01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia(2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.Item Metodologias ativas e práticas interdisciplinares no ensino médio: um estudo de caso em uma escola particular em Recife(2024-10-04) Silva, Cesar Welyce da; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6921572996321415O presente trabalho investigou a eficácia das metodologias ativas em práticas no laboratório de ciências como método de preparação para o ENEM e SSA, para alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa e integrada das ciências da natureza. O ProlabPreMed, criado em 2018 em um colégio particular na cidade de Recife-PE, prepara os alunos do ensino médio para o vestibular com foco na aprovação dos estudantes nos cursos mais concorridos, como medicina e engenharia. As práticas realizadas no laboratório de ciências traz uma série de experimentos que são cobrados nos vestibulares, contribuindo para os alunos um aprofundamento dos conceitos teóricos. A utilização das metodologias ativas instiga a participação ativa dos alunos, tornando o recinto escolar dinâmico e colaborativo. Ademais, essas abordagens favorecem a aquisição de competências indispensáveis, tais como raciocínio crítico, solução de problemas e independência, que são cruciais tanto para as provas quanto para a trajetória acadêmica e profissional.Item Utilização de aplicativos de realidade aumentada para a construção do conhecimento químico(2024-03-08) Melo, Katiuska Genuino de Araújo; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6359559341539892As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam na área da Educação contribuindo para diferentes práticas pedagógicas, se configurando como uma alternativa viável para os processos de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas TDIC, a Realidade Aumentada (RA) tem se destacado nos últimos anos como um recurso didático digital promissor. A RA é um recurso que pode ser utilizado nas aulas de química, por se tratar de uma integração de elementos virtuais com o mundo real, se tornando um recurso promissor para a exemplificação tridimensional de moléculas e átomos complexos, além de uma variedade de possibilidades para o ensino de conteúdos da Química. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e utilizar estratégias para a implementação de aplicativos de RA no ensino de Química. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo participante com os estudantes do primeiro ano do ensino médio para a abordagem dos assuntos: modelos atômicos, tabela periódica e ligações química, desenvolvidas em quatro etapas metodológicas. Inicialmente buscamos analisar os limites e as possibilidades no que tange o uso do Recurso Didático Digital (RDD) de Realidade Aumentada no Ensino de Química para em seguida propor estratégias didáticas baseadas na Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA) onde se busca promover a construção do conhecimento químico por meio da aplicação de tecnologias emergentes, como os aplicativos de RA, como uma abordagem didática eficaz. Também foi analisada a intervenção realizada com os estudantes de forma a descrever as possíveis vantagens e desvantagens de sua utilização. Os resultados mostram que o uso da tecnologia RA tem capacidade para proporcionar uma visão 3D e dinâmica ao que antes os estudantes e professores só observavam em 2D estaticamente nos livros e quadros, podendo contribuir para uma aprendizagem substancial, diferenciada e dinâmica, despertando a imaginação e o interesse dos estudantes quando passa a ser utilizada como um recurso didático digital, associado com a aprendizagem móvel por meio das Metodologias AtivasItem Relatório de monitoria das disciplinas: tecnologia na cadeia têxtil e ciências do conforto e tecnologia dos produtos emergentes(2023) Sales, Ana Carolina de; Peroba, Ana Rita Valverde; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/1892852546869463; http://lattes.cnpq.br/7027034669331942As principais metodologias utilizadas para a monitoria foram atividades práticas, lúdicas e educativas com a intenção de estimular a aprendizagem com participação e voz dos alunos, fazendo uso de métodos ativos, onde tem-se uma relação mais humanizada. Dessa forma, podemos notar uma interação mais leve e participativa de caráter ativo e individualizado na relação entre alunos e professores. Na disciplina de Ciências do conforto e tecnologia dos produtos emergentes, os conteúdos abordados foram conservação têxtil, etiquetagem, empreendedorismo, usabilidade, análises sensoriais e muitos games com essas temáticas. O objetivo geral da disciplina foi compreender como o conforto psicológico e ergonômico através dos meios têxteis, e como estes podem influenciar no bem estar dos usuários. Os métodos empregados para desenvolver a monitoria na disciplina de Tecnologia da cadeia têxtil foram desenvolvidos como suporte ao processo de ensino aprendizagem dos conteúdos e de produção de técnicas remotas e artesanais de fiação, tecelagem, malharia, estamparia e tingimento. Os principais objetivos atingidos foram a aprendizagem eficaz dos discentes sobre os temas abordados tanto nas aulas práticas como na teóricas, a criação de produtos inovadores na área têxtil, a compreensão do funcionamento da cadeia têxtil enquanto cientistas do consumo.Item Um estudo comparativo entre metodologias ativas para desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional no ensino de robótica(2022-02-16) Lima, Huan Christopher José de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/2033883465489052Com a inclusão do ensino da computação na educação básica, através do parecer do CNE 02-2022 , que institui e orienta a implantação da computação na educação básica, através do complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a aplicação do pensamento computacional e da robótica educacional estarão cada vez mais presentes como recursos didáticos compatíveis com as competências e habilidades necessárias para despertar o aluno como um agente ativo capaz de analisar e investigar as adversidades da sociedade atual, que está imersa em soluções tecnológicas. Neste sentido, buscamos neste estudo, analisar o progresso de duas turmas durante o aprendizado do pensamento computacional, usando kits de robótica como ferramentas educativas, ministrado através de duas metodologias ativas de ensino: a gamificação e a aprendizagem baseada em problemas. Para compreender o nível de evolução dos alunos e assim poder comparar as duas metodologias, foi aplicado um pré-teste na primeira aula e um pós-teste na última aula em ambas as turmas. Ambas as aplicações contém vinte questões que abordam os conceitos dos quatro pilares do pensamento computacional. A partir dos dados coletados, podemos entender que o nível de absorção de conhecimento dos alunos em atividades que exigem decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos podem variar de pilar para pilar, não apenas de acordo com a metodologia ativa usada no curso, como também com fatores adversos como por exemplo a idade dos alunos. Assim, nesta pesquisa avaliamos as metodologias para o ensino de robótica e pensamento computacional, apontando que a utilização de ambas, em conjunto, permite o desenvolvimento de habilidades e competências, promovendo engajamento e participação dos alunos.Item A vida através de cada bloco: ensino de programação para estudantes universitários através de jogo educativo(2023-09-08) Andrade, Alcides Cunha de; Melo, Jeane Cecília Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8499459630583005; http://lattes.cnpq.br/9676781312898621O problema da alta evasão em cursos superiores de computação é um tema recorrente na literatura científica, a qual indica dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de programação como um dos principais fatores para esse índice. Um outro fator detectado por esses estudos é que tais dificuldades ocorrem, em sua maioria, quando os estudantes têm um primeiro contato com programação. Para esse problema, diferentes soluções têm sido propostas. Dentre as abordagens mais promissoras, Game-based Learning (GBL) tem se mostrado uma metodologia eficaz. Adicionalmente, em termos de linguagem de programação, um paradigma recorrente para auxiliar na aprendizagem de estudantes iniciantes, é o uso de Programação Visual em Blocos. Assim, neste trabalho, a partir de uma revisão da literatura sobre o uso de GBL para o ensino de programação, é apresentado um jogo, chamado ”A vida através de cada bloco”. O jogo propõe desafios aos estudantes, os quais precisam ser resolvidos dentro de um limite de tempo pré-determinado. Portanto, o presente trabalho consiste em utilizar GBL, em conjunto com Programação Visual em Blocos, objetivando propor um jogo que auxilie no processo de aprendizagem de programação, voltado para estudantes ingressantes em cursos superiores de computação. Para ilustrar a proposta, um Produto Mínimo Viável, Minimum Viable Product (MVP), foi desenvolvido, contendo uma fase baseada em eventos que remetem a situações que podem ser vivenciadas por esse público alvo.Item Mandacaru radioativa: uma proposta de gamificação no Google Forms para o ensino de Química(2022-10-10) Silva, Alane Conceição Leite e; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/2965802485781762O ensino de Química, por vezes, é visto como muito complexo pelos estudantes. No que diz respeito ao ensino de Radioatividade, observa-se um déficit ainda maior, visto que, é um conteúdo que geralmente está presente no fim dos livros, ocasionando a não disponibilidade para a utilização da temática em sala de aula. Nesse sentido, utilizar-se de metodologias diferenciadas para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais efetivo pode ser uma alternativa. Uma das alternativas pode ser a gamificação. A gamificação se enquadra como uma metodologia ativa e é utilizada no meio educacional para promover maior motivação, participação e engajamento nos estudantes. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi de construir uma atividade gamificada para o conteúdo de Radioatividade contextualizado para Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo os principais aspectos acerca dos trabalhos sobre gamificação no ensino de Química. A segunda etapa consistiu na construção da Atividade Gamificada (AG) com base na revisão bibliográfica. Na terceira etapa foi realizada a aplicação da AG em turmas do Ensino Médio. E, na quarta etapa foi realizada a análise das percepções dos estudantes sobre a AG. A coleta dos dados foi realizada através de questionários, entrevistas e observações do tipo simples e, a análise dos dados foi realizada a partir da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), Taxonomia de Bloom Revisada, e dos pressupostos da gamificação. Os resultados mostram que apenas oito artigos discutiam sobre a gamificação no ensino de Química e que apenas um artigo envolvia o conteúdo da radioatividade e gamificação. Além disto, na análise dos artigos foram observados os principais elementos dos games utilizados que contribuíram na construção da proposta gamificada intitulada “Mandacaru Radioativa”. Em relação aos resultados obtidos através da aplicação da atividade identificou-se que a gamificação pode influenciar diretamente na aprendizagem efetiva dos estudantes, uma vez que, promoveu maior participação, engajamento e autonomia dos participantes, sendo uma das principais características a serem obtidas através da ATA vinculada à gamificação. Com isso acredita-se que esse tipo de atividade pode ser utilizada não só em salas de aulas físicas, mas em qualquer lugar e a qualquer momento, necessitando apenas de acesso à internet, o que sugere sua potencialidade em contribuir para um ensino ativo dos estudantes, ampliando suas percepções acerca do ensino de Química.Item Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros(2023-04-19) Silva, Ana Carolina Soares; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/4797438152053136A metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.Item A formação docente para o ensino remoto emergencial em uma Instituição Pública de Ensino Superior: o uso do podcast como ferramenta ativa de aprendizagem(2022-09-30) Correia, Rhaelly Eduarda de Lima; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/7279598328405302O ensino remoto emergencial é um desafio eminente aos docentes de Instituições Públicas de Ensino Superior por requerer habilidades digitais que nem sempre fizeram parte do processo formativo do mesmo. Práticas formativas foram integradas na fase de transição das IES públicas a fim de mobilizar em seu corpo docente o despertar para o desenvolvimento dessas competências e habilidades essenciais ao processo de ensinagem remoto. Assim, esse trabalho retrata através de um estudo de caso, o processo formativo de professores numa IES públicas através do uso da ferramenta podcast. Através da percepção dos professores às vivências ofertadas no curso, o artigo responderá a quatro questões sobre esse momento: quem somos? Como vivemos? O que significou? O que faremos? A maioria dos cursistas foram mulheres, de idade entre 36-45 anos, com média habilidade com uso de recursos digitais. Através de vivências ofertadas pelo curso de podcast, puderam refletir sobre práticas ativas com uso de podcast na perspectiva ativa da aprendizagem. Os sentimentos mais comuns experimentados ao longo do curso foram a curiosidade, o despertar pela autonomia (vontade de fazer) e a alegria. As práticas vivenciadas demonstraram o quanto o caráter afetivo tem que está mais que presente no ensino remoto emergencial a fim de assegurar a permanência desse aluno no ensino remoto, bem como uma aprendizagem significativa. Trabalhos futuros devem investir no relato de experiência tanto de alunos quanto docentes às práticas ofertadas no semestre do ensino remoto emergencial.Item Sequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um juri simulado(2021-03-03) Oliveira, Juliana Félix de; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/4869917395565843O presente estudo analisa as contribuições de uma sequência didática baseada no modelo 5E de Patro na construção dos conceitos sobre o conteúdo radioatividade. Para isso, utilizamos como estratégias um júri simulado, uma situação-problema e a construção e discussão de um infográfico. Ainda compunham o material da intervenção a exibição e debate sobre um vídeo acerca do acidente com Césio-137 em Goiânia, um questionário para levantamento das concepções prévias e um guia de pesquisa e elaboração de infográficos, que tinham por objetivo ampliar as discussões sobre a temática e contribuir para a construção de conceitos necessários para a resolução da situação-problema e participação no júri simulado. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com cerca de 20 participantes. Para coleta e construção de dados utilizamos questionário e gravação de áudio, por meio de Smartphone, aparelho de telefonia celular. Os resultados foram agrupados em categorias para posterior análise das respostas do questionário das concepções prévias e da situação-problema. O levantamento das concepções prévias nos mostrou que os alunos identificam a compreensão sobre a existência da radioatividade e sua participação na sociedade em que vivemos, mesmo que os estudantes não consigam explicar quais conceitos químicos estão envolvidos nas suas afirmativas. As respostas dadas pelos estudantes a situação-problema pouco dialogam com os conceitos científicos sobre radioatividade, porém, observamos em suas respostas uma mudança significativa em relação às respostas da avaliação diagnóstica, pois passaram a ver a radioatividade não apenas. O júri simulado foi avaliado na busca de identificar, nas falas dos estudantes, os conceitos químicos que envolviam a temática específica. A sequência didática proposta parece ser uma boa alternativa para construção de conceitos que envolvem a radioatividade, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção de conhecimento de uma perspectiva ativa dos estudantes e considerando benefícios e problemas associados ao uso da radioatividade na sociedade.
