01.1 - Graduação (Sede)

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    É no Orí que mora o orixá: a importância e o significado do corpo nos rituais de uma casa de umbanda
    (2025-08-08) Lima, José Victor de Oliveira; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/9169539311573026
    Este trabalho analisa o papel e o significado do corpo nos rituais de uma casa de Umbanda situada no bairro da Várzea, na cidade do Recife. A pesquisa parte da compreensão de que, nas religiões afro-brasileiras, o corpo é mais do que um suporte físico: ele é mediador entre o plano espiritual e o plano material, sendo elemento sagrado e socialmente construído. No terreiro, o corpo atua como instrumento fundamental para a manifestação das entidades espirituais, sendo educado e moldado por meio da convivência ritual, do aprendizado e da repetição de gestos, posturas e saberes tradicionais. A metodologia utilizada baseou-se na observação participante e em entrevistas abertas com integrantes do Centro Espírita de Umbanda Arranca Toco. A análise dos dados empíricos é realizada à luz de referenciais clássicas das Ciências Sociais, como Mauss, Bourdieu, Douglas, Durkheim e Le Breton, além de autores especializados em religiosidade afro-brasileira, como Bastide, Carneiro, Ortiz e Silva. Os resultados evidenciam que o corpo, além de vivenciado de forma sensível pelos sujeitos, é transformado pelo ritual e pelos processos de socialização religiosa, sendo percebido como locus da experiência espiritual e como espaço de inscrição simbólica. O trabalho reafirma a centralidade do corpo nas práticas rituais afro-brasileiras e contribui para os debates antropológicos sobre religião, corporeidade e cultura.
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    Moda, consumo e identidade: a afirmação cultural das mulheres negras e a moda de terreiro no Brasil
    (2025-03-18) Silva, Ariana Suerda da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/5785885686176626
    Este trabalho investiga as interseções entre moda, consumo e identidade cultural no contexto das práticas religiosas afro-brasileiras, com ênfase no papel das mulheres negras como agentes de transformação e afirmação identitária. No primeiro capítulo, discute-se a evolução da moda a partir do século XVII, analisando suas transformações e impactos na sociedade. O segundo capítulo aborda a moda e a estética para mulheres negras, destacando as dinâmicas de exclusão e os processos de ressignificação dos padrões estéticos historicamente impostos. Já no terceiro capítulo, a pesquisa explora a moda afro-brasileira, com destaque para a moda de terreiro, ressaltando sua dimensão sagrada e sua relevância na preservação das memórias das comunidades afro-religiosas. Os resultados evidenciam que a moda transcende a estética, configurando-se como uma ferramenta de resistência cultural, luta política e reconstrução identitária para as mulheres negras no Brasil.
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    O Xangô Pernambucano no Museu do Estado de Pernambuco: a narrativa reproduzida no Núcleo Afro-brasileiro da Exposição Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo
    (2024-03-04) Santana, Luiz Felipe de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/4776423706933290
    Este artigo busca fazer uma análise do núcleo Xangô Pernambucano que compõe a exposição permanente Pernambuco: Território e Patrimônio do Povo do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Abordaremos inicialmente a constituição do acervo que compõe a coleção e, em seguida, a maneira como estes objetos são apresentados pela exposição. Na oportunidade, debateremos a função dos museus históricos e a legitimidade que as narrativas reproduzidas nesses espaços possuem na sociedade. Nossas fontes de pesquisa são: o texto curatorial da exposição e a expografia do núcleo expositivo, analisadas sob a perspectiva da História. Nossa fundamentação teórica recorreu a autores como Francisco Regis L. Ramos e Myrian Sepúlveda dos Santos. Enquanto resultados da investigação afirmamos a compreensão da narrativa do núcleo expositivo Xangô Pernambucano como reprodução da interpretação de Gilberto Freyre acerca da formação da identidade brasileira.
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    Perseguição às religiões de matriz africana no Recife: a imprensa e seu poder de influência (1937 - 1945)
    (2021-07-13) Carneiro, Jonas Durval; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/4398740179310707
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a perseguição sofrida pelas religiões de matriz africana no Recife durante o Estado Novo, a partir de representações construídas pela imprensa local. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo que privilegiou uma metodologia de análise de documentação, e a produção de um levantamento em alguns jornais de grande circulação da cidade entre o período de 1937 a 1945. O levantamento nos jornais da cidade teve como principal função, proporcionar o conhecimento de informações sobre a presença dessas religiões na cidade, dando destaque ao indício que aponta para a existência de uma perseguição pelo governo local que era ao mesmo tempo corroborada por meio da influência que a imprensa possuía na época.