01.1 - Graduação (Sede)
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Item Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Nascimento, Marielle Eden Palmeira do; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/9130166609105683O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.Item Formalismo versus intuição: a presença de fatores comportamentais na concessão de crédito a clientes(2019) Souza, Luciely Luiza de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377Esse trabalho tem como proposta estudar os aspectos comportamentais e como tais influenciam nas políticas de análise e concessão de crédito, buscando o encontro de equilíbrio entre formalismo e intuição, através do estudo dos aspectos comportamentais. O método utilizado é de caráter qualitativo, por meio do recurso metodológico de entrevista, no estudo de caso de uma empresa do ramo de merchandising sediada na região metropolitana do Recife. Dessa forma foi possível detectar a incidência de vieses cognitivos nos processos de análise e concessão de crédito capazes de impactar as tomadas de decisão da empresa.Item Exposição à violência e desempenho escolar: um estudo sobre os estudantes do ensino fundamental na rede pública no Recife(2018) Rocha Júnior, Luciano Gomes da; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/5275206790185119O Índice Global da Paz ordena segundo o critério de pacificidade os países do mundo. Em sua edição 2018, dos países avaliados, a Islândia ocupa o primeiro lugar como mais pacífico, a Síria vem em último lugar na 163ª posição. O Brasil ocupa a 106ª posição, atrás de países como Lesoto e Uzbequistão. Já Recife, segundo oAtlas Mundial 2017 ocupa o 22º lugar como cidade mais violenta do mundo com taxa de 54,96 homicídios por 100 mil habitantes.A preocupação com a violência leva a debates, esforços por parte de diferentes setores, mas também leva a perguntas tais como: como são afetados os indivíduos que residem em lugares violentos? Este trabalho busca saber como adolescentes da cidade do Recife são afetados em seu desempenho escolar ao serem testemunha da violência onde vivem e estudam.A metodologia utilizada é uma análise de mínimos quadrados ordinários com dados da Fundação Joaquim Nabuco, também de Recife, sobre a educação nas escolas públicas.Item Associação entre a prática de atividades físicas, fatores sociodemográficos e psicossociais relacionados à escola: estudo de base populacional(2019-02-07) Oliveira, Tuillamys Virgínio de; Tassitano, Rafael Miranda; http://lattes.cnpq.br/8162584900913172; http://lattes.cnpq.br/5951436478319151As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT são um mal que vem crescendo a cada ano, sendo responsável por 63% das 36 milhões de mortes ao redor do mundo. Pensando em diminuir os números alarmantes de mortes causadas pelas DCNT, a OMS divulgou um relatório com medidas para a prevenção e diminuição no número de mortes causadas pelas principais DCNT, cardiopatias, acidentes cardio-vasculares, pneumopatias, câncer, diabetes e o sedentarismo. Existem estudos que comprovam que a atividade física está diretamente relacionada com a diminuição da contração dessas doenças. Por tanto, ações devem ser desenvolvidas para o incentivo da pratica de atividade física focando no individuo e no seu meio, sobretudo no período da infância e da adolescência. Estudos baseados em teorias de mudança de comportamento se mostram mais eficazes para o entendimento e intervenção nas populações de risco. Para esse estudo foi utilizado o modelo Transteorético que procura explicar como indivíduos adotam novos comportamentos, divido em cinco etapas (1) Pré-Contemplação, (2) Contemplação, (3) Preparação, (4) Ação, (5) Manutenção. O objetivo do presente estudo foi associar os determinantes sociodemográficos e psicossociais em relação à prática de atividades físicas entre adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. Através de um estudo epidemiológico de base escolar e abrangência estadual, a população abrangeu adolescentes de 14 a 19 anos de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas de ensino médio, ao todo foram 734 escolas distribuídas nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) nas cinco regiões do estado de Pernambuco. Os resultados mostraram um alto índice de estudantes do sexo feminino no estágio de Pré-Contemplação (65,6%), e um baixo percentual no estágio de Manutenção (32%), diferente dos estudantes masculinos que apresentaram baixo percentual no estágio de Pré-Contemplação (34,4%), e um alto percentual no estágio de Manutenção (68%), mostrando-se mais ativos. Porém, de forma geral foi possível observar um grande percentual de alunos matriculados no ensino médio no estágio de Pré-Contemplação, mostrando-se inativos fisicamente e sem intenção de mudar seu comportamento. Com isso, é preciso que se criem politicas que favoreçam o acesso desses estudantes a locais propícios para a prática de atividades físicas, além do uso da educação física escolar como ferramenta de conscientização crítica da adoção de um estivo de vida ativo e saudável.
