01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência(2020-11-04) Cupertino, Gabriela Barbosa; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/6157059647848581As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.Item Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar(2019-07-22) Nascimento, Maíra Gabriela Santana do; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/4270080580896380Este trabalho buscou evidenciar o método de ensino do voleibol utilizado na prática pedagógica de professores e treinadores, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino da referida modalidade. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com a aplicação de um questionário semiestruturado com dezesseis professores e treinadores, de escolas públicas e privadas da cidade do Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os métodos de ensino utilizados no processo de ensino do voleibol, a ordenação dos gestos técnicos utilizados e as dificuldades e possibilidades para o ensino do voleibol. Os resultados nos mostram que os participantes conhecem os diversos métodos de ensino, e em grande maioria, utilizam o método de ensino do minivoleibol, buscando proporcionar a ampliação dos conhecimentos dos alunos, com atividades favoráveis ao desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos acerca da utilização do método de ensino do voleibol, em aulas de educação física e em escolinhas de iniciação, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.Item Formação inicial de professores de educação física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol(2019-02-07) Santos, Thamiris Pinheiro; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/9834300507979567A formação de professores até hoje ganha destaque nas pesquisas da educação brasileira por permitir compreender as condições objetivas e subjetivas do processo do trabalho pedagógico. No que tange o ensino dos esportes, os currículos de formação de professores de Educação Física devem estar pautados no ensino da prática esportiva visando que os alunos se desenvolvam integralmente. Segundo o documento que rege a prática pedagógica no Estado de Pernambuco, a Educação Física Escolar deve ser tratada através da perspectiva críticosuperadora. Dentre as modalidades esportivas, o handebol é praticado na escola mas pouco expressivo fora dela. Porém tem sua contribuição no desenvolvimento e formação humana no contexto escolar. O presente estudo foi proposto pela lacuna percebida no curso de formação inicial em Educação Física na UFRPE relacionada a esta modalidade. O objetivo foi analisar o currículo de formação de professores de Educação Física da UFRPE e o trato com o conhecimento handebol. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo históricodialético. O método científico, tanto de pesquisa quanto de exposição, foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, e para tanto, as fontes empírica foram o Projeto Político Pedagógico do curso em questão e os egressos. Os instrumentos de coleta de dados foram a sistematização das fontes empíricas através da leitura crítica dos documento oficial e a entrevista semi-estruturada. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a categorização dos dados. Os resultados foram organizados e sistematizados através da exposição das contradições das argumentações sobre as categorias: Relação entre os elementos mais gerais e específicos do fenômeno Esporte, Relação da Disciplina com os documentos oficiais, Trato com o conhecimento a partir do conhecimento oriundos da Disciplina e da OTM, PCPE, e Trato com o conhecimento Handebol. Após análise do currículo, defrontando-o com as entrevistas, sinalizamos que há indícios da necessidade de uma relação mais íntima entre a teoria e a prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem das Disciplinas de Metodologia dos Esportes Coletivos, considerando uma aproximação a realidade pedagógica na qual os egressos irão atuar. Concluímos ainda que o currículo não demonstra aproximação com a proposta de currículo ampliado como proposição para o ensino da Educação Física EscolarItem Blended learning no ensino da respiração celular: uma proposta de sala de aula invertida(2019-02-04) Monteiro, Maria Gabriela Silva Carneiro; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/4031709664939616Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização do modelo da sala de aula invertida (ou flipped classroom), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública federal. A sala de aula invertida é caracterizada, como uma abordagem pela qual o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados previamente. Para efetivar essa investigação realizamos uma pesquisa descritiva, observacional e de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos compreenderam 34 estudantes e foi realizada na disciplina de Bioquímica dos Sistemas com uma carga horária de 60h. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário VARK (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) antes da intervenção, um formulário após a intervenção contendo questões abertas e fechadas e três atividades ligadas ao conteúdo de respiração celular. Este trabalho aponta fortes evidências da potencialidade para o uso da sala de aula invertida na formação de conceitos em bioquímica e da importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, para uma otimização do uso do método proposto. Também diagnosticamos alguns problemas enfrentados durante a pesquisa, como a forte herança do estudante pelo método tradicional de ensino, o que causou certa resistência e dificuldade de adaptação no início da disciplina. Os dados obtidos mostram que, apesar das barreiras a superar no decorrer da experiência, a implementação de modelos de aprendizagem e atitudes inovadoras contribuiu muito, sobretudo para que o aluno faça valer a pena o que aprendeu na disciplina, mostrando que sabem tomar decisões adequadas, resolver problemas, trabalhar colaborativamente e fazer a diferença na sua futura profissão.
