01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições do programa Residência Pedagógica para a formação continuada de professores(as) de educação física da escola pública de educação básica(2024-09-16) Pereira, Adriana Rito; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/9770671873351008O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como parte da Política Nacional de Formação de Professores(as) no Brasil em 2018. Apesar de o PRP ser um programa para a formação inicial de professores, pesquisas identificaram sua importante participação na formação continuada de professores(as) de Educação Física da escola pública de educação básica. Considerando que o PRP possa proporcionar ambientes favoráveis, não apenas para a formação inicial, mas também para a formação continuada, é importante identificar em quais condições e em que real sentido se dá esse fenômeno, uma vez que a formação continuada de professores ainda é objeto de críticas e reflexões no contexto brasileiro. Diante dessa conjuntura, esta pesquisa analisou as contribuições do PRP para a formação continuada de professores(as) preceptores(as) do PRP/UFRPE Núcleo Educação Física, Edital Interno nº 34/2022. Foi realizada uma pesquisa descritiva de campo com abordagem qualitativa para analisar as categorias Formação de Professores de Educação Física e Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) no PRP. Foram objetivos específicos, identificar as concepções de formação no contexto da Educação Física Escolar e reconhecer os processos formativos envolvidos na prática pedagógica do professor de Educação Física. Para tanto foi realizada uma entrevista estruturada com os professores preceptores do PRP/UFRPE. O tratamento dos dados obtidos das entrevistas foi feito a partir da Análise de Conteúdo Categorial Temática, proposta por Bardin (2016). Sob a ótica da OTP na Educação Física, a participação dos professores preceptores no PRP contribuiu principalmente para dar materialidade ao trabalho pedagógico desenvolvido dentro do programa, favorecendo a renovação de suas práticas pedagógicas pela mobilização e confrontação associada à atuação dos estudantes residentes nas escolas; pela corresponsabilidade atribuída aos professores(as) preceptores(as) sobre a formação dos residentes; e pela troca de saberes com os(as) professores(as) da universidade, durante as formações. A OTP no PRP favoreceu a interdisciplinaridade, aproximando teoria e prática, fazendo da escola espaço para estudo, investigação, reflexão e intervenção, favorecendo o desenvolvimento de ações consistentes e críticas, ajudando residentes e preceptores(as) a se reconhecerem como sujeitos capazes de promover mudanças em sua prática pedagógica, superando os desgastes da rotina escolar. Concluímos, então, que o PRP contribuiu para a formação continuada dos(as) professores(as) preceptores(as) de Educação Física sob duas formas: uma através do engajamento nas atividades do PRP dentro da escola, com os estudantes residentes; e outra através das formações específicas, organizadas pelos professores coordenadores do programa. Porém, a adesão às formações específicas pelos preceptores(as) foi limitada. Por limitações desta pesquisa, sugerimos que novos estudos sejam conduzidos no sentido de identificar quais métodos são mais eficazes à formação continuada de professores(as) de Educação Física na escola pública. Entretanto, este último aspecto não invalidou o fato de o PRP ter sido um programa de incentivo à docência exitoso que reuniu a formação inicial e continuada de professores(as) dentro de um projeto de educação pautado na valorização do(a) professor(a) da escola pública, na justiça social e na democracia.Item Panorama da licenciatura em computação: uma análise das particularidades acadêmico-profissionais dos docentes de informática/computação no Brasil(2024-09-30) Gonçalves, Alexandre Fernandes; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/5960541042758316O presente trabalho tem como objetivo verificar a atual situação dos docentes de informática/computação no ensino básico brasileiro, mais precisamente sobre a formação específica de licenciatura em computação (LC) e os quantitativos destes, com sua distribuição em algumas variáveis como região, sexo e região político-administrativa. A pesquisa foi realizada com dados dos docentes de informática/computação ao nível de Brasil, oriundas do Censo Escolar do ano de 2020. Após essa etapa, foi utilizada a técnica de Análise de Correspondência Múltipla (MCA), para verificar as características dos atributos encontrados e as associações existentes entre as categorias das variáveis, relacionando a formação docente com o perfil. Concluímos com esse estudo que há um baixo quantitativo de profissionais docentes de informática/computação. São apenas 478 (2,19% do total de registros) com formação específica na área de LC, existindo uma grande quantidade de professores (15.059 - 69,09%) que são licenciados em outras áreas distintas da computação. A formação em pedagogia é a fonte da maioria dos professores de informática/computação, com cerca de 11.101 (50,93%) destes profissionais; e que a carência é ainda maior nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, que possuem apenas 56 professores, o que corresponde a 11,71% dos licenciados em computação (LCs) em atividade.Item Anfíbios anuros da Estação Ecológica do Tapacurá(2024-10-04) Lacerda, Paulo Lucas de Oliveira; Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/1348666346504103; http://lattes.cnpq.br/0170469324900416Os anuros são excelentes bioindicadores da qualidade ambiental, visto que são sensíveis às mudanças ambientais, como a temperatura, pH, umidade e poluição. A maior riqueza de anfíbios anuros no mundo está no Brasil, com a maior parte das espécies ameaçadas exclusiva de Mata Atlântica. Esses animais são controladores populacionais de insetos e outros invertebrados e servem de base trófica para muitas espécies. As ações antrópicas, em sua maioria, impactam negativamente os biomas e ecossistemas, interferindo e degradando cadeias e nichos ecológicos. Mediante o exposto, o presente estudo buscou identificar a taxocenose dos Anfíbios Anuros da Estação Ecológica do Tapacurá (EET), identificando seus microambientes, seus modos reprodutivos e status de conservação, a fim de direcionar melhores ações de manejo promovendo estratégias e ações de proteção a fragmentos florestais que sofrem esses impactos. Foram realizadas pesquisas por meio das literaturas publicadas, oficiais na Estação Ecológica do Tapacurá e visitas à Coleção Herpetológica (CHP) da UFRPE. Foi registrado um total de 45 espécies de anfíbios anuros, distribuídas em nove famílias. A riqueza de espécies (45) registrada na Estação Ecológica do Tapacurá corresponde à 48% do número de espécies que compõem a anurofauna Estado de Pernambuco (92). Dentre as espécies registradas, 51% apresentam hábitos arborícolas e 46% hábitos terrestres. Foram identificados treze modos reprodutivos diferentes, sendo os modos reprodutivos 1 (ovos depositados diretamente em águas lênticas) específico de 23 espécies e 11 (ovos depositados em ninhos de espuma flutuantes em águas lênticas) específico de 4 espécies. Em relação ao status de conservação uma espécie está classificada como Vulnerável (Hylomantis granulosa), três como Dados Insuficientes (DD) e cinco ainda não foram avaliadas. Este estudo, contribui para o conhecimento das espécies de anfíbios anuros que habitam a EET, na qual esforços amostrais pretéritos culminaram na publicação de uma primeira lista de anfíbios anuros, com 43 espécies, publicada em 2012. Mais além, acrescenta três espécies novas Dendropsophus tapacurensis (descrita como Scinax sp.), Macrogenioglottus allipioi e Leptodactylus mystaceus ocorrências a essa listagem e reforça a necessidade de mais ações políticas de preservação da Estação Ecológica de Tapacurá.Item Epidemiologia molecular de infecções por Klebsiella pneumoniae em Pernambuco, Brasil(2024-03-04) Santana, Laís Guedes de; Almeida, Anna Carolina Soares; Souza, Paula Mariana Salgueiro de; http://lattes.cnpq.br/6281410502740086; http://lattes.cnpq.br/4891800920829895; http://lattes.cnpq.br/3501081040611239FUNDAMENTOS A emergência de Klebsiella pneumoniae resistentes a múltiplas drogas aumenta a taxa de mortalidade, tornando sua disseminação preocupante em contextos clínicos. OBJETIVOS Analisar a disseminação de K. pneumoniae e os desfechos clínicos de infecções causadas por esse patógeno. MÉTODOS Foram incluídos 25 isolados de K. pneumoniae provenientes de infecções de pacientes únicos de um hospital localizado em Recife-PE. Vitek2® foi utilizado para identificação e perfil de susceptibilidade das cepas. Os dados epidemiológicos dos pacientes foram coletados dos prontuários médicos. Os principais genes relacionados à resistência aos β-lactâmicos foram investigados por PCR convencional. A análise da relação filogenética entre os isolados foi feita utilizando REP-PCR. RESULTADOS Mais da metade dos isolados apresentaram resistência in vitro a pelo menos um antibiótico pertencente à classe dos β-lactâmicos. Quarenta e quatro por cento dos pacientes foram expostos a antimicrobianos antes dos testes de susceptibilidade serem disponibilizados. A investigação dos determinantes de resistência aos β-lactâmicos revelou a presença de pelo menos uma β-lactamase em todos os isolados analisados.A análise filogenética, baseada nas sequências REP, não indica uma disseminação clonal específica. PRINCIPAIS CONCLUSÕES Os resultados indicam um desafio significativo com a resistência antimicrobiana em K. pneumoniae. A exposição a diversos antimicrobianos contribui para o desenvolvimento de cepas resistentes. Nesse contexto, a necessidade de identificação correta e rápida dos mecanismos de resistência antimicrobiana nas unidades de saúde são essenciais para conter a disseminação.Item Produção de feno tifton e implantação de área com batata-doce no Sertão sergipano(2025-01-25) Souza, Géssica Vanessa Rodrigues de; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/7532790763630448Item Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo(2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Região Metropolitana de Recife - PE e na Grande Aracaju - SE. Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante - relato de caso(2025-08-06) Oliveira, Mayara Nascimento de; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/2882271076150016O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) permite a vivência prática na Medicina Veterinária, em determinada subárea, sendo uma disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ESO permite que o discente se torne capaz de exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório teve como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Mayara Nascimento de Oliveira na área de Clínica Cirúrgica Veterinária, no período de 14 de abril à 08 de julho de 2025, na Região Metropolitana da cidade de Recife - PE e na região da Grande Aracaju - SE. O ESO teve orientação da docente Dr.ª Daniela Maria Bastos de Souza, e supervisão da Médica Veterinária Dr.ª Cláudia Regina Bezerra de Assis e da Médica Veterinária Dr.ª Patrícia Oliveira Sobrinho Ribeiro, e como objetivo secundário, relatar sobre um caso de Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante.Item Farmacodermia em cadela - relato de caso(2025-08-07) Luna, Denise Maria Silva de Souza; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) corresponde a uma disciplina obrigatória do 11° do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Esse estágio exige uma carga horária prática de 420 horas, desenvolvida em uma subárea da Medicina Veterinária, visando à formação profissional do discente e a obtenção do título de médico-veterinário. Neste contexto, o presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela discente Denise Maria Silva de Souza Luna na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, realizadas entre os dias 17 de abril e 10 de julho de 2025, no Hospital Veterinário Real Pet, situado no bairro de Parnamirim, na cidade do Recife, e relatar um caso de farmacodermia em um cão, acompanhado durante a permanência na clínica supracitada. O estágio foi orientado pela professora Dra. Daniela Maria Bastos de Souza e supervisionado pela Médica-Veterinária Fernanda Vadesilho Arantes.Item Análise documental do e-book “A arte da experiência: química geral na prática” para o ensino superior(2025-08-07) Ribeiro, Júlia Apolinario de Paiva; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520Ao constatar-se a debilitação na aprendizagem de conceitos estruturantes de Química entre estudantes de Química Geral nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física, bem como as dificuldades enfrentadas pelos técnicos responsáveis pela preparação das práticas para essas aulas, surgiu a proposta de elaborar um produto didático. Esse material contempla a produção de um e-book e de vídeos a ele associados disponibilizados gratuitamente por meio do canal do LOB no Youtube, reunindo dez experimentos contextualizados em temas sociocientíficos, desenvolvidos com materiais de fácil acesso e baixo custo, possibilitando, em alguns casos, sua reprodução em ambientes que carecem de infraestrutura laboratorial adequada. Dessa forma, O presente trabalho tem como objetivo analisar os capítulos do e-book “A arte da experiência: Química Geral na Prática”, sua aplicabilidade e possíveis limitações como ferramenta de ensino para o componente curricular de Química Geral, ofertado nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física da UFRPE – Sede. A análise considera a ementa da disciplina de Química Geral e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da formação superior, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. A metodologia adotada compreendeu duas etapas; na primeira, realizou-se a análise descritiva de cada capítulo da obra, considerando os conteúdos abordados, as orientações didático-pedagógicas, sua viabilidade prática e o enfoque CTS; na segunda, analisou-se documentalmente se os capítulos do e-book atendem às exigências da ementa da disciplina e às competências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares. Os resultados obtidos demonstram que todos os tópicos da ementa foram contemplados, bem como distintas habilidades previstas nas Diretrizes. Ademais, destaca-se que a disponibilização gratuita do material em formato virtual favorece sua adoção por docentes em outras instituições de ensino superior que enfrentam limitações estruturais para a realização de práticas experimentais. Por fim, sugere-se que, em um momento posterior à implementação do e-book, estudantes e técnicos possam contribuir com avaliações sobre sua aplicabilidade e limitações, por meio do preenchimento de formulários previamente elaborados.Item Teoria do orbital molecular para o estudo do potencial induzido por geometria em modelos moleculares(2025-02-20) Oliveira, Bruna Maria Gomes de; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/7743134334073618Este trabalho investigou o confinamento eletrônico em sistemas moleculares planares e unidimensionais de carbono, considerando diferentes topologias e geometrias, com ênfase na comparação com efeitos previstos pelo Potencial Induzido por Geometria (GIP, do inglês Geometry Induced Potential). Para isso, os autores desenvolveram um modelo inédito, denominado PIGA (do inglês, Particle in Ghost Atom), baseado em átomos fantasmas, definidos como pseudoátomos que contêm apenas funções de onda, formando cadeias pseudomoleculares capazes de acomodar um número variável de elétrons. Sistemas como intervalos de reta e circunferências, com e sem curvaturas, foram analisados utilizando a teoria do orbital molecular (MOT, do inglês Molecular Orbital Theory) e comparados com o modelo da partícula na caixa (PIB, do inglês Particle in Box). Os cálculos em nível Hartree-Fock (HF) com a base LanL1MB revelaram que, para um elétron em um intervalo de reta, a distribuição de carga segue o padrão gaussiano previsto pelo PIB. Em geometrias curvas, observou-se maior concentração de densidade eletrônica nessas regiões, consistente com o comportamento previsto pelo PIB quando consideramos um potencial geométrico atrativo, efeito que emerge naturalmente nos cálculos, mesmo sem a inclusão explícita do GIP. Para comparação com sistemas reais, estudaram-se poliínos em topologias aberta e fechada, utilizando Teoria do Funcional de Densidade (DFT, do inglês Density Functional Theory) com a base 6-31G. A análise da superfície de potencial eletrostático (ESP, do inglês Electrostatic Potential) mostrou que, na forma aniônica, esses sistemas podem confinar elétrons nas regiões centrais, independentemente da presença de átomos eletronegativos nas extremidades. A concentração de carga no centro da cadeia mostrou-se influenciada pelo volume do ligante: o grupo triisopropilsilil (TIPS) cria uma barreira potencial que localiza a densidade eletrônica no meio da molécula, enquanto o ligante ciano, menos volumoso, resulta em uma região central positiva. Esses resultados indicam que a composição dos ligantes pode modular o confinamento eletrônico. Poliínos cíclicos, por sua vez, apresentaram distribuição eletrônica mais delocalizada, sugerindo elétrons menos confinados.
