01.1 - Graduação (Sede)

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    Construção de conhecimentos em agroecologia: memórias dos caminhos que percorri e das transformações que vivi
    (2025-03-17) Sampaio, Malu Rocha; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3812230754378461
    Desde que ouvi falar em agroecologia, me senti profundamente encantada pelos seus princípios e diretrizes, tendo como ideal a busca por formas de existir em consonância e respeito com as naturezas e seus ciclos, os territórios e suas particularidades, as culturas nas suas inúmeras expressões, as tradições com seus ensinamentos e a sociedade e toda sua diversidade. O objetivo deste trabalho é descrever o meu percurso, enquanto estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia, com ênfase em Campesinato e Educação Popular – BACEP, e como ele foi se moldando a partir do que eu sou, dos territórios que frequentei, das práticas, descobertas, relações, afinidades e inúmeros aprendizados que fui construindo ao longo dessa intensa caminhada. Foi utilizada a metodologia imersiva, tendo em vista os processos educativos vinculados sempre às práticas reais do cotidiano, sejam elas durante as atividades em campo, as imersões, os estágios, os programas que fiz parte, entre outros. Observando todo esse caminhar, percebo o quanto mergulhei nas relações de produções que buscam formas mais autônomas e sustentáveis; escoamento da produção e garantia de melhores rendas; acesso a políticas públicas; e processos de cooperação e autogestão.
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    Sistema de informações geográficas e Arranjo Produtivo Local Rural (APLR) em bacias hidrográficas
    (2020) Rizzi Neto, Euzonio; Caldas, Anildo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6543959400281255; http://lattes.cnpq.br/8617748700155223
    Ao longo dos anos a atividade agrícola no Brasil veio se tornando um forte pilar do Produto Interno Bruto – PIB – brasileiro. Hoje o setor agropecuário contribui com algo em torno de 1/5 (um quinto) do valor total de toda produção nacional. Não somente as indústrias fazem parte desse setor, mas também os pequenos e médios produtores, onde são as principais fontes de alimento dentro do mercado nacional, correspondendo com algo em torno de 35% do PIB agropecuário. Esta pesquisa objetiva desenvolver um diagnóstico geoambiental para a região da bacia do Tapacurá nas áreas de pequenas propriedades agrícolas em torno da bacia, para a caracterização de Arranjo Produtivo Local Rural (APLR). Utilizando-se cenas de radar da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), reprojetadas com Datum SIRGAS 2000 em projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) e mosaico de imagens de sensor óptico/termal do satélite Landsat-8, submetidos a processamento e análises em Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
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    Analisando o perfil dos consumidores a partir do processo de transição agroecológica vivenciado pelos agricultores do Mercado da Vida em Bonito-PE
    (2020) Lins, Maria Gabriela Freire; Gervais, Ana Maria Dubeux; http://lattes.cnpq.br/7478606758967006; http://lattes.cnpq.br/7146250311132598
    Pensando como ponto de partida o sistema capitalista, na esfera da agricultura, o agronegócio e seu pacote tecnológico de agrotóxicos e maquinários imperaram e modificaram as formas tradicionais camponesas de trabalho com a terra, bem como dos povos originários. O pacote tecnológico trouxe diversos avanços no que se refere a pesquisas na melhoria do trabalho, entretanto, suprimiu algumas relações, no que diz respeito a produção e a comercialização em um circuito curto, importantes no desevolvimento local. Por isso, novas formas de se relacionar com as pessoas, bem como a natureza são essenciais para a continuidade da vida na terra. E mais especificamente, para que haja produção de alimentos ao mesmo tempo que sua capacidade de resiliência permaneça prevalecendo e mantendo todos os organismos em equilíbrio. Como alternativa a isso, surge o a economia solidária e agroecologia, atrelados ao Bem Viver, em que os valores uma vez desprezados pelo sistema hegemônico são resgatados. Para isso, um processo de transição da forma de produção, da comercialização e do consumo deve ser iniciado, por meio de metodologias participativas e da construção coletiva de conhecimento, para a garantia de uma vida ética através da análise crítica do paradigma hegemônico. Dessa forma, no que se trata do conhecimento sobre uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos, como é o caso da comercialização feita no Mercado da Vida, em Bonito, Pernambuco, faz-se necessário um trabalho que vise rearticular produção, comercialização e consumo num circuito curto de comercialização, na perspectiva de reorientar produtores e consumidores sobre o alimento que chega à sua mesa. A partir disso pensou-se em formas de entender o papel dos parceiros do projeto, bem como a gestão, para então, estabelecer formas de construção do conhecimento que possam ser benéficas no desenvolvimento das ações com produtores e consumidores e sobretudo, considerar o saber que carregam como fundamentais à continuidade da vida no planeta.
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    Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2021-02-23) Guerra, Gustavo Oliveira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/7926337290964360
    Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.
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    Virada afetiva e invisibilidade social: (r)existência, criatividade e potencial de desenvolvimento local no Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu/PE
    (2020-10-30) Maia, Tiago Macedo Bezerra; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0108189730040447
    Esta monografia tem um duplo objetivo. Desvelar afetos e emoções que mobilizam e motivam, subjetiva e intersubjetivamente, as práticas e ações coletivas, que direcionam comportamentos e decisões que influem na vida pública, diante de situações de sofrimento social, como nas de déficit de reconhecimento, que provocam e naturalizam uma invisibilidade a ser enfrentada, e, também, melhor evidenciar o potencial endógeno de desenvolvimento advindo da criatividade e resistência, própria das manifestações da cultura popular de Pernambuco. Para isto, numa mão e primeiramente, se buscou refletir sobre o papel que os afetos e emoções assumem, existencial e socialmente, nos sujeitos e nas suas relações intersubjetivas, dentro das ciências sociais, após a recente “Virada Afetiva”. A partir disso, se adentrou na compreensão dos fenômenos das patologias do sofrimento social, tal como sofrem comunidades marginalizadas na invisibilidade social e que não são contempladas por políticas públicas que as reconheçam, na agenda da arena de construção dos problemas sociais, na contemporaneidade. Na outra mão, se desenhou e articulou uma perspectiva cultural do desenvolvimento endógeno local, com foco nas potencialidades e possibilidades da criatividade na cultura popular pernambucana, exemplificada, neste trabalho, com o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu/PE. Para atingir os objetivos acima expostos, foi escolhida uma pesquisa qualitativa com a utilização das técnicas de observação direta, observação participante, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfico-documental, tudo isto iluminado pelas ideias da pesquisa social interpretativa, a fim de poder fazer dialogar a realidade social da comunidade negra deste Maracatu Nação, o seu sentido religioso e celebrativo, sua tradição e a memória de sua ancestralidade com a necessidade e urgência de apoio aos mesmos, através das reivindicações de políticas culturais que quase inexistem por parte do poder instituído local. Nas análises das falas dos integrantes desta manifestação/fenômeno de cultura popular da característica da “pernambucanidade”, se verificam uma gama de afetos e emoções que delas emergem e que marcam as percepções e vivências das relações das pessoas que compõem o Maracatu Nação aqui estudado e canalizam o esforço coletivo comunitário para a manutenção e sobrevivência desse patrimônio da cultura negra de matriz africana e afro-brasileira, bem como para, a partir do potencial de criatividade e de resistência que abre caminhos de um desenvolvimento endógeno local, transformar esta realidade social que historicamente os seus participantes segrega e invisibiliza e que a esses impõe e expõe, nas margens da sociedade, a constante sofrimento social.