04.1 - Graduação (UAG)
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Item Evasão escolar na EJA(2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.Item Sistema de controle patrimonial(2017-03-22) Morais, Anderson Melo de; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499Neste relatório é apresentado o SISCOMP - Sistema de Controle Patrimonial, um sistema de controle de almoxarifado, desenvolvido com base nas necessidades da Prefeitura Municipal de Garanhuns. O SISCOMP tem como principal objetivo oferecer aos usuários um ambiente onde poderão controlar de forma eficiente a entrada e saída de recursos patrimoniais do almoxarifado central, bem como acompanhar a alocação de todos os bens e equipamentos nos mais diversos setores da empresa. A plataforma visa agilizar e centralizar o controle patrimonial da Prefeitura Municipal de Garanhuns, permitindo a obtenção rápida e prática de informações referentes a um determinado bem ou equipamento através de sua etiqueta de identificação que encontra-se afixada em local visível em todos os equipamentos. Dentre os benefícios do sistema, destacam-se: praticidade, agilidade e segurança. A aplicação foi implementada na linguagem Java juntamente com Hibernate e MySQL. Além disso, técnicas de Engenharia de Software e de Banco de Dados e uma ferramenta de controle de versão foram utilizadas para um melhor desenvolvimento do projeto. Durante o processo de modelagem, conversas com os servidores do almoxarifado central possibilitaram a criação de requisitos, que atenderiam às necessidades dos mesmos. Foram realizados teste unitários que indicaram um bom funcionamento do sistema, juntamente com uma confiabilidade no quesito de segurança. Por fim, todos os requisitos propostos foram atendidos e o sistema encontra-se em fase de implementação, aguardando apenas a resolução de questões burocráticas.Item Relatório de estágio supervisionado: Secretaria de Educação de Garanhuns(2018) Elias, Alana Maria Tenório; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314Nos últimos anos, discutiu-se mais intensamente a necessidade de equipar as escolas com computadores, a fim de melhor atender às necessidades da era tecnológica. No entanto, a adequação à novos modelos de ensino gera dificuldades. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, o acompanhamento das atividades referentes ao setor de TI da secretaria de educação, incluindo a participação no projeto “Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital” cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. Para tanto, foi realizado um fortalecimento no departamento de TI da Secretaria municipal de educação, cuja função principal teve foco em recuperar e montar laboratórios de informática em escolas do município, oferecendo tanto manutenções para melhor atender às demandas das escolas, quanto suporte aos professores durante esse processo de informatização, desde a seleção de softwares educacionais a serem instalados nos computadores, até a criação de documentos de boas práticas para utilização dos mesmos em sala de aula. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Secretaria de Educação, localizada na cidade de Garanhuns (PE), no período de 01/08/2018 à 31/01/2019, com carga horária de 20 horas semanais.Item A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula(2018) Oliveira, Lídia Janieide de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/2888805899604780Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (Secretaria de Educação de Garanhuns)(2018) Batista, Cleyton Silva; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499Nesse relatório é apresentado as tarefas realizadas no estágio oferecido pela secretaria de educação de Garanhuns, o objetivo do é a implantação, do Sistema Operacional SOfiaEdu uma distribuição GNU/LINUX educacional para os computadores das escolas públicas de Garanhuns - PE: propiciando formação, acesso e inclusão digital”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. O estágio aconteceu da seguinte forma os primeiros momentos do estágio aconteceram na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), todos os processos realizados na (UAG) são descritos com detalhes, em seguida todos os trabalhos foram realizados na Secretaria de Educação de Garanhuns (SEDUC), e todos os detalhes são descritos abaixo.Item O uso da literatura para superação das dificuldades de leitura: uma experiência com o 3º ano do ensino fundamental(2018) Rocha, Rayane Branco de Lima; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995Esta pesquisa tem como objetivo geral superar dificuldades de leitura dos alunos através de um trabalho sistemático com o texto literário na escola. Como objetivos específicos diagnosticar as principais dificuldades de leitura dos alunos para desenvolver habilidades de leitura por meio de ação didática planejada com o texto literário, para identificar quais foram os avanços dos alunos em relação às habilidades de leitura e verificar as implicações da ação didática com o texto literário para a formação do leitor. Como aporte teórico, utilizamos alguns estudos sobre o ensino sistemático da leitura (BRANDÃO, 2006; KOCH E ELIAS, 2012; LEAL E MELO, 2006; e SOLÉ, 2014) e também acerca da formação do leitor literário (RITER, 2009; COSSON, 2010 e 2014). Essa pesquisa foi de tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Na análise dos dados percebemos que os alunos mostraram resultados satisfatórios a partir da aplicação sistematizada da leitura com um texto literário.Item A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)(2018-02-20) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) (Vigilância Sanitária/VISA do município de Garanhuns - PE)(2018-02-20) Silva, Marcelo Edvan dos Santos; Ramos, Raiane Eliamari Salvador; Silva, Suzana Pedroza da; Ribeiro, Daniele Silva; http://lattes.cnpq.br/6336405663208451; http://lattes.cnpq.br/4014571441890464; http://lattes.cnpq.br/8059797263280882Localizada no Centro Administrativo I, a Vigilância Sanitária do Município de Garanhuns é um órgão da Secretaria de Saúde supervisionado pela médica veterinária Katharina Pereira de Almeida. A Vigilância Sanitária (VISA) municipal tem por objetivo, garantir a segurança e saúde da população por meio de fiscalizações, inspeções e orientações para a garantia da qualidade dos produtos e serviços prestados por empresas de diversos segmentos como, distribuidoras de alimentos e bebidas, restaurantes, padarias, lanchonetes e açougues. Além de muitos outros estabelecimentos não relacionados com a manipulação de alimentos, como por exemplo, consultórios, clínicas, dedetizadoras, escolas e hotéis. As atividades desenvolvidas pela vigilância sanitária são fundamentadas pelas leis federais, estaduais e municipais, de modo que toda ação é precedida de um minucioso levantamento das normas e legislações aplicáveis, garantindo que as atividades ocorram de maneira correta e respaldadas pela lei. Para o segmento alimentício, a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC N° 216/2004 serve de base para o direcionamento das inspeções, sendo uma das RDCs mais utilizadas por este departamento, não se abstendo de outras legislações aplicáveis. Em complemento as atividades de monitoramento da qualidade dos produtos oferecidos a população, a vigilância sanitária municipal, inspeciona por meio de análises físico-químicas e microbiológicas as condições da água que é distribuída para a população, garantindo assim, uma maior segurança à saúde dos habitantes. Assim, as vivencias profissionais ao longo do período de estágio, promoveram um entendimento maior da responsabilidade com a saúde do consumidor, bem como, apresentou um leque de oportunidades quanto à responsabilidade técnica e atividades de consultoria que podem ser desenvolvidas pelo engenheiro de alimentos.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): aplicação do método masp para redução do tempo de cip na linha de atomatados Tetra Pak: um estudo de caso em uma indústria alimentícia(2018-02-22) Tschoeke, Isabelle Cristine Prohmann; Souza, Thibério Pinho Costa; http://lattes.cnpq.br/4506927856419053; http://lattes.cnpq.br/1308106432646901O setor alimentício é responsável por grande volume de geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro. Diante do quadro econômico descrito e do aumento das tecnologias e inovações aliada as maiores exigências dos consumidores e do mercado, o atual setor alimentício globalizado encontra-se muito mais competitivo. Neste contexto, as empresas acabam buscando soluções em métodos e ferramentas que possibilitem sua adaptação e sobrevivência num ambiente complexo e competitivo através da redução de custos nas operações e aproveitamento ao máximo dos recursos disponíveis. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na ASA Indústria e Comércio LTDA – Palmeiron, bem como a utilização da ferramenta de qualidade (MASP) para buscar alternativas de reduzir o tempo de CIP (Clean in Pace) da linha Tetra Pak. Dentre as atividades realizadas estão: o acompanhamento da produtividade, participação de treinamentos, participação da auditoria interna, como também, desenvolvimento de um projeto de melhoria utilizando a metodologia do MASP. Através das atividades desenvolvidas obteve-se uma experiência única, que serviu para consolidar a formação como engenheiro de alimentos, através do confronto entre a realidade prática e os conhecimentos teóricos aprendidos durante todo o curso. Com o uso das ferramentas da qualidade foi possível verificar a importância das mesmas para as empresas. Pois elas auxiliam as organizações na identificação de problemas, na identificação das causas e no planejamento de ações para eliminá-las, através da melhoria contínua.Item Modelagem cinética da brassagem de cerveja artesanal(2018-02-22) Tschoeke, Isabelle Cristine Prohmann; Souza, Thibério Pinho Costa; Santos, André Felipe de Melo Sales; http://lattes.cnpq.br/2607034933775460; http://lattes.cnpq.br/4506927856419053; http://lattes.cnpq.br/1308106432646901As cervejas artesanais são caracterizadas pela qualidade superior, atrelada a características sensoriais diferenciadas. O seu processo produtivo é dividido em várias etapas. A primeira fase é o processo de brassagem. Nessa etapa ocorre a ação das enzimas para converter o amido em açúcares sendo influenciada por vários parâmetros durante este processo, tais como a temperatura, a acidez do meio, o tempo de mosturação, a constituição do malte moído, além da presença da água no processo. Devido a estes fatores, é interessante realizar estudos que descrevam o processo de brassagem, de acordo com a variação dos principais parâmetros que o influenciam. Tendo em vista que a modelagem cinética é considerada uma das ferramentas mais utilizadas para descrever os processos, decidiu-se utilizar dessa técnica para realização deste trabalho. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi realizar um estudo do comportamento das variáveis que influenciam o processo de mosturação do malte durante a etapa de brassagem. Para atingir tal objetivo, foi necessário realizar uma análise estatística do comportamento das variáveis, sendo estas inseridas na modelagem cinética de uma cerveja artesanal. Os experimentos realizados nesse trabalho foram feitos adotando um planejamento fatorial 34 em que as variáveis escolhidas para o estudo foram o pH, a temperatura, a granulometria e a diluição, sendo a variável resposta o brix da cerveja. Para a análise estatística foi utilizado o programa Statistica® no qual pôde ser avaliado a significância das variáveis escolhidas. Já o ajuste do modelo cinético aos resultados foram feitos com o auxílio do software MathLab®, sendo criada uma programação específica para o problema proposto. Os resultados mostraram que o modelo proposto se ajustou bem aos dados experimentais e pode ser utilizado pela comunidade científica para estudos mais aprofundados e projetos voltados à área industrial.Item Efeitos do tamanho de vagens na germinação e vigor de sementes de pau ferro (Caesalpinia ferrea Mart.)(2018-02-22) Silva, Júlio César de Almeida; Gonçalves, Edilma Pereira; Ferreira, Débora Teresa da Rocha Gomes; http://lattes.cnpq.br/1123517464184162; http://lattes.cnpq.br/2026865787481365; http://lattes.cnpq.br/5083282435990912A espécie Caesalpinia ferrea Mart, conhecida como jucá ou pau-ferro, é utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas no tratamento de feridas, contusões, asma e tosse crônica. Nos últimos anos houve grande avanço no campo de estudo sobre a análise de sementes de espécies nativas, mas ainda é incipiente para diversas espécies florestais principalmente quanto à características básicas das sementes, ao efeito da luz e a profundidade no processo de germinação. Os experimentos foram desenvolvidos no Laboratório de Análise de Sementes na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) com o objetivo de verificar a influência dos diferentes tamanhos de frutos sobre a germinação, vigor e na profundidade de semeadura de Caesalpinia ferrea. Os frutos foram colhidos no município de Paranatama - PE e classificados em dois lotes, sendo eles: lote 1 (Frutos grandes) e o lote 2 (Frutos pequenos). Após a colheita foi realizada a biometria dos frutos e sementes, teor de água, peso de mil sementes, condutividade elétrica, extrato etéreo, teste de germinação e luz e o teste de profundidade. Para o teste de germinação e luminosidade foram utilizadas 200 sementes, consistindo de quatro repetições de 50 sementes para cada lote na presença e na ausência de luz, no qual determinou-se a porcentagem de germinação, o comprimento da parte aérea e raiz de plântulas e a massa seca total de plântulas normais. Para o teste de profundidade o experimento foi constituído de 4 tratamentos (0,0; 2,0; 4.0 e 6,0 cm ) com 4 repetições de 10 sementes para cada lote. As diferenças verificadas para a biometria de frutos e sementes têm como causa principal a variabilidade genética das matrizes. As sementes se comportaram como fotoblásticas neutras para os dois lotes em estudo, havendo interações entre o tamanho das sementes e o índice de velocidade de germinação, comprimento da raiz e a massa seca total. A melhor profundidade de semeadura para as sementes oriundas dos frutos grandes foi 3,52 cm, enquanto que para os frutos pequenos foi 3,61 cm.Item Pesquisa de Salmonella spp. em queijos de coalho comercializados em feiras livres de Garanhuns - PE(2018-02-23) Claudino, Aline Raaby Ferreira; Mendonça, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6861139703424532O queijo de coalho é muito produzido e consumido na região Nordeste do Brasil. Apesar da produção e comercialização deste produto estar regulamentada por normativas estaduais e federais, a fabricação e venda informais são bastante comuns. Dentre os microorganismos patogênicos, Salmonella spp. é um dos principais agentes de doenças transmitidas por alimentos, devendo estar ausente em produtos de origem animal. O objetivo do presente trabalho foi realizar a detecção de Salmonella spp. em queijos de coalho, provenientes de feiras livres de Garanhuns - PE. Foram avaliadas 12 amostras de queijo de coalho, comercializadas em feiras livres de diferentes bairros da cidade. A detecção de Salmonella spp. foi realizada utilizando-se o método convencional de isolamento e o teste rápido imunocromatográfico Singlepath Salmonella (Merck-Millipore). Inicialmente, 25g de cada amostra foram adicionadas em 225mL de Água Peptonada Tamponada (APT), e incubadas por 24h a 37°C. Em seguida, 0,1mL do caldo APT foi adicionado em 10mL do caldo Rappaport-Vassiliadis (RV) e, então, incubado por aproximadamente 18h a 42°C. Ao final deste período, os caldos RV que demonstraram turbidez foram utilizados para realizar o teste rápido. Em paralelo, as amostras do caldo RV foram semeadas em placas de ágar Xilose Lisina Desoxicolato (XLD) e Hektoen Entérico (HE), sendo as colônias características submetidas aos testes bioquímicos de Tríplice Açúcar Ferro (TSI), Lisina Ferro (LIA) e Urease. Ao final, os isolados foram submetidos ao teste de sorologia para confirmação. A presença de Salmonella spp. foi comprovada em 66,7% (8/12) das amostras de queijo de coalho analisadas utilizando a análise convencional; já de acordo com o teste rápido, 83,33% (10/12) das amostras foram positivas para Salmonella. A alta ocorrência de Salmonella spp. em queijos comercializados nas feiras de Garanhuns, denota uma grande preocupação para saúde pública. Além disso, evidencia a falta de adoção de boas práticas de fabricação no preparo do produto, o que juntamente com as condições precárias de higiene, armazenamento e falta de refrigeração na comercialização dos mesmos, culminam no comprometimento da sua qualidade microbiológica.Item M Harmony BR: o uso de formalismos para a composição algorítmica baseada em conhecimento(2018-02-23) Silva, Vinícius Santana; Carvalho, Tiago Buarque Assunção de; Costa Junior, Jerônimo Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/6050271311748487; http://lattes.cnpq.br/7150833804013500; http://lattes.cnpq.br/8393251786005816Ao longo da história, diversos estudos buscaram introduzir o uso dos computadores em outras áreas do conhecimento, inclusive na música, várias pesquisas foram realizadas com a finalidade de mostrar a capacidade dos computadores em compor músicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a possibilidade da criação de um softwaresimples capaz de gerar harmonias de determinado estilo musical, por meio de gramáticas livres de contexto, baseadas no conhecimento obtido de composições musicais já existentes. O desenvolvimento da ferramenta teve como base a análise das características de dois estilos musicais distintos: Punk Rock e Sertanejo Universitário, por meio da coleta e análise de dados de 40 músicas. Posteriormente, a base de dados foi ampliada com a inclusão de 50 músicas do estilo Reggae e de 30 músicas do estilo Sertanejo Universitário, totalizando 120 músicas. Utilizando os dados extraídos da base de músicas foram geradas 3 gramáticas específicas para produção de harmonias de cada estilo analisado por meio de um algoritmo de composição. O estudo teve como resultado a produção de um aplicativo que compõe harmonias baseadas em conhecimento, que se mostrou útil no auxílio ao processo de composição musical.Item Relatório de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório: principais pontos avaliados em visitas técnicas a propriedades leiteiras assistidas no Projeto EDUCAMPO(2018-02-26) Silva Filho, Gildo Pereira da; Magalhães, André Luiz Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2621131411062422; http://lattes.cnpq.br/9868295201810315O agronegócio é um dos setores que mais movimenta a economia do país, a pecuária leiteira apresenta grande participação nesse segmento, o Estado de Minas gerais continua na liderança da produção, contudo foi percebida uma redução no volume de leite e o fator principal pode ser atribuído ao declínio no volume de chuva nos últimos cinco anos que a região tem enfrentado. Diante disto faz-se necessário um auxilio de técnicos capacitados para elaboração do planejamento para manter a produção e minimizar os custos durante os períodos difíceis. A procura por profissionais capacitados tem aumentado sendo necessários programas de assistências técnicas para produtores rurais. O objetivo deste relatório ESO foi acompanhar o técnico do projeto do projeto Educampo localizado na cidade de São Domingos do Prata – MG e região do vale do Mucuri, através da firma Tecno Vet na sua abordagem nas visitas aos produtores rurais e analisar e listar os principais pontos que foram abordados nas visitas, a partir de planejamentos que foram construídos, com o intuito de melhorar e desenvolver a produção dessas propriedades refletindo nos seus indicadores econômicos e zootécnicos e no alcance dos objetivos do produtor rural. Ao final do estágio foi possível perceber a importância das assistências técnicas para as propriedades, uma vez que, se possibilita ao produtor e ao técnico análises baseadas em dados e índices levantados durante todas as visitas proporcionando oportunidades de melhorias na produção de cada propriedade.Item As principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental(2018-02-27) Guimarães, Kaliny de Almeida; Pontes, Galindo de Oliveira Pontes; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/1135903752782533Durante a vida escolar, a expectativa é de que o processo de aprendizagem flua sem dificuldades, mas na realidade é muito comum encontrar alunos com dificuldade de aprendizagem. Com base nessa problemática, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as principais razões das dificuldades de aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e como objetivos específicos identificar quais as principais dificuldades de aprendizagem; Relacionar as razões destas dificuldades sob o ponto de vista de alunos e professor; Compreender como o professor lida com essas dificuldades de aprendizagem; Propor possíveis soluções. Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa foram observação e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Garanhuns, sendo os sujeitos professor e alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. O tipo de pesquisa utilizada foi de campo com abordagem qualitativa. Os autores utilizados para embasar a pesquisa foram: Bossa (2000); Bock (1999); Chabane (2006); Flick (2013); Moreira (1999); Relvas(2008); Wadsworth (1999); Weiss (2012). Podemos concluir que as razões que levam à dificuldade de aprendizagem são a ausência da família no processo de ensino e aprendizagem e a falta de incentivo; condições de trabalho da professora; a falta de um psicopedagogo na instituição; estrutura física da escola e a base que os alunos não tiveram para chegar ao 5º ano.Item O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns no ano de 2017: um estudo de caso(2018-03) Almeida, Jacqueline Emery de; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/1193136534340834Este trabalho, resultado de uma pesquisa para elaboração do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia, intitulado “O Conselho Municipal de Educação de Garanhuns em 2017: um estudo de caso” teve por objetivo geral “analisar o processo de reestruturação do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns – PE” e como objetivos específicos “Resgatar a memória das gestões anteriores do Conselho” e “registrar as práticas, dificuldades, desafios e avanços vivenciados pelo Conselho em 2017”. A pesquisa de campo seguiu alguns princípios e procedimentos da abordagem exploratória e bibliográfica sendo realizada na Casa dos Conselhos, tendo como sujeitos três membros de cada uma das duas gestões do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa revelou no que diz respeito aos avanços que foram significativos na gestão atual devido a terem apenas um ano de atuação muitas conquistas já foram adquiridas. As dificuldades existem, mas os membros trabalham para que elas não atrapalhem as ações que são feitas e os desafios os estimulam a melhorar e realizarem seu trabalho. As lacunas existem diante da pouca participação da comunidade nas reuniões, mas acontecem com o mínimo de participantes que é exigido pelo quórum, sempre são as mesmas pessoas, em alguns falta preparo e conhecimento acerca das demandas do Conselho. Tendo em vista que os conselhos são um dos principais instrumentos de participação democrática, afirma-se a importância de representantes capacitados, escolhidos de forma democrática e que participem efetivamente dos debates e decisões para o exercício de uma cidadania ativa que priorize a defesa dos interesses coletivos, agindo com autonomia, respeitando os limites de suas competências.Item O grito dos subalternos: uma análise da obra Contos Negreiros de Marcelino Freire(2018-03-07) Andrade, Diego Souza de; Cortez, Marcia Félix da Silva; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5716246867460475O presente trabalho analisa a obra Contos Negreiros, do escritor pernambucano Marcelino Freire, sob o viés dos estudos da teórica e filosofa Gayatri Chakravorty Spivak acerca da subalternidade. Por ser baseada em textos que tracejam tons de realidade e que abordam temáticas muito vivas no cotidiano das periferias do mundo, a obra será analisada nesta pesquisa. Tendo em vista que Marcelino Freire aborda em sua obra sujeitos que são excluídos sistematicamente dos processos de representação social e econômica foi possível estabelecer um vínculo entre e a teoria e a obra literária. Veremos como o sujeito subalterno fala através das personagens que nos contam sobre sua indignação e salvação. A questão da mulher posta como inferior e dependente está escancarada nas falas das personagens, o racismo imposto todos os dias, a homofobia que é bandeira fincada no pensamento da sociedade, a pedofilia que acontece diariamente sob a nossa supervisão, a xenofobia, as impunidades que foram construídas ao longo dos anos em cima das comunidades indígenas, entre outras situações aparentemente tão corriqueiras. A preocupação aqui é relacionar essas personagens literárias e suas agruras ao sujeito subalterno apontado por Spivak, ou seja, com o mundo real. Para isso, usaremos teorias de estudos pós-coloniais como a autora citada e Homi Bahba, além de estudiosos acerca da literatura como Antônio Candido e sua teoria sobre a personagem, bem como Anatol Rosenfeld.Item Estágio supervisionado obrigatório na empresa Reijers Produção de Rosas Ltda “produção de rosas (Rosa spp)”(2018-05-02) Silva, Jéssica Fernanda dos Santos; Santos, Gilmara Mabel; http://lattes.cnpq.br/5410228230296040; http://lattes.cnpq.br/3676850069804693Este relatório é uma síntese das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, no período de outubro a dezembro de 2017, concedido pela Empresa Reijers Produção de Rosas LTDA, especificamente na fazenda localizada no sitio Lagoa / Jussara – São Benedito (CE). Durante todo o estágio foi possível estudar mais profundamente as etapas de produção da cultura da roseira (Rosa spp.), além de participar de algumas atividades relacionadas a produção de outras espécies flores para corte, como boca de leão, lisianthus, gipsófila, rainha margarida e gérbera. As atividades realizadas foram as seguintes: propagação das estacas de rosas; tratos culturais como o agóbio, a poda e a desbrota; acompanhamento da irrigação; adubação;controle fitossanitário;colheita e classificação. O estágio foi muito importante, pois possibilitou acompanhar de perto como cada cultura se desenvolve; conhecer os métodos utilizados para obter a máxima produtividade e acompanhar a rotina diária do pessoal do campo. Além de conseguir correlacionar a prática com a teoria em sala de aula.Item Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire(2018-06-06) Lira, Jadson Brito de; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/0605764002670980Esta pesquisa tem como objetivo analisar a ficção curta de Marcelino Freire, Contos Negreiros. Teve ainda o propósito de demonstrar o perfil literário de Marcelino Freire, bem como verificar o viés do personagem negro na obra Contos Negreiros e visualizar as contribuições sociais da obra ― Contos Negreiros” para a literatura brasileira contemporânea. Para isto recorreu-se à pesquisa bibliográfica, buscando tecer uma compreensão acerca do tratamento direcionado ao negro na literatura brasileira a partir de uma indagação - quais as principais contribuições sociais e questionamentos raciais do personagem negro na obra Contos Negreiros? Antes de analisar o viés do personagem negro na premiada obra do autor pernambucano, fez-se necessário apresentar o perfil biográfico do escritor, as inquietações sociais, influências e produção literária. Neste sentido, a monografia, Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire tem por objetivo demonstrar as contribuições sociais e questionamentos raciais da obra Contos Negreiros, 2005, para a literatura brasileira contemporânea.Item Relatório de estágio curricular supervisionado obrigatório: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP(2018-06-18) Freitas, Caio César Gomes; Sobral, Júlia Kuklinsky; http://lattes.cnpq.br/8273377142633220; http://lattes.cnpq.br/5365151366789920O presente relatório refere-se ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns. O estágio foi realizado no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, especificamente no Laboratório de Microbiologia do Solo, sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Dini Andreote, no período de 23 de abril à 10 de Junho de 2018. Durante o estágio foram acompanhadas as atividades realizadas no cotidiano do laboratório, que desenvolve pesquisas com diversas metodologias aplicadas ao conhecimento da Microbiologia do Solo. Contudo, foi dado ênfase as técnias da biologia molecular, como a Reação em Cadeia Polimerase com genes específicos, que apresentam relevância atual nos estudos em microbiologia do solo. O estágio proporcionou um maior conhecimento na área, a partir do contacto prático com essas técnicas.
