01.1 - Graduação (Sede)
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Item Análise de ferramentas de simulação em aulas experimentais de Bioquímica: um olhar para a relação entre os paradigmas da ciência e o uso de tecnologias digitais(2025-03-10) Oliveira, João Henrique Carvalho de; Couto, Janaina de Albuquerque; André, Woldney Damião Silva; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6387415544397352A Bioquímica se faz presente tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior. Porém, apesar de inserida no meio educacional dos estudantes, a literatura descreve alguns obstáculos para o ensino de Bioquímica decorrente da natureza dos conceitos bioquímicos, com destaque para abstração e a verticalização, e também da postura docente, a exemplo da fragmentação e da descontextualização. Tendo em vista a grande densidade de conteúdos abstratos, a disciplina possui a necessidade de aulas práticas experimentais para auxiliar na superação desses obstáculos. Entretanto, muitas instituições educacionais não dispõem de condições adequadas para a realização dessas práticas. Neste sentido, a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) pode ser uma excelente solução para o problema, visto que torna mais acessível a realização de práticas educacionais por meio de simuladores. Todavia, a utilização de um recurso como a TDIC não faz com que a aula seja efetiva por si só, uma vez que a postura assumida pelo docente durante o processo de ensino-aprendizagem é essencial para minimizar a fragmentação e a descontextualização dos conteúdos. Dito isto, a presente pesquisa tem como objetivo buscar, por meio de uma revisão sistemática, ferramentas tecnológicas para simulação de práticas experimentais de bioquímica para posterior análise qualitativa e paradigmática. Destarte, foram catalogados artigos, e os softwares por eles mencionados, disponíveis na plataforma Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2024. A proposta metodológica foi uma revisão sistemática, que consistiu nas seguintes etapas: Busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2) e extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3); E a análise descritiva e paradigmática (etapa 4), sendo esta análise constituída a partir dos paradigmas da ciência: Cartesiano, Sistêmico e Complexo. Ao fim da pesquisa, foi observado que existem poucos trabalhos envolvendo simuladores na área da bioquímica. Observou-se que os softwares encontrados poderiam ser categorizados como gratuitos e de uso pago, o que impossibilitou a análise de alguns Laboratórios Virtuais (LV’s), caso este do Labster, que foi o mais citado dentre os trabalhos. Entre os simuladores encontrados, a maior parte desenvolve-se somente no paradigma cartesiano de forma aprofundada, com um foco por vezes exclusivo em saberes fragmentados fazendo pouca ou nenhuma sistematização, sendo o PhET o único simulador observado que foi capaz de atender satisfatoriamente os três paradigmas. Concluiu-se que as ferramentas, embora tenham potencial inovador, muitas vezes não fogem do tradicionalismo inerente ao paradigma cartesiano.Item Um estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem do gênero digital vlog na aula de língua portuguesa(2025-02-25) Cardeal, Bruna Maria Barbosa de Holanda; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/1612381802323549Este artigo investiga o potencial pedagógico do vlog como gênero discursivo emergente no ensino de língua portuguesa, considerando as demandas da cultura digital e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, que analisa estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco na multimodalidade e nas práticas de oralidade. Os resultados evidenciam que o vlog, ao integrar elementos verbais, visuais e sonoros, configura-se como uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. O estudo destaca a necessidade de repensar as práticas pedagógicas tradicionais, propondo a inserção de gêneros digitais no currículo escolar como forma de aproximar o ensino da realidade dos alunos, nativos digitais das gerações Z e Alpha. Conclui-se que o vlog pode contribuir significativamente para a formação crítica e multimodal dos estudantes, desde que haja investimento na formação docente e na adaptação dos currículos às novas demandas tecnológicas. Este trabalho busca, portanto, oferecer subsídios para a integração de práticas digitais no ensino de língua portuguesa, alinhando a educação às transformações da sociedade contemporânea.Item Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE(2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.Item Gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa: um estudo sobre a BNCC(2022) Simão, Julliana Raquel da Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190Item Oralidade e letramento digital no Ensino Médio: uma análise da Base Nacional Comum Curricular(2020-10-22) Barreto, Iwara Elisa Dias; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3092617684289809Essa pesquisa tem o objetivo primordial de analisar como a Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC) aborda o eixo da oralidade e sua relação com o letramento digital no Ensino Médio. Buscamos, portanto, refletir sobre como o currículo escolar da Educação Básica encaminha as práticas pedagógicas dos professores de língua e, principalmente, como todos esses aspectos podem ser relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem do eixo da oralidade. As novas tecnologias, concomitantemente, favorecem o ensino da oralidade, diversificando seus gêneros textuais e proporcionando novas experiências educacionais. Para subsidiar a pesquisa, utilizaram-se autores como Melo & Cavalcante (2007), Schneuwly & Dolz (2004), Soares (2000), Lévy (1999), entre outros. A metodologia é de caráter bibliográfico e documental, pois aliamos a análise dos dados às concepções teóricas trazidas pelos autores. Os dados analisados mostraram que a BNCC destina um amplo espaço para os gêneros textuais orais, além de uma vasta reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa.
