Economia Doméstica (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Espaços pedagógicos na perspectiva da legislação e da ergonomia: discursos e práticas(2018-08-20T03:00:00Z) Marques, Lucineide Domingos; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/4895970924060115Este trabalho é resultado do Estagio Supervisionado Obrigatório – ESO, do curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no campo da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica / CNPq / UFRPE do período de julho de 2017 a julho de 2018. O referido estudo visa avaliar os espaços físicos, mobiliário, equipamento, materiais pedagógicos, das instituições de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Recife/PE, tendo como base a Política Nacional de Educação Infantil (2004), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil (2006), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), os Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009), o Manual de orientações técnicas – mobiliário e equipamento escolar da Educação Infantil (2017) e o Manual descritivo para aquisição de mobiliário infantil (2012), elaborados pelo MEC, alicerçado pelo método da Análise Ergonômica do Trabalho e sua influência no planejamento e constituição dos espaços pedagógicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantiquali, caracterizado como de caso, cujo método de análise se apoia no método da análise do espaço construído, fundamentado na análise ergonômica do trabalho – AET que visa adaptar o espaço ao usuário. Para coleta de dados, se fez uso da entrevista estruturada, acompanhada de questionário com perguntas abertas e fechadas que foram tabuladas, categorizadas e analisadas utilizando como método de análise as Representações Sociais. Para observação e análises dos aspectos relacionados aos espaços físicos, aos mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, a partir da perspectiva da Análise Ergonômica do trabalho, selecionou-se uma instituição de Educação Infantil, considerando sua especificidade em relação aos aspectos a serem observado. Os resultados mostram em relação ao mapeamento que a rede de Educação Infantil da Prefeitura de Recife possui 79 instituições de Educação Infantil distribuidas 6 Regiões Políticas Administrativas, que atendem 7.193 crianças, conforme mapeamento, na faixa etária de 0 a 5 anos. Em relação ao perfil dos/as trabalhadores/as dessas instituições, os resultados mostram a preponderância do sexo feminino, com maior concentração da faixa etária entre 28 a 38 anos e 38 a 48 anos, configurando a população como adulta e economicamente ativa. A escolaridade se centra no ensino superior em todas as funções, exceção das estagiárias. Os salários, via de regra, são baixos, variando entre menos de 1 salário mínimo para as estagiários e de a 1 a 2 salários mínimos para a maioria do restante das entrevistadas, classificadas na linha de pobreza. O processo de análise das representações sociais sobre os espaços físicos, mobiliário e materiais pedagógicos permitiu desvendar as percepções dos/as profissionais de como deve ser pensados e como são percebidas essas dimensões acerca das instituições de Educação Infantil, oferecendo informações importantes para subsidiar a melhoria dos espaços, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos numa perspectiva ergonômica. A análise das dimensões investigadas, mostra a inadequação dessas dimensões em relação ao que determina os documentos elaborados pelo MEC e se constitui como fundamental para intervir na perspectiva de melhoria do padrão de qualidade dos espaços pedagógicos das instituições de Educação Infantil, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas demandas e necessidades.Item Consumidores de Cafés Especiais nos bairros na Zona Norte da Cidade do Recife-PE(2019) Silva, Williana Cibelle Epifânio da; Melo, Michelle Rayssa Pereira de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/7148138581080369O consumo de café tem passado por mudanças, principalmente com relaçãoao crescente mercado consumidor, ao novo momento do consumo de cafés de maior qualidade e a abertura de cafeteriasde cafés especiais na Região metropolitana do Recife,incluindo a zona Norte, servindo como motivação para o início desta pesquisa que teve como objetivo caracterizar o consumo de cafés especiais,levantando dados sobre o conhecimento do consumidor acerca do assunto.Os procedimentos metodológicos se configuraram em um estudo exploratório, ou seja, foram feitos Análise Qualitativa, Aplicação de questionário para coleta de dados, Observação in loco para os hábitos de consumo do cafée Entrevistas.Os resultados encontrados mostraram que dos indivíduos participantes da pesquisa, 56,9% não faziam à menor ideia do que seja um café especial.O café é a segunda bebida mais apreciada pelos entrevistadoseo tipo de café mais consumido é o tradicional, noentanto o consumo de cafés especiais vem aumentando devido as descobertas relacionadas as suas características sensoriais. Existe relação direta entre o aumento de renda e elevação do número de consumidores de cafés especiais, ainda foi observado que para chegar a experimentar tal produto é necessário possuir uma renda que consiga arcar com os custos do prazer social agregado a ele.Foi vistoque, mesmo diante da crise econômica, o consumo aumentou devido ao status proporcionado, evidenciando a necessidade que os indivíduos sentem de pertencer a determinado grupo.Item Bora Comer? A comensalidade entre estudantes no RU da Universidade Manguetown(2019) Rodrigues, Williams da Silva; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/3736580766727124A presente monografia tem por base uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo descobrir os significados para os/as estudantes sobre o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Manguetown, e como objetivos específicos: identificar a relação que eles/asestabelecem entre comensalidade e sociabilidade e compreender o significado do comer em conjunto. A observação in locu como procedimento metodológico, permitiu participar do comer coletivo e entender a comensalidade vivenciada pelos/as estudantes. Além da observação foram realizadas entrevistas com 30 estudantes de diversos cursos e turnos da Manguetown. As entrevistas foram analisadas seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.O RU significa um espaço dentro da Universidade aonde é ofertada e garantida uma alimentação de qualidade. O RU é um local que permite uma sociabilidade alimentada ou mediada por meio da comensalidade exercida no compartilhamento de uma refeição à mesa; éum espaço que não se vai apenas para comer, mas para conversar, se divertir, interagir e confraternizar; uma espécie de segunda casa.Item Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável(2019) Araújo, Vitor Daniel Santos; Saraiva, Joseana Maria; Silva Júnior, Marcony Edson da; http://lattes.cnpq.br/2170347292305027; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/5341820602000111Este estudo mostra os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente imprescindível da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência –NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE, no qual é desenvolvido o Projeto Ações Sócioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Recife-PE. O ESO foi desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2018 e contemplou uma carga horária total de 360 horas. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável”. Estudos consideram que as escolhas e o consumo de alimentos são influenciados por determinantes de ordem individual e coletiva. Os de ordem individual remetem à subjetividade, ao conhecimento que o indivíduo possui acerca da alimentação, nutrição, do comer saudável e sobre alimentação saudável e os de ordem coletiva remetem aos fatores econômicos, sociais e culturais. Entende-se que para promoção de hábitos alimentares saudáveis se faz necessário que os pais (ou responsáveis) tenham conhecimentos teórico-práticos sobre alimentação, nutrição, alimentação saudável e outros correlacionados, fundamentados nos princípios da prevenção e da promoção da saúde e da nutrição. Nessa direção, avaliar o nível a visão sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes participantes do referido projeto torna-se fundamental tendo em vista intervir na realidade e transformá-la. Trata-se de um estudo de caso, de natureza explicativa e de abordagem qualiquanti. A coleta de dados foi realizada no NEPIAD, a partir da aplicação de um formulário de entrevista contendo perguntas abertas e fechadas, concretizadas com 14 pais e responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes que participam do referido projeto. Os resultados mostram por meio da análise e da compreensão das representações sociais dos/as entrevistados/as que, a quase a totalidade não tem conhecimento teórico-prático sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável enem mesmo imaginam a importância que tem o conhecimento sobre esses assuntos para a vida cotidiana, prevenção de doenças e promoção da saúde. Os resultados refletem uma visão empírica e fundamentada no senso comum sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável. Isso pode justificar porque outros estudos têm evidenciado que o consumo e os padrões de alimentaçãodos/as brasileiros/as nas últimas décadas, têm sofrido mudanças significativas, influenciadas por fatores sociais, econômicos e culturais que refletem diretamente no acesso, na escolha e no consumo dos alimentos, por conseguinte, no comportamento alimentar não saudável. Sugere-se que a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis e a melhoria das condições econômicas e sociais das populações menos favorecidas, compareça como uma técnica eficaz para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, promoção de uma alimentação saudável.Item Obesidade infantil: uma visão interdisciplinar(2019) Silva, Tiago Cícero da; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O excesso de peso já é um problema que afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, pois crianças obesas se tornam adolescentes obesos e 80% destes chegam à vida adulta também com obesidade. São vários os fatores que geram este sério problema, entre eles estão a influência da mídia, maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e/ou a combinação desses e de outros elementos. Objetivou-se na elaboração desta monografia realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema obesidade infantil com ênfase na influência da mídia, na percepção da famíliae da importância da escola. Foram realizadas buscas utilizando bases de dados on line, como Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A partir dos trabalhos utilizados nesta pesquisa observou-se que é grande a influência que a mídia e as propagandas exercem no comportamento alimentar de crianças e adolescentes, bem como o tempo gasto com a televisão, internet e jogos eletrônicos. A família exerce um papel muito importante com relação aos hábitos alimentares das crianças, pois, muitas vezes são os costumes alimentares que ela oferece que irá definir quais alimentos farão parte do paladar da mesma. A escola também tem uma grande responsabilidade na questão nutricional, é seu dever oferecer uma merenda rica nutricionalmente e diversificada, ambas as partes devem trabalhar em sintonia para alcançar o resultado desejado. Portanto, é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico nutricionalnas crianças e orientação quanto aalimentação mais adequada. A família e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema e deve-se buscar estratégias efetivas e sustentáveis no âmbito individual, familiar, escolar, comunitário e nos demais espaços em que a criança está inserida, de forma que a adoção de hábitos de vidamais saudáveis seja facilitada e promovida.Item O mobiliário e a habitação mínima: sua adequação e funcionalidade numa unidade do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV em Paulista-PE(2019) Alves, Silvana Vieira de Melo; Santiago, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/0384247975456633; http://lattes.cnpq.br/6437582042959918Esta pesquisa apresenta uma análise numa unidade do Programa Minha CasaMinha Vida em Paulista/PE, que visa compreender até que ponto os usuários de habitações mínimas utilizam mobiliário e equipamentos compatíveis aos seus espaços? Para tanto, tem como objetivo geral: avaliar a compatibilidade do mobiliário e equipamentos utilizados pelos usuários nas habitações mínimas. Considerando que nos últimos anos as habitações estão cada vez mais reduzidas,seja o acesso via iniciativa privada ou pelos programas do Governo, o fato é que a redução progressiva dos espaços tem trazido questionamentos de como compor áreas mínimas, com mobiliário compatível, que permita a funcionalidade desses ambientes e assegure o conforto para os usuários. Deste modo o trabalho buscou por intermédio dos objetivos específicos: descrever como está sendo feita a apropriação dos espaços através da utilização e disposição do mobiliário e equipamentos, como também, verificar por meio da aferição de medidas se as habitações mínimas atendem os critérios da NBR 15575-1. A metodologia adotada para a pesquisa qualitativa reuniu levantamento bibliográfico, coleta de dados a partir das visitas técnicas, observação in loco, entrevista e registro fotográfico. Os resultados apontam para necessidade de determinar critérios mais exigentes em relação a funcionalidade na habitação popular visto que os usuários nem sempre terão acesso a mobiliário sob medida como forma de compensar a falta de espaço interno.Item Das memórias para história: o processo de construção histórico esocial do conjunto habitacional da RPA-4 na Iputinga(2019) Souza, Rosana Maria Coutinho de; Miguel, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/9641029719186236O presente trabalho, esta inserido na área de habitação e ergonomia. Para atender as proposições perseguidas, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico, bem como, visitas in lococom a finalidade de resgatar a história a partir das falas empíricas das beneficiárias do PAC. Enquanto problemas de pesquisa, temos as seguintes questões: Em que medida o projeto técnico social contribuiu para a emancipação social, empoderamento e rompimento das amarras na cultura patriarcal de mulheres negras e pobres no conjunto habitacional da RPA –04 na Iputinga? Enquanto objetivo geral do trabalhotemos: Avaliar o Projeto do Trabalho Técnico Social do Conjunto Habitacional da RPA –04 Iputinga, e emque medida conseguiu o resultado proposto pela ONU-Habitat. Para os objetivos específicos temos os seguintes pontos: I –Contactar Lideranças do Conjunto Habitacional; II –Construiu a memória do conjunto habitacional estudado e III –Levantar o tempo dotrabalho do agente técnico social no conjunto. A metodologia utilizada no campo foi: Pesquisa Exploratória Qualitativa, Entrevista guiada e optou-se também, pela gravação dos depoimentos. Nos resultados e discussão indentificou-se que as pessoas analisadas são público baixa renda, com baixo grau de escolaridade, no geral trabalham informalmente/pequeno comércio. Identificou-se a negligência e falta de transparência do poder público para uma população que historicamente esta abandonada pelo estado.Item Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia(2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.Item Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife(2019) Oliveira, Lucilene Maria de; Silva, Celiane Gomes Maia da; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O crescente número de restaurantes de comida japonesa na zona norte da Cidade do Recife, a quebra de paradigmas quanto ao sabor dessa especificidade gastronômica, bem comosua relação com o consumo e hábitos alimentares dos comensais justifica a elaboração deste trabalho, o qual tem como objetivo estudar os modismos e as adaptaçõesalimentares presentes nos hábitos da população, relacionadosao consumo de comida japonesa, se realmente apreciam ou se estão influenciados pelo marketing e pelos modismos culinários. Para a realização dacoleta de dados utilizou-se o questionário,além da observação pessoal assistemática e não participante, a partir destas análises e para categorização dos dados, procedeu-se a elaboração de gráficos e tabelas que possibilitaram viabilizar os resultados e discussões/as. Notou-se que existe uma total adaptação do paladar por parte dos/asconsumidores de comida japonesa e que há também outros fatores que estão associados a essa frequência aos restaurantes. Outro fato a ser destacado é total possibilidade da presença do/aprofissional de Economia Doméstica atuando nos mercados estudados, com formação ampla e atuantenesta área de pesquisa.Item Avaliação ergonômica no conjunto habitacional "Abençoada por Deus"(2019) Lima, Lucicleia Maria de; Miguel, Ângela Maria; Santiago, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/0384247975456633; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/6185480830915378O presente trabalho buscou realizar uma avaliação ergonômica no Conjunto habitacional “Abençoada por Deus”, além da distribuição dos equipamentos públicos e a satisfação dos/as beneficiários/as em relação à moradia, tratando-se de uma pesquisa exploratória e, portanto, qualitativa. O interesse por pesquisas voltadas para a habitação surge a partir da Disciplina Ergonomia e Inclusividade, ofertada pelo Curso de Economia Doméstica, onde foi possível verificar poucas demandas sobre avaliação de conforto para conjuntos habitacionais voltados para classes populares, por ter a habitação como um fator de profundo impacto na saúde, pelo tempo de permanência durante o dia. Mesmo tendo o direito à moradia figurado desde a constituição de 1988, e sua garantia implementada pelos governos através de políticas habitacionais, o quantitativo é muito pequeno diante do déficit existente além do mínimo oferecido. Utilizando-se da ferramenta Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foram colhidas informações referentes aos problemas enfrentados pelos moradores do Habitacional através de conversa informal, quanto ao conforto ambiental, dimensionamento e acessibilidade, como também uma pesquisa bibliográfica em relação aos temas tratados; em seguida foram identificadas as funções realizadas nos ambientes e os equipamentos disponíveis; depois a análise da atividade ou análise da ambiência Física da tarefa implicou no levantamento com instrumentos e técnicas específicas dos dados físicos do ambiente –iluminação, ruído, temperatura, ventilação e distribuição do mobiliário. Para análise, os dados das medições foram distribuídos em tabelas e as dimensões coletadas para serem verificadas conforme a regulamentação indicada. A partir dessas análises foi possível mensurar toda dinâmica e as dificuldades nesse tipo de habitação.
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