01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Marketing digital e influência regional: estudo de caso de uma ação da “Abreu e Lima Pizzas”(2025-08-01) Nunes, Maria Vanessa de Almeida; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/1084838900076783O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de uma ação de marketing digital realizada pela pizzaria Abreu e Lima Pizzas, localizada na cidade de Abreu e Lima – PE, em parceria com Prin, um influenciador digital da mesma região. A ação consistiu na distribuição gratuita de pizzas dentro de um transporte público coletivo, foi registrada em vídeo e divulgada na plataforma do Instagram, configurando-se como uma estratégia criativa e de baixo custo para ampliar o alcance e o engajamento da marca. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo, adotou o método de estudo de caso, utilizando entrevistas, observação direta e análise de conteúdo para compreender os impactos da campanha nas métricas digitais e na percepção do público. Os resultados evidenciam que a ação gerou expressivo engajamento e aumento da visibilidade da pizzaria, destacando-se pela autenticidade e proximidade com o público. Constatou-se que pequenos influenciadores locais, aliados a estratégias de marketing de guerrilha, podem fortalecer a identidade da marca, gerar vínculos afetivos com os consumidores e impulsionar pequenas empresas no ambiente digital.Item Fake news nas eleições de 2018 no Brasil: ameaça a comunicação autêntica e à democracia(2025-08-08) Santos, Bruno Augusto dos; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/5403463744345932Este estudo analisa como as fake news impactaram a democracia brasileira nas eleições de 2018, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. A disseminação de desinformação nas redes sociais comprometeu o debate público e distorceu a formação da opinião crítica. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em revisão da literatura sobre o tema, identificou que o uso de notícias falsas rompeu com os princípios da racionalidade comunicativa imprescindível para democracia. Casos como o kit gay, alegações de fraude nas urnas e vídeos adulterados evidenciam a manipulação emocional e estimulam a propagação de discursos de ódio.Item The digital behavior of voters in interactions with the social media posts of candidates running for elections(2022-10-06) Silva Filho, Heriberto Alexandre da; Brito, Kellyton dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8750956715158540; http://lattes.cnpq.br/6181814500468590The extensive use of digital tools and digital marketing strategies over the last few years has become increasingly more frequent and characteristic in political campaigns Within this scenario, this study aims to investigate the use of SM in contemporary political communication, seeking to understand the features that influence the engagement of voters in posts by politicians on their social media profiles. As a case study, we have focused on the Brazilian presidential election in 2018. The investigation was based on an analysis of politicians’ posts on Instagram, Twitter, and Facebook (N = 1319) in the last two weeks before the elections, which investigated features such as functional approach, the Aristotelian rhetoric adopted, and the type of content, among others, and established relationships between these features and user engagement. This study also proposes to investigate the feasibility of using machine learning models to predict the level of engagement of the candidate's posts. Finally, another objective of this paper is to find similarities or differences between the digital campaign strategies, and their impacts on the level of engagement, of the two candidates with the best electoral results. Our main results indicate that the platform with the highest level of engagement was Instagram, together with polarized discourses that presented speeches of attack and defense or emotionally charged topics tended to engage more. Regarding the predictions, the Gradient Boosting model proved to be efficient, R² =0.77, to make the predictions. Regarding the digital campaign strategies, although the two candidates are from opposite political sides, it was possible to find more similarities, such as: functional approach, content structure, and content type, and others...than differences. However the few differences found also represent a valuable result for the understanding of the political landscape, there were divergences for example in Aristotelian rhetoric, content type, and rhetorical device. All these results helped to understand how the electorate interacts with the candidates' speeches in a new era of digital campaigning.Item Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec(2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.Item Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais(2024-10-01) Lima, Thiago Ferreira de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5181649435278623As redes sociais são essenciais na comunicação contemporânea, pois permitem a conexão e interação de pessoas globalmente de forma simplificada. Tendo em vista o avanço tecnológico atual, é crucial garantir a acessibilidade digital para incluir todos os usuários, inclusive aqueles com deficiências visuais e auditivas que compõem uma parcela significativa da população. Este projeto analisa a acessibilidade nas cinco redes sociais mais populares atualmente (Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e TikTok), identificando quais recursos de acessibilidade estão disponíveis para esse público. Foram avaliadas interfaces e ferramentas de interação, com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade WCAG 2.0. Os resultados da análise mostram que as redes sociais mais utilizadas atualmente estão preparadas com ferramentas acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas ainda precisam de melhorias para terem um nível mais alto de acessibilidade. Também foi identificado que plataformas da mesma empresa podem ter diferenças significativas nas ferramentas de acessibilidade, como por exemplo, a falta de configurações para melhorias visuais ou a complexidade de navegação por teclado em versões web. A partir disso, foram levantadas melhorias e sugestões de implementação para cada plataforma social analisada.Item A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica(2024-09-23) Lima Filho, Henrique Rodrigues; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/8646187137396793O presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.Item Reflexos virtuais da identidade pessoal: uma análise da construção da autoimagem na era das redes sociais digitais(2024-10-04) Silva, Maria Clara Lima da; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/6090334105282449A chegada dos smartphones e das plataformas de compartilhamento de vídeos pela internet na primeira década do século XXI, marcou uma revolução na forma como nos comunicamos ao longo dos anos subsequentes. As imagens, as imagens em movimento, vídeos e outras formas de novas mídias agora permeiam nosso cotidiano de uma maneira sem precedentes, de uma forma que as mídias tradicionais nunca conseguiram. A possibilidade de criar uma imagem de si, proporcionada por esses novos meios, representa um ponto crucial no acesso à autorrepresentação em um mundo cada vez mais regido pelas imagens. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre identidade, autoimagem e o impacto das redes sociais digitais na vida de jovens universitários, investigando o processo de construção da autoimagem nesses espaços virtuais, através de alunos ingressantes dos cursos de Ciências Sociais e História na URFPE em 2024.1. O estudo foi realizado a partir de um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas, para explorar percepções subjetivas sobre as redes sociais digitais abordadas, Instagram, TikTok e Twitter/X. As análises refletem sobre como as práticas digitais moldam novas formas de subjetividade, alterando a relação do indivíduo com o tempo, o espaço e com outros agentes sociais. Por fim, a monografia investiga as implicações sociais e emocionais da constante exposição e busca por validação online, destacando a efemeridade das interações digitais e seus efeitos nas percepções de autenticidade.Item A importância da presença digital na captação e fidelização de clientes: um estudo de caso no restaurante pernambucano Cá-Já(2024-09-26) Nascimento, Nathalya Tavares Braga do; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5789891502342126A presença digital é crucial na atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais no setor gastronômico. Essas plataformas permitem a criação de vínculos com clientes e fortalecem a marca, impactando vendas e fidelização. A pesquisa avalia a importância da presença digital na captação e fidelização de clientes, utilizando o restaurante pernambucano Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos, em Recife, como estudo de caso. Foi utilizada a abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista com um dos gestores do restaurante, bem como uma análise das estratégias digitais implementadas no Instagram, além de pesquisa bibliográfica sobre o impacto do marketing e redes sociais em restaurantes. Como resultado, é entendível que as estratégias digitais podem colaborar para o sucesso de restaurantes em um contexto mercadológico, sendo a presença digital considerada um requisito básico para um estabelecimento atualmente. Conclui-se que a presença digital é essencial tanto para a captação de novos clientes, quanto para a fidelização e criação de comunidades virtuais, visto que o local estudado utiliza exclusivamente do Instagram como fonte de divulgação, destacando-o como referência no mercado gastronômico de Recife.Item Memes e o ensino de História: uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID História - UFRPE(2024-02-21) Azevedo, Paulo Matheus Bezerra Viana de; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/2375934324499736Nos últimos anos, foi possível observar o aumento do uso das tecnologias digitais, sobretudo pelos jovens do mundo todo. Em um momento de boom de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem se tornam ultrapassados, sendo necessário a inovação desse processo, levando em consideração o contexto histórico e as transformações vivenciadas pelo alunado. Por este motivo, o presente artigo tem o objetivo de, em primeiro lugar, entender a conjuntura atual em que os jovens estão inseridos, assimilando, também, como estes utilizam as redes; conhecer a origem e trajetória dos memes, analisando como eles são utilizados pelos jovens social, cultural e politicamente; apresentar os possíveis usos pedagógicos dos memes nas aulas de História, valendo-se do meme enquanto um produto cultural que mobiliza diversas habilidades e, por fim, expor um projeto alinhado a esta temática vivenciado na esfera do PIBID História - UFRPE. A partir do projeto e da pesquisa feita com os estudantes participantes, foi possível observar um alto engajamento e maior interesse dos discentes quando são estimulados a trabalharem com ferramentas que já lhes são familiares, provando que o meme é um recurso pedagógico eficaz nas aulas de história.Item Mitada, riso e movimentação neofascista nas redes: a nova direita brasileira e a memeficação da política(2022-09-10) Borges, Carlos Eduardo Muniz; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/2289929250590316O trabalho apresenta uma investigação sobre o processo de aproximação de atores da chamada nova direita brasileira com setores da cibercultura, sugerindo que essa proximidade resultou em um processo denominado de memeficação da política, onde a ideologia defendida e a propaganda transmitida via memes se confundem. A pesquisa foi realizada através de uma análise do discurso manifestado por esses sujeitos nas plataformas digitais. Os discursos para análise foram obtidos por meio de observação da atuação dos usuários em redes sociais digitais, nomeadamente o Twitter e o Reddit, no período compreendido entre os dias 03 de agosto de 2022 e 15 de outubro de 2022.
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