01.1 - Graduação (Sede)

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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório realizado em um bar na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE)
    (2024-10-02) Santos, Thalia Curi Lourenço dos; Costa, Ana Carolina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8927435119035218; http://lattes.cnpq.br/4430069439379816
    Ao longo do tempo, a relação do ser humano com os alimentos passou por diversas modificações até chegar aos dias de hoje, onde a Gastronomia é vista como uma ciência que vai muito além da prática culinária e da combinação de sabores. Em todo o processo da evolução social, o alimento apresenta um valor cultural no desenvolvimento das sociedades. Nesse contexto, a Gastronomia desenvolvida em um bar é uma prática que vai além do simples ato de se alimentar, contribui também para a construção de uma identidade própria de cada grupo social. Com isso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado realizado em um bar na cidade do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, no período de 01 de abril de 2024 a 01 de julho de 2024. Nesse período de estágio foi possível participar de várias atividades relacionadas com a rotina do bar, estive efetivamente contribuindo com a rotina da cozinha, onde preparei os molhos que acompanham os principais petiscos servidos pelo bar e também atuei na preparação dos drinks que compõem o cardápio do empreendimento. Além disso, foi possível estar em contato com outros setores dentro do estabelecimento, como por exemplo, junto ao gerente e subgerente acompanhando a gestão de pessoas, o controle de custo e no treinamento sobre as técnicas de higienização na cozinha. Durante este estágio foram realizadas diversas atividades que serviram para sedimentar os conhecimentos obtidos na sala de aula durante toda a graduação. Foi percebido, na prática, que a Gastronomia é uma área muito mais complexa e com diferentes graus de dificuldade, onde é possível viver a cada dia uma cozinha diferente. Dessa forma, a realização desse estágio contribuiu de forma generosa para o conhecimento, crescimento e experiência pessoal e profissional. Estagiar em um bar, promovendo ao público alegria e diversão foi muito satisfatório. Nesse ponto foi possível perceber como a Gastronomia tem o poder de promover relações humanas e dessa forma fazer parte da construção da sociedade.
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    Avaliação dos serviços gastronômicos com base no conteúdo gerado pelos usuários: um estudo na cidade do Recife
    (2024-10-04) Morais, Tiago José Lima de; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/2464275639664345
    A preocupação com a qualidade do serviço afeta os gestores de estabelecimentos gastronômicos. Diante disso, conhecer a visão do consumidor sobre essa qualidade, pode nortear o direcionamento dos serviços e melhorar sua eficiência, além de apresentar as carências existentes. Para expressar suas avaliações sobre determinada experiência, os clientes utilizam postagens em meios de comunicação digitais, denominadas de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU). Assim, este trabalho tem por objetivo analisar as avaliações feitas pelos usuários no site do TripAdvisor, focando em comentários com aspectos a serem melhorados pelos estabelecimentos de alimentos e bebidas. Para isso, foram analisadas as avaliações da Taberna Japonesa Quina do Futuro, Arvo, Cá-ja e Chiwake, estabelecimentos da cidade de Recife melhor classificados no 3º ranking dos 100 Melhores Restaurantes do Brasil da Revista Exame (2024). As cinco dimensões da escala SERVQUAL, quais sejam, Confiabilidade, Responsividade, Segurança, Empatia e Tangibilidade, foram utilizadas para analisar os comentários, bem como para apresentar formas de recuperação de serviços dentro dos estabelecimentos de alimentos e bebidas. Os resultados encontrados mostram que muitos clientes pontuaram a questão da demora no serviço e padronização de pratos, mostrando assim que a recuperação de serviços pode ser colocada em prática através de treinamentos e melhoria de processos do serviço. Como conclusão, podemos afirmar que o CGU é um grande aliado para os gestores de estabelecimentos gastronômicos e através dele pode-se obter a visão do consumidor para manter o seu padrão de qualidade ou melhorar o seu serviço.
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    A importância da organização operacional dos processos em bar temático e lúdico
    (2024-09-27) Silva, Gabriela Ana da; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/9051237172911309
    Os serviços de alimentos e bebidas necessitam de práticas diárias cuidadosas em todos os seus processos, seja da compra de insumos, recebimento, estoque, manipulação dos alimentos e utensílios, ambiente e cuidados com seu manipulador. Além disso, a alta procura por esses serviços tem aumentado a necessidade de uma organização eficaz nos métodos gerais de cada serviço oferecido com agilidade do colaborador e manutenção da qualidade no serviço, seja na boa experiência do comensal e na produção de um produto alimentício seguro. Faz-se necessário otimizar esses recursos com a padronização dos serviços para além de fornecer um serviço de boa qualidade, reduzir custos e desperdícios na empresa. Neste presente trabalho, estão detalhadas todas as atividades desenvolvidas durante a permanência no Estágio Supervisionado Obrigatório, na equipe de bar do Le Faux Nez. No período de permanência, foram desenvolvidas atividades de higienização de vegetais; organização e limpeza do ambiente de trabalho; limpeza de utensílios e maquinários em geral; preparo de insumos para a produção de drinks e produtos da casa; controle de estoque do bar; planilhas de controle de desperdício, quebra de utensílios, controle de temperatura do maquinário, controle de pragas, controle de limpeza de bar e salão; inventário; preparo de drinks; auxílio em ficha técnica e auxílio em atendimento; participação em treinamentos de drinks, excelência no atendimento. Como exemplo de um bom serviço, investimento e dedicação, temos em Recife, o Le Faux Nez Café Bar. A experiência adquirida em relação ao crescimento profissional dá-se nas práticas diárias e na autonomia de poder exercer a função mediante a teoria do curso. É uma empresa aberta a novos olhares, novas ideias e muito comunicativa com os colaboradores. Além de treinamentos que buscam desenvolver o lado pessoal do profissional para se adequar, são realizadas também reuniões para propor pontos de melhorias do estabelecimento semanalmente. O que enriquece o funcionário de aprendizado e, consequentemente, a empresa no seu desenvolvimento e crescimento.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório em bar burgueria temática na cidade de Recife
    (2019) Teixeira Junior, Paulo Alves; Siqueira, Leonardo Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9772792357816313; http://lattes.cnpq.br/8964087699386719
    A gastronomia se apresenta não apenas como o que se consome, mas também todas as interrelações do como, o que e onde se consome. Não diversas nuances vinculadas aosaspectos sócio-culturais assim como organizacionais, econômicos e tantas outras nuances, estas terminam por determinar o nascimento de novas correntes de cultura de consumo. Dentre estas correntes um perfil em crescimento trata-se de restaurantes temáticos. Estes são estabelecimentos de alimentação que pautam seu perfil de serviço e produção em algum tema específico, podendo ou não isso delimitar a forma como o restaurante funcionará e qual o escopo que alcançará –e bares especializados em coquetelaria: A arte de produção de bebidas alcoólicas ou não, de proposta diferenciada, cuja intenção é criar uma experiência sensorial a partir do consumo de bebidas. Ambos os nichos, nascidos nos Estados Unidos da América, têm grande apelo com o público brasileiro, inclusive o recifense, e comumente podem ser encontrados mesclados, os temas reforçando um ao outro. Deste modo, o presente documento objetiva relatar a vivência no Estágio Supervisionado Obrigatório realizado em uma Barburgueria temática da cidade de Recife, focado no uso de referências do mundo pop em seu serviço, produtos e apresentações para fomentar o publico consumidor, assim como os resultados da utilização e desenvolvimento da mixologia no atendimento do mercado recifense e as contribuições trazidas pelo estagiário ao local de trabalho.