sobre a necessidade de práticas pedagógicas que não menosprezem a língua materna no combate ao preconceito linguístico. E, como objetivos específicos, buscou-se: analisar o fenômeno sociolinguístico para uma melhor compreensão acerca dos aspectos da linguagem, discutir a relevância das concepções sociolinguísticas para a práxis pedagógica, evidenciar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) para o ensino de língua materna e refletir sobre o papel da escola e do professor diante do preconceito linguístico. Para a construção deste artigo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, tendo como aporte teórico as contribuições de Antunes (2003; 2007), Bagno (2007; 2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Soares (2000), dentre outros, salientando a relevância de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade linguística durante o processo de ensino e aprendizagem, por meio de documentos oficiais que orientam o ensino da língua materna, como os PCNs e a BNCC. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de uma entrevista com 4 (quatro) docentes de Língua Portuguesa, desenvolvida com a finalidade de analisar como abordam esse fenômeno linguístico nas atividades que integram a sua prática pedagógica e sua atuação docente. Desse modo, a finalidade da referente pesquisa é buscar, sobretudo, enfatizar a importância da Variação Linguística (VL) no contexto social, dentre a necessidade de uma reflexão sobre o preconceito linguístico no ambiente educacional, visando obter meios que ampliem o repertório comunicativo dos estudantes e uma valorização da diversidade linguística brasileira. A partir das informações analisadas, conclui-se que é de extrema relevância que haja uma conscientização nas instituições de ensino, de modo que as práticas didático-pedagógicas adotadas pelos docentes de Língua Portuguesa sejam capazes de atribuir o conhecimento necessário acerca da VL, com o intuito de ampliar o repertório comunicativo dos estudantes e visando a desconstrução do preconceito linguístico ainda presente na sociedade, além de contribuir para uma sociedade consciente, capaz de respeitar todo e qualquer tipo de diversidade existente no país.Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148O presente trabalho está voltado a abordagem da Educação Ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino, abordando um estudo de caso na cidade de Pesqueira localizada no agreste de Pernambuco. Com o objetivo de analisar a inclusão da EA sob a perspectiva dos professores como tema transversal na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade citada, após analisar como estão incluindo o tema e ver os relatos dos professores, irão sugerir estratégias que podem contribuir positivamente para a forma como a EA é ministrada. Esta pesquisa se justifica e se aplica como um meio de desenvolvimento para a melhoria do processo de ensino. Para a sua realização, foi empregado um questionário junto aos docentes contendo 15 perguntas destinadas ao corpo docente da instituição. Com a coleta de dados e suas respectivas análises, foi possível verificar que embora a maioria dos professores mostra interesse por temas e questões ambientais, mesmo a maioria não tendo curso na área ambiental, eles de certa forma se sentem aptos para repassar conhecimentos para seus alunos e buscam informações por meio de diferentes meios de comunicação aos assuntos de cunho ambiental, tornando a aprendizagem mais significativa no processo de educacional. Os resultados do Survey junto aos participantes da pesquisa demonstram que, os docentes sentem-se aptos a lecionar disciplinas do tema ambiental, mesmo sem formação e capacitação específica. Foi possível observar ainda que os docentes têm como principal fonte de informações as mídias e internet para a construção de material letivo, o que permite uma atualização constante das suas aulas.Item A educação como ferramenta de ressocialização em um presídio de Pesqueira, Pernambuco(2021) Oliveira, Mykael Douglas Alves de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709Umas das ferramentas de maior poder para o desenvolvimento e construção de um bom cidadão é a educação. Além disso, ela é direito de todos, estando instituída na Constituição Federal. Porém, por muitas vezes esse direito é tirado ou negado aos privados de liberdade, onde deveria ser utilizada com mais força de modo a se obter uma ressocialização e sociedade mais justa. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como a ressocialização por meio da educação é praticada no presidio Desembargador Augusto Duque, localizado no município de Pesqueira, interior de Pernambuco. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira de cunho bibliográfico investigativo para verificar os programas de reintegração e a estrutura educacional escolar. E, na segunda parte, foram realizadas entrevistas através de questionários compostos por dez quesitos, para compreender a importância da educação na vida dos presos. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de noventa alunos, sendo sessenta do EJA Fase IV e trinta do EJA Médio. A educação como ferramenta de ressocialização mostrou o quanto pode ser eficaz se aplicada de forma pedagógica e inovadora, sendo ela capaz de mudar a perspectiva de futuro dos presidiários. Com a resposta dos questionários, pôde-se compreender o quanto a educação realiza diferença na vida do ser humano, constatando haver um autorreconhecimento de seus atos, que os privados de liberdade estão cientes das suas ações e, estão dispostos a mudarem de vida. Dos noventa participantes, apenas quatro possuíam ensino médio completo (4,4%), demonstrando que a população carcerária estudada apresenta baixo índice acadêmico. Por outro lado, a grande maioria informou que pretendem dar continuidade aos estudos após o cumprimento de pena. Neste sentido, a educação conseguiu transformar seus pensamentos, sendo ela o passaporte para a vida. E, sendo nós os passageiros, cabe-nos a lutar por ela.Item A educação historiográfica e a utilização da literatura nas aulas de história : uma possibilidade metodológica(2024-01-05) Melo, Ianny Carla da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0616111756933544A princípio a literatura e a história podem parecer opostas, pois uma busca o imaginário e a outra o real. Contudo, se analisarmos em profundidade, elas têm algo em comum, buscam entender a vivência humana e é esse o ponto que podemos explorar. Quando levamos a literatura para uma aula de história podemos trazer essa análise da vivência humana escrita nos livros literários e aquelas vivências reais explanadas pela história. O conjunto de ambas as disciplinas pode engrandecer o estudo da história. Nesta pesquisa, visamos explorar a problematização da utilização da literatura no ensino de história na busca de um aprendizado mais abrangente. Tendo como objetivos discutir o ensino de história atual, debater sobre a literatura como fonte historiográfica e trazer trechos de obras literárias que podem ser utilizadas nas aulas de história, como o Cordel. Sendo assim, o presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo. O objetivo é fornecer informações que possam servir de guia para ações de mudança da realidade. Nesse sentido, os resultados serão apresentados sobre as formas qualitativas, com base em informações coletadas de fontes primárias e secundárias, incluindo revisões bibliográficas, estudo de casos e prática em campo através do estágio. A execução da pesquisa inclui, primeiramente, o levantamento de dados secundários e a revisão da literatura. Posteriormente, volta-se para os estudos de casos, visando à solidificação teórica, e a prática em campo, que analisará a capacidade prática da pesquisa. Por fim, compreender a literatura como uma fonte que pode ser explorada pela historiografia e que tem grandes potenciais metodológicos, podendo ser utilizada pelos professores nas aulas de história.Item A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal(2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433Item A escrita criativa de Fanfics em práticas de letramentos literários no 8º ano do ensino fundamental(2023-09-29) Rodrigues, Januária de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3362568091344666O presente estudo trata sobre a escrita criativa de fanfics em práticas de letramentos literários digitais. O objetivo principal desta pesquisa é investigar os processos de escrita criativa de fanfics no 8º ano do Ensino Fundamental em conexões dialógicas com práticas de letramentos literários de discentes na cultura digital. Trata-se de uma pesquisaação realizada em escola pública do estado de Pernambuco, com abordagem mista (quali/quantitativa), priorizando-se o enfoque qualitativo. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados para identificação e contextualização dos perfis dos sujeitos participantes da pesquisa. Além disso, foi realizada oficina literária com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da escola pública do município de Dormentes, em Pernambuco. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias metodológicas, como, por exemplo, a sequência básica de Cosson (2021), de forma que o estudante tivesse a oportunidade de experienciar o texto literário a partir da contextualização com sua realidade. A sequência básica foi aplicada com a interpretação do conto literário “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, valorizando-se processos de releituras e escrita criativa, com foco em análises literárias dialógicas centradas na autoria e na aprendizagem ativa do estudante por meio da escrita de fanfics. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes tem uma noção básica sobre o que são fanfics (63,16%) e 36,84% não conhecem o gênero. Mesmo com certo conhecimento do gênero fanfic, a maioria dos estudantes (97,38%) afirmou que nunca escreveu fanfics. Portanto, a partir da realização da oficina pedagógica “Laboratório de escrita criativa”, conclui-se que as fanfics e os meios digitais podem motivar práticas de letramentos literários de estudantes no contexto da Educação Básica.
