01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
23 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Letramento matemático na eja: contribuições das tarefas exploratórias para desenvolver o pensamento crítico(2025-02-20) Silva, Gemeson Gama da; Rodrigues, Cleide Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2951731416008876; http://lattes.cnpq.br/5459932851917022Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção de atividades matemáticas no projeto Letralidade, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa promover a alfabetização e o letramento de pessoas com mais de 60 anos. Observou-se, no decorrer do projeto, o interesse dos participantes em atividades relacionadas à matemática, o que motivou a articulação entre os conceitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática Crítica e Letramento Matemático. A pesquisa fundamenta-se nos conteúdos abordados na disciplina de Estágio Supervisionado IV da UFRPE e na elaboração de uma tarefa exploratória voltada ao letramento matemático e ao desenvolvimento do pensamento matemático crítico. A proposta buscou estabelecer conexões entre o ensino da matemática e o cotidiano dos alunos, promovendo a cidadania e estimulando a reflexão crítica sobre questões práticas da realidade dos participantes. Dessa forma, o estudo investiga a relevância das tarefas exploratórias no processo de ensino e aprendizagem da matemática, enfatizando seu potencial para fomentar a autonomia dos alunos e ampliar sua capacidade de análise crítica e tomada de decisões informadas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a valorização do uso da matemática em contextos cotidianos e evidenciam o papel das tarefas exploratórias na construção de um conhecimento matemático contextualizado e significativo. Além disso, busca-se fomentar a capacidade dos alunos de analisar criticamente a realidade por meio da matemática, permitindo-lhes interpretar dados, questionar informações e tomar decisões fundamentadas.Item Conservação de alimentos: um estudo de cinética química para estudantes da EJA - Médio por meio de experimentos(2025-03-20) Pereira, Ana Paula Cavalcanti; Silva, Suely Alves; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2129021401357904A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, muitas vezes passando despercebida, e a conservação dos alimentos é um exemplo prático que pode ser utilizado para ensinar conceitos químicos de maneira acessível e relacionada à realidade dos estudantes. No ensino de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio), essa conexão nem sempre é fácil, mas a experimentação pode tornar o aprendizado mais significativo. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo ensinar conceitos de cinética química por meio da experimentação, utilizando a conservação dos alimentos como contexto para aproximar os estudantes do conhecimento científico e estimular sua participação ativa no aprendizado. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários para identificar as concepções prévias dos estudantes e, ao final, um novo questionário foi aplicado para analisar se a experimentação favoreceu o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Além disso, foram realizados experimentos com materiais acessíveis. A abordagem experimental permitiu que os estudantes percebessem, na prática, como a química está presente no dia a dia e influencia a conservação dos alimentos. Os dados coletados foram analisados com base na fundamentação teórica, que destaca os benefícios da experimentação no ensino de química, principalmente quando vinculada a temas do cotidiano. Os resultados indicaram que a abordagem adotada contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos e incentivou maior participação nas atividades práticas. A pesquisa reforça a importância da experimentação como estratégia didática, capaz de tornar o ensino de química mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado prático e interativo.Item Desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Tiradentes, na Zona Rural de São Lourenço da Mata - PE(2025-03-14) Nascimento, Ana Beatriz de Oliveira; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7451715320282768Esta monografia aborda a educação do campo e os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de São Lourenço da Mata, PE. O estudo traça um quadro teórico que integra aspectos do ensino no campo e da EJA, abordando suas especificidades, dificuldades e potencialidades. A mesma teve como objetivo geral analisar os desafios e as oportunidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do campo na Escola Municipal Tiradentes, em São Lourenço da Mata. Já os objetivos específicos foram: identificar os principais desafios enfrentados pelos alunos e professores da EJA na Escola Municipal Tiradentes, considerando as especificidades do contexto rural; investigar as potencialidades e saberes locais que podem ser incorporados ao currículo e às práticas pedagógicas, promovendo a valorização da cultura do campo; analisar as condições estruturais e pedagógicas da escola e seu impacto no ensino e na aprendizagem. Para isso, foram realizadas 5 entrevistas com as estudantes e aplicados 3 questionários aos professores da Escola Municipal Tiradentes, na zona rural de São Lourenço da Mata - PE, buscando compreender as experiências de todos os envolvidos no processo educativo. Os resultados apontam para a complexidade das condições de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que destacam iniciativas e práticas que podem contribuir para a melhoria da educação no campo. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, existem oportunidades significativas de transformação e inclusão social, que podem ser potencializadas por meio de uma abordagem pedagógica contextualizada e comprometida com as realidades locais. As entrevistas evidenciam a importância de uma educação que não apenas ofereça conhecimentos formais, mas que também promova o desenvolvimento integral dos alunos, levando em conta suas realidades e desafios, necessitando de investimentos e políticas públicas que garantam a educação de forma mais ampla.Item Ciência, tecnologia, sociedade e arte como estratégia didática para aplicação da Lei 10.639/03 no ensino de Química em turmas da educação de jovens e adultos(2024-03-08) Aquino, Jhonatan Rafael da Silva; Lima, Analice de Almeida; Alves, Cláudia Thamires da Silva; http://lattes.cnpq.br/1831217277642775; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/7708146705135822In the 21 years since the promulgation of Law 10639/2003 by President Luís Inácio Lula da Silva, there has been a resistance established by public and private schools in applying the legal provisions of this law in their educational curricula. Given this resistance, this work aimed to analyze the contributions of a didactic sequence related to law 10639/03 from the CTS Arte perspective for teaching Chemistry in Youth and Adult Education. The sequence was created with the target audience being students of Youth and Adult Education in the third module. To prepare the sequence, we started from the theoretical assumptions of Oliveira and Queiroz (2013), contemplating: - the choice of a social theme based on a relationship with art; -introduction of a technology; -study and discussion of science and its relationship with technology and society, and -proposing to students the creation of a final scientific-artistic product in the area. The elaborated sequence initially presented a socioeconomic analysis, then a presentation was suggested through the contents of chemistry (scientific knowledge), social issues and artistic elements regarding the composition of vitamins, minerals, carbohydrates, etc. and, finally, creation of artistic activities by students based on the content discussed. The didactic sequence elaborated in this work was guided by the assumptions of the Science, Technology, Society and Arts (CTS-Art) perspective, presenting socio-scientific elements and artistic elements that throughout history we know is a libertarian and fighting instrument in our society, being more an instrument of reflection and struggle in the racist society in which we live.Item A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco(2024-02-29) Silva, Lílian das Neves Henrique da; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/4018105407840895This article investigates the public policies that make up EJA - Youth and Adult Education in PE, relating it to Paulo Freire's perspective in relation to this teaching modality. To this end, the work describes the public policies for maintaining this Education of the Federal Government and Government of the State of Pernambuco, mainly by the Department of Education and Sports of Pernambuco, set out in the Annual Report of Indicators, RAI of 2020 and 2022. This research is justified by the need to strengthen the state's public policies for this type of teaching, hence the need for its implementation through revised bibliographic data and current legislation. These are represented in the documents that guide Pernambuco's National and State Public Policy, identifying these principles of Liberating Education, whether it is being implemented, whether a budget is available that corresponds to it, as well as a description of how it can be developed according to the sociocultural context of this audience.Item Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química(2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712Given the rapid evolution of languages and forms of communication, society has undergone different transformations. These transformations have impacted society, mainly through social networks. Among social networks, Instagram is one of the fastest growing networks today, reaching even more users daily, reaching all audiences, ranging from young people to the elderly. Relating this social network with Science can be a facilitating resource for understanding Chemistry, since many students are interested, but few actually manage to understand it. On the other hand, Scientific Dissemination aims to bring these two worlds, technology and science, closer together, providing a clearer vision and language of scientific texts so that many can understand Science in a simpler way and enabling access for those who do not have it. . In this sense, the objective of this research was to carry out an analysis of how Instagram pages, which promote scientific dissemination, can assist in the learning process of Youth and Adult Education (EJA) students. EJA is a modality that is part of basic education and is offered to young people, adults and the elderly who did not have the opportunity to attend regular education in a timely manner. Thus, descriptive research was developed in the form of a field study, being approached from a qualitative perspective, carried out in three stages (Conversation circle about what students understood by scientific dissemination; Survey of profiles within Instagram that promote scientific dissemination; Evaluation questionnaire). The research was applied to students in the 3rd year of high school at EJA, from a state public school, located in Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Data collection occurred through audio recordings and a questionnaire. The results show that EJA students have significant difficulties when it comes to Chemistry and Science as a whole, where some were unable to relate scientific texts with everyday content or examples, although other students were coherent in their answers. As for the answers to the questionnaire, which related posts to learning, it was also noted that students had difficulty seeing a DC on Instagram, but there were satisfactory responses that showed the potential use of the platform to carry out DC and assist in learning the Chemical.Item Relações entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da sala regular na inclusão de pessoas com deficiência na sala de aula de EJA(2023-09-14) Almeida, Marcos Afonso Monteiro de; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/3597509026061375Historically, the educational system belonged only to equals, including young adults and the elderly, as well as people with disabilities, led to reflections that drive the reformulation of educational practices, curricular proposals and, above all, public policies. This qualitative case study sought to analyze the construction of inclusive educational practices in EJA from the articulation between professionals involved (class teacher, AEE teacher, AEE assistant) in a municipal school in Recife and, weaving the relationship of these practices with the directions proposed in the documents “Teaching Policy of the Municipal Network of Recife, Youth and Adult Education and the decree of Law n 36.306”. In this context, we made use of documentary analysis and semi-structured interviews as data collection instruments, thus, we perceive the emptying of educational policies when related to the daily school life and the recurrent speech of the research participants about the lack of moments of interaction between the educational practices studied, in addition to the lack of continuing education for the professionals who make up the school institutions.Item A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso(2022-09-29) Silva, Emilayne Fabíola Ferreira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/2724062827185435La rareté des études liées à la pratique pédagogique concernant l'enseignement de l'oralité dans les classes de l'éducation des jeunes et des adultes est évidente. Donc, il est fondamental de mener des recherches sur ce thème. Par conséquent, ce travail avait pour objectif général de reconnaître comment se déroule la pratique pédagogique de l'enseignement de l'axe oralité, dans une classe de premières années de l'EJA dans une école municipale de la ville de Recife. L'étude est de nature qualitative et l'entretien et l'observation des participants ont été utilisés comme instruments de collecte de données. En outre, il s'est basé, entre autres, sur les travaux de Souza (2013), Magalhães et Lacerda (2019), Souza et Santos (2018) et Cavalcante et Melo (2007).Concernant la collecte des données, quinze observations et un entretien avec l'enseignant de la classe recherchée ont été réalisés. En conséquence, il a été constaté que l'oralité apparaît comme une méthodologie d'enseignement, sans réellement travailler avec l'oralité comme un axe d'utilisation/enseignement de la Langue Portugaise.Item Trabalho docente na educação de jovens e adultos: uma leitura da realidade de professores em uma escola municipal do Recife - PE(2022-10-03) Santos, Walkelline Marques dos; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/8538006694739954The general objective of this monograph is to analyze the implications of the teaching work in Youth and Adult Education in a school of the municipal network of Recife - PE. The work also sought to problematize the consequences of the overload of tasks in the organization of the teaching work. The research, which resulted in this work, is qualitative in nature, of the case study type, and used in its methodological process a questionnaire with two teachers, interviews with students and observations of pedagogical practice and classroom dynamics. The analysis of the data obtained was done through the method of content analysis and allowed a reading of the teaching work in Youth and Adult Education - YAE, showing that this teaching modality is crossed by issues that directly interfere in the organization of teaching, contributing to the low educational quality in the YAE.Item Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultos(2021-03-04) Falcão, Estevan de Almeida; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/5322772246997348In this monographic work, we obtained the objective of analyzing a didactic intervention, elaborated from the perspective of the Science-Technology-Society Approach (CTS), and developed in Youth and Adult Education (EJA).For this, we carried out a qualitative research, with the participation of students from the third in the EJA of High School in the Chemistry class, and we followed seven methodological steps, the saber: observation of the classes; development of the unstructured interview; elaboration of the questionnaire; Application of the questionnaire; didactic intervention planning; application of didactic intervention; data analysis. We analyzed the didactic intervention in its respective moments, considering the aspects related to the characteristics of the teaching process, the activities / used, the resources / curricular materials and the CTS relations that were usual. In order to highlight the results of this research as possible contributors to research in the area of teaching of Chemistry, in particular, for research related to the implementation of the CTS Approach in the teaching of Chemistry. However, we can say that not all moments of the didactic intervention presented characteristics expected for pedagogical practices with CTS Approach.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »