01.1 - Graduação (Sede)

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    “Educar-nos a nós próprios”: a pedagogia anticolonial as Escolas-Piloto do P.A.I.G.C. (1950 -1979)
    (2025-01-29) Santos, Letícia Maria Torres Melo dos; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/1550315608408255
    Este artigo aborda a pedagogia anticolonial das Escolas-Piloto, criada no âmbito do Partido Africano de Independência para Guiné-Bissau e Cabo Verde (P.A.I.G.C.), durante e após o período das lutas pela independência. O objetivo deste trabalho é situar o perfil de Amílcar Cabral, enquanto fundador do P.A.I.G.C. Também procuramos destacar a contribuição de Paulo Freire e de Mário de Andrade ao projeto de educação anticolonial proposto por Amílcar Cabral, indicando seus lugares de diálogos com Amílcar Cabral e com o projeto das Escolas-Piloto. A meta é indicar como esses diálogos foram importantes para as “Escolas-Piloto” durante o processo de lutas anticoloniais, identificando o pensamento pedagógico de Amílcar Cabral e daqueles que mais colaboraram com seu projeto pedagógico para a formação de uma consciência histórica voltada para a libertação colonial. Para isso, procuramos demonstrar como essas Escolas representaram um contraponto à política educativa colonial implantada pelos colonizadores, utilizando-nos de documentos-programas produzidos pelo P.A.I.G.C. sobre a política educativa durante o processo de libertação e os documentos que tratam da presença do Método de Freire e da participação de Mário de Andrade no projeto pedagógico das Escolas.
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    Contribuição à crítica da modernidade: o Sul existe
    (2019-12-18) Silva, Eduarda Alves da; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881
    O presente trabalho tem por objetivo analisar como a modernidade (eurocentrismo) se apresenta enquanto mito, afirmando que não existe modernidade sem colonialidade, destacando a violência que a constituiu e que tem início quando da conquista da América, tomando como referência teórica o campo de estudo modernidade/colonialidade e guiado pela contribuição da teoria decolonial sobre a narrativa da modernidade. Ao questionar o próprio conceito de razão enquanto emancipação e civilização, este trabalho objetiva destacar que por meio da modernidade se domina, aprisiona e violenta, povos, saberes, costumes e fazeres que não estejam dentro do cânone europeu. Pois, é com base no apagamento do outro, aquele outro colonizado, e por meio da colonialidade que a Europa se apresenta como centro, tornando todos os outros sua periferia e se consolidando como um novo sistema-mundo. Assim, este estudo não visa excluir e sobrepor uma visão sobre a outra, mas sim, ligálas interculturalmente por meio da transmodernidade, e com isso chamar atenção para povos, periferias e saberes negligenciados. A decolonialidade rompe com a premissa de dominação que sobrepõe uma sociedade a outra e possibilita a libertação daqueles que desde 1492 seguem silenciados.
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    O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso da UFPE e da UFRPE
    (2021-03-03) Melo, Thiago Pessoa de; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/8548605922378353
    Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas IES de Recife. Tal trabalho dividiu-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da UFPE e UFRPE nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.
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    O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
    (2019-12-12) Fonseca, Gisely Capitulino da; Acioli, Gustavo; http://lattes.cnpq.br/4871749798523527; http://lattes.cnpq.br/7527899507289534
    Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.