01.1 - Graduação (Sede)
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Item Produção de feno tifton e implantação de área com batata-doce no Sertão sergipano(2025-01-25) Souza, Géssica Vanessa Rodrigues de; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/7532790763630448Item Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo(2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Região Metropolitana de Recife - PE e na Grande Aracaju - SE. Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante - relato de caso(2025-08-06) Oliveira, Mayara Nascimento de; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/2882271076150016O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) permite a vivência prática na Medicina Veterinária, em determinada subárea, sendo uma disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ESO permite que o discente se torne capaz de exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório teve como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Mayara Nascimento de Oliveira na área de Clínica Cirúrgica Veterinária, no período de 14 de abril à 08 de julho de 2025, na Região Metropolitana da cidade de Recife - PE e na região da Grande Aracaju - SE. O ESO teve orientação da docente Dr.ª Daniela Maria Bastos de Souza, e supervisão da Médica Veterinária Dr.ª Cláudia Regina Bezerra de Assis e da Médica Veterinária Dr.ª Patrícia Oliveira Sobrinho Ribeiro, e como objetivo secundário, relatar sobre um caso de Ilizarov para tentativa de salvamento de membro torácico em spitz alemão anão por não união óssea e quebra de implante.Item Farmacodermia em cadela - relato de caso(2025-08-07) Luna, Denise Maria Silva de Souza; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) corresponde a uma disciplina obrigatória do 11° do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Esse estágio exige uma carga horária prática de 420 horas, desenvolvida em uma subárea da Medicina Veterinária, visando à formação profissional do discente e a obtenção do título de médico-veterinário. Neste contexto, o presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela discente Denise Maria Silva de Souza Luna na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, realizadas entre os dias 17 de abril e 10 de julho de 2025, no Hospital Veterinário Real Pet, situado no bairro de Parnamirim, na cidade do Recife, e relatar um caso de farmacodermia em um cão, acompanhado durante a permanência na clínica supracitada. O estágio foi orientado pela professora Dra. Daniela Maria Bastos de Souza e supervisionado pela Médica-Veterinária Fernanda Vadesilho Arantes.Item Efeito da melatonina sobre o pulmão de ratas induzidas ao diabetes(2023-09-13) Matos, Felipe de Albuquerque; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; Teixeira, Valeria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/2735781419563548O desenvolvimento do diabetes durante a gestação pode gerar distúrbios como as complicações respiratórias. A melatonina tem sido reportada com ação protetora sobre vários órgãos em indivíduos diabéticos. Assim, a hipótese de que a melatonina possa prevenir alterações na histoarquitetura pulmonar de ratas diabéticas foi avaliada. Para isso, foram utilizadas 30 ratas albinas (Rattus norvegicus albinus), com 90 dias de idade procedentes do Biotério do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, divididas nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC): ratas não induzidas ao diabetes, Grupo diabético (GD): ratas induzidas ao diabetes e, Grupo Diabetes Melatonina (GDM): ratas induzidas ao diabetes e tratadas com melatonina. O diabetes foi induzido por uma injeção de estreptozotocina na dosagem de 60 mg/kg em cada rato. A melatonina foi administrada na dosagem de de 0,8 mg/Kg. Os animais do grupo GC apresentaram arquitetura pulmonar sem alterações histopatológicas, com bronquíolos apresentando camada mucosa de tecido epitelial, lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo e músculo liso, além de alvéolos com septos delgados. No grupo GD verificaram-se alterações histopatológicas caracterizadas pela desorganização do bronquíolo e espessamento da parede alveolar. O tratamento com melatonina (grupo GDM) promoveu uma arquitetura pulmonar semelhante ao grupo GC. A análise histoquímica para o colágeno revelou marcação na parede dos bronquíolos e dos vasos sanguíneos em todos os grupos experimentais. Entretanto, no grupo GD verificou se marcação mais acentuada no colágeno nos septos alveolares em relação aos demais grupos, o que foi confirmado pela quantificação. Assim, concluímos que a melatonina pode ser uma alternativa na prevenção do desenvolvimento de complicações pulmonares induzidas pelo diabetes.Item Ação da melatonina sobre citocinas pró-inflamatorias nos rins da prole de ratas diabéticas, aos 30 e 60 dias de vida(2023-09-12) Sousa, José Jamesson Domingos de; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; Teixeira, Valeria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/0895016033879483O diabetes gestacional é uma doença que acomete mulheres grávidas e pode afetar a prole, promovendo efeitos inflamatórios em seus órgãos. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a ação da melatonina sobre citocinas pró-inflamatórias nos rins da prole de ratas diabéticas, aos 30 e 60 dias de vida. Para isto foram utilizadas 15 ratas albinas, com 90 dias de idade, divididas em 3 grupos: Grupo controle (GC), grupo diabetes (GD), grupo diabetes melatonina (GDM). As ratas foram induzidas ao diabetes durante a gestação através da estreptozotocina com uma única dose de 60 mg/Kg, por meio administração intraperitoneal. Após indução do diabetes foi administrado melatonina em injeções diárias de 0,8 mg/Kg, durante a gestação no GDM. Foram feitas análises morfometricas e imunoistoquímicas para TNFα e IL-6 dos rins dos filhotes. Como resultados houve marcações para as citocinas pró-inflamatórias IL-6 e TNFα em todos animais. A análise da quantificação dessas citocinas revelou uma maior expressão nos rins dos filhotes do grupo GD, diferindo significativamente dos demais grupos, que não diferiram entre si. A análise morfometrica dos rins revelou que os animais do grupo GD apresentaram aumento do diâmetro e volume glomerular, e do diâmetro e volume da cápsula de Bowman, diferindo significativamente dos demais grupos. Com isso pode concluir-se que o uso da melatonina resultou em efeito positivo sobre a prole pois conseguiu manter os níveis normais de citocinas nos rins o que por sua vez mostra que pode conter o efeito inflamatório da diabetes.Item Análise documental do e-book “A arte da experiência: química geral na prática” para o ensino superior(2025-08-07) Ribeiro, Júlia Apolinario de Paiva; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520Ao constatar-se a debilitação na aprendizagem de conceitos estruturantes de Química entre estudantes de Química Geral nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física, bem como as dificuldades enfrentadas pelos técnicos responsáveis pela preparação das práticas para essas aulas, surgiu a proposta de elaborar um produto didático. Esse material contempla a produção de um e-book e de vídeos a ele associados disponibilizados gratuitamente por meio do canal do LOB no Youtube, reunindo dez experimentos contextualizados em temas sociocientíficos, desenvolvidos com materiais de fácil acesso e baixo custo, possibilitando, em alguns casos, sua reprodução em ambientes que carecem de infraestrutura laboratorial adequada. Dessa forma, O presente trabalho tem como objetivo analisar os capítulos do e-book “A arte da experiência: Química Geral na Prática”, sua aplicabilidade e possíveis limitações como ferramenta de ensino para o componente curricular de Química Geral, ofertado nos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Física da UFRPE – Sede. A análise considera a ementa da disciplina de Química Geral e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da formação superior, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. A metodologia adotada compreendeu duas etapas; na primeira, realizou-se a análise descritiva de cada capítulo da obra, considerando os conteúdos abordados, as orientações didático-pedagógicas, sua viabilidade prática e o enfoque CTS; na segunda, analisou-se documentalmente se os capítulos do e-book atendem às exigências da ementa da disciplina e às competências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares. Os resultados obtidos demonstram que todos os tópicos da ementa foram contemplados, bem como distintas habilidades previstas nas Diretrizes. Ademais, destaca-se que a disponibilização gratuita do material em formato virtual favorece sua adoção por docentes em outras instituições de ensino superior que enfrentam limitações estruturais para a realização de práticas experimentais. Por fim, sugere-se que, em um momento posterior à implementação do e-book, estudantes e técnicos possam contribuir com avaliações sobre sua aplicabilidade e limitações, por meio do preenchimento de formulários previamente elaborados.Item Teoria do orbital molecular para o estudo do potencial induzido por geometria em modelos moleculares(2025-02-20) Oliveira, Bruna Maria Gomes de; Bastos, Cristiano Costa; http://lattes.cnpq.br/6385190604693576; http://lattes.cnpq.br/7743134334073618Este trabalho investigou o confinamento eletrônico em sistemas moleculares planares e unidimensionais de carbono, considerando diferentes topologias e geometrias, com ênfase na comparação com efeitos previstos pelo Potencial Induzido por Geometria (GIP, do inglês Geometry Induced Potential). Para isso, os autores desenvolveram um modelo inédito, denominado PIGA (do inglês, Particle in Ghost Atom), baseado em átomos fantasmas, definidos como pseudoátomos que contêm apenas funções de onda, formando cadeias pseudomoleculares capazes de acomodar um número variável de elétrons. Sistemas como intervalos de reta e circunferências, com e sem curvaturas, foram analisados utilizando a teoria do orbital molecular (MOT, do inglês Molecular Orbital Theory) e comparados com o modelo da partícula na caixa (PIB, do inglês Particle in Box). Os cálculos em nível Hartree-Fock (HF) com a base LanL1MB revelaram que, para um elétron em um intervalo de reta, a distribuição de carga segue o padrão gaussiano previsto pelo PIB. Em geometrias curvas, observou-se maior concentração de densidade eletrônica nessas regiões, consistente com o comportamento previsto pelo PIB quando consideramos um potencial geométrico atrativo, efeito que emerge naturalmente nos cálculos, mesmo sem a inclusão explícita do GIP. Para comparação com sistemas reais, estudaram-se poliínos em topologias aberta e fechada, utilizando Teoria do Funcional de Densidade (DFT, do inglês Density Functional Theory) com a base 6-31G. A análise da superfície de potencial eletrostático (ESP, do inglês Electrostatic Potential) mostrou que, na forma aniônica, esses sistemas podem confinar elétrons nas regiões centrais, independentemente da presença de átomos eletronegativos nas extremidades. A concentração de carga no centro da cadeia mostrou-se influenciada pelo volume do ligante: o grupo triisopropilsilil (TIPS) cria uma barreira potencial que localiza a densidade eletrônica no meio da molécula, enquanto o ligante ciano, menos volumoso, resulta em uma região central positiva. Esses resultados indicam que a composição dos ligantes pode modular o confinamento eletrônico. Poliínos cíclicos, por sua vez, apresentaram distribuição eletrônica mais delocalizada, sugerindo elétrons menos confinados.Item Avaliação do efeito da prática de tiro desportivo nas características químicas de solos contaminados com resíduos de arma de fogo(2025-08-01) Cabral, Felipe Ramon de Freitas; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/2045575686943493Um aumento expressivo no registro de clubes de tiro ocorreu nos ultimos anos, despertando um alerta quanto aos problemas ambientais causados pelo disparo excessivo de armas de fogo. Diante dessa problemática, este trabalho foi desenvolvido voltado à análise e à determinação dos elementos tóxicos no solo, provenientes dos resíduos de armas de fogo. Amostras de solo foram coletadas em clubes de tiro na cidade do Recife (PE) (amostra SR); e um solo controle também foi coletado nas mediações. Os elementos tóxicos foram determinados por fluorescência de raios-X (XRF, do inglês X-ray fluorescence). Além disso, o solo foi caracterizado em termos de matéria orgânica (OM), matéria seca (DM), pH, condutividade elétrica (CE), análise granulométrica e classe textural. Na sequência, os índices de contaminação ambientalforam calculados para avaliar o grau de presença de elementos tóxicos nas amostras. Os resultados indicaram que o solo controle apresentou maior teor de OM em comparação aos solos coletados no clube de tiro. Os elementos tóxicos nas amostras SR evidenciaram a contaminação no solo do clube de tiro com uma elevada concentração de Pb, Sb, Cr, Mn, As, Ni, Zn, Cr e Cu. A maior concentração de elementos tóxicos foi determinada na superficial do solo (CS). Os índices de contaminação indicaram resultados significativos, forneceram dados robustos que, por sua vez, indicaram a predominância da contaminação na cobertura do solo. Por fim, as análises multivariadas, como a análise de componentes principais (PCA) e o mapa de calor, desempenharam um papel essencial ao agrupar as amostras mais contaminadas daquelas menos impactadas. Assim, é possível concluir que a prática de tiro desportivo contamina o solo com resíduos de arma de fogo. Este estudo é importante para a elaboração de políticas de saúde pública, especialmente em um contexto de saúde única, abrangendo os cuidados necessários para a preservação do ambiente e dos ecossistemas terrestres e edáficos.Item Uma atividade experimental investigativa no ensino de química: explorando o "leite de magnésia" como um desodorante alternativo(2025-08-13) Santana, Rayanne Gomes de; Silva, João Roberto Ratis Tenório da; Cruz, Michele France Paula da; http://lattes.cnpq.br/7185137483134515; http://lattes.cnpq.br/2659442558566241; http://lattes.cnpq.br/4600365052091812Esta pesquisa tem como propósito destacar a relevância de uma atividade experimental investigativa no ensino de Química, mostrando como a contextualização de problemas cotidianos pode aproximar os alunos dos conceitos científicos. A problemática escolhida foi o excesso de suor, uma situação comum entre discentes que estudam em dois turnos ou enfrentam momentos de ansiedade. Essa realidade serviu como ponto de partida para estabelecer conexões com o conteúdo de ácidos e bases, tornando a aprendizagem mais significativa e próxima do dia a dia dos estudantes.O estudo foi desenvolvido com discentes do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural, por meio de uma aula expositiva que abordou o tema dos ácidos e bases no cotidiano. A partir dessa introdução, os alunos foram instigados, a formular hipóteses e participar ativamente de etapas experimentais relacionadas ao problema do suor excessivo. Os resultados obtidos foram expressivos: ficou evidente que a investigação e a experimentação, quando contextualizadas, contribuem para quebrar a rejeição comum em relação à disciplina durante a Educação Básica. Mais do que aprender conceitos, os discentes puderam compreender o processo de construção do conhecimento científico, vivenciando a Química de maneira prática, investigativa e conectada às suas próprias experiências.
