01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Ensino de História & história local: a constituição de um jornal digital na Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, Bomba do Hemetério, Recife - PE(2024-09-25) Correia, Ozeane Maria de Moura; Britto, Aurélio de Moura; http://lattes.cnpq.br/5266624197764867; http://lattes.cnpq.br/8251557569905836Este estudo explora as potencialidades da integração da História Local no ensino de História por meio de uma proposta pedagógica da constituição de um jornal digital no bairro da Bomba do Hemetério, em Recife, Pernambuco. O objetivo principal é analisar como a valorização da História Local pode potencializar o ensino e conectar os estudantes com sua comunidade. A partir uma abordagem qualitativa e do método pesquisa-ação, a pesquisa baseia-se na interpretação de fontes primárias e secundárias para examinar o impacto da colaboração entre escola e comunidade. A unidade escolar tematizada será a Escola de Referência Estadual Mardônio Coelho, a única escola estadual pública de ensino médio no bairro, e o impacto da introdução do jornal digital "Bomba Cultural" como ferramenta pedagógica. Os resultados demonstram que a integração da história local no currículo escolar, através do jornal, promove um maior envolvimento dos alunos e uma compreensão mais profunda da sua identidade cultural e histórica. O estudo destaca a importância da colaboração entre a escola e a comunidade para uma educação mais contextualizada e significativa.Item Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE(2021-02-23) Guerra, Gustavo Oliveira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/7926337290964360Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.Item Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso(2019-12-04) Bezerra, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/6580570090104108Este trabalho teve como objetivo geral analisar a influência da escola Municipal da comunidade “Entra apulso” na trajetória escolar de duas alunas egressas, e como objetivos específicos descrever as histórias de vida de duas alunas egressas da instituição e seu desenvolvimento escolar além de compreender a influência dos agentes escolares na formação acadêmica das alunas egressas. Nesse sentido buscou-se examinar a influência da educação nas experiências pessoais e profissionais exitosas de duas alunas egressas, em contextos sociais desfavoráveis, de uma escola pública situada numa comunidade de baixa renda, onde as mesmas residem. A pesquisa procurou evidenciar a magnitude da educação para a formação do sujeito e seu preparo para a cidadania, sua qualificação profissional, e sobretudo para a superação de desigualdades sociais, constituição de sua identidade, e a participação na construção e modificação da sociedade. Para isso, fundamentou-se nos seguintes autores: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de História Oral, de caráter qualitativo e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista parcialmente estruturada. Foram entrevistados duas alunas egressas, utilizando a técnica da história oral, com a finalidade de perceber através de seus olhares qual a atuação da educação e da escola em suas vidas pessoais e profissionais. Na história de vida da aluna egressa Daniela, percebeu-se a notável influência da escola Municipal em toda sua trajetória escolar, não só enquanto a mesma estudava na escola nos anos iniciais, mas pela relação que a mesma manteve ao longo dos anos decorrentes com a Instituição. Já a história de vida de Maria, aponta uma forte conexão com a comunidade Entra Apulso e assim também com a escola municipal.Item Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE(2019-11-28) Tavares, Ana Paula; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/4960364653386296Esta pesquisa é resultado de um processo investigativo realizado numa escola municipal de Olinda – PE. Seu objetivo foi analisar a participação da comunidade no Conselho Escolar (CE), identificando sua influência nos processos de decisão da atual gestão escolar. Com base nos pressupostos do Estudo de Caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio da observação sistemática das reuniões do CE e das entrevistas semiestruturadas aos representantes de cada segmento atuante. Buscou-se apreender os significados e a importância que os conselheiros atribuem ao papel do CE enquanto espaço para a efetiva participação na configuração dos processos de democratização da gestão e da escola. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo, que permitiu identificar as concepções de gestão e participação, bem como os espaços e as formas de participação e decisão dos representantes entrevistados, contribuições e influências nas decisões na gestão escolar. Os resultados indicam que as concepções de gestão e participação presentes entre os membros do CE observado, aproximam – se da visão sócio – crítica da gestão escolar, a qual prevê a participação de todos os envolvidos nos espaços formais e não – formais do CE. Pode - se averiguar o nível de conhecimento da comunidade educativa acerca da função, limites e possibilidades da atuação dos conselheiros nessa instância decisória, no entanto, apesar dos avanços legais e de práticas participativas nos processos de descentralização da gestão, verificou-se a necessidade de formação dos conselheiros para melhor compreensão da participação política efetiva e do fortalecimento do conselho escolar.
