02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI(2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.Item A percepção da gestão municipal e dos munícipes sobre a situação atual e ações relacionadas ao uso sustentável da lagoa central no Município de Lagoa do Carro - PE(2022-12-22) Barros, Lucas de Souza; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2920816772068662Este artigo tem como objetivo geral investigar a gestão municipal da lagoa central do município de Lagoa do Carro (PE), quanto ao uso sustentável deste recurso. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, baseada na observação das respostas coletadas por pesquisa realizada com os moradores, comerciantes e a gestão ambiental do município. Trata-se de uma pesquisa quanto aos objetivos, descritiva e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa apresenta-se como bibliográfica, documental e de campo, com aplicações de questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples com gráficos, baseados nas questões aplicadas, evidenciando a frequência das respostas através de cálculo percentual. Adaptou-se a matriz Pressão – Estado – Impacto - Resposta (PEIR) a fim de perceber a dinâmica dos problemas socioambientais na lagoa central. Entre algumas das ações da gestão municipal direcionadas ao uso sustentável da lagoa central, tem-se o projeto de revitalização, aprovado por emenda parlamentar por participação popular, com previsão de início em meados de março de 2023. Outra informação relevante quanto à percepção da gestão municipal é a importância de se discutir as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) do município, com intenção de atuar junto às residências instaladas ao redor da lagoa após aprovação do Código Municipal do Meio Ambiente e a Lei de APPs pela Câmara Municipal. Para os moradores e comerciantes do município, existe uma baixa percepção quanto à gestão municipal promover ações de limpeza e conservação da lagoa central. No entanto, a maioria concorda com a implementação de um projeto de revitalização da lagoa de modo a torná-la útil para uso e promoção de turismo sustentável. Os dados obtidos na pesquisa devem auxiliar a gestão ambiental municipal na tomada de decisão e fomentação de políticas públicas direcionadas ao uso e conservação da lagoa central, em prol da sustentabilidade.Item Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental(2021-08-24) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824This research brings as a central theme the teaching of art and its transforming power for environmental awareness. This research has as a general objective to investigate art as a tool for environmental awareness in elementary school students and teachers. As specific objectives, it is intended to know the environmental perception of elementary school students about art and its contribution to critical environmental education; and what is the perception of teachers about their role, as art teachers, in the relationship between art-education and the environment. For a deeper understanding of the theme presented here, foundations were sought in the postulates of authors such as: Marques (2015); Gamma (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), among others. This study presents a qualitative approach and used as a research instrument an interview that involved 10 students and 02 teachers from a private school in the city of Gravatá-PE. Data collection took place through an interview made by the WhatsApp application, due to the sanitary measures for the prevention of covid-19, adopted by the Government of the State of Pernambuco in partnership with the Education Department of Gravatá. The survey results showed, in general, that there is an understanding by the interviewees about the topic addressed. Therefore, access to artistic knowledge can provide students with a means of verifying the importance of actions aimed at greater sensitivity about the environment and sustainability. Thus, it was realized that students should not be kept far from themes that concern environmental issues. Within this framework, it is important to promote the transformation of students through the arts, leading them to sustainable awareness and care for the environment. The results showed that there is a basic understanding by those surveyed about the topic addressed. Art classes, as a discipline, can provide students with many possibilities to seek knowledge about the importance of actions aimed to raise awareness about the environment, sustainability and awareness and care for the environment.Item Contratos administrativos: Importância da gestão de contratos na administração pública(2021-08-26) Silva, José Wellington de Lima; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/4507235939165629Item Gestão de resíduos sólidos: um estudo no município de Paulistana - PI(2021-02-24) Silva, Jefferson Elias da; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Item Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade(2021-08-25) Jesus, Andrea Santos de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950The research under discussion has the central scope to investigate the studio as a space for creation and production of sustainable art, as well as to discuss the binomial art and sustainability as an instrument of environmental education, identify the inputs and the sustainable art production process and present the artist's perceptions plastic facing the challenges of undertaking art under the dimension of sustainability. The theme is justified by the human urgency in the path of ecological awareness and preservation of the planet's natural resources, relevant to sustaining life. The effects of consumerism and the growing search for modernization have resulted in the degradation of areas and natural sources, causing harmful damage to society's quality of life. The motivation for the subject was due to the author's experiences in the production of art from recycled materials and militancy in environmental issues. The methodology used was the multiple case study, carried out among plastic artists in their spaces of creation with reusable raw material, the approach followed a qualitative line. The results indicate that the use of recycled materials around art represents a strong educational, socio-historical and cultural component towards preservationism.