01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Movimento e agroecologia: caminhos de construção do eu-educadora(2025-04-15) Brasileiro, Amanda Kelly Gonçalves; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/7451479145200832Este memorial apresenta a minha trajetória durante a formação no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 2019-2024. Por meio de uma análise reflexiva e utilizando de registros escritos/fotográficos por mim sistematizados durante aulas, pesquisas de campo, imersões e culminâncias, desenvolvo minha caminhada no curso a partir do enfoque nos etnoagroecossistemas adotados. Para aprofundar o percurso de formação, busco passar por cada eixo temático do curso, destacando os acontecimentos mais importantes e em formato de linha do tempo, contemplo todos os períodos, do primeiro ao oitavo, refletindo acerca das temáticas abordadas: extensão rural agroecológica e movimentos sociais e agroecologia. A partir dos caminhos que encontrei, faço a relação entre as temáticas de aprofundamento e a minha construção enquanto agroecóloga-educadora, trazendo para o texto a minha participação no movimento social e em projetos de extensão universitária.Item Encruzilhadas: encontro nos caminhos das aprendizagens entre a educação popular, cultura e extensão rural(2025-03-18) Moraes, Flávia da Silva; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/5541943845190703Este trabalho tem por objetivo partilhar as minhas experiências durante a minha formação, no curso de Bacharelado em Agroecologia. Utilizo o método da linha do tempo, para apresentar, refletir, analisar minha trajetória, evidenciando momentos marcantes para meu processo de ensino e aprendizagem. Para reconstruir essa memória do processo vivido, utilizei materiais relacionados a minha formação como os cadernos de campo, materiais produzidos durante o curso como mapas, relatórios, podcasts, vídeos, fotos, cantigas, místicas e roteiros de culminância. Adoto a perspectiva da Encruzilhada como ponto de encontro e reflexão dos caminhos vivenciados, assim ao longo do texto aprofundo minhas análises a partir de minhas experiências com educação popular, expressões culturais e extensão rural.Item Os ciclos da vida e o redesenho de agroecossistema no sítio Três Estrelas(2025-03-18) Silva, Anderson Severino da; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462Este trabalho relata minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, destacando os aprendizados adquiridos ao longo da formação e as conexões entre teoria e prática, na construção do meu perfil como agroecólogo-educador. Neste estudo, enfatizo a importância do conhecimento do bioma local pelas famílias camponesas, pois esse entendimento é fundamental para projetar agroecossistemas mais resilientes. A integração dos subsistemas animal e vegetal é essencial para promover a ciclagem de nutrientes e aumentar a biodiversidade nos agroecossistemas. A metodologia de organização do trabalho utilizou as anotações das aulas, relatórios, fotografias e vivências (imersão, vivência universitária, vivência realidade campo e estágios). Os principais teóricos que ajudaram na construção da fundamentação teórica e reflexões foram: Capra (2002), Caporal (2015), Caporal, Costabeber (2004), Monteiro (2012), Figueiredo, Brainer, Guilhermina (2022), Gandin (2001), Gotsch (1997), Machado (2012), Frossard (2014) e Rodrigues, Barbieri (2008). Neste memorial reafirmo a relevância do planejamento participativo no redesenho de agroecossistemas, como uma estratégia para fortalecer a autonomia das comunidades rurais. Abordo estilos de agricultura sustentáveis, como modelo de produção, que busca ser ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente viável a longo prazo. A integração dos princípios naturais nos sistemas produtivos agrícolas é uma abordagem que defendo, apresentando a Agroecologia como uma alternativa viável à agricultura convencional. Compartilho também minha experiência prática, desenvolvido no meu território com minha família no Sítio Três Estrelas, bem como no trabalho com comunidades rurais, atuando como extensionista educador profissional (de nível médio) e em formação (nível superior). Ao longo dessa jornada, consolidei minha identidade profissional e reafirmo meu compromisso com a Agroecologia como uma escolha de vida. Para o futuro, pretendo continuar integrando trabalho e estudo, contribuindo para a construção de territórios mais sustentáveis e socialmente justos.Item Extensão pesqueira com a comunidade de Tatuoca: abordagem agroecológica na valorização cultural(2021-12-14) Melo, Marília Tenório Gouveia de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/2465092101148535Item Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas da Bacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural(2015) Loreto, João Carlos de Melo; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1498664612684386Item Quintal Agroflorestal: estudo de caso em uma unidade produtiva familiar no Assentamento Chico Mendes III, Paudalho-PE(2019-07-19) Silva, Milena Pereira da; Braz, Rafael Leite; http://lattes.cnpq.br/7332493832361305; http://lattes.cnpq.br/3132172673457944Rural extension activities are much more than simply helping others discover new planting techniques, it is up to them to exchange experiences, which enriches both parties. From this assumption, the present work has as general objective to carry out a case study in the agroforestry yard in a family productive unit in the Chico Mendes III settlement in Paudalho - PE. Through a participatory methodology using the Participatory Rural Diagnostic-DRP technique, where the settlement's participation in the process is fundamental, the study was developed. The area destined for family farming in an agroforestry system (SAF) is located on plot 55 where D. Gercina lives and works, owning the land for a little more than 5 ha of productive land, where tree and fruit tree species are cultivated and not fruit, vegetables, ornamental, medicinal and others. Throughout the study some problems were diagnosed inside the agroforestry yard, such as lack of pruning, difficulty of access, beginning of erosion, uncovered soil and pest control. Among these problems, the owner of the lot as urgent presented two: the replanting of an area, which through an uncontrolled burning decimated part of its fruit trees and the incidence of a pest in its coconut plantation. In the search for resolutions to the two problems presented, a survey of the botanical families was carried out in order to know the floristic diversity of the site if specimens were needed for replanting. Soil samples were collected to analyze post-burn soil fertility. Liming with dolomitic limestone was performed because the fertility analysis showed low values of nutrients. This was followed by organic fertilization with tanned cattle manure and wood ash provided by the owner in quantities recommended by a specialized technical agency. The affected area was replanted with fruit trees. To solve the second problem, the pest was identified through collection and study. To control this drill, traps were made using sugarcane as bait and pheromone aggregation capsules, both serving as attractive to capture this drill called coconut borer (Rhynchophorus palmarum). The objectives were satisfactorily achieved. The area affected by the fire was covered by fruit plantations and intercropped with corn, pineapple and citronella plantations to prevent erosion and make the planted space profitable in the medium and long term. The area where there was incidence of the coconut borer, the installation of traps proved to be effective. The sum of the forces between the university, in the person of the teacher and the student, and the small farmer in the person of the settler, corroborates the assumption that the interrelationship between the academic sciences and the peasantry with the purpose of the sustainable use of science land are viable complements.