01.1 - Graduação (Sede)

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    Uso de metodologias ativas como recurso para o ensino de biologia animal: relato de experiência do programa de monitoria
    (2023-04-04) Santos, Amanda Roma França dos; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/9099593565324409
    As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas que tornam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e os docentes tomam o papel de mediadores ou facilitadores. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas no ensino de zoologia, a partir do relato de experiências na monitoria da disciplina de Práticas de Biologia Animal em uma instituição de ensino superior, na formação inicial docente. O relato tem como foco a descrição das sete atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina: Rotação por estações; mapa mental; Modelo didático e contação de histórias; Analogia e objetos análogos; Situação problema, Nuvem de palavras e trilha do Zika, bem como a análise do questionário avaliando as práticas vividas em três categorias: aprendizagem; possibilidade de utilização e facilidade de aplicação. O questionário foi elaborado na plataforma online Google Formulários, contendo três perguntas para cada atividade, totalizando vinte e sete questões. O questionário foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando a autorização dos estudantes para o preenchimento do mesmo, como autoavaliação da disciplina. Após a análise foi possível averiguar quais das metodologias ativas aplicadas foram mais representativas como estratégia de ensino e aprendizagem, houve uma grande adesão à metodologia de analogia e objetos análogos, em contrapartida a metodologia nuvem de palavras registrou uma alta rejeição. Por fim, constatou-se que os licenciandos se adaptaram muito bem e mostraram-se bem abertos e adeptos ao uso de metodologias ativas.
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    A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental
    (2019-12-12) Pessoa, Juliany Ricardo Lopes; Nascimento, Ross Alves do; http://lattes.cnpq.br/5067582449651215; http://lattes.cnpq.br/3808993670250484
    Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.
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    Estratégias de alunos do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas envolvendo os significados parte-todo e operador de frações
    (2019-12-20) Souza, Thais Maia Galvão de; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/3996826639338371
    Ensinar matemática é um grande desafio para os professores, uma vez que essa disciplina carrega o estigma de ser de difícil compreensão e distante das aplicações práticas do dia a dia. A fim de transpor esse desafio, é importante que o processo de ensino aprendizagem de matemática consiga envolver aspectos práticos, que a tornem mais próxima da realidade dos alunos. Nesse sentido, a metodologia de resolução de problemas se apresenta como uma boa ferramenta para esse fim. No caso do ensino de frações, que muitas vezes é um assunto um tanto abstrato para os alunos, essa metodologia se mostra ainda mais útil, principalmente no ambiente do sexto ano do ensino fundamental, que representa grandes mudanças na rotina dos alunos, com o aumento do número de disciplinas e professores. Este trabalho tem o objetivo de abordar a metodologia da resolução de problemas para o ensino de frações especificamente para turmas do 6° ano do ensino fundamental, citando os principais significados de frações e apresentando dois problemas sobre alguns dos tópicos desse assunto, que foram aplicados numa turma de 6° ano do ensino fundamental. A forma de solução desses problemas foi analisada e os resultados apontam que os alunos têm mais facilidade com questões do tipo parte-todo.
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    Discriminação no mercado de trabalho brasileiro: uma análise comparativa entre o Nordeste e o Sudeste para o ano de 2018
    (2019) Silva, Rony Ramos Cavalcanti da; Souto, Keynis Cândido de; http://lattes.cnpq.br/0393274407907348; http://lattes.cnpq.br/0005660374231865
    A igualdade entre as pessoas é um tema fulcral para a sociedade e tem sido constantemente tema de debates e estudos, afim de que a vida em sociedade seja mais justa. Dentre os fóruns no qual esse tema tem sido mais relevante está o mercado de trabalho. Desde que Becker (1957) estabeleceu uma fundamentação microeconômica, o estudo da discriminação tem tido papel de destaque na economia do trabalho. Este trabalho tem como objetivo a identificação de discriminação no mercado de trabalho formal por sexo e raça nas regiões nordeste e no sudeste no ano de 2018. Usando os dados da PNAD contínua e a metodologia de MQO, foram estimadas as equações salarias individuais e, a partir destas estimações, realizada a decomposição de O axaca. Os resultados apontam tanto para a evidência de discriminação salarial para as mulheres e pessoas não brancas como também que a discriminação é mais forte quando se trata de mulher não branca. Além disso, apontou que a discriminação na região sudeste é mais intensa do que na região nordeste.