01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos em uma abordagem não científica para a compreensão das sagradas escrituras no contexto de uma escola bíblica dominical
    (2025-03-18) Oliveira, Rafael Leite de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    Religião e Ciência coexistem. É no contexto desta coexistência que esta pesquisa tem o objetivo de analisar se o uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos, em uma abordagem não científica, contribui para a compreensão de Sagradas Escrituras por crianças/adolescentes no contexto de uma Escola Bíblica Dominical. A pesquisa contou com a participação de doze pessoas, entre crianças e adolescentes e foi desenvolvida em uma escola bíblica dominical situada na Região Metropolitana do Recife. A abordagem aos dados produzidos foi qualitativa e o instrumento de produção de dado foi o questionário. Foram desenvolvidas quatro etapas metodológicas, a saber: seleção das passagens bíblicas e dos experimentos químicos; elaboração dos questionários; demonstrações dos experimentos químicos na abordagem das passagens bíblicas; organização e análise dos dados. Foram selecionadas três Sagradas Escrituras, a saber: Mateus 5:13-16; 1 Coríntios 12:4-11; e Gênesis 1:26-27 e 3:1-24. A partir das análises realizadas, podemos dizer, de modo geral, que o uso das analogias, a partir dos experimentos demonstrativos desenvolvidos, contribuíram para as compreensões das três Sagradas Escrituras pelos participantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A dor de Jerusalém: a personificação do espaço nas Lamentações de Jeremias
    (2022) Rabelo, Jônatas Cavalcante; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/2243742281829747
    Este trabalho buscou analisar a conotação estética da cidade de Jerusalém no livro bíblico das Lamentações de Jeremias. Calcado nos condicionantes teóricos propostos por Gaston Bachelard, Osman Lins, Ozíris Borges, Roberto Brandão, Ernst Wendland e Lynell Zogbo, para delinear as concepções do espaço literário, da personificação e do gênero lamentação, procurou-se observar os aspectos que constituem o papel feminino atribuído à cidade por Jeremias, mediante a conversão do espaço – a cidade propriamente dita – em um alguém capaz de manifestar-se e sentir emoções. No texto, a Jerusalém arrasada pelas tropas babilônicas se torna uma mulher que sofre por causa do opróbio que lhe sobreveio, em decorrência do castigo divino imposto por causa de seus próprios pecados. A partir de uma abordagem que atravessa os fatores teórico, histórico, cultural e estilístico, percebe-se um relato repleto de emoções trágicas que permeiam o contexto de destruição em que o profeta estava inserido. Jeremias outorga um corpo, sentimentos e atitudes, além de um coração e uma alma, à cidade de Jerusalém, que ganhou vida e voz, a fim de transmitir a sua aflição ao leitor.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As lamentações de Jeremias e Jó: uma análise comparativa das suas perdas e sofrimentos
    (2018-08-14) Moura, Josias Leonardo de; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
    O presente trabalho busca identificar componentes literários no Livro de Jóe em Lamentações, de Jeremias, a partir das semelhanças e diferenças mantidas entre esses relatos bíblicos. Os condicionamentos teóricos exigidos para problematizar as nuances estéticas implicadas no corpusda pesquisa tiveram como aporte as reflexões de Luis I. J. Stadelmann, Haroldo de Campos e João Leonel, entre outros, que auxiliaram no paralelo empreendido entre os relatos, norteado pela lamentação como categoria analítica. Na metodologia foi adotado o método dialético, o que propiciou uma interpretação das simetrias e assimetrias entre os textos, ficando destacada a beleza da poesia hebraica a partir do sofrimento e das perdas externadas por Jó e Jeremias por meio de suas lamentações. Como uma possível conclusão, constata-se que ressoa em ambos os livros o anseio pela restituição das perdas sofridas e aconsciência de que elas foram merecidas ou injustamente impostas por Deus.