01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    METAA: Água limpa para todos, um direito universal
    (2024-03-08) Silva, Gilson José da; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086
    Este memorial retrata os últimos quatro anos da minha jornada acadêmica, destacando os temas mais significativos e experiências vivenciadas desde o segundo semestre de 2019 até 2023. Foco especialmente na criação da METAA (Micro-Estação de Tratamento de Água Agroecológica) como culminação desta trajetória. Organizado por períodos, abordo atividades de extensão, pesquisa, sala de aula e estágio obrigatório, resgatando relatórios de imersão e vivências em campo. O documento destaca desafios e escolhas feitas ao longo do curso, enfatizando a perspectiva da Zona Rural de Olinda/PE, especificamente a Unidade de Produção Agroecológica Vale do Acauã (UPAVA).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio Supervisionado Obrigatório Prefeitura de Igarassu
    (2019) Araujo Filho, Ricardo Aquiles Alves de; Silva, José Wilson da; http://lattes.cnpq.br/9878501744505234
    O presente trabalho é fruto do estágio supervisionado obrigatório realizado na Prefeitura de Igarassu, na Secretaria de Agricultura e Pesca, no período de 02/10/2018 a 29/11/2019. Durante o estágio foram desempenhadas funções específicas da área como assistência técnica a agricultores, elaboração de projetos para o setor rural, como desenvolvimento de uma feira agroecológica; prestação de assistência técnica, fornecimento de insumos (fertilizantes, sementes, calcário) e serviços de trator, apresentação de palestras para agricultores e elaboração de ofícios(relatório prestado referente as visitas técnicas realizadas).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo do potencial agrícola e hidrológico das águas subterrâneas da Bacia do Riacho Mimoso e ações de extensão rural
    (2015) Loreto, João Carlos de Melo; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1498664612684386
    Este relatório aborda estudos de um dos principais problemas da região do semiárido, que é a disponibilidade hídrica para abastecimento da população local, seja na agricultura, atividades agropastoris ou abastecimento. O presente estudo desenvolve uma análise da disponibilidade hídrica e da dinâmica temporal da superfície freática de aquífero aluvial por meio de um monitoramento sistemático em uma rede de piezômetros. A área estudada está localizada no município de Pesqueira-PE, é dividida em lotes que apresentam atividade predominantemente agrícola. O uso de água na região é intenso, e devido ao regime pluviométrico intermitente e ao grande intervalo entre os eventos de precipitação, a água subterrânea torna-se a principal fonte de água para a realização das atividades de subsistência. Dando continuidade ao monitoramento sistemático realizado desde 1997, vem sendo realizadas medições dos níveis piezométricos, cálculo de medidas estatísticas de dispersão, tendência central e variabilidade, registro de uso e ocupação dos lotes, estimativa do potencial de recarga e elaboração de modelo numérico para simular o fluxo das águas subterrâneas. Correlações entre o nível piezométrico e a pluviometria têm sido desenvolvidas. Observou-se contínuo aumento da profundidade do nível de água ao longo do período analisado, não acontecendo recarga pronunciada no aquífero, dado o baixo índice pluviométrico médio anual em comparação com anos anteriores. Esta insuficiência de água vem impactando o desenvolvimento econômico da região.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento integrado de dessalinizadores para o desenvolvimento rural sustentável no semiárido pernambucano
    (2014) Netto Junior, Luiz Carlos Braga; Silveira, Ana Virgínia Marinho; http://lattes.cnpq.br/8207812492517198
    O objetivo desse projeto foi promover a sustentabilidade, do Perímetro Irrigado de Moxotó agrovila VIII, localizado no sertão de Pernambuco, inserida no programa Água Doce, com o aproveitamento integrado do sistema de dessalinização, desenvolvendo o abastecimento doméstico, dessedentação animal, piscicultura e a agricultura familiar. O projeto consiste no aproveitamento da água do rejeito do dessalinizador com a criação de tilapias (Oreochoromis nilóticus)em tanques, que pode permitir a geração de renda e empregos na região, enriquecendo nutricionalmente a água do rejeito, para poder ser usada na irrigação da erva-sal (Atriplex nummularia), que por fimé usada como forragem para os equinos da região
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A política da reforma agrária como mecanismo multiplicador na produção de alimentos da agricultura familiar
    (2019) Barbosa, Ricardo Bruno de Lima; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422
    O Brasil ao longo de sua história passou por momentos que representaram grandes oportunidades para implantar uma política de reordenamento fundiário de forma a dinamizar o acesso à terra de forma mais equitativa, porém o estado brasileiro nunca efetivou uma política de reforma definitiva na estrutura agrária brasileira. Este trabalho pretende realizar um estudo da política da reforma agrária executada no Brasil no período de 1994 a 2018.Assim como analisar as ações governamentais das políticas de fortalecimento da agricultura familiar no período. O estudo baseou-se em pesquisa documental através dos dados oficiais dos governos e a bibliografia de referência aos temas abordados. Buscou-se averiguar os componentes estratégicos da reforma agrária e da agricultura familiar como mecanismos de enfretamento da desigualdade e da pobreza no meio rural, propiciando a geração de emprego e renda para a sociedade brasileira. Verifica-se que a agricultura familiar é responsável,diretamente,em grande parte na produção agropecuária brasileira, sobretudo na produção de alimentos para o mercado interno brasileiro.