01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar
    (2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156
    Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O espaço e a relação professor-criança e criança-criança na construção de ambientes de aprendizagens na educação infantil
    (2025-07-21) Silva, Sabryna Eduarda Torres da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/3585496939682764
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como a organização dos espaços físicos acessados pelas crianças do Grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede municipal do Recife, bem como as interações entre crianças-crianças e crianças-adultos nesses espaços, contribuem para a construção de ambientes de aprendizagem. Especificamente, buscou-se caracterizar os espaços físicos utilizados pela turma observada, repertoriar as interações entre criança-criança, criança-adulto e criança-ambiente, além de descrever como o ambiente foi construído pelo grupo analisado. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições de Zabalza (1998), Forneiro (1998), Horn (2004), Vygotsky (1991), Oliveira (2020), Barbosa e Horn (2022), Ariès (1986), Saveli e Samways (2012), entre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), com foco nas distinções e articulações entre espaço e ambiente e na importância das interações de qualidade no cotidiano institucional. Adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante realizada no contexto educacional, a análise evidenciou que a organização do espaço vai além da disposição física, ela está diretamente relacionada a uma prática pedagógica intencional, sensível e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças. A dimensão relacional mostrou-se essencial, contribuindo para os aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais. No entanto, foram observadas limitações na mediação docente, como falas pouco afetivas e baixa intencionalidade em algumas situações. Os dados também apontaram a importância da formação continuada para qualificar as práticas pedagógicas e promover uma escuta mais sensível. Por fim, constatou-se que, embora o espaço físico favoreça parcialmente a autonomia infantil, ainda há desafios estruturais e materiais a serem superados para garantir ambientes mais estimulantes e ricos em experiências.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco
    (2024-03-11) Silva, Paloma Victória Teixeira Santos da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/5965448025829818
    A pesquisa tem como tema os impactos dos recursos materiais no ensino de Educação Física em escolas estaduais de Ensino Médio em Pernambuco, com ênfase na análise dos ambientes escolares e materiais didáticos necessários ao ensino da Educação Física na perspectiva da formação humana integral dos estudantes. Definimos como problema de pesquisa: qual a relação entre o ensino e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas estaduais no município de Abreu e Lima? O objetivo geral é analisar a relação entre o ensino da educação física e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos definimos:compreender historicamente a trajetória da Educação Física; identificar os conhecimentos da Educação Física na Proposta Curricular para o Ensino Médio em Pernambuco; identificar as características dos ambientes e materiais didáticos necessários ao processo de ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar os impactos apontados pelos professores em relação aos ambientes escolares e materiais necessários para o ensino dos conteúdos prescritos na política curricular para a Educação Física no Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Abreu e Lima. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e de campo, com a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores das escolas estaduais em Abreu e Lima. Concluímos com a pesquisa de campo que as escolas estaduais do município de Abreu e Lima só possuem quadras com cobertas e bolas de futebol, além de compreender com base na literatura que a falta de recursos materiais impacta significativamente o ensino de Educação Física: inadequação de ambientes e de materiais comprometem e inviabilizam o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física para o Ensino Médio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinantes ambientais para o engajamento de crianças de primeira infância em atividades motoras não estruturadas de lazer na escola: uma revisão integrativa
    (2024-03-07) Pedroso, Carolayne; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/8780453048351750
    O brincar livre, configura-se enquanto atividade fundamental à saúde integral da criança e ao seu desenvolvimento. O estudo tem como objetivo identificar os determinantes ambientais que influenciam o engajamento das crianças em atividades motoras de lazer na escola, por meio de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas para as buscas foram: PubMED, Scopus, PsycINFO e LILACS. A seleção dos descritores utilizados na busca foi efetuada mediante consulta ao MESH e ao DECs. Foram eleitos os seguintes descritores, termos e operadores lógicos: “free play” OR “unstructured play” OR “self-directedmplay” OR “outdoor play” AND environment OR playground OR schoolyard AND school. Ou a expressão: “brincadeira livre” OU “brincadeira não estruturada” OU “brincadeira autodirigida” OU “brincadeira ao ar livre” E ambiente OU playground OU pátio da escola E escola; para a base Scielo. Foram incluídos estudos que avaliaram a atividade motora de crianças de 3 a 6 anos, que tenham sido realizados no ambiente escolar e que tenham como desfecho a medida da atividade motora. Os resultados nos mostram que Equipamentos fixos em parquinhos e condições climáticas favoráveis elevam a atividade física das crianças. Intervenções como marcações geralmente intensificam essa atividade, mas reformas têm efeitos variados. Dessa forma, podemos considerar que equipamentos fixos em parquinhos potencializam o engajamento das crianças no brincar. A qualidade do espaço e intervenções como reformas são fundamentais e o design dos parquinhos é crucial para promover um futuro mais ativo para as crianças.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Referatório de recursos educacionais para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional
    (2023-04-24) Silva, Ytalo Paulo Wilian da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/4283889973387115
    O Pensamento Computacional (PC) vem se consolidando como habilidade fundamental aos cidadãos do século XXI, voltada para a resolução de problemas de quaisquer áreas do conhecimento. Com a crescente inclusão do PC aos currículos escolares e a aprovação das normas da computação na educação básica pelo Ministério da Educação, os professores precisam se apropriar do conceito e integrá-lo à sua prática docente. Entretanto, há muitos recursos didáticos espalhados em diferentes sites, e nem sempre com as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de facilitar o acesso e promover o uso de recursos educacionais para o desenvolvimento de PC por professores de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. Foi adotado o método de Design Centrado no Humano para compreender o contexto em que o problema se insere e desenvolver soluções adequadas ao público-alvo. Foi desenvolvido o aplicativo móvel PCLib, um referatório em formato de aplicativo móvel para disponibilizar recursos didáticos de PC disponíveis na internet de maneira acessível e eficiente para os professores da educação básica. O aplicativo permite que os professores encontrem facilmente os recursos educacionais classificados por tipo de atividade, pilar e nível de ensino, poupando-lhes tempo e esforço na busca por esses recursos. O aplicativo PCLib é prático, já que pode ser consultado a qualquer momento, fácil de usar e rápido, pois possibilita a filtragem rápida e precisa de recursos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicas
    (2023-09-13) Silva, Mirela Moreira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/7897802631143838
    Esta pesquisa tem como tema os ambientes escolares destinados à Educação Física, especificamente, os impactos do ambiente escolar nas aulas de Educação Física em escolas públicas. Indaga-se enquanto problema de pesquisa: quais os impactos dos ambientes escolares no ensino dos conteúdos nas aulas de Educação Física? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar os impactos do ambiente escolar, enquanto espaço físico e pedagógico, no ensino da Educação Física na escola. E como objetivos específicos: identificar o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio; compreender o ambiente escolar necessário para o ensino do conhecimento da Educação Física na escola; identificar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; analisar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; compreender a relação entre o conhecimento da Educação Física e o ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, na plataforma Google Forms, aplicado a professores de Educação Física do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise dos dados foi realizada através do método de análise textual e discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. A partir da análise dos dados, concluímos que o ambiente escolar tem impactos significativos no trato pedagógico do compononte curricular Educação Física, isso porque os conteúdos são tratados de forma teórico-prática, necessitando de vivências motoras, em lugares adequados para a prática, para que aconteça de forma segura. A pesquisa revela que os ambientes inadequados ou a ausência deles,podem impactar negativamente o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física no Ensino Médio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE
    (2021-02-05) Santos Filho, Fernando Sebastião dos; Olivera Gálvez, Alfredo; Santos, Elizabeth Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/5362345525199085; http://lattes.cnpq.br/7002327312102794; http://lattes.cnpq.br/1445666896933448
    Devido à estagnação da atividade pesqueira nos últimos anos a aquicultura surge como uma alternativa para suprir a demanda por pescado em todo o mundo, com isso, esta modalidade de produção de alimento e produtos biotecnológicos vem crescendo significativamente com o fim de atender as necessidades de toda população mundial. De acordo com a FAO, a aquicultura é a cultura sob controle de animais e plantas aquáticas. Dentre os ramos da aquicultura temos: Piscicultura (Cultivo de Peixes), Malacocultura (Cultivo de Moluscos), Carcinicultura (Cultivo de crustáceos) e Algicultura (Cultivo de Algas). Neste estudo, o extensionista, juntamente com alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram à escola de referência do ensino médio (EREM) Eurídice Cadaval em Itapissuma - PE visando estabelecer uma troca de aprendizagem no que diz respeito à aquicultura, divulgando as atividades atreladas ao curso de bacharelado em engenharia de pesca, o qual é atualmente pouco difundido na sociedade, além da atuação deste profissional na área relacionadas aos setores produtivos da região de Itapissuma (peixes, crustáceos, moluscos e algas). O trabalho foiexecutado através de aulas dinâmicas, práticas e teóricas, ministradas aos alunos do ensino médio. Nestas aulas, foram abordados temas de âmbitos social, cultural e ambiental a partir do destaque das problemáticas que rodeiam o cotidiano da comunidade, auxiliando assim no desenvolvimento desses estudantes como cidadãos, formadores de opinião e futuros profissionais que poderão atuar junto à comunidade à qual habitam. Visando levar a comunidade o que se é desenvolvido pela academia, trazendo dessa forma um retorno a sociedade.