01.1 - Graduação (Sede)

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    A representação das mulheres em Clarissa de Érico Veríssimo
    (2025-07-22) Castilho, Ana Eduarda Nogueira; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/9180081687375252
    O trabalho em questão propõe uma análise crítica das personagens mulheres no romance Clarissa (1933), de Erico Veríssimo, à luz das discussões de gênero, classe, raça e sexualidade. A pesquisa parte da compreensão de que a literatura é também um espaço de construção e reprodução de discursos sociais, e busca compreender como as mulheres são representadas em um contexto urbano brasileiro da década de 1930. Com base em autoras como Simone de Beauvoir (1970), Ruth Silviano Brandão (1993), Djamila Ribeiro (2017,2018), Carla Pinsky (2012) e Silvia Federici (2019) o estudo interpreta o romance não apenas como um “romance de formação”, mas como um retrato multifacetado da condição da mulher no período. São analisadas figuras como Clarissa, Ondina, Belinha, Dona Eufrasina, D. Tatá, Dudu e Belmira, considerando os estereótipos que recaem sobre elas e as brechas de subjetividade que conseguem ocupar. A leitura evidencia como a obra articula tensões entre a tradição e os desejos de emancipação da mulher, oferecendo à crítica literária contemporânea uma rica possibilidade de reflexão sobre seu papel na literatura e na sociedade. A análise conclui que, apesar de construídas a partir de tipos sociais, as personagens mulheres em Clarissa não são estáticas, e revelam contradições, desejos e resistências que ainda ecoam nos debates atuais.
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    Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia
    (2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649
    Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.
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    Mulheres indígenas na ditadura militar brasileira: uma análise da representação e resistência
    (2024-02-27) Dutra, Letícia Gabriela da Silva; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/3627397878293507
    Este artigo aborda a história das mulheres indígenas durante o período da ditadura militar no Brasil, com ênfase na década de 1970, destacando sua representação e resistência em meio a um momento que foi fortemente marcado por violações dos direitos humanos e opressão política, buscando traçar uma alternativa para fugir da estereotipação da mulher indígena, no intuito de colocá-la como protagonista de sua própria história em um período em que foi constantemente apagada e apresentando os diversos núcleos em que essas mulheres foram inseridas na busca de colocar a sua luta, história e cultura como o centro de sua resistência.
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    A escola e a representação das mulheres nos contos de fada
    (2021-12-06) Guimarães, Eveline da Silva; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    Este trabalho investiga por meio de estudos iconográficos e bibliográficos de que forma duas personagens principais de filmes infantis podem atuar na formação da mulher. Usamos como principais autores Maria Tatar que é especialista em literatura infantil, e Bruno Bettelheim que desenvolveu estudos na área da psicanálise referente aos contos de fadas. A escola é vista como um lugar que pode desconstruir visões limitadas a respeito de questões de gênero. Observamos o perfil da primeira e da Última princesa da Disney, respectivamente, Branca de Neve (1937) e Moana (2016). O objetivo geral deste trabalho é analisar a representação das mulheres nos contos de fada. E nossos objetivos específicos são: analisar duas princesas da Disney e suas representações nos filmes e entender como essas representações podem influenciar na formação da menina. A metodologia desenvolvida foi pensada a fim de perceber os diferentes papéis que essas princesas exercem nas produções e fizemos isso garimpando em sites acadêmicos trabalhos já publicados dentro da temática. Os resultados das análises apontam para a confirmação de que essas representações atuam diretamente na formação da identidade infantil. E consequentemente, na identidade feminina.
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    A representação social da História no mangá One Piece de Eiichiro Oda
    (2023-04-28) Mota, Ícaro Rhuan de Lima; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/9421700387960516
    Nesse artigo, vamos analisar o mangá One Piece, de Eiichiro Oda. Nosso objetivo é perceber, através da identificação de núcleos temáticos, a forma como a obra estabelece uma representação social da história, através das disposições que os personagens fazem do passado e sua importância para a trama narrativa. Para tanto, vamos dialogar com o conceito de representação social de Chartier, segundo o qual a representação social não é entendida como o ato de revelar um objeto (ou situação) ausente, mas são discursos que possuem seus próprios dispositivos, suas próprias articulações retóricas e narrativas, que não são redutíveis às ideias que eles enunciam ou aos temas que sustentam. (CHARTIER, 2002)
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    Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo
    (2022-10-07) Lima, Franky Lourenço de; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1807758287595697
    O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).
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    Representação social sobre o corpo dos estudantes da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-10-06) Silva, Valentine Evelin Fidelis e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1988829168110729
    O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais sobre o corpo que os estudantes de Licenciatura em Educação Física da UFRPE possuem. O trabalho envolve uma pesquisa de campo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 38 sujeitos, alunos do curso Licenciatura em Educação Física. O instrumento usado para a coleta de dados foi um teste de associação livre de palavras, usado de acordo com a teoria das representações sociais, ordenada e justificada pelos próprios sujeitos, feita através da plataforma de formulário “Google forms”, iniciando com algumas perguntas para caracterizar os colaboradores da pesquisa, como: nome, sexo, período de formação e idade. O trabalho busca comparar os resultados da representação social padrão, que é o núcleo central, apresentados através das palavras: movimento e saúde (saudável), na periferia das representações encontramos as palavras: músculo, bem estar, fisiologia, expressão e tempo, oscilando entre o biológico e o social.
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    Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica
    (2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836
    O trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.
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    O conceito de saúde na representação social de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-06-03) Toledo, Gerlaine Alves; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Com o objetivo de pesquisar a representação social dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, essa pesquisa se utilizou como base de dados textos publicados entre os anos 2012 até 2021 no site Scielo. Foram feitas buscas com os descritores Educação Física Escolar e Saúde e encontradas 12 obras previamente selecionados durante a pesquisa, com parâmetros relevantes para a contribuição do entendimento de como se encontra o conceito saúde na sociedade e entendimento do objetivo deste estudo. Os resultados foram inseridos em um quadro elaborado, identificando os autores, o tipo, objetivos, resultados e ano de publicação do trabalho. Para o levantamento da representação social do conceito de Saúde dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, foi elaborado um questionário, que não pôde ser aplicado presencialmente por motivo de manter o distanciamento social como medida preventiva causada pela Pandemia causada pelo Covid-19. Então, por esse motivo, o questionário foi aplicado de forma on-line através da plataforma Google Forms, utilizando o método de Associação Livre de Palavras, contendo seis perguntas; sendo três para identificação pessoal e três relacionadas ao entendimento sobre saúde. O questionário foi divulgado nos grupos de WhatsApp dos alunos do curso, resultando em um número de 37 voluntários. E como resultado, pôde-se perceber um número maior de respostas obtidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º período, o que resultou em uma relação entre saúde mais direcionada para alimentação. Para entendimento desse resultado deve-se levar em consideração que as respostas dos alunos dos primeiros períodos ainda estão embasadas pelo senso comum e o conhecimento é uma progressão que se obtém durante toda a graduação. Com base nesse resultado, indica-se uma nova pesquisa nos períodos finais de curso com esses mesmos voluntários dos três períodos inicias, para levantamento mais satisfatório da pesquisa, com a desconstrução do senso comum e com embasamento mais científico.
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    Negras de tabuleiro: uma visão a partir de viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Jean Baptiste Debret
    (2022-05-17) Bento, Mônica Pontes da Silva; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/8560836875177973
    Este artigo busca apresentar as análises feitas a partir das iconografias de Jean-Baptiste Debret com negras de tabuleiro e suas respectivas representações culturais africanas e afro-brasileiras, costumes sociais e de trabalho no Rio de janeiro oitocentista, durante sua estada ao Brasil entre 1816 a 1831. O objetivo é mostrar que as respectivas iconografias apresentam elementos históricos, estéticos e culturais da época bem como a questão de gênero e social destas mulheres, em condições de escravidão, liberdade e forro. Iremos discutir as representações e seus termos relacionados à mulher negra africana, como também, afro-brasileira, a partir de comentários feitos em pranchas pelo próprio Debret em Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, e também em fontes com narrativas sobre o tema.