01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item A técnica de simulação de Monte Carlo aplicada ao cálculo de áreas no ensino médio(2025-01-31) Araújo, Roberta Elaine Domingos de; Barros, Kleber Napoleão Nunes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1338915220161592; http://lattes.cnpq.br/6420618435459342Este trabalho apresenta a aplicação da técnica de integração de Monte Carlo para o cálculo de áreas de figuras planas, com o objetivo de fortalecer o ensino de Matemática no Ensino Médio. A metodologia inclui uma abordagem prática e experimental, envolvendo simulações computacionais no software R e atividades lúdicas em sala de aula, como o uso de materiais concretos para estimar áreas de figuras geométricas. A fundamentação teórica abrange conceitos de geometria, probabilidade e estatística, fornecendo um suporte consistente para a aplicação do método. Os resultados indicaram que o uso da técnica de Monte Carlo promoveu uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e despertou maior interesse dos alunos pela disciplina. Além disso, verificou-se que o aumento no número de amostras aleatórias melhora a precisão das estimativas, validando a eficácia do método. Conclui-se que a integração de práticas interativas e ferramentas computacionais ao ensino possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, sendo uma estratégia valiosa para diferentes níveis de ensino.Item Analisando a presença feminina no Ensino Superior em Tecnologia no Brasil ao longo dos anos de 2013 a 2022(2024-03-07) Ramos, Giuliane Benjamim de Oliveira; Alencar, Andrêza Leite de; Furtado, Ana Paula Carvalho Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/5862330768739698; http://lattes.cnpq.br/6060587704569605; http://lattes.cnpq.br/6421196285147828Estigma masculino, baixo incentivo familiar, pouca representatividade, esses são os principais fatores que justificam a sub-representação feminina na área de tecnologia. Sendo assim, o presente trabalho visa evidenciar o atual panorama feminino nos cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Para alcançar esse propósito, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos microdados referentes ao Censo da Educação Superior no período de 2013 a 2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A análise mostra uma representatividade feminina significativamente baixa nos cursos superiores de tecnologia. Ao longo do período analisado - os ingressos femininos não chegam a 17%, o índice de conclusão é em média de 15% e o Sudeste é a região com o maior número de representantes femininas nos cursos de TI, com destaque para São Paulo. Entretanto, uma tendência de aumento pode ser observada nos últimos dois anos.Item Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico(2021-05-27) Silva, Diego Felipe Lourenço da; Oliveira, Wanderson Aleksander da Silva; http://lattes.cnpq.br/2008221101871542; http://lattes.cnpq.br/0553453285776196A pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade.Item Análise estatística pluviométrica de Caruaru-PE (1996-2018)(2019) Rodrigues, Michael Alecksander da Silva; Almeida, Gledson Luiz Pontes de; http://lattes.cnpq.br/2328849810614673; http://lattes.cnpq.br/8318192919654367Item Métodos de previsão de consumo de energia elétrica residencial em grande volume de dados(2019) Carvalho, Daniel José de; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; Gonçalves, Glauco Estácio; http://lattes.cnpq.br/6157118581200722; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505; http://lattes.cnpq.br/6867315638833821A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade.A crescente preocupação com a preservação do meio-ambiente estimulou a busca por fontes de energia renováveis capazes de reduzir os impactos à natureza. O crescimento populacional e o uso cada vez mais comum de dispositivos eletrônicos, na quase totalidade das atividades cotidianas, demandam o uso mais eficiente da energia elétrica. Diante destes desafios é essencial a realização de um planejamento para dimensionar a estrutura de geração e transmissão de energia elétrica. Uma das ferramentas capazes de auxiliar neste dimensionamento é a previsão de demanda. Outrogrande desafio nesta área está na realização destas previsões em cenários de grandes dados (Big Data).Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o desempenho de dois métodos deprevisão, ARIMA e Holt-Winters, utilizando séries temporais aplicados a um grandevolume de dados. A base de dados utilizada foi fornecida no evento DEBS 2014 GrandChallenge, a qual contém dados de consumo de energia elétrica, de um grande nú-mero de residências, durante o período de um mês. Para a aplicação dos métodos de previsão, foram utilizadas bibliotecas na linguagem R. Para processar os dados,utilizou-se o frameworkApache Spark em conjunto com a linguagem R, para parale-lizar o processamento da leitura dos dados e a filtragem dos parâmetros desejados.Os dados tratados foram convertidos em séries temporais com valores de consumo horários, durante todo o mês compreendido pela base de dados original. Foram executadas previsões para a região das residências como um todo e para cada residência individualmente. Os resultados mostraram uma vantagem do ARIMA frente ao Holt-Winters no cenário utilizado, utilizando a métrica RMSE como base comparativa de desempenho. Contudo, baseado em experimentos similares encontrados na literatura,resguardando as devidas proporções, ambos os valores de RMSE estão dentro de uma faixa aceitável.
