01.1 - Graduação (Sede)
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Item O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação(2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.Item Relatório Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) – O cientista do consumo na gestão pública(2022) Silva, Henrique Adelaide da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/5573559424685936Este relatório tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas o durante o estágio na Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Proplan) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, descrevendo a passagem, como estagiário, pelas diferentes coordenadorias que a compõem e as respectivas atribuições de cada uma delas. Demonstrando como a formação multidisciplinar de Ciências do Consumo me proporcionou uma adequação rápida e eficiente às diferentes dinâmicas e relações peculiares de cada coordenadoria. Essa experiência possibilitou a identificação do valor profissional da formação, principalmente por até a realização deste trabalho ser um curso recente que ainda está se descobrindo no âmbito profissional. Este contato com a área administrativa, e a atuação na gestão institucional além de ter sido essencial para o futuro da minha carreira profissional, também foi importantíssimo para o meu desenvolvimento pessoal.Item Desenvolvimento de uma plataforma de compartilhamento e análise de Dados com ênfase em LGPD(2023-04-27) Monteiro, Heitor Augusto Gomes; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505O desenvolvimento tecnológico destacou a importância dos dados como um ativo estratégico na administração pública e a necessidade de os governos desenvolverem estruturas de governança de dados e mecanismos de entrega relacionados à infraestrutura e padrões de dados. Compartilhar informações é útil para o planejamento estratégico. Melhorar a previsão e a resposta às necessidades do usuário e fornecer melhores serviços e políticas públicas. No entanto, no setor público, muitas vezes você pode encontrar muitas informações contidas em vários bancos de dados. Requer desenvolvimento empresarial e soluções de troca de dados acessíveis. O uso adequado da tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode reduzir ineficiências nos processos governamentais, permitir o compartilhamento de arquivos e dados entre órgãos governamentais, eliminar erros e reduzir o tempo necessário para as transações. No entanto, o compartilhamento de dados entre órgãos governamentais muitas vezes não é padronizado, resultando em dificuldades na adoção de diferentes processos, falta de conhecimento holístico dos dados corporativos, indicadores de consumo insuficientes e falta de mecanismos de feedback do usuário. Neste trabalho, será apresentada minha atuação como desenvolvedor da Fábrica de Negócio para a resolução de um problema de compartilhamento de dados no setor público, mais especificamente, na construção de um portal que opera como um orquestrador dos serviços presentes na solução, que hoje é utilizada por órgãos do estado no seu ambiente de produção.Item Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco(2022-10-10) Santos Neto, Rivaldo Lins dos; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/7034059056725678Compras públicas são necessárias ao desenvolvimento das atividades finalísticas dos órgãos públicos. Tais compras são, geralmente, efetuadas através de processos licitatórios, que compreendem um princípio constitucional e obrigatório para a administração pública, que precede as contratações administrativas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais formas de compra e contratações praticadas na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco e constatar os problemas que podem ocorrer neste processo e suas consequências para a prestação de serviço de qualidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com objetivos nitidamente descritivos e explicativos e com procedimentos que a caracterizam como um estudo de caso. A obtenção dos dados se deu pela aplicação de questionários estruturados a gestores da unidade analisada, os quais foram confrontados com informações obtidas através de registros de compras e contratações do órgão. Foram identificadas como mais comuns as práticas de compras diretas e pregões eletrônicos como modalidades de aquisição de bens de consumo e serviços do laboratório estudado. Gestores relataram desatualização das tabelas de preços e consequentes excessos de burocracia e morosidade como principais entraves dos processos de aquisições e contratações da unidade. Registros do sistema de comunicação e monitoramento do laboratório, referentes à quantidade de processos gerados no período analisado e tempo médio de tramitação ratificaram o que foi relatado pelos gestores. Portanto, infere-se que uma atualização da tabela de preços dos insumos e serviços de utilização comum, para valores equivalentes aos do mercado atual, poderia ser uma alternativa à dissolução dos entraves relatados.Item Burocracia no sistema público: experiência de estágio no Setor Financeiro da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - PE(2020) Cardoso, Emerson Alves; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/9969109971150312Este trabalho aborda a temática da burocracia inserida no sistema público, mais especificamente no setor de Gestão Administrativa Financeira da Secretaria de Justiça. Dificuldades na execução plena da burocracia interferem na dinâmica de trabalho e no fluxo de atividades realizadas, e por vezes, chega a dificultar processos relativamente fáceis, bem como ocasiona impasses de relacionamento entre gestores e demais funcionários de diferentes órgãos públicos, que necessitam se remeter a diferentes setores a fim de resolver obstáculos. Tal cenário está relacionado a falhas de comunicação, atrasos ou cancelamento de demandas, conforme observado mediante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado no Setor Financeiro da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do estado de Pernambuco, no período entre julho de 2019 a junho de 2020.Item A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018(2021-12-16) Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7430908424391567Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana.
