01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item “No lixão nasce flor”: arte-educação como ação política na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PE(2025-03-21) Silva, Josué Mendes da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0694263972780513O objetivo dessa composição musical em forma de trabalho monográfico é trazer à luz a reflexão acerca de dois mundos: Arte-Educação e Políticas Públicas em ambientes de privação de liberdade. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana, e sendo uma arte é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhuma pessoa. Daí, seu “uso” na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido “utilizada” em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a Arte-Educação e, em especial, a música não é exclusividade das pessoas ditas “livres”, sua interação junto às políticas públicas bem estruturadas, podem facilitar o processo de humanização para mulheres que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima - PFAL.Item A oferta da educação física em escolas municipais do Recife(2025-03-18) Fragoso, Cláudia Manuela de Lima Chaves; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/4413709863705265A educação física é um componente fundamental para os estudantes da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social deles. Este estudo analisou a oferta da disciplina de educação física na educação infantil nas escolas municipais do Recife, considerando aspectos estruturais, pedagógicos e a percepção dos gestores sobre sua importância. A pesquisa partiu da observação da ausência de atividades motoras adequadas para crianças dessa etapa, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento motor e cognitivo. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de questionários a gestores escolares, da Secretaria de Educação do Recife e consulta a documentos oficiais. Os resultados indicaram que a Educação Física na Educação Infantil é frequentemente negligenciada, seja pela ausência de professores especializados, seja pela falta de infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, constatou-se que, na maioria das escolas investigadas, a disciplina é ministrada por professores conhecidos como polivalentes, sem formação específica na área, comprometendo a qualidade do ensino. Conclui-se que a presença de profissionais capacitados, aliada a políticas públicas que garantam melhores condições estruturais e pedagógicas, é essencial para assegurar o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa reforça a importância de um planejamento pedagógico eficaz e a implementação de práticas educativas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos alunos. Como também a necessidade de ações voltadas à valorização da Educação Física na Educação Infantil, promovendo um ensino que favoreça o desenvolvimento motor, cognitivo e social desde os primeiros anos de vida, destacando a Educação Física como um componente essencial na Educação Infantil.Item Desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Tiradentes, na Zona Rural de São Lourenço da Mata - PE(2025-03-14) Nascimento, Ana Beatriz de Oliveira; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7451715320282768Esta monografia aborda a educação do campo e os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de São Lourenço da Mata, PE. O estudo traça um quadro teórico que integra aspectos do ensino no campo e da EJA, abordando suas especificidades, dificuldades e potencialidades. A mesma teve como objetivo geral analisar os desafios e as oportunidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do campo na Escola Municipal Tiradentes, em São Lourenço da Mata. Já os objetivos específicos foram: identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos e professores da EJA na Escola Municipal Tiradentes, considerando as especificidades do contexto rural; investigar as potencialidades e saberes locais que podem ser incorporados ao currículo e às práticas pedagógicas, promovendo a valorização da cultura do campo; analisar as condições estruturais e pedagógicas da escola e seu impacto no ensino e na aprendizagem. Para isso, foram realizadas 5 entrevistas com as estudantes e aplicados 3 questionários aos professores da Escola Municipal Tiradentes, na zona rural de São Lourenço da Mata - PE, buscando compreender as experiências de todos os envolvidos no processo educativo. Os resultados apontam para a complexidade das condições de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que destacam iniciativas e práticas que podem contribuir para a melhoria da educação no campo. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, existem oportunidades significativas de transformação e inclusão social, que podem ser potencializadas por meio de uma abordagem pedagógica contextualizada e comprometida com as realidades locais. As entrevistas evidenciam a importância de uma educação que não apenas ofereça conhecimentos formais, mas que também promova o desenvolvimento integral dos alunos, levando em conta suas realidades e desafios, necessitando de investimentos e políticas públicas que garantam a educação de forma mais ampla.Item Violência na escola: impactos nos processos de ensino e aprendizagem(2024-12-02) Martins, Glaucy Kelly Ferreira de Souza; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as formas de manifestação da violência na escola e o impacto desse fenômeno nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola da rede municipal do Recife - PE. A partir disso, foram enumerados três objetivos específicos, sendo eles: descrever as diferentes manifestações de violência mais frequentes no ambiente escolar; identificar as interferências do fenômeno da violência na instituição escolar frente ao desempenho do aluno e ao exercício docente; e explicar a importância das políticas públicas de combate à violência como um direito efetivo para todos os envolvidos na educação escolar. A metodologia do trabalho é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso. Com relação aos instrumentos utilizados na coleta de dados, foi utilizada a observação em três salas de aula e a entrevista com três professores e com a gestora da escola. A análise dos dados obtidos foi inspirada na Análise do Discurso segundo a ótica de Orlandi (2001), o que possibilitou compreender os discursos propagados pelos participantes da pesquisa através dos instrumentos utilizados, evidenciando como a violência se mantém em sala de aula, interferindo de forma considerável no cotidiano escolar, o que, consequentemente, afeta os processos de ensino e aprendizagem, já que se constatou, através da pesquisa, a ausência do trato de fenômenos como o da violência na escola, no processo de formação profissional docente, além de políticas públicas consistentes que visem deter esse fenômeno na escola.Item Inclusão em perspectiva: análise das barreiras ao acesso à educação para pessoas com deficiência no Brasil(2024-09-30) Oliveira, Eduardo Vinícius Araujo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/2230188046892766O trabalho explora as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil em relação ao acesso à educação, ao mercado de trabalho e à renda, com foco no impacto do capacitismo. Definido como um sistema de crenças que considera a deficiência como uma condição inferior, o capacitismo afeta diretamente a formulação e a implementação de políticas públicas, resultando em práticas discriminatórias que perpetuam a exclusão social. A pesquisa destaca que, apesar da existência de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as PcDs continuam a enfrentar grandes desafios para completar a educação básica. Dados recentes revelam que as taxas de analfabetismo e evasão escolar entre PcDs são significativamente mais altas em comparação com a população sem deficiência. Além disso, as políticas de educação inclusiva, embora tenham evoluído numericamente, falham em garantir suporte adequado dentro das escolas regulares, muitas vezes expondo os alunos com deficiência a ambientes preconceituosos e sem os recursos necessários para seu desenvolvimento pleno. A pesquisa critica as políticas públicas por sua abordagem muitas vezes imediatista e capacitista, que busca soluções paliativas em vez de mudanças estruturais. Também são abordadas as implicações sociais e econômicas dessa exclusão, com destaque para a precariedade do mercado de trabalho para PcDs, onde muitos se encontram em empregos informais e mal remunerados. Por fim, o estudo sugere que a superação dessas barreiras exige tanto uma transformação cultural, que desafie o capacitismo, quanto a criação de políticas públicas verdadeiramente inclusivas, capazes de oferecer oportunidades igualitárias e garantir o pleno exercício dos direitos de todas as PcDs.Item "A mulher que fica": os desdobramentos socioeconômicos do estigma de cortesia e encarceramento na unidade familiar(2024-10-03) Silva, Yara Joyce Soares da; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/3696120266098343A presente contribuição científica tem como objetivo discutir os desdobramentos sociais e econômicos advindos do estigma de cortesia do encarceramento na unidade familiar de apenados. Nesse toar, será discutido inicialmente o conceito de estigma de cortesia, a partir de um levantamento bibliográfico, com o intuito de não somente aproximar a literatura e o empírico, mas amplificar vozes e vivências daquelas famílias que assim como a minha, lidaram com o estigma e a sua perversidade. Em seguida, será abordada a noção de políticas públicas bem como a importância da formulação de políticas sociais, que visem a proteção da família do encarcerado. Desse modo, uma leitura acerca de tais famílias será vislumbrada para além do imagético da "família do preso", levando em conta depoimentos autênticos de entrevistadas - classificadas a seguir como "a mulher que fica" - que trazem à tona as principais implicaçôes dos desdobramentos socioeconômicos do encarceramento em suas vivências, como também a sobrecarga de trabalho do cuidado e responsabilidade material. Assim, entrevistas foram realizadas na Região Metropolitana do Recife, com mulheres que integram núcleos familiares em que um componente familiar esteve recluso pelo Sistema de Justiça em determinado momento. Nesse sentido, a partir de tal levantamento foi possível identificar que o estigma de cortesia funciona como um modo hegemónico de individuação, construindo a identidade social dos indesejáveis - familiares de encarcerados - tendo como principais resultados, a diminuição na renda familiar, intensificação do trabalho do cuidado, vulnerabilidade social, solidão feminina e demais preconceitos referentes à unidade.Item Os desafios na implementação de políticas públicas no município de Vitória de Santo Antão: experiências de discricionariedade no programa Saúde Até Mais Tarde(2024-10-02) Silva, Jordymar Emanuel Francisco da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367Este estudo se destaca na área das políticas públicas ao analisar a fase de implementação com foco na discricionariedade exercida pelos burocratas de nível de rua. O objetivo geral desta pesquisa é compreender o processo de implantação do programa 'Saúde Até Mais Tarde' e o papel desempenhado pela burocracia de nível de rua na efetivação dessa política pública, em duas Unidades Básicas de Vitória de Santo Antão-PE. Para isto, foi fundamental contar com um arcabouço teórico que embasou a discussão dos temas. Foi adotado uma abordagem qualitativa de pesquisa, com caráter descritivo e analítico, este enfoque permitiu a exploração aprofundada das experiências e percepções dos profissionais envolvidos, através de entrevistas semiestruturadas, proporcionando uma análise descritiva de como os burocratas enxergam o programa em questão e uma análise interpretativa de suas práticas e adaptações feitas no cotidiano da execução do programa através de três categorias analíticas, ação, razão e forma. Os resultados demonstram um olhar positivo sob a implementação do programa nas UBS, ao passo que revelam os desafios da discricionariedade para manter o programa, a adaptação de serviços as necessidades dos pacientes, a escassez de recurso, o impacto emocional, a necessidade da harmonia no ambiente de trabalho, entre outros. A experiência dos BNR’s de Vitória de Santo Antão mostra como a discricionariedade é crucial para superar desafios diários, adaptando o serviço de saúde à realidade local e às necessidades da população.Item “O crime compensa?”: uma análise social e econômica das políticas de segurança no estado de Pernambuco (2008-2022)(2024-03-07) Tonial, Erickson de Oliveira; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817; http://lattes.cnpq.br/4632805876888797Este trabalho investiga a relação entre Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e indicadores econômicos como PIB, educação, habitação, saneamento básico e investimentos em segurança pública em Pernambuco, entre 2008 e 2022, utilizando uma metodologia de revisão literária e análise estatística de correlação para demonstrar a interação entre esses fatores. Desse modo, abordou-se a persistência da violência na história do estado de Pernambuco, relacionando-a com a desigualdade social e o desenvolvimento econômico, além da análise das classes sociais para entender as disparidades, econômicas e políticas, ressaltando a importância da formulação de políticas públicas para a promoção da justiça social. Inspirado na Teoria Econômica do Crime de Gary Becker, o estudo enfatiza os determinantes econômicos dos atos criminosos, analisando incentivos, custos e benefícios, e considera a marginalização, a desigualdade social e a falta de oportunidades como contribuintes significativos para a criminalidade. Os resultados da correlação fornecem insights sobre a possível relação entre Crimes Violentos Letais e Intencionais e os indicadores econômicos, mas devem ser interpretados com cautela. Como descrito ao longo deste trabalho, há diversas abordagens para interpretar qual a motivação e casualidade que o indivíduo tem para cometimento do crime. Em suma, esses resultados indicam que investimentos nos indicadores analisados estão associados a uma redução nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais, resultado obtido através da correlação de Pearson. Isso sugere que políticas e investimentos sociais em várias áreas podem desempenhar um papel importante na prevenção da criminalidade.Item A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco(2024-02-29) Silva, Lílian das Neves Henrique da; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/4018105407840895O presente artigo investiga as políticas públicas que compõem a EJA- Educação de Jovens e Adultos em PE, relacionando com a perspectiva de Paulo Freire em relação a essa modalidade de ensino. Para tal, o trabalho descreve as políticas públicas para manutenção dessa educação do Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco, principalmente, pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, disposto no Relatório Anual de Indicadores, RAI de 2020 e 2022. Essa pesquisa se justifica pela necessidade do fortalecimento de políticas públicas do estado para essa modalidade de ensino, por isso a necessidade de sua realização através dos dados bibliográficos revisados e da legislação vigente. Esses representados nos documentos que norteiam a Política Pública Nacional e Estadual Pernambucana, identificando esses princípios da Educação Libertadora, se há sua execução, se há disponibilidade de um orçamento que corresponda a ela, bem como a descrição de como ela pode ser desenvolvida de acordo o contexto sociocultural desse público.Item Vivências e práticas agroecológicas: juventude do movimento sindical rural, semeando resistência e cultivando um mundo novo(2024-03-04) Barros, Bruno José Marques de; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462Este trabalho tem objetivo de sistematizar minhas vivências e aprendizados no curso de Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Acessando os registros que foram feitos durante esse período; relatórios, mapas, fotos, vídeos, podcasts, entre outros. Pode fazer uma análise cronológica, e com o apoio do Calendário Sazonal, umas das ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Destacar as temáticas que mais dialogam com minha trajetória de formação como educador, dentre os diferentes espaços que tive a oportunidade de atuar. A questão agrária me chamou muito atenção devido aos movimentos de luta e resistência pela terra. A segunda questão mais relevante que se destacou durante a rememora foi a participação e evolução no movimento de juventude do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ao ingressar na comissão estadual participei de diversas atividades do nível estadual ao nacional, durante as participações percebe a necessidade de se organizar para poder acessar as políticas públicas existentes, e de se construir novas que proporcionem a permanência e sucessão do homem e da mulher do campo, com dignidade e qualidade de vida. Identificando essa necessidade, busquei estudar sobre leis, políticas e programas existentes, para poder me apropriar e colaborar no acesso desses sujeitos a tais políticas.
