01.1 - Graduação (Sede)

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    Relatório final estágio curricular obrigatório
    (2019) Nascimento, Diógenes Virgínio do; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/2512760119418458
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2020) Albuquerque, Clara Almeida de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/5210707184426663
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    Técnica de clusterização aplicada à análise de perfis socioeconômicos de estudantes concluintes de cursos de computação
    (2022-07-03) Souza, Clarissa Cordeiro de; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/1046530929912898
    As diferentes classes sociais e econômicas de estudantes de cursos de graduação podem impactar no percurso de formação acadêmica e na permanência de tais alunos nas instituições de ensino superior brasileiras. Este trabalho de conclusão de curso aplicou uma técnica de mineração de dados chamada de clusterização K-means aos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) do ano de 2017, exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de analisar os contextos que separam os concluintes dos diversos cursos de computação, seja bacharelado ou licenciatura, utilizando os dados socioeconômicos. Os resultados apontaram para quatro grandes grupos de estudantes e, a partir das suas análises é possível elencar um perfil de estudante concluinte de computação no ano analisado, visto que os clusters apresentam várias características em comum, tais como: a maioria dos estudantes são do sexo masculino, solteiros, de cor branca, optaram pela modalidade presencial, cursaram o ensino médio em escolas públicas, entre outras. Contudo algumas características foram encontradas em grupos específicos, como por exemplo existe um grupo de concluintes que são de instituições públicas de turno integral.
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    Técnicas de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento sobre dados abertos do ensino superior público brasileiro
    (2021-12-10) Rodrigues, Ebony Marques; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/5929185711837204
    Este trabalho trata do uso de técnicas dos métodos de Knowledge Discovery in Databases — KDD — e Cross Industry Standard Process for Data Mining — CRISPDM — sobre bases de dados educacionais disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — INEP — visando à descoberta de conhecimento que permita a identificação, assim como a compreensão, do contexto de formação de discentes de Instituições de Ensino Superior — IES — públicas brasileiras. Três cenários de mineração de dados são observados, tendo em vista métodos do Aprendizado de Máquina Supervisionado e do Aprendizado de Máquina Não Supervisionado, abrangendo experimentos de classificação, agrupamento e associação de dados. O primeiro cenário, que contempla dados de concluintes de cursos de graduação de graus bacharelado e licenciatura, objetiva prever o tempo aproximado de conclusão da graduação, considerando informações socioeconômicas dos estudantes, por meio de 16 modelos de classificação construídos com o emprego de algoritmos de Árvore de Decisão, Floresta Aleatória, XGBoost e Rede Neural Perceptron Multicamadas. Os modelos XGBoost tiveram os melhores resultados em todos os experimentos. Por sua vez, o segundo cenário utiliza o algoritmo KMeans para a execução de um agrupamento de IES públicas que, a partir da análise de quatro grupos obtidos com a consideração de informações sobre despesas, quantidades de docentes e técnicos, localização e categoria administrativa das IES, entre outras, possibilitou a identificação de similaridades e dissimilaridades entre as instituições. Os grupos em questão, além de dados utilizados no primeiro cenário, que incluem informações sobre os estudantes, como faixa etária, tempo de graduação e forma de ingresso na graduação, observando se esse ocorreu por meio de políticas de ação afirmativa ou de inclusão social, entre outras, são considerados nos experimentos do terceiro cenário, com o uso do algoritmo Apriori, para a geração de regras de associação que podem suportar a descoberta de conhecimento no âmbito do ensino superior público brasileiro.
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    Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021
    (2022-05-31) Oliveira, Brenda Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8709791672347257
    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação nacional criada em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da educação básica. Em 2009, ocorre uma reformulação e passa a ser utilizado como instrumento de ingresso à educação superior com finalidade de democratizar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e fomentar a restruturação do currículo escolar. Nesta pesquisa, o Enem é concebido também como indicador da presença da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino médio. Portanto, o objetivo desse trabalho é o de analisar as relações CTS estabelecidas nas questões relativas aos conteúdos químicos do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem na edição 2021. Metodologicamente, optamos pela edição mais recente do Enem, a de 2021, e realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa dos dados, que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados das análises podem dizer que: a maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; a maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações do tipo Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro.
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    O estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens no ensino de história em Pernambuco: um estudo introdutório
    (2019-12-16) Araújo, Gustavo Folena; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/6735668398414628
    Este artigo apresenta um estudo introdutório do estado do conhecimento da pesquisa sobre a avaliação no ensino de história em Pernambuco. A pesquisa permite, pois, a percepção de opções teórico-metodológicas, avanços e redundâncias na produção de saber sobre o objeto de estudo. O corpus sobre o qual incidiu a pesquisa é composto de teses e dissertações defendidas entre 2008 e 2018 em programas de pós-graduação nas áreas de História e de Educação vinculados a universidades públicas federais situadas em Pernambuco. Foram encontradas e categorizadas duas dissertações as quais foram analisadas em profundidade, tendo como base as seguintes questões: como o tema é abordado? Qual a concepção teórica e metodológica subjacente? Há coerência entre teoria e método? Quais as concepções de Ensino de História e de avaliação que fundamentam o trabalho? Que novos aspectos são anunciados? Os autores e as autoras que nos influenciaram em toda a pesquisa foram Perrenoud, Zabala, Luckesi, Guba e Lincon; dentre outros. Os resultados demonstram que os temas são abordados por um viés qualitativo de pesquisa, preponderando a análise documental, a entrevista e a observação; a concepção de Ensino de História é ausente em uma das dissertações e em outra predomina a perspectiva crítica; e, em relação à concepção de avaliação, ambas defendem em seus referenciais teóricos a avaliação formativa reguladora. Como as dissertações foram desenvolvidas a partir de pesquisas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, registramos a lacuna existente em relação a pesquisas que investiguem a avaliação na Educação Superior e, mais especificamente, a avaliação na formação do professor de História.