03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Item A (in) desejada das horas: o tema morte na poesia de Manuel Bandeira(2023-03-29) Diniz, Carlos Samuel dos Santos; Almeida, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6940108368664351O trabalho tem por objetivo analisar os poemas do autor pernambucano Manuel Bandeira no que tange a temática da morte e entender as suposições que levaram o poeta a escrever sobre o tema de forma tão recorrente em suas obras. Nesse viés, o contexto de desenvolvimento deste trabalho, é selecionar três poemas para análise e compreender o que levou Bandeira a dialogar tão bem com a morte, como nenhum outro poeta brasileiro modernista o fez. Para tanto, buscamos analisar, principalmente, as perspectivas de Arrigucci Jr (1990) e Rosenbaun (2002), que trazem um panorama ímpar dos traços bandeirianos sobre o tema, além de outros estudiosos tão importante quanto no desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, procuramos investigar a temática nos poemas “Preparação para a morte” (1960), “Desencanto” (1917) e “Profundamente” (1989). As análises não admitem uma regra cronológica. Ao longo da pesquisa podemos observar que entendemos a importância da literatura para com o corpo social e com os desdobramentos que ela possui, tanto para a relação dos “eus”, nesse caso, Bandeira e sua vida pessoal, quanto para a relação do poeta com o mundo.Item A cannabis no Brasil: perspectiva histórica, legal e tendências econômicas da legalização(2018) Godoy, Isabelle de Almeida; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/8645589364741734O estudo seguiu os preceitos de pesquisa bibliográfica e documental, considerando fatores históricos e sociais para explicar a origem da ilegalidade da cannabis no Brasil, questionando a eficiência do modelo de combate ao consumo e produção de drogas baseado na repressão e proibição. Expõe a Lei de Drogas 11.343/2006 em vigor no país e suas implicações, exemplificando a legalização e descriminalização com casos internacionais. Analisa o “Polígono da Maconha” e suas potencialidades produtivas, assim como, as condições necessárias ao cultivo da planta, servindo à análise de áreas com características similares. Reflete ainda sobre a economia dos custos jurídicos, de segurança e do combate ao tráfico, como também dos ganhos gerados através das receitas que podem advir da legalização. Além, dos efeitos para diminuição da violência e encarceramento da população, promovendo bem-estar social. A pesquisa busca compreender os frutos da legalização da cannabis para o país, em especial, para o sertão nordestino, bem como os benefícios que podem ser obtidos e as possíveis tendências de mercado.Item A causa revelada – uma análise do conto A causa secreta em relação à crueldade na condição humana(2020-10-29) Souza, Luanna Raquel de Lima; Apolinário, José Antônio Feitosa; http://lattes.cnpq.br/1121641464509822; http://lattes.cnpq.br/8960383938317969O presente trabalho consiste em uma análise do conto A Causa Secreta, do autor brasileiro Machado de Assis; caracterizando-se como analítico literário com embasamento filosófico – um trabalho literário-filosófico –, tendo por objetivo analisar o conto, a fim de solucionar a seguinte problemática: é possível realizar a reflexão de como a crueldade pode se manifestar na condição humana a partir da leitura e análise do conto? Com a intenção de responder a tal questão, trouxemos à discussão as teses abordadas nas filosofias de Friedrich Nietzsche, nas obras Genealogia da Moral (dissertações 01 e 02) e Aurora, e Clément Rosset, em suas obras O Princípio de Crueldade e Lógica do Pior, os quais fomentam reflexões acerca de moral, culpa, má consciência, trágico e real. Essas ideias nos permitiram pensar a crueldade dentro do conto, constituindo os desenhos psicológicos dos personagens analisados e sua possibilidade de sua expressão na condição humana, fundamentando a vida. O que nos levou à conclusão de que a crueldade pode se manifestar de diferentes formas nas condições humanas de cada ser, bem como em suas ações e relações, refletindo os conceitos filosóficos – má consciência, culpa, moral, real e trágico – que a permeiam.Item A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas(2019) Menezes, Julyene da Silva; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/7609654829609186No presente trabalho nos propomos a analisar os sentidos e significados, bem como as principais concepções prévias dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável, através do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática pautada nas relações CTS e na abordagem das questões sociocientíficas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa dividida em duas fases: delimitação do contexto e dos sujeitos da pesquisa e elaboração da sequência didática e, por fim, aplicação desta. Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.Item A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST(2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.Item A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação(2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa.Item A cultura da videira e da mangueira cultivada na fazenda área nova nas condições do Vale do São Francisco(2019) Silva, Manuévely Creuza da; Ataíde, Elma Machado; http://lattes.cnpq.br/2422663252620574; http://lattes.cnpq.br/2781474403877590Há cerca de 20 (vinte) anos, desde que cursava a graduação em agronomia, o Proprietário da empresa Sr. Newton Matsumoto tinha um propósito quando concluído o curso de Agronomia na ESALQ, SP, pretendia fixar em uma região para trabalhar na área de fruticultura, tornando-se uma fronteira agrícola promissora, com vista a melhorar a região, atendendo ainda as demandas internas e externas com frutas de qualidade. Com este propósito, e o potencial para a fruticultura irrigada na região do Submédio do Vale do São Francisco, principalmente pelas condições climáticas favoráveis ao cultivo de diversas frutíferas. Em vista do exposto, mudou-se do Estado do Paraná sua cidade natal para o Vale São Francisco, município de Petrolina, PE, com propósito de atuar nesta área e crescer junto com a região. Inicialmente adquiriu uma propriedade de sete hectares no Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 09, em PetrolinaPE, após dois anos, o seu pai mudou-se para a região para auxiliá-lo com os parreirais. No inicio de 2001, com ajuda do seu progenitor o Sr.Newton implantou a Fazenda Área Nova, com área de 10 hectares no Projeto Senador Nilo Coelho Nucleo-10, em Petrolina-PE. Esta fazenda emprega cerca de 150 funcionários efetivos no primeiro semestre e no segundo semestre um número maior de funcionários, haja vista que esta propriedade possui 31 hectares de manga cultivar Palmer e 44,58 hectares de videira, sendo seis variedades de uva: Arra 12, Arra 15, Cotton Candy, Midnight, Sugar Crisp e a Vitória, com produção de aproximadamente 25 toneladas de uva por hectare. 80% da produção da uva é exportada para os países como a Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Chile, e atende o mercado interno como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, entre outros. As regiões Nordeste e Norte destacam-se por possuírem polos fruticultores tropicais que vêm apresentando resultados expressivos nos últimos anos, como os localizados no semiárido nordestino, especialmente em Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco, situados no Vale do São Francisco, além do pólo de Mossoró, Rio Grande do Norte, cujas principais frutas produzidas são manga, uva, banana e abacaxi e também o melão. A fruticultura irrigada é uma atividade econômica de grande expressão neste município, fazendo-o destacar-se em toda a região Nordeste, onde a uva e a manga se configuram como suas principais produções, além do pólo fruticultor, essa região se destaca também pela produção de vinho e sucos.Item A educação na perspectiva inclusiva nas instituições de ensino técnico e superior de Serra Talhada-PE(2022-10-06) Silva, Maria Eduarda Alves da; Pereira, Ellen Polliana Ramos Souza; Cavalcanti, Larissa de Pinho; http://lattes.cnpq.br/7660087236639667; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. Assim, é preciso refletirmos sobre as necessidades dessas pessoas e buscarmos estratégias para naturalizar a inclusão. Preocupadas com o fato de a temática ser pouco discutida e a falta de conhecimento sobre a situação de inclusão em Serra Talhada, objetivamos contribuir para mudar esse contexto por meio de uma investigação de como, onde e com quem a inclusão acontece. Para fins de investigação, adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados. Quanto ao tratamento dos dados, optamos por uma análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados aqui obtidos indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente a condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.Item A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “experimentação no ensino de química” da Revista Química Nova na Escola no período de 2014-2018(2019) Santos, Cristiane da Silva; Silva, Cristiane Martins da; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/1000796161353860Este estudo tem o objetivo de analisar as principais tendências quanto aos tipos de experimentos presentes nos artigos da revista Química Nova na Escola entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, foi realizado uma busca na seção experimentação no ensino de química, buscando classificar o tipo experimento estava presente na revista. Os tipos de experimentos foram classificados de acordo com Oliveira (2010), que contribui para identificarmos que a maioria dos artigos trazem propostas de experimentos com materiais de baixo custo, e de fácil acesso que podem ser utilizados pelo professor no ensino médio.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa(2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.Item A identidade em Cais do sodré té salamansa (abordando personagens e suas conformidades)(2021-02-22) Lacerda, Erica Soraia Soares de; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130Este trabalho tem por finalidade analisar os contos Cais do Sodré e Salamansa da autora cabo-verdiana Orlanda Amarilis, dando ênfase a questão da identidade das personagens bem como os contextos sociais que as cercam. Para dar suporte a pesquisa tomamos como base o texto sobre Identidade cultural do multiculturalista Stuart Hall, bem como outros textos que dão luz para a questão do engajamento cultural e da formatação identitária nos escritos de Amarilis. A pesquisa não tem o intuito de justificar comportamentos, mas sim compreender formações identitarias de acordo com estudos sobre o tema, apontando a inconstância que há em todos os indivíduos que compõe qualquer sociedade, seja ela organizada ou nãoItem A imagem como produtora de sentidos e a temática ambiental em Um dia um rio de Léo Cunha e André Neves(2021-12-14) Batista, Maria Joice Araújo; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/1180321526893283O trabalho tem por finalidade analisar e discutir a importância das ilustrações contidas na literatura infantil e abordar a respeito da temática ambiental tratada na obra Um dia, um rio, do escritor Léo Cunha e ilustrado por André Neves, uma vez que se trata de uma obra direcionada para o público infantil e que conta, em uma linguagem poética, o desastre que ocorreu na cidade de Mariana-MG no ano de 2015, quando uma usina de minérios de ferro invadiu o Rio Doce. Os autores, nesse contexto, dão voz ao próprio rio que narra sua saga antes e depois de ser tomado pela lama tóxica. Para dar suporte à pesquisa, tomamos como base alguns teóricos e críticos entre os quais estão: Almeida (2020), Costa (2017), Coelho (2000), Bettelheim (2007), Quadros e Rosa (2008), Santaella (2003 e 2012), Zilberman (2013) e Simão (2013). Ao longo do estudo foi possível concluir que a literatura infantil também pode tratar de temas sociais, culturais, ambientais, entre outros, sem, no entanto, perder a afinidade com o seu públicoItem A importância da agricultura orgânica na composição da renda familiar do produtor do município de Triunfo-PE(2019) Diniz, Ataine Gonçalves; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867A constante busca das pessoas por uma vida mais saudável tem colocado em evidência a agricultura orgânica que consiste em um modo de produção equilibrado, o qual dispensa o uso de substâncias nocivas à saúde e a manutenção dos ecossistemas naturais. Isso tem feito com que o interesse dos agricultores em entrar nesse nicho de mercado aumente cada vez mais, principalmente por parte daqueles que pertencem à classe dos pequenos produtores da agricultura familiar, os quais se sentem atraídos pela possibilidade de adquirir melhores condições de vida através desse sistema de produção que também se constitui em uma boa alternativa para composição da renda. Diante disto, este trabalho buscou mediante pesquisa de campo identificar as principais características dos produtores de Triunfo –PE, a fim de obter dados que permitissem traçar o perfil da atual situação vivenciada por eles na produção e comercialização dos seus produtos. Onde por meio dos resultados obtidos pôde-se constatar a relevância que os ganhos oriundos de atividades orgânicas desempenham na composição da renda das famílias, ocupando o segundo lugar em grau de importância no que diz respeito aos rendimentos do núcleo familiar.Item A importância da tecnologia para o crescimento da agricultura familiar no município de Custódia-PE(2023-04-27) Silva, Tarciso Freitas; Lira, Raquele Mendes de; http://lattes.cnpq.br/7303795378184706Nos últimos anos, o camponês se deparou com a necessidade de não apenas produzir para seu próprio consumo, mas gerar renda, articulando diferentes atividades e, se tornando assim, um agricultor. A agricultura familiar consiste no gerenciamento da propriedade de maneira compartilhada pela família, e a principal fonte de renda é a atividade agropecuária. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em um estudo decaso realizado com produtores locais do município de Custódia-PE objetivando analisar algumas unidades produtivas de agricultura familiar, considerando seus sistemas de produção e quais tecnologias são usadas para viabilizar seus custos e manter sua produção com qualidade e sustentabilidade. A pesquisa abordou uma revisão bibliográfica do tipo narrativa e um estudo de campo com aplicação de questionário. Observou-se que aqueles que utilizam alguma tecnologia na produção, obtém maior produtividade. Foi verificado também, que há falta de conhecimento dosprodutores para a utilização de tecnologias, para buscar técnicas mais inovadoras e utilizá-las no processo de gestão da sua propriedade. Destarte, fica claro que vai muitoalém do que apenas adquirir o uso da tecnologia, são necessárias redes de apoio que forneçam informações, oportunidades e conhecimentos, para levar até o produtor rural o aprendizado de filtrar e processar a melhor forma de aplicar o conhecimento gerado em meio a sua realidadeItem A importância do texto literário nos anos finais do ensino fundamental(2019) Barros, Maria Maynara da Silva; Andrade, Andreia de Lima; http://lattes.cnpq.br/0479014179190017O presente trabalho monográfico detém-se a refletir e discutir acerca da importância do texto literário em sala de aula, como uma prática social fundamental para a inserção do indivíduo no mundo letrado, pois, o ensino de literatura contribui profundamente para a formação integral do sujeito- leitor. Portanto, é necessário pensar em atividades de leituras literárias desde o ensino fundamental, pois estas auxiliarão na formação social e cognitiva dos indivíduos, agindo no desenvolvimento da criticidade e fazendo-o compreender o mundo a sua volta. Assim, a prática da leitura literária exerce uma função social e que colabora para a formação de leitoresliterários autônomos e proficientes. Para realizar tal discussão, tomamos por base os seguintes teóricos: Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2006), Jouve (2012), dentre outros.Item A influência do recrutamento e seleção na satisfação dos colaboradores de uma agroindústria de Serra Talhada-PE(2019) Santos, Pedro Felipe Rodrigues; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/9940764398111701Para qualquer empresa, seja no contexto urbano ou rural, o crescimento e desenvolvimento é possível devido à participação efetiva de colaboradores talentosos em cada cargo disponível na organização. A melhor alternativa para isso é a utilização das ferramentas de recrutamento e seleção da gestão de pessoas que proporcionam um quadro de funcionários comprometidos com a visão, missão, valores da organização e satisfeitos no trabalho que desenvolvem. Diante disso, objetivou-se, neste estudo, avaliar como os processos de recrutamento e seleção adotados pela agroindústria situada no município de Serra Talhada – PE se relacionam com a satisfação dos seus colaboradores. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo. Já o método consistiu em um estudo de caso onde contou com a cooperação de 11 funcionários dos diversos setores da empresa, incluindo a gerente da mesma. A escolha desta agroindústria se deve pelo fato de ser uma empresa que está ligada a cadeia do agronegócio e se mostrar expandindo no nordeste brasileiro por meio de seus produtos. Percebe-se que são necessárias algumas mudanças nos procedimentos adotados na agroindústria estudada para selecionar pessoas, visto que por adotar poucos critérios de seleção trazem sérios riscos à organização como: rotatividade de funcionários, pessoas inadequadas para exercer os cargos, menor produtividade e necessidade de realizar novo processo seletivo em curto prazo. A partir dos conteúdos abordados na entrevista com a gestora da empresa, pesquisa com os funcionários e a observação pessoal do pesquisador, constatou que o recrutamento e seleção influenciam diretamente e indiretamente na satisfação dos colaboradores.Item A influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador(2022-10-07) Silva, Ana Beatriz Henrique da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323A liderança é a capacidade de influenciar pessoas, de modo que estas façam o que lhes é estabelecido. O presente estudo teve como objetivo compreender a influência dos estilos de liderança na satisfação do colaborador. Para atingir o objetivo foi feita uma revisão sistemática de literatura, de caratér qualitativo. Os resultados demostraram que os colaboradores se sentem mais satisfeitos quando a abordagem do líder é voltada para as pessoas, sendo estas inspiradas pelos líderes. A abordagem voltada para pessoas envolve a liderança Transformacional, sendo este o estilo que mais influencia a satisfação dos colaboradores. Porém, o estilo de liderança Transacional, apesar de não trazer tanta satisfação, pode contribuir positivamente para o desempenho. Para futuros trabalhos, recomenda-se também realizar um estudo de campo para compreender, comparativamente, a influência dos estilos de liderança na satisfação de pessoas do sexo masculino e feminino. Além disso, seria interessante estudar a influência do estilo de liderança na satisfação de colaboradores da geração X, Y e Z.Item A integração comercial do Paraguai a partir do MERCOSUL e seus efeitos sobre as relações comerciais brasilo-paraguaias(2018) Carvalho, Ivyan Larissa Barros de; Freitas, Priscila Michelle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3255381700202901; http://lattes.cnpq.br/5149985985448159Na abertura comercial da década de 1990, permite aos países um maior fluxo de capital estrangeiro nas economias mundiais. A formação do Mercosul,no ano de 1991,foi importante para promover o desenvolvimento econômico das instituições membros, o que permitiu ao Paraguai maiores ganhos com o comércio. No entanto, as relações comerciais estabelecidas entre Paraguai e Brasil se aproximam a partir do Mercosul, mas percebe-se que a relação comercial entre ambos se estreitou a partir de 2012, com o aumento de investimento externo brasileiro em território paraguaio. Nesse sentido, a fim de avaliar o impacto da integração comercial entres dois países calculou-se o índice de criação e desvio de comercio para os setores de frigoríficos, cimentos, plásticos, têxteis, calçados e autopeças no período de 1997 a 2016. Os resultados encontrados na pesquisa mostraram que a apesar das reduções tarifarias do Mercosul houve um aumento médio nas importações em 30%, está análise constata que as reduções tarifarias permitiram um aumento substancial nas importações de plásticos, têxteis e autopeças.Item A irrigação noturna melhora a eficiência do uso dos recursos naturais pela palma forrageira?(2022-10-05) Araujo, Jandis Ferreira Nunes de; Thieres George Freire da Silva; http://lattes.cnpq.br/0213450385240546; http://lattes.cnpq.br/7657273312258167O clima Semiárido apresenta características que impactam à produção agrícola, principalmente a elevada evapotranspiração e distribuição espaço-temporal das chuvas, as quais se negligenciadas no planejamento agrícola causam perdas na produção. Assim, torna-se necessário a adoção de estratégias mitigatórias como o uso de espécies adaptadas e a irrigação. Neste sentido, objetivou-se avaliar as características estruturais e produtivas da palma forrageira sob irrigação diurna e noturna para determinar a estratégia com maior eficiência no uso dos recursos disponíveis. O estudo foi conduzido na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada - PE. O delineamento foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 3 × 2, com dez repetições: três clones de palma forrageira (IPA Sertânia – IPA, Miúda – MIU, Orelha de Elefante Mexicana – OEM) e dois turnos de irrigação (diurno e noturno). As características estruturais (i.e., altura de planta, largura da planta, número total de cladódios - NTC; por ordem de surgimento - NC1, NC2 e NC3; área do cladódio - AC; índice de área do cladódio - IAC) foram obtidos em campanhas biométricas realizadas mensalmente. Já as características produtivas (produção por planta massa fresca – MF e seca – MS; eficiência no uso da água – EUAMF e EUAMS) foram obtidas a partir da colheita das plantas. Constatouse que os turnos de irrigação não promoveram diferenças significativas (P>0,05) na maioria das variáveis respostas (variáveis de crescimento, produtividade de massa fresca e seca, e eficiência do uso da água), com exceção do NTC (13,2 und), NC2 (7,4 und) e IAC (1,58 cm2 cm-2 ) da MIU. Porém, quando comparado os diferentes clones isoladamente, observou-se que em termos produtivos a OEM apresentou as maiores médias, diferindo do clone MIU (P<0,05). Já para eficiência do uso da água a OEM exibiu os melhores resultados para EUAMF e EUAMS, com valores médios iguais a 0,0048 e 0,0004 kg planta-1 mm-1 , respectivamente. O clone OEM apresentou a maior EUAMF e a maior MF, e os clones com maior EUAMS e MS foram OEM e IPA. À adoção do clone OEM, independente do turno de irrigação, é a estratégia para alcançar o melhor sistema de produção, visando a maior produtividade e eficiência dos recursos utilizados
