01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Narrativas docentes sobre o não domínio da leitura e escrita em turmas do 4º e 5º ano: desafios e estratégias em duas escolas públicas de Camaragibe e Recife
    (2025-07-11) Santos, Mariana Belo dos; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/1068359420044738
    A presente pesquisa investigou as ações de duas escolas públicas em relação ao acompanhamento das crianças do 4º e 5º ano que ainda não dominam a leitura e a escrita. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais da educação, incluindo professores regentes, coordenadoras e gestoras escolares. Os objetivos da pesquisa incluíram: identificar as ações pedagógicas voltadas ao acompanhamento dos estudantes que não dominam a leitura e a escrita; analisar como os documentos oficiais orientam esse acompanhamento; e compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas nesse contexto. Os resultados apontaram que, embora haja iniciativas como diagnósticos periódicos e formações continuadas, as práticas pedagógicas ainda enfrentam limites diante da complexidade da heterogeneidade escolar. Conclui-se que é imprescindível o fortalecimento de políticas públicas voltadas para formação docente e ações pedagógicas que considerem os diferentes ritmos e trajetórias de aprendizagem para garantir uma alfabetização inclusiva e efetiva.
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    Reflexões acerca do ensino da leitura e da escrita no grupo IV da educação infantil
    (2025-07-11) Brito, Bruna Loreny Costa de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
    Esta pesquisa teve como propósito compreender a prática pedagógica de uma professora do Grupo IV da Educação Infantil em uma creche escola localizada no município do Recife-PE, em relação ao ensino da leitura e da escrita. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brandão e Leal (2011), Ferreiro (2001), dentre outros, bem como nas diretrizes norteadoras da prática docente na Educação Infantil. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia de estudo de caso, e como forma de adquirir dados para investigação, observamos a prática docente durante dez dias e realizamos uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados obtidos constatamos uma consonância entre a teoria abordada e o trabalho docente analisado. A professora desenvolveu práticas centradas em experiências potencialmente lúdicas, na interação criança-criança, criança-adulto, criança-ambiente e na construção de propostas didáticas que favoreceram a aprendizagem da leitura e da escrita de forma significativa às crianças de quatro anos da Educação Infantil.
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    Práticas de leitura na escola: o ensino e os usos para além da sala de aula
    (2025-07-16) Oliveira, Yasmin Semirames Alves de; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7146898792443774
    Este trabalho investigou as práticas de leitura desenvolvidas por uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de identificar suas concepções sobre o ensino da leitura e compreender como tais concepções se articulam às suas práticas pedagógicas voltadas para esse eixo. Para embasar a investigação, como aporte teórico nos apoiamos nas ideias de autores como Cavallo e Chartier (1998), que traçam um breve histórico da leitura no mundo ocidental, de Kleiman (1989), ao conceituar a leitura como um ato de interação entre autor e leitor, Rockwell (1985), ao discutir o conceito de letramento; Petit (2009), ao destacar o papel ativo do leitor no processo de leitura, bem como Leal e Melo (2006) e Solé (1996), que oferecem um panorama sobre o ensino da leitura. Por fim, apoiamo-nos nas discussões de Lahire (2002) e Souza (2016) para refletir sobre a fabricação das práticas docentes. Apoiada na abordagem da pesquisa qualitativa, como procedimentos para a apreensão dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações participantes na sua sala de aula, registradas por meio de anotações escritas e gravações em áudio. A análise dos dados foi orientada pela metodologia da análise de conteúdo de Bardin, o que possibilitou identificar as diferentes práticas de leitura propostas e compreender suas concepções e intencionalidades pedagógicas. Os resultados indicaram que a professora buscava desenvolver práticas de leitura acolhedoras e lúdicas, proporcionando aos alunos experiências mais leves e significativas, em contraste com as vivências escolares que teve enquanto aluna, marcadas por rigidez e escassez de materiais de leitura. Tais práticas revelaram um movimento de ressignificação, no qual as experiências vividas no passado foram transformadas em novas propostas pedagógicas, mais sensíveis e voltadas à formação leitora dos estudantes. Conclui-se que as práticas de leitura são atravessadas por fatores como a trajetória pessoal, as concepções pedagógicas e as condições objetivas de trabalho, sendo imprescindível reconhecê-los para uma compreensão mais ampla e humana da realidade do ensino da leitura nos anos iniciais.
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    Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista
    (2023-04-20) Nascimento, Lyandra Santos do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/2204521454618255
    O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.
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    A importância da leitura do livro paradidático para emancipação do aluno
    (2023-09-22) Silva, Maria Katarina Bezerra Cruz da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/8927048743803766
    Tendo em vista a leitura como sendo a chave principal para o desenvolvimento crítico, social e político do sujeito e ferramenta primeira para o processo de construção do conhecimento não só científico, mas também de mundo, o presente trabalho se volta para reflexões sobre a importância do livro paradidático para a formação leitora e para a emancipação do aluno. Para tanto, traremos um exemplo de como o aluno pode se desenvolver criticamente a partir da leitura de um livro paradidático. Partindo, então, de uma concepção de leitura que ultrapassa a ideia de decifrar códigos e enxergando-a de fato como emancipatória, como uma ação que tem uma função social, fundamentamo-nos concepção interacional da língua, na qual a leitura permite o diálogo entre o leitor e o autor do texto, considerando contextos que transpassam as linhas do texto. Nesse sentido, voltamo-nos aos estudos de autores como Paulo Freire (2010, 2005, 1996, 1983, 1983, 1989), Lev Vygotsky (1988), Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias (2006), Magda Soares (1998) dentre outros e, após levantamento bibliográfico, partimos para a análise de um livro paradidático “De carta em carta”, de Ana Maria Machado, aqui pensado para o trabalho com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamamental, reconhecendo elementos que confirmam a importância da leitura e da escrita como um ato social que contribui diretamente para a formação pessoal e crítica dos sujeitos, apontando para práticas sociais de leitura com livros paradidáticos que sejam emancipatórias e libertadoras.
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    Práticas de leitura familiar na infância
    (2022-10-04) Mendes, Everlaine Maria Viturinio Brandão; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5527369250845678
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura de famílias de classe média com seus filhos e filhas com idade entre 0 a 5 anos. A fundamentação teórica teve como base autores como Nogueira (2002; 2013; 2015), Silva (2017), Nelly Novaes Coelho (1981; 1991; 2000). Assim, apresentamos em nossa metodologia, a análise de conteúdo categorial com base nos estudos de Bardin (1977). E por meio disso, elencamos cinco categorias de análise de dados para compreensão da temática em três famílias selecionadas e entrevistadas. Neste estudo verificamos a estreita relação das mães com o hábito de ler e que essa prática teve início na infância e trouxe influência na formação leitora de seus/suas filhos e filhas atualmente. Os resultados da pesquisa também indicaram que as práticas de leitura familiar na infância são rotineiras, e as mães são as principais mediadoras nesse processo. Foi possível perceber nos dados coletados, a existência de diversos suportes de leitura utilizados pelas famílias. Além do mais, as famílias ainda não utilizam muito os meios digitais com a finalidade de leitura, mesmo que as crianças estejam inseridas em uma era tecnológica. Para as famílias estudadas, as práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento de seus/suas filhos e filhas em diferentes aspectos. Uma vez que tais práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do ser em formação, isto é, a criança.
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    A importância da formação literária para os processos educativos e a construção social dos estudantes
    (2023-03-15) Neves, Vitória Bárbara Silva das; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/5947783105016226
    Este artigo pretende discutir, a partir da análise bibliográfica, a importância do letramento literário para a construção, educacional e social, dos estudantes do ensino médio brasileiro. Esta pesquisa buscou relacionar, a partir da perspectiva sociointeracionista, a importância do incentivo literário, as competências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as diretrizes do ENEM (quanto às expectativas de formação leitora), a identificação de algumas dificuldades encontradas pelos professores de língua portuguesa para suprir as demandas exigidas em relação ao tempo e aos livros didáticos e a utilização do conto como uma perspectiva possível para o letramento literário. A construção teórica baseia-se em Mortatti (2018), Cândido (1999), Cosson (2021), Manguel (2009), Perrone-Moisés (2016) e Freire (2020). Para evidenciar as estratégias do uso do conto na sala de aula, utilizou-se o conto: A Fuga (presente no livro Todos os contos, 2016; originalmente publicado na coletânea A bela e a Fera, 1979), de Clarice Lispector, devido às possibilidades de leituras sugeridas por esta obra e que contribuem para as habilidades educacionais e auxiliam na construção de um leitor autônomo, reflexivo e indagador da sua realidade.
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    Análise linguística de um conto na sala de aula: uma prática significativa
    (2020-10-23) Monte, Gilberto Mariano do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
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    Práticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português?
    (2021-07-14) Silva, Thayrine Nascimento da; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/3801392896458341
    As tecnologias digitais emergentes na contemporaneidade suscitam estudos sobre a necessidade de reconfigurações no processo de ensino e aprendizagem para que os estudantes possam realizar a leitura dos novos textos que, conforme Marcuschi e Xavier (2005), não são totalmente novos, mas trazem os desafios dos ambientes digitais. Além desses, o presente artigo baseia se nos estudos de Soares (2002), Xavier (2005), Street (2014), Ribeiro (2009) e Rojo (2012). Considerando que a escola possui a responsabilidade de oferecer aos discentes condições de exercerem seus papéis na sociedade, realizou-se este estudo com o objetivo de reconhecer se as atividades de leitura propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD 2020 favorecem as práticas sociais de leitura em ambientes virtuais. Para tanto, foi analisada a BNCC e dois exemplares de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020 no intuito de constatar se os novos fenômenos de leitura e os espaços virtuais de circulação dos textos multissemióticos estão sendo contemplados. Ao final das análises, foi possível constatar que as obras apresentam aos estudantes diversas leituras que trabalham com o contexto digital, como orienta a BNCC. Contudo, foi possível perceber também que o trabalho com as imagens e outros recursos multissemióticos não foi feito de forma satisfatória, com poucas leituras que contemplavam esse recurso. Esta pesquisa visa contribuir para os estudos desenvolvidos nos campos do letramento digital, a fim de ampliar os conhecimentos a respeito das novas necessidades de ensino para uma formação mais completa dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento eficaz de sua cidadania.
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    O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário
    (2021) Silva, Lilliane de Almeida; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/6708575490213010
    Este artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a importância do texto literário na formação do leitor, e concentra-se no estudante de ensino fundamental, levando em consideração aspectos da formação do leitor existentes na BNCC. Este estudo adota a concepção de Perrone-Moisés (2016) na defesa da literatura como uma poderosa mediadora entre diferentes culturas, sobretudo, em um contexto globalizado pela informação e pelos deslocamentos humanos. Logo, podemos inferir que o espaço da literatura deve ser preservado, sobretudo pela função humanizadora da literatura na formação do leitor crítico e cidadão capaz de transformar a realidade social. Estudos como os de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre outros, também foram fundamentais na construção do arcabouço teórico deste trabalho. Pretende-se ainda evidenciar relevância do desenvolvimento de estratégias de ensino de literatura através do uso do livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector.