01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec
    (2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233
    A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.
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    Formação profissional e empreendedorismo de alunos egressos de engenharia florestal atuantes em empresa júnior da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o caso da Florar Consultoria Ambiental Júnior
    (2025-03-18) Oliveira, Rubia Rafaela da Silva de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2363849891755411
    Este trabalho buscou compreender o impacto da Empresa Florar Consultoria Ambiental Júnior, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da caracterização do perfil dos seus egressos. Considera-se que os recém graduados são requisitados e qualificados a partir de suas experiências profissionais, e um ambiente de uma Empresa Júnior (EJ) pode ser visto como um caminho para o desenvolvimento profissional e de um perfil empreendedor, visto que trabalham habilidades de liderança, trabalho em equipe e gestão empresarial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa com objetivos descritivos e exploratórios. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionários onde se procurou entender a trajetória desses egressos da EJ entre os anos de 2015 a 2024. O questionário foi composto por três dimensões, direcionadas aos egressos e que participaram da Florar Consultoria Ambiental Júnior. A primeira dimensão, sendo relacionada ao perfil empreendedor desses egressos. A segunda dimensão tem por objetivo compreender a percepção desses egressos quanto às suas atividades desenvolvidas na condição de empresário júnior. A terceira dimensão buscou evidenciar os aspectos positivos e negativos desses egressos baseados em suas experiências na EJ. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para tornar mais eficazes e efetivas as ações da Florar Consultoria Ambiental Júnior na formação de profissional dos egressos e desta forma desenvolver as competências e habilidades dos egressos para a inserção no mercado de trabalho e construção de um perfil empreendedor. A pesquisa mostrou que a participação em uma Empresa Júnior (EJ) teve um impacto positivo na formação dos egressos, contribuindo no desenvolvimento do perfil empreendedor, por intermédio de experiência em competências práticas, como gestão de projetos, liderança e trabalho em equipe. Contudo, alguns aspectos negativos foram observados, como ausência do corpo docente e o concílio da graduação com as atividades da EJ. Em geral, a experiência foi vista como positiva pelos egressos, havendo pontos de melhoria, especialmente no que diz respeito ao suporte institucional, comunicação interna e à organização das atividades, priorizando uma melhor vivência empresarial.
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    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.
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    Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável
    (2024-02-27) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324
    As mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.
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    METAA: Água limpa para todos, um direito universal
    (2024-03-08) Silva, Gilson José da; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086
    Este memorial retrata os últimos quatro anos da minha jornada acadêmica, destacando os temas mais significativos e experiências vivenciadas desde o segundo semestre de 2019 até 2023. Foco especialmente na criação da METAA (Micro-Estação de Tratamento de Água Agroecológica) como culminação desta trajetória. Organizado por períodos, abordo atividades de extensão, pesquisa, sala de aula e estágio obrigatório, resgatando relatórios de imersão e vivências em campo. O documento destaca desafios e escolhas feitas ao longo do curso, enfatizando a perspectiva da Zona Rural de Olinda/PE, especificamente a Unidade de Produção Agroecológica Vale do Acauã (UPAVA).
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    Manual prático para abertura de uma clínica veterinária de pequenos animais no estado de Pernambuco - PE
    (2023-09-21) Arantes, Fernanda Vadesilho; Santos, Fernando Leandro dos; http://lattes.cnpq.br/4992016731387891
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada subárea da medicina veterinária, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente, Fernanda Vadesilho Arantes na área administrativa de uma Clínica Médica Veterinária de Pequenos Animais, período de 30 de Maio a 05 de Setembro de 2023, no Hospital Veterinário DOK 24h e Pet Shop Kero Kolo, localizada na cidade de Recife - PE, sob orientação e supervisão, respectivamente, do docente Dr. Fernando Leandro dos Santos e do M.V Rogério de Holanda; e como objetivo secundário, realizar o Manual Prático para abertura de uma Clínica Veterinária de Pequenos Animais no Estado de Pernambuco - PE.
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    Dark kitchen: percepção do consumidor sobre esse novo modelo de negócio gastronômico
    (2023-09-15) Jesus, André Alves de; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
    Este trabalho explora uma emergente tendência das dark kitchens no setor da gastronomia, investigando seu surgimento, características operacionais e impactos na sociedade e na indústria alimentícia atual. As dark kitchens, também conhecidas como cozinhas virtuais ou cozinhas fantasmas, são centros de produção culinária dedicados exclusivamente à elaboração de refeições para entregas de serviço de delivery, sem atendimento direto ao público. Esta pesquisa analisa a trajetória evolutiva das dark kitchens, desde sua origem até as atuais inovações e adoção em larga escala. Abordam-se, os desafios enfrentados pelas dark kitchens, incluindo questões de qualidade alimentar, regulamentações sanitárias e gerenciamento de equipe. Além de revelar uma eficiência logística, personalização de cardápio e a otimização de custos como pilares essenciais do modelo de negócio. Para avaliar o impacto das dark kitchens, este estudo apresenta insights atuais, com pesquisas externas, demonstrando como esse modelo se alinha com as mudanças nos padrões de consumo, a crescente demanda por conveniência e a ascensão dos aplicativos de delivery, bem como a exploração desses aplicativos em cobranças de taxas com alto custo para o empreendedor desse setor. A pesquisa destaca a influência das dark kitchens na redefinição do mercado gastronômico, bem como as oportunidades que oferecem para chefs e empreendedores de bares e restaurantes. Ademais, este trabalho investiga a perspectiva dos consumidores em relação às experiências gastronômicas proporcionadas pelas dark kitchens, considerando fatores como qualidade, conveniência e personalização. Além disso, explora-se a interseção entre a gastronomia tradicional e as inovações das dark kitchens, proporcionando uma visão abrangente do cenário atual. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada desse fenômeno em constante evolução, oferecendo parâmetros para profissionais e acadêmicos que buscam explorar as interseções entre tradição e inovação na gastronomia do século XXI.
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    Reflexões sobre sustentabilidade e o ofício da costura
    (2023-04-03) Santos, Rogério Júlio dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/9577626215045560
    Este trabalho apresenta reflexões sobre a sustentabilidade e o empreendedorismo no campo da moda-vestuário, bem como em relação ao ofício dos/as costureiros/as auxiliado por um breve levantamento dos profissionais de costura atuantes na cidade de Recife. Para tal, foi feita uma explanação a respeito dos temas, para em seguida usar de pesquisa qualitativa com o intuito de compilar um material para possíveis conexões reflexivas ao se pensar o cotidiano dos/as profissionais da área.
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    Empreendedorismo sênior no Brasil: uma análise do perfil do empreendedor
    (2022-05-19) Santos, Michele Silva dos; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O envelhecimento populacional é a nova realidade mundial, e com isso, traz diversos questionamentos quanto ao futuro da humanidade. Um deles é como os indivíduos maduros estão fazendo para garantir renda. No Brasil, a aposentadoria muitas vezes não é suficiente, ou seja, a necessidade leva essas pessoas a empreender. Porém, há também quem empreenda para uma realização pessoal. Independente do motivo, continuar trabalhando na maturidade no Brasil é um desafio, visto que muitos acreditam que pessoas com mais idade são incapazes de produzir. Diante do exposto, esse artigo investiga o perfil do empreendedor sênior no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de carácter descritivo/exploratório, baseado em duas pesquisas sobre empreendedorismo: i) a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2019, e, ii) a pesquisa Empreendedorismo na 3ª idade, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em 2021. A partir dessa análise foi possível verificar que mesmo sendo em menor número (12,4% de todos os empreendedores) e também que quase metade dos seniores possuem apenas o ensino fundamental, há indícios de que a pessoa madura, por possuir mais experiência, pode contribuir positivamente em qualquer organização, pois dentre todas as faixas etárias de empreendedores, é a que possui maior percentual de empregadores (17% indivíduos de 55 a 64 anos e, 20% indivíduos com 65 a mais). Também foi possível refletir que, por ser um assunto ainda pouco explorado, é necessário a realização de mais estudos para compreender melhor as qualidades do empreendedorismo sênior.
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    Empreendedorismo feminino: uma comparação do período pré e durante a pandemia da COVID-19
    (2022-10-05) Gomes, Ramana Carvalho; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
    O empreendedorismo feminino está relacionado com empoderamento, visibilidade e reconhecimento das mulheres. A influência delas nos ecossistemas empresariais ganha força ao longo dos anos, e apesar da crise em meio a pandemia da COVID- 19, muitas conseguiram manter ou adquirir novas fontes de renda. Ainda assim, pesquisas mostram que há muito para ser conquistado no Brasil e no mundo. Diante do exposto, esse artigo teve como objetivo comparar o empreendedorismo feminino em um período pré e durante a pandemia da COVID-19, por meio de uma coleta de dados documental, com abordagem de caráter descritivo e exploratório, baseando-se em duas fontes de pesquisa sobre o empreendedorismo feminino: I) Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2019 e 2021 e II) Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2019 e 2021. O estudo realizado demonstra que o nível de impacto variou muito no período estudado, a depender da região e renda. O medo do fracasso teve uma queda expressiva (passando de 67,9% para 49,9%), por outro lado, ter menos tempo para o negócio, porque se dedicam mais a família do que os homens continua a fazer parte da realidade das mulheres.