03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Construção de redes neurais para a predição do preço de ativos da Bolsa de Valores(0202-04-27) Silva, Bruno Leonardo de Oliveira; Paiva Júnior, Sérgio de Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/7706717198580424A bolsa de valores se apresenta como uma alternativa de investimento para aqueles que buscam maior rentabilidade, mas em troca desse alta rentabilidade existe uma alta volatilidade, que para muitos investidores acaba resultando em operações negativas. Para contornar esses problemas, os investidores que se arriscam nesse mercado buscam métodos para analisar e até mesmo prever as movimentações de ativos. Um desses métodos é análise técnica que busca prever o movimento do ativo baseado em eventos anteriores. O objetivo desse trabalho é apresentar uma rede neural capaz de prever o preço de ativos da bolsa de valores, para aumentar a consistência em operações positivas. Para tanto, foi desenvolvida uma Rede Neural utilizando os dados de ativos da bolsa de valores, visando o sucesso da operações com a obtenção de resultados mais confiáveis. Os resultados do trabalho deixam claro que o modelo desenvolvido possui um ótimo desempenho, quando comparado com o método de análise técnica. Isso se comprova com os resultados das métricas de avaliação usadas para essa rede neural, como também as simulações de investimento com dados de diferentes ativos da bolsa de valores.Item Avaliação da usabilidade dos aplicativos móveis que auxiliam na mobilidade urbana(2019-12-12) Pinto, Dayla Rodrigues; Brennand, Celso Augusto Raposo Lisboa; Brennand, Camilla Valéria de Lima Tenório; http://lattes.cnpq.br/9083076050421030; http://lattes.cnpq.br/1245516173722185; http://lattes.cnpq.br/5162065228796368A mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens nas vias urbanas, garantindo a circulação de diferentes modais entre suas áreas. Neste segmento, com a crescente utilização de aplicativos em dispositivos móveis, principalmente, em serviços de geolocalização, tem proporcionado o desenvolvimento de aplicações que apoiam a mobilidade urbana, permitindo o acesso das pessoas a informações importantes para seu deslocamento como, por exemplo, traçar rotas, localizar endereços, informações sobre congestionamentos, condições das vias, acidentes. Estes aplicativos dotam de uma característica específica no seu contexto de uso, já que, comumente, são utilizados durante a condução veicular. Consequentemente, a usabilidade desses aplicativos deve propor uma interação com a interface de forma intuitiva e simples, para que esses aplicativos sejam satisfatórios e de uso efetivo. Nesse contexto, este trabalho realizou uma avaliação da usabilidade dos aplicativos que auxiliam na mobilidade urbana, cujo foco consistiu em avaliar a qualidade da interação e da interface dos aplicativos que são utilizados durante a condução de automóveis. Para realização dessa avaliação, foi utilizado o metódo de inspeção heurística, através da avaliação heurística SMASH, específica para smatphones. A avaliação foi realizado através de formulário online, coletando dados quantitativos e qualitativos, com abordagem de cunho exploratório. Como resultado deste trabalho, evidenciou os problemas de usabilidade pertinentes nos aplicativos, os indicativos e influências positivas e negativas que afetam permeiam no uso, os fatores que impactam negativamente a satisfação dos usuários, bem como, uma análise comparativa de qual aplicativo obtém um melhor desempenho, perante esse contexto de uso. Concluindo que, o aplicativo Waze, possui mais usuários que o Google Maps, mesmo assim, foi o que apresentou mais problemas de usabilidade, em ambas avaliações, o que implica que, para sua efetividade seja permanente e mais satisfatória, deve levar em considerações os problemas existentes, tratando de acordo com a sua severidade. Os problemas contidos no Google Maps, em partes, são similares os do Waze, contendo algumas particularidades que também requerem correções.Item ESO - estágio supervisionado obrigatório(2019-12-12) Souza, José Victor da Silva; Leite, Maurício Luiz de Mello Vieira; http://lattes.cnpq.br/4204641633941814; http://lattes.cnpq.br/6836501799019536Item Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco(2018-08-28) Magalhães, Géssica Natália de Moura; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379Os estudos voltados à compreensão da percepção ambiental entre estudantes são imprescindíveis, pois possibilitam o pesquisador entender como o estudante percebe o ambiente, como também servem para veicular informações sobre o seu funcionamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o ambiente marinho dos estudantes do ensino fundamental II (6º aos 9º anos) de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada-PE, utilizando as técnicas do grafismo infantil. A coleta de dados ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2017, com 44 estudantes do ensino fundamento II (6° aos 9º anos), matriculados numa escola pública estadual, localizada no município de Serra Talhada-PE. O procedimento metodológico consistiu em três etapas: 1. Realização de grafismo infantil; 2. Ação educativa “palestra; 3. Realização de novos desenhos infantis. A percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados de Serra Talhada-PE é Naturalista/Naturalizante e Globalizante/Integrada isso reflete uma visão da natureza intocada e mesmo que o homem esteja neste cenário ambiental a sua participação deve ser baseada na sustentabilidade ambiental. A posição geográfica do município de Serra Talhada-PE parece influenciar na percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados que veem o mar apenas com seus aspectos naturais faunísticos e florísticos como se estivessem em um mundo paralelo numa realidade descontextualizada e ao entrar em contato com as informações deste projeto passaram a perceber uma realidade antes não conhecida e demostrar por meio do desenho infantil a participação do homem de forma sustentável, bem como suas ações antropogênicas. A palestra educativa sobre o ambiente marinho promovida após as elaborações dos primeiros desenhos, sem nenhum contato prévio ou fornecimento de qualquer informação sobre oceanografia dada neste projeto fizeram compreender o universo marinho dos estudantes e a partir disso aprimorar os seus conhecimentos, pois só após os segundos desenhos foi possível vislumbrá-los como futuros agentes multiplicadores de uma sustentabilidade ambiental. Porém, se faz imprescindível destacar pela experiência vivenciada que as pesquisas com percepção ambiental necessitam agregar vários instrumentos de coleta de dados para se perceber, compreender e sentir as relações que ser humano tem com o meio ambiente.Item Acompanhamento das atividades do grupo de geomática e da empresa topos referência na unidade acadêmica de Serra Talhada(2019-12-11) Lima, Bruno Allyf Bezerra; Nascimento, Antônio Henrique Cardoso do; http://lattes.cnpq.br/5216997634308364; http://lattes.cnpq.br/0291696322002190O Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Serra Talhada, no grupo de grupo de geomática e na empresa Topos Referência, no período de setembro a novembro de 2019, totalizando 300 horas. O estágio foi conduzido sob orientação do Prof. Dr. Antônio Henrique Cardoso do Nascimento professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada, e sob a supervisão do professor Alan Cézar Bezerra. Na convivência diária no grupo de geomática e na empresa Topos Referência foi possível auxiliar e acompanhar as atividades exercidas por ambas, assim, obtendo conhecimento prático e teórico essenciais ao formando, possibilitando assim uma melhor compreensão com os assuntos abordados em sala de aula.Item Georreferenciamento de rotas e pontos de parada do transporte público com uso de geotecnologias(2019-12-11) Lima, Bruno Allyf Bezerra; Nascimento, Antônio Henrique Cardoso do; http://lattes.cnpq.br/5216997634308364; http://lattes.cnpq.br/0291696322002190O transporte público da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE é um ponto fundamental para os discentes, pois os mesmos utilizam deste serviço para realizar as diversas atividades. Entretanto, garantir um transporte de forma eficiente e segura consiste em um grande desafio, pois, os aspectos técnicos geralmente são negligenciados. Diante disso, é fundamental uma colaboração técnica para escolha das rotas e paradas para melhor atender às demandas do público discente residente na área urbana do município. Dentro deste contexto, objetivou-se com este trabalho promover uma qualificação da distribuição dos roteiros e pontos de parada do transporte público universitário da UFRPE/UAST. O projeto foi desenvolvido no município de Serra Talhada - PE, durante o ano de 2019, por meio de sete etapas. Tais etapas incluem pesquisa sobre o transporte universitário da unidade acadêmica de Serra Talhada - PE, reconhecimento físico das rotas e paradas de ônibus por meio de sistema de navegação por satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS), aplicação de técnicas de georreferenciamento utilizando o software Quantum GIS (QGIS) para análise e proposição de novas rotas, confecção de mapas, confecção de Web Mapa. Com o desenvolvimento do projeto obteve-se um aperfeiçoamento das rotas e paradas, através da elaboração de mapas e web mapa, assim trazendo uma melhora significativa para o transporte universitário da UFRPE/UAST.Item Mercado de energia solar fotovoltaica no município de Serra Talhada – PE: um estudo de casos em empresas prestadoras de serviço(2019-12-10) Silva, Mauricio de Souza; Souza, Patrícia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/7515103658189588Este estudo objetiva analisar o mercado das empresas prestadoras de serviço de energia solar fotovoltaica no município de Serra Talhada em 2019. O método adotado para construção desse material foi através de uma pesquisa qualitativa, baseada em dados secundários e primários, através da orientação analítico-descritiva. As empresas estudos de casos, se apresentaram integradas aos pressupostos da Economia dos Recursos Naturais e Economia da Energia. Ademais, as políticas públicas e o funcionamento do mercado de energia solar fotovoltaico tem promovido ações que viabilizam o crescimento do setor desde o ano 2012. Assim, ao serem analisadas as variáveis pertinentes deste estudo, observa-se que os demandantes, os ofertantes e o setor público administram as forças propulsoras o desenvolvimento do setor de energia solar fotovoltaico no Brasil, e em especial, no Nordeste.Item O homem duplicado: a representação da perda da identidade na sociedade contemporânea(2019-11-20) Souza, Josimar Pereira de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130O presente trabalho aborda a temática do duplo na literatura a partir de representação de sujeitos contemporâneos e o diálogo entre literatura e sociedade. O estudo procura verificar e justificar a relevância da temática na representação das dualidades e dilemas existenciais do ser humano. Através do romance do autor português José Saramago publicado em 2002, o trabalho discute a questão da identidade no mundo globalizado. Centrado no encontro de dois homens perfeitamente idênticos, o romance de Saramago atribui longevidade a temática do duplo e a coloca em discussão no que diz respeito o quanto o tema do duplo é representativo enquanto crítica social. Ao longo do trabalho analisaremos questões teóricas do duplo, o enredo do romance e logo após as suas ressonâncias no contexto social. Teoricamente embasado por Sturat Hall (2005) o trabalho procura apresentar os reflexos de uma sociedade globalizada, automatizada, de grandes metrópoles e as consequências nos sujeitos contemporâneos, a fragmentação, os dilemas existenciais, crise de identidade, consequentemente duplicidade.Item Vermicompostagem como tecnologia aplicada à valorização da matéria orgânica de resíduos do milho, nas condições edafoclimáticas do sertão pernambucano(2019-12-11) Siqueira, Andreza Jayane Nunes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/5272674335190028Neste trabalho, apresenta-se a vermicompostagem como uma tecnologia ambiental, utilizada na reciclagem e tratamento de resíduos obtidos a partir da produção de milho, levando em consideração as condições edafoclimáticas do sertão pernambucano, sob a perspectiva da química ambiental. Além disso, foi realizado um estudo físico e químico da vermicompostagem. A vermicompostagem consiste em um processo de transformação biológica, e também de bio-oxidação e estabilização da matéria orgânica (MO), transformando-a em um fertilizante de elevado potencial agrícola. Neste estudo, os vermicompostos foram produzidos com resíduos de milho, palha e sabugo, e junto a eles foram adicionados esterco de bode e serragem. Foram construídos quatro tratamentos, sendo um contendo apenas esterco de bode e serragem (substrato orgânico) e, os demais, contendo os resíduos de milho e o substrato orgânico. Em cada vermicompostor foram adicionadas 250 minhocas da espécie Eisenia fetida. Durante os 120 dias do experimento, os seguintes atributos químicos foram avaliados: sólidos totais (ST), pH, carbono orgânico total (TOC), matéria orgânica (MO) e a capacidade de troca catiônica (CTC). Os resultados de pH, TOC e MO apresentaram um decréscimo em seus valores durante o processo de vermicompostagem, enquanto que o teor de CTC aumentou. Ambas as tendências indicaram que os vermicompostos atingiram a estabilidade e maturidade desejada. Além disso, as minhocas apresentaram uma boa adaptação aos vermicompostores. Assim, foi possível concluir que a vermicompostagem pode ser utilizada como uma tecnologia eficaz no tratamento de resíduos de milho e produção de insumos agrícolas. No futuro, espera-se aplicar o vermicomposto em novas safras de milho, renovando o ciclo da cadeia produtiva, em condições de campo, ciclando sua matéria orgânica e nutrientes, em prol do desenvolvimento agrário e social do interior da Região Nordeste.Item Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos(2019-07-10) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.
