Economia Doméstica (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A importância do treinamento continuado em uma unidade de alimentação e nutrição(2019) Pereira, Maria da Conceição Silva; Silva, Celiane Gomes Maia da; Silva Júnior, Marcony Edson da; http://lattes.cnpq.br/2170347292305027; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O Diálogo Diário sobre Segurança e Qualidade (DDSQ) ressalta a importância sobre higiene dos alimentos e perigos que podem ser evitados e/ou prevenidos.Além decontribuir na adequação do processamento e da manipulação dos alimentos visando evitar surtos portox infecções alimentares, eliminando riscos a saúde dos comensais, provendo a sustentação de pessoal qualificado, satisfeito e estável, minimizando os custos operacionais da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). O DDSQ é uma ferramenta bastante eficiente para redução de surtos provocados por Doenças Transmitidas por Alimentos. Diante do exposto este trabalho teve como objetivo avaliar a importância do treinamento continuado aplicado a colaboradores de uma UAN, além de avaliar a metodologia utilizada para os treinamentos continuados e identificar pontos fortes e pontos fracos dos treinamentos aplicados, e propor melhorias e atualizações paramelhor aproveitamento das atividades.Este foium estudo de caso observacional e descritivo de caráter qualitativo, realizado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) localizada em um Restaurante Universitário (RU) na cidade de Recife. Os treinamentos ocorriam através de aula expositiva e dialogada, com a participação direta dos manipuladores. /as.A metodologia foi divididaem 3 etapas, primeiramente foram realizadas reuniões diárias semanais e aplicado oquestionário paraconhecer o perfil socioeconômico. No segundo momento foi realizada a leitura do DDSQ e no terceiro debatido o tema apresentado eera realizada a avaliação do aprendizado dos colaboradores./as o questionário Foi aplicadoa 37 manipuladores de alimentos, dos quais 42,2% eram dosexo feminino e 56,7% do sexo masculino. A média de idade foi de 31,2 anos, variando entre 19 e 54 anos para os homens e de 39,3 para as mulheres com variação entre 29 e 52 anos. Os manipuladores consideram oDDSQ como importante instrumento de treinamento (78,3%). A leitura do DDSQ é um ponto forte na UAN, devido a sua importância na contribuição na prevenção da contaminação dos alimentos durante as diferentes fases do preparo.Por meio destetrabalho confirmou-se que é indiscutível que os programas de treinamentos (DDSQ) são meios recomendáveis, e eficazes para transmitir conhecimentos e promover mudanças de atitude nos manipuladores/as de alimentos.Item A relação dos varredores de rua com seus respectivos uniformes: uma análise das atividades laborais e do conforto(2019-02-18) Teixeira, Thuanne Raissa Fonsêca; Martins, Etienne Amorim Albino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1544960519006190; http://lattes.cnpq.br/8808163689578915O presente trabalho propõe descrever e analisar os principais pontos de conflito no relacionamento de trabalhadores de ambientes externos com os seus respectivos uniformes. O grupo de 23 varredores de rua que foram escolhidos levando em consideração a exposição solar como fator determinante para a participação na pesquisa, onde, na sua grande maioria (70%, N=16), passam entre 6 a 8 horas de exposição solar diária sem a devida proteção UV. A metodologia adotada parte de um estudo de caso com análises tanto quantitativas quanto qualitativas. Como método utilizamos a observação direta do trabalho dos varredores de rua in locus, com o auxílio de um roteiro semiestruturado. Os resultados deste trabalho possibilitaram perceber que boa parte dos varredores de rua (56%, N=13) tem algum tipo de desconforto ou descontentamento com seus uniformes, não só pela questão da ausência da proteção contra alta exposição solar, mas também pela falta de conforto ergonômico em seu fardamento. Consideramos ainda que a maioria dos varredores de rua, deste grupo pesquisado, por possuírem baixo nível de escolaridade (71%, N=17) lhe é perceptível a grande dificuldade em expressar aspectos subjetivos, uma vez que os participantes não sabiam como falar as causas dos desconfortos ocasionados pelos uniformes profissionais.Item Análise do consumo da classe trabalhadora na cadeira têxtil de confecções em Pernambuco(2018-08-20) Lima, Yanca Larissa Moura; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4086323190799195A partir de observações realizadas na loja colaborativa do Marco Pernambucano da Moda, surgiu o interesse em estudar o consumo de moda-vestuário pela classe trabalhadora na sociedade de consumo e de que forma esse consumo influencia no desenvolvimento e organização da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. Estudar esse tipo de consumo se torna importante, pois o vestuário, enquanto uma das prioridades de consumo, está além das suas funções básicas. No consumo dessa linha de produtos, busca-se satisfazer mais que necessidades naturais do indivíduo, sendo agregados, assim, símbolos aos produtos. Dessa forma, a roupa é usada como ferramenta de comunicação e a compreensão desse processo de significação é fundamental para a formação de uma visão correta do que seja seu produto final. Entretanto, como se dá esse consumo por indivíduos com menor poder aquisitivo? Neste sentido faz-se necessário investigar o protagonismo dos processos de consumo pela classe trabalhadora que influenciaram e influenciam o desenvolvimento desta cadeia, seja como uma atividade espontânea, seja como decorrente de alterações no ambiente que a envolve. Assim, apresenta-se como objetivo deste trabalho, o delineamento do perfil evolutivo da CadeiaTêxtil e de Confecções de Pernambuco (CTC-PE) categorizado por meio das relações de consumo, utilizando-se como ferramenta as pesquisas bibliográficas e a coleta de dados primários. A pesquisa divide-se entre a análise da evolução histórica da Cadeia têxtil e de Confecção, a caracterização do setor e da sociedade de consumo. Dessa forma, observou-se o protagonismo dos imperativos da sociedade de mercados nas decisões de compra de moda-vestuário pela classe trabalhadora, além da organização da sociedade e das indústrias para consumo e produção.Item Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas(2018-08-27) Felipe, Suzi Maria de Albuquerque; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo apresenta os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente obrigatório da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE. O referido estágio foi realizado no Projeto Ações Sócio-educativas para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, no período de junho à agosto de 2017. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e de adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas” e posteriormente a essa etapa foram desenvolvidas intervenções na realidade encontrada a partir da pesquisa com a realização de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Para promoção de hábitos alimentares saudáveis acredita-se que o conhecimento sobre alimentação saudável é uma condição importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo construídos. A promoção de uma alimentação saudável é recomendada por todos os autores que tratam dessa questão da área saúde, nutrição, economia doméstica e outros estudiosos do assunto de áreas correlatas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e de consumo das crianças e dos adolescentes participantes do Projeto Ações Socioeducativas para crianças do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Recife/PE, sobre frutas e hortaliças versus guloseimas. A pesquisa foi realizada no Projeto Ações socioeducativas, integrando 34 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. O projeto integra as atividades do NEPIAD / DCD /UFRPE. Além da pesquisa acerca do nível de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre frutas, hortaliças versus guloseimas, foram realizadas 6 ações que se constituíram como atividades teóricas que abordaram questões que trataram sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos alimentares e higiênicos. E 4 oficinas práticas de preparo e cocção de alimentos. Foi verificado alto nível de conhecimento e consumo das crianças e adolescentes sobre as frutas, sendo maça (44%), limão (39%) e banana (38%), as apresentaram maior índice. Quanto às hortaliças, coentro (73%), batata (65%) e alface (59%) apresentaram maior índice de consumo. As crianças e adolescentes afirmaram conhecer as guloseimas e consumir esporadicamente, esse resultado se atribui as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas no projeto de extensão Ações Socioeducativas. O nível de conhecimento e de consumo das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Ações Socioeducativas foi avaliado e verificou-se elevado consumo de frutas e hortaliças e o consumo de guloseimas é esporadicamente. Portanto, a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, apresentam-se como técnicas eficazes para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, alimentação adequada na infância e na adolescência.Item Avaliação ergonômica no conjunto habitacional "Abençoada por Deus"(2019) Lima, Lucicleia Maria de; Miguel, Ângela Maria; Santiago, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/0384247975456633; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/6185480830915378O presente trabalho buscou realizar uma avaliação ergonômica no Conjunto habitacional “Abençoada por Deus”, além da distribuição dos equipamentos públicos e a satisfação dos/as beneficiários/as em relação à moradia, tratando-se de uma pesquisa exploratória e, portanto, qualitativa. O interesse por pesquisas voltadas para a habitação surge a partir da Disciplina Ergonomia e Inclusividade, ofertada pelo Curso de Economia Doméstica, onde foi possível verificar poucas demandas sobre avaliação de conforto para conjuntos habitacionais voltados para classes populares, por ter a habitação como um fator de profundo impacto na saúde, pelo tempo de permanência durante o dia. Mesmo tendo o direito à moradia figurado desde a constituição de 1988, e sua garantia implementada pelos governos através de políticas habitacionais, o quantitativo é muito pequeno diante do déficit existente além do mínimo oferecido. Utilizando-se da ferramenta Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foram colhidas informações referentes aos problemas enfrentados pelos moradores do Habitacional através de conversa informal, quanto ao conforto ambiental, dimensionamento e acessibilidade, como também uma pesquisa bibliográfica em relação aos temas tratados; em seguida foram identificadas as funções realizadas nos ambientes e os equipamentos disponíveis; depois a análise da atividade ou análise da ambiência Física da tarefa implicou no levantamento com instrumentos e técnicas específicas dos dados físicos do ambiente –iluminação, ruído, temperatura, ventilação e distribuição do mobiliário. Para análise, os dados das medições foram distribuídos em tabelas e as dimensões coletadas para serem verificadas conforme a regulamentação indicada. A partir dessas análises foi possível mensurar toda dinâmica e as dificuldades nesse tipo de habitação.Item Bora Comer? A comensalidade entre estudantes no RU da Universidade Manguetown(2019) Rodrigues, Williams da Silva; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/3736580766727124A presente monografia tem por base uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo descobrir os significados para os/as estudantes sobre o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Manguetown, e como objetivos específicos: identificar a relação que eles/asestabelecem entre comensalidade e sociabilidade e compreender o significado do comer em conjunto. A observação in locu como procedimento metodológico, permitiu participar do comer coletivo e entender a comensalidade vivenciada pelos/as estudantes. Além da observação foram realizadas entrevistas com 30 estudantes de diversos cursos e turnos da Manguetown. As entrevistas foram analisadas seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.O RU significa um espaço dentro da Universidade aonde é ofertada e garantida uma alimentação de qualidade. O RU é um local que permite uma sociabilidade alimentada ou mediada por meio da comensalidade exercida no compartilhamento de uma refeição à mesa; éum espaço que não se vai apenas para comer, mas para conversar, se divertir, interagir e confraternizar; uma espécie de segunda casa.Item Captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores no Estado de Pernambuco(2018-07-20) Silva, Jéssica Maciel; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4220690441400301Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar o processo para captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores em Pernambuco, analisando especificamente a ocorrência captação de tendências de moda; quem faz a apreende as informações; as fontes utilizadas para absorção dos dados; a aplicação das informações apreendidas; e a relevância da captação de tendências de moda dentro dessas empresas. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa foi quali-quantitativa com levantamento de dados em duas etapas: coleta de dados secundários, através da pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários, com a utilização de questionário semiestruturado como ferramenta de investigação. A pesquisa foi aplicada com 25 microempreendedores/as, micro e pequenos negócios do setor criativo de moda, das três principais mesorregiões do Estado de Pernambuco, o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Os resultados mostram os perfis das empresas e esclarece seus processos criativo, onde há falta de pesquisa de tendências de moda pelas empresas reverte ao caminho simples da cópia travestida de referência, mostrando a necessidade da informação estratégica como elemento fundamental no desenvolvimento de produtos criativos e com uma identidade própria através de ação integrada dos atores da Cadeia têxtil e de confecção para vencer a competitividade do mercado.Item Comida Japonesa: modismo ou adaptação. Um estudo sobre os hábitos dos consumidores em um bairro da Zona Norte do Recife(2019) Oliveira, Lucilene Maria de; Silva, Celiane Gomes Maia da; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O crescente número de restaurantes de comida japonesa na zona norte da Cidade do Recife, a quebra de paradigmas quanto ao sabor dessa especificidade gastronômica, bem comosua relação com o consumo e hábitos alimentares dos comensais justifica a elaboração deste trabalho, o qual tem como objetivo estudar os modismos e as adaptaçõesalimentares presentes nos hábitos da população, relacionadosao consumo de comida japonesa, se realmente apreciam ou se estão influenciados pelo marketing e pelos modismos culinários. Para a realização dacoleta de dados utilizou-se o questionário,além da observação pessoal assistemática e não participante, a partir destas análises e para categorização dos dados, procedeu-se a elaboração de gráficos e tabelas que possibilitaram viabilizar os resultados e discussões/as. Notou-se que existe uma total adaptação do paladar por parte dos/asconsumidores de comida japonesa e que há também outros fatores que estão associados a essa frequência aos restaurantes. Outro fato a ser destacado é total possibilidade da presença do/aprofissional de Economia Doméstica atuando nos mercados estudados, com formação ampla e atuantenesta área de pesquisa.Item Consumidores de Cafés Especiais nos bairros na Zona Norte da Cidade do Recife-PE(2019) Silva, Williana Cibelle Epifânio da; Melo, Michelle Rayssa Pereira de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/7148138581080369O consumo de café tem passado por mudanças, principalmente com relaçãoao crescente mercado consumidor, ao novo momento do consumo de cafés de maior qualidade e a abertura de cafeteriasde cafés especiais na Região metropolitana do Recife,incluindo a zona Norte, servindo como motivação para o início desta pesquisa que teve como objetivo caracterizar o consumo de cafés especiais,levantando dados sobre o conhecimento do consumidor acerca do assunto.Os procedimentos metodológicos se configuraram em um estudo exploratório, ou seja, foram feitos Análise Qualitativa, Aplicação de questionário para coleta de dados, Observação in loco para os hábitos de consumo do cafée Entrevistas.Os resultados encontrados mostraram que dos indivíduos participantes da pesquisa, 56,9% não faziam à menor ideia do que seja um café especial.O café é a segunda bebida mais apreciada pelos entrevistadoseo tipo de café mais consumido é o tradicional, noentanto o consumo de cafés especiais vem aumentando devido as descobertas relacionadas as suas características sensoriais. Existe relação direta entre o aumento de renda e elevação do número de consumidores de cafés especiais, ainda foi observado que para chegar a experimentar tal produto é necessário possuir uma renda que consiga arcar com os custos do prazer social agregado a ele.Foi vistoque, mesmo diante da crise econômica, o consumo aumentou devido ao status proporcionado, evidenciando a necessidade que os indivíduos sentem de pertencer a determinado grupo.Item Das memórias para história: o processo de construção histórico esocial do conjunto habitacional da RPA-4 na Iputinga(2019) Souza, Rosana Maria Coutinho de; Miguel, Ângela Maria; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373; http://lattes.cnpq.br/9641029719186236O presente trabalho, esta inserido na área de habitação e ergonomia. Para atender as proposições perseguidas, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico, bem como, visitas in lococom a finalidade de resgatar a história a partir das falas empíricas das beneficiárias do PAC. Enquanto problemas de pesquisa, temos as seguintes questões: Em que medida o projeto técnico social contribuiu para a emancipação social, empoderamento e rompimento das amarras na cultura patriarcal de mulheres negras e pobres no conjunto habitacional da RPA –04 na Iputinga? Enquanto objetivo geral do trabalhotemos: Avaliar o Projeto do Trabalho Técnico Social do Conjunto Habitacional da RPA –04 Iputinga, e emque medida conseguiu o resultado proposto pela ONU-Habitat. Para os objetivos específicos temos os seguintes pontos: I –Contactar Lideranças do Conjunto Habitacional; II –Construiu a memória do conjunto habitacional estudado e III –Levantar o tempo dotrabalho do agente técnico social no conjunto. A metodologia utilizada no campo foi: Pesquisa Exploratória Qualitativa, Entrevista guiada e optou-se também, pela gravação dos depoimentos. Nos resultados e discussão indentificou-se que as pessoas analisadas são público baixa renda, com baixo grau de escolaridade, no geral trabalham informalmente/pequeno comércio. Identificou-se a negligência e falta de transparência do poder público para uma população que historicamente esta abandonada pelo estado.Item Desenvolvimento da leitura e da escrita no projeto de extensão ações socioeducativas para crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal do Recife-PE: relato de experiência(2019) Oliveira, Ivone Silva de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/2965409985704538Este relatório teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife -PE direcionadas para a leitura e a escrita.O referido projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência NEPIAD /UFRPE, com apoio da Pró-reitoria de Extensão /PREG/FACEPE. Dentre as atividades podemos destacar: caracterizar o perfil socioeconômico das crianças e dos/as adolescentes participantes do projeto; relatar as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e identificar possíveis mudanças e/ou avanços no processo de aprendizagem das crianças e dos/as adolescentes. Utilizou-se o método construtivista, cuja construção do conhecimento utiliza métodos que estimularam a leitura e a escrita. A coleta de dados se deu a partir da técnica da observação direta, da análise documental e por meio de registros de relatos dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes em reuniões. Os resultados mostram que as atividades educativas desenvolvidas com as crianças e os adolescentes se constituem num processo de aprimoramento da leitura e da escrita e do desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes. Considera-se, portanto, que as atividades de leitura e de escrita promoveram a aquisição de novos conhecimentos, melhoria da escrita e o prazer pela leitura, impactando de forma positiva o processo de aprendizagem dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais críticos do seu papel como estudantes.Item Determinação da melhor condição de armazenamento de suco misto de umbu e acerola atomizado(2019-02-05) Vieira, Thaís Regina Rodrigues; Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523; http://lattes.cnpq.br/1079558638949514O umbu (Spondias tuberosa Arr. Cam.) e a acerola (Malpighia emarginata D.C.) são frutos tropicais bastante apreciados e consumidos na forma in natura. Estas frutas demandam pesquisas, principalmente pelo seu elevado grau de perecibilidade, desse modo, se faz necessário à utilização de métodos a fim de estender suas vidas de prateleira, proporcionando um aproveitamento mais satisfatório mediante agregação de valor. A secagem por atomização é um processo viável e vem sendo utilizado no campo da tecnologia de alimentos na produção de polpa de frutas em pó. Este estudo objetivou determinar a melhor condição de atividade de água e tempo para o armazenamento de suco misto de umbu e acerola atomizado (SMUAA) afim de que permaneçam favoráveis as suas características físico-químicas e os seus compostos bioativos. Para a obtenção do SMUAA foi utilizado um atomizador Mini Spray Dryer modelo MSD 1.0 da Labmaq do Brasil, que operou com temperatura de entrada de 110 °C, vazão de líquido de 0,84 L/h e maltodextrina 10 DE 10% como agente carreador. As amostras foram armazenadas durante o período de 90 dias em soluções saturadas cujas atividades de água foram 0,11 (cloreto de lítio); 0,23 (acetato de potássio); 0,34 (cloreto de magnésio) à temperatura de 25 ± 1 °C. Com a finalização do estudo, as menores alterações para umidade, atividade de água, pH, ácido ascórbico e fenólicos totais ocorreram em soluções saturadas com aw 0,11 (cloreto de lítio) e 0,23 (acetato de potássio) durante 90 dias de armazenamento.Item Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia(2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.Item Espaços pedagógicos na perspectiva da legislação e da ergonomia: discursos e práticas(2018-08-20) Marques, Lucineide Domingos; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/4895970924060115Este trabalho é resultado do Estagio Supervisionado Obrigatório – ESO, do curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no campo da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica / CNPq / UFRPE do período de julho de 2017 a julho de 2018. O referido estudo visa avaliar os espaços físicos, mobiliário, equipamento, materiais pedagógicos, das instituições de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Recife/PE, tendo como base a Política Nacional de Educação Infantil (2004), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil (2006), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), os Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009), o Manual de orientações técnicas – mobiliário e equipamento escolar da Educação Infantil (2017) e o Manual descritivo para aquisição de mobiliário infantil (2012), elaborados pelo MEC, alicerçado pelo método da Análise Ergonômica do Trabalho e sua influência no planejamento e constituição dos espaços pedagógicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantiquali, caracterizado como de caso, cujo método de análise se apoia no método da análise do espaço construído, fundamentado na análise ergonômica do trabalho – AET que visa adaptar o espaço ao usuário. Para coleta de dados, se fez uso da entrevista estruturada, acompanhada de questionário com perguntas abertas e fechadas que foram tabuladas, categorizadas e analisadas utilizando como método de análise as Representações Sociais. Para observação e análises dos aspectos relacionados aos espaços físicos, aos mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, a partir da perspectiva da Análise Ergonômica do trabalho, selecionou-se uma instituição de Educação Infantil, considerando sua especificidade em relação aos aspectos a serem observado. Os resultados mostram em relação ao mapeamento que a rede de Educação Infantil da Prefeitura de Recife possui 79 instituições de Educação Infantil distribuidas 6 Regiões Políticas Administrativas, que atendem 7.193 crianças, conforme mapeamento, na faixa etária de 0 a 5 anos. Em relação ao perfil dos/as trabalhadores/as dessas instituições, os resultados mostram a preponderância do sexo feminino, com maior concentração da faixa etária entre 28 a 38 anos e 38 a 48 anos, configurando a população como adulta e economicamente ativa. A escolaridade se centra no ensino superior em todas as funções, exceção das estagiárias. Os salários, via de regra, são baixos, variando entre menos de 1 salário mínimo para as estagiários e de a 1 a 2 salários mínimos para a maioria do restante das entrevistadas, classificadas na linha de pobreza. O processo de análise das representações sociais sobre os espaços físicos, mobiliário e materiais pedagógicos permitiu desvendar as percepções dos/as profissionais de como deve ser pensados e como são percebidas essas dimensões acerca das instituições de Educação Infantil, oferecendo informações importantes para subsidiar a melhoria dos espaços, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos numa perspectiva ergonômica. A análise das dimensões investigadas, mostra a inadequação dessas dimensões em relação ao que determina os documentos elaborados pelo MEC e se constitui como fundamental para intervir na perspectiva de melhoria do padrão de qualidade dos espaços pedagógicos das instituições de Educação Infantil, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas demandas e necessidades.Item Estudo comparativo das plantas medicinais utilizadas na produção de fitoterápicos tradicionais do centro de saúde alternativa de Muribeca em relação à indústria farmacêutica no Brasil(2019) Abreu, Felipe Cordeiro de; Oliveira, Lourinalda Luiza Dantas da Silva Selva de; http://lattes.cnpq.br/7013867423178814; http://lattes.cnpq.br/6244676822444557O presente trabalho tem como proposta abordar de forma histórica como as políticas públicas direcionadas à saúde pública, no Brasil, foram sendo modificadas ao longo do tempo e como é a relação de produção e a valorização do conhecimento entre o Estado Brasileiro, Indústria Farmacêutica no país e o Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (CESAM). Este material traz a problemática das dificuldades que as pesquisas no país enfrentam no sentido de obter investimentos para o desenvolvimento de medicamentos à base de plantas medicinais, bem como para obteção de suas patentes. Fatores que cumprem papel fundamental, que visam o fortalecimento e desenvolvimento da biotecnologia em saúde no país, mas que sofrem com falta de investimentos para sua expansão e consolidação, podendo ser revertido em benefícios diretos à população brasileira, impactando de forma direta na soberania nacional. Diante das situações expostas no atual trabalho, a relação eo papel que o Estado Brasileiro e seus diversos agentes têm e cumprem, nesse sentido, na nossa sociedade, dentro dos marcos do capitalismo, onde a não valorização dos conhecimentos tradicionais e populares são perpetuados em detrimento de uma total dependência política, financeira e tecnológica das grandes multinacionais farmacêuticas faz com que os medicamentos e as diversas formas terapêuticas continuem sendo tratados como mercadoria e pouco acessíveis à população brasileira.Item Modos de vida urbanos. reflexões sobre: consumo, território,memória e história no cotidiano subalterno das cidades (caso Lemos Torres)(2019) Pessoa Júnior, Antônio Ramos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/2398634034132541O Presente trabalho foi resultado de dois anos de pesquisa investigativa PIBIC, 2017 a 2019, desenvolvida na comunidade Lemos Torres, localizada na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife, no bairro de Casa Forte com eixo central na discussão de habitação. Este material debate a problemática do direito a moradia em favor da classe menos favorecida, tendo como objetivo analisar e identificar o lugar e impactodas práticas de consumo sobre os diferentes modos de vida no cotidiano de classes subalternas urbanas. Identificamos as percepções destes sujeitos sobre seu cotidiano nas cidades, sua trajetória (com ênfase para os “determinantes” relativos às questões de classe, etnia, gênero e geração) bem como,o direito à moradia. A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e de caráter qualitativo, através da observação e entrevistas realizadas durante visitas a comunidade. Os resultados apontam para a complexidade do processo de urbanização das cidades, com interesses e demandas bastante distintas e interação. O acesso a moradia remete a uma trajetória de luta e resistência dos sujeitos desta história que se desenrola há várias décadas e culminou com o momento atual captado por estas diferentes intervenções junto a estas famílias relacionadas àpolítica habitacional na cidade do Recife.Item O bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumo(2019) Silva, Cínthia Michelle dos Santos; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/1423671043183490O presente Relatório Técnico Científico expõe os resultados da pesquisa O BAIRRO: ESPAÇO DO COTIDIANO E DE MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DO CONSUMO, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica-PIBIC/CNPq/UFRPEcom o objetivo de analisar as mudanças do consumo alimentar, em paralelo com novas formas de apresentação de determinados produtos do mesmo segmento, como é o caso do galeto; e a implantação de alimentos de regiões amazônicas e orientais em um bairro em estudo na cidade de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife.Na referida pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação in loco,entrevistas semiestruturadas comdados coletados dedez (10) pessoas que, ao levantar questões dos conflitos familiares em razão do consumo, algumas respostas foram evadidas, como se diz popularmente ‘’saíram pela tangente’’, sendo assim as entrevistas semiestruturadas ocorreram comquatro(4)comerciantes e três (3)moradores/as.Pode-se dizer que a cultura do consumo contemporânea está presente nas formas em que os alimentos são apresentados aos consumidores do bairro, o que responde às mudanças do tradicional modo de consumo alimentar e nas suas reverberações locais,as mudanças têm sido nítidas nas relações comerciais e familiares. É percebido no bairro que,os contextos alimentares têm contribuído com a manutenção das famílias e o incremento da renda, com as novas formas de oferecer produtos alimentares e o consumo de yakisoba,sushi, açaí etc.Como profissional pôde-se constatar de perto que os indivíduos são dinâmicos e acompanham o ritmo da sociedade mesmo que de forma indireta. Diante disso,a materialização da coleta em dados repercute, como um desafio, uma vez que,as pessoas são ricas em pluralidade. Utilizar o aprendizado da Universidade para a vida cotidiana me trouxe fomento para este trabalho de forma que,contemplasse as áreas de conhecimento propostas pelo Cursode Economia Doméstica: Arte, Habitação e Vestuário;Alimentos, Nutrição e Saúde; Desenvolvimento Humano.Item O mobiliário e a habitação mínima: sua adequação e funcionalidade numa unidade do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV em Paulista-PE(2019) Alves, Silvana Vieira de Melo; Santiago, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/0384247975456633; http://lattes.cnpq.br/6437582042959918Esta pesquisa apresenta uma análise numa unidade do Programa Minha CasaMinha Vida em Paulista/PE, que visa compreender até que ponto os usuários de habitações mínimas utilizam mobiliário e equipamentos compatíveis aos seus espaços? Para tanto, tem como objetivo geral: avaliar a compatibilidade do mobiliário e equipamentos utilizados pelos usuários nas habitações mínimas. Considerando que nos últimos anos as habitações estão cada vez mais reduzidas,seja o acesso via iniciativa privada ou pelos programas do Governo, o fato é que a redução progressiva dos espaços tem trazido questionamentos de como compor áreas mínimas, com mobiliário compatível, que permita a funcionalidade desses ambientes e assegure o conforto para os usuários. Deste modo o trabalho buscou por intermédio dos objetivos específicos: descrever como está sendo feita a apropriação dos espaços através da utilização e disposição do mobiliário e equipamentos, como também, verificar por meio da aferição de medidas se as habitações mínimas atendem os critérios da NBR 15575-1. A metodologia adotada para a pesquisa qualitativa reuniu levantamento bibliográfico, coleta de dados a partir das visitas técnicas, observação in loco, entrevista e registro fotográfico. Os resultados apontam para necessidade de determinar critérios mais exigentes em relação a funcionalidade na habitação popular visto que os usuários nem sempre terão acesso a mobiliário sob medida como forma de compensar a falta de espaço interno.Item O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes(2019-02-18) Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho; Saraiva, Joseana Maria; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.Item Obesidade infantil: uma visão interdisciplinar(2019) Silva, Tiago Cícero da; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402O excesso de peso já é um problema que afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, pois crianças obesas se tornam adolescentes obesos e 80% destes chegam à vida adulta também com obesidade. São vários os fatores que geram este sério problema, entre eles estão a influência da mídia, maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e/ou a combinação desses e de outros elementos. Objetivou-se na elaboração desta monografia realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema obesidade infantil com ênfase na influência da mídia, na percepção da famíliae da importância da escola. Foram realizadas buscas utilizando bases de dados on line, como Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A partir dos trabalhos utilizados nesta pesquisa observou-se que é grande a influência que a mídia e as propagandas exercem no comportamento alimentar de crianças e adolescentes, bem como o tempo gasto com a televisão, internet e jogos eletrônicos. A família exerce um papel muito importante com relação aos hábitos alimentares das crianças, pois, muitas vezes são os costumes alimentares que ela oferece que irá definir quais alimentos farão parte do paladar da mesma. A escola também tem uma grande responsabilidade na questão nutricional, é seu dever oferecer uma merenda rica nutricionalmente e diversificada, ambas as partes devem trabalhar em sintonia para alcançar o resultado desejado. Portanto, é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico nutricionalnas crianças e orientação quanto aalimentação mais adequada. A família e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema e deve-se buscar estratégias efetivas e sustentáveis no âmbito individual, familiar, escolar, comunitário e nos demais espaços em que a criança está inserida, de forma que a adoção de hábitos de vidamais saudáveis seja facilitada e promovida.
