Licenciatura em Letras (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A realização do sujeito nulo no português de Pernambuco em textos jornalísticos dos séculos XIX ao XXI(2025-02-26) Santos, Camily Cristina Portela dos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9760248515676619O presente trabalho tem como objetivo compreender o comportamento dos sujeitos nulos em amostras de textos jornalísticos produzidos entre os séculos XIX e XXI com enfoque na tradição discursiva dos respectivos gêneros: carta de leitor e editorial. Logo, a partir da análise de 80 textos retirados do Diário de Pernambuco (40 de cada gênero), foi possível mapear e analisar a ocorrência dos sujeitos (nulos e plenos) tendo como base a teoria gerativista de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). Com base na análise realizada, os principais resultados obtidos foram os seguintes: (i) maior ocorrência dos sujeitos nulos em detrimento dos sujeitos pronominais; (ii) traços de impessoalização no editorial através da utilização do sujeito pronominal na terceira pessoa e o sujeito nulo; (iii) ampla utilização do sujeito nulo em primeira pessoa na carta de leitor. Tendo em vista os resultados obtidos, buscamos ampliar a discussão sobre os contextos que licenciam e restringem a utilização do sujeito nulo considerando as mudanças paramétricas dos gêneros estudados.Item Análise linguística de um conto na sala de aula: uma prática significativa(2020-10-23) Monte, Gilberto Mariano do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942Item Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa(2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441In recent decades, Portuguese Language classes have undergone changes ranging from the contents worked to the objectives for which the classes were lent. In this path, the most recent normative document, the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defends the launching of a focus on the development of the student's skills and abilities. That said, it is up to the teacher to create means (methodologies) for students to achieve certain purposes (skills and abilities), and among various types of planning, the SD (didactic sequence) is a promising possibility to return to more interactive Portuguese language classes , attractive and effective. The present article brings an intervention proposal through the construction of a didactic sequence that contemplates the textual genre lyrics of music and that aims to promote the linguistic analysis in the genre lyrics of music, as well as to promote its discursive reflection. From the results, it was found that the SD is aligned with the skills and abilities proposed by the BNCC, in addition to being flexible and can be adapted to different contexts.Item A retórica gramatical normativa nos jornais da primeira metade do século XX(2021-07-07) Pessoa, Elton Gomes; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/1554562095587062En este artículo, tomamos como objeto de estúdio la exploración mediática que los periódicos de tres grandes capitales, São Paulo, Río de Janeiro y Recife, hacen de las des viaciones gramaticales y ortográficas en textos de las clases populares em la primera mitad del siglo XX. El análisis es el resultado de la recopilación de diferentes géneros textuales periodísticos (noticias, columnas, carta del lector, etc.) encontrados en periódicos del período que compreende la Primera República (1889-1930) y el Estado Nuevo (1937-1945), período caracterizado por la pureza de la lengua y la ideología nacional. Después de realizar el análisis del corpus, observamos que la denuncia pública de las desviaciones de la norma fue generalizada y se apoyó em la vigilancia ejercida por los periódicos, las autoridades gramaticales y el Estado em relación a las formas de expresión escrita menos valoradas que se encuentran em los ''porta-textos'', rótulos, anuncios, letreros y otras expresiones escritas fijadas en lugares públicos (BLINKSTEIN, 1995, p.54 apud VALE, 1999, p. 8). Esta denuncia se basó em la concepción lingüística homogénea de la gramática tradicional y funcionó como una fuerza de coerción sobre otras variedades lingüísticas (GOMES, 2016, p. 20).