01.1 - Graduação (Sede)
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Item “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD(2019-12-17) Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5957556943043849Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.Item Hip hop: a contribuição dos rappers evangélicos da cidade de Recife-PE na ressignificação do sagrado e do profano(2018) Bezerra, Erasmo Ribeiro; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; Aquino, Rosa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7663893470581900; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/0344988958733571O campo religioso evangélico vem apresentando mudanças significativas nesse mundo pósmoderno e com isso o entendimento sobre o sagrado e profano se adapta de acordo com a demanda religiosa das diferentes vertentes evangélicas. Dentro deste contexto, a música evangélica passou por várias transformações de modo que ao passar do tempo, ela se tornou cada vez mais heterogênea. Neste trabalho se buscou compreender como e quando a cultura hip hop foi assimilada pelo campo evangélico na cidade de Recife - PE, rompendo com a fronteira entre o sagrado e o profano, a fim de converter jovens. Os sujeitos da pesquisa foram três rappers recifenses. Foi aplicada a metodologia qualitativa com entrevistas gravadas e observação não participante das apresentações dos três artistas. Após a análise da história e características do hip hop que foi ressignificado e passou a ter o rótulo gospel, como também ao estudar sua relação com os espaços sacro e secular, conclui-se que a sacralização desse gênero musical foi mais exitosa no público jovem de igrejas menos conservadoras e foi possível graças ao papel de algumas igrejas evangélicas e ao mercado de consumo religioso que buscou legitimar o hip hop para fins religiosos, no entanto, esse processo sofreu e ainda sofre resistência de boa parte dos evangélicos mais conservadores.
