Progressões Acadêmicas para Professor Titular
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Item Breve memorial descritivo analítico de apresentação do autor(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-11) Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120Escrever um memorial muda nossa forma de relatar os resultados de...Item Desafios, alegrias e gratidão(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785Item Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760“Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-01) Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial acadêmico descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Memorial da Trajetória Acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523Este Memorial faz parte das exigências para ascender à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014, do Conselho Universitário, e da Instrução Normativa nº 1/2014, do Gabinete do Reitor, ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tendo em vista que, no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular, de acordo com o artigo 2º da citada Resolução deve ser dada especial atenção ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão durante o período de atuação de minha vida profissional, eu passarei então à redação deste Memorial referindo-me a esses três aspectos. Este documento representa um recorte das atividades previstas no artigo 6º da referida Resolução, acrescentadas de outras que considerei mais relevantes em minha trajetória acadêmica. Por outro lado, há muitas participações em congressos, simpósios, e seminários que não constam desse Memorial, embora tenham significado em minha vida acadêmica. Como exemplo, cito que apresentações em forma de pôster são cada vez mais frequentes em congressos. Dentro dessa modalidade, apresentei diferentes temas em congressos importantes. No entanto optei por não as descrever aqui devido à extensa lista de outros itens que me pareceram mais relevantes e que estão citados neste Memorial Ao finalizar, apresento considerações sobre o conteúdo deste Memorial e perspectivas. Na sequência, foi anexada a documentação comprobatória das atividades ou de fatos narrados.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023) Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529; Siepierski, Paulo Donizéti; http://lattes.cnpq.br/0202829707210477; Almeida, Dulce Maria Filgueira de; http://lattes.cnpq.br/6855246979033159; Caniello, Márcio de Matos; http://lattes.cnpq.br/5638765647804887Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Silva, Cláudia Ulisses de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7161911278790052Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-07-29) Guaraná, Carlos Fernando Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2280338269797675Este Memorial Descritivo Analítico foi elaborado e formatado atendendo as disposições constantes nas Leis nº 12.772/2012 (Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; entre outras providências”); e 12.863/2013 (Altera a Lei no 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal), bem como na Portaria Ministerial nº 982/2013-MEC (Estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior e classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação), a RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE Nº 086/2014 e foi organizado seguindo a sequência do anexo I da RESOLUÇÃO do CONSU/UFRPE N0 065/2020, (que estabelecem normas para a Avaliação de desempenho docente para fins de Promoção para a Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior) e na Instrução Normativa nº 001/2014-GR/UFRPE, (que, entre outras providências, estabelece em seu Art. 4º que o Memorial Descritivo Analítico deve ser um documento de caráter Acadêmico ou Acadêmico Descritivo, analítico, quantitativo e qualitativo, que destaque fatos marcantes e méritos acadêmicos da trajetória do docente, denotando deste modo que o mesmo deve ser um documento autobiográfico que descreva, analise, quantifique e qualifique por meio de relatos a trajetória do professor no processo acadêmico. A Instrução Normativa Nº 001/2014- GR/UFRPE recomenda também que o Memorial Descritivo Analítico deve ter a narrativa na primeira pessoa do singular, com o propósito de transformar a trajetória acadêmico – profissional do professor em um relato que possibilitará que se visualize com relativa facilidade a relevância dos fatos mais marcantes, com justo e merecido resgate das ações exercidas, as finalidades e os motivos pelos quais foram desenvolvidas. De acordo com as Normativas Memorial Descritivo Analítico, enumerei os fatos e acontecimentos que possam expressar de forma coerente e com fidelidade dos fatos, a minha trajetória de vida profissional e acadêmica, bem como relatar em alguns casos os desdobramentos e os impactos que esses acontecimentos tiveram em minha vida. MEMORIAL DESCRITIVO ANALÍTICO foi organizado em forma de documento autobiográfico que descreve, analisa, quantifica e qualifica os acontecimentos sobre a trajetória no processo acadêmico, não deixando de citar inúmeros fatos pessoais que foram muito importantes e para a minha formação profissional. Sendo assim, a organização e sequência do memorial descritivo analítico atende a orientação e sequência do disposto no Art. 6º (Magistério Superior) da Resolução N0 086/2014-CONSU/UFRPE e Resolução N0 065/2020-CONSU/UFRPE.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-04) Melo, Gabriel Rivas de; http://lattes.cnpq.br/4173709083657806Apresento este Memorial Descritivo Analítico onde há uma descrição das atividades desenvolvidas ao longo da minha atuação profissional e acadêmica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir de primeiro de Outubro de 1980 até a presente data, com o objetivo de ser submetido como parte dos requisitos para a progressão de Professor Associado IV (Classe D) para Professor Titular (Classe E) do Departamento de Estatística e Informática (DEINFO), conforme a Resolução Nº 086/2014 do Conselho Universitário da UFRPE. No início, apresento um breve relato da minha árvore genealógica, contribuições familiares, começo de uma formação em gestão e a evolução nos aprendizados formais. Em sequência, um relato por capítulos, é apresentado, onde temos a formação básica e acadêmica, qualificações acadêmicas, atividades de ensino, atividades de pesquisa, atividades de extensão, atividades de administração, homenagens e honrarias, finalizando com uma breve considerações finais. Todos colocados em ordem cronológica, por períodos nos quais um conjunto particular de atividades de diferentes etapas foram realizadas. Os documentos comprobatórios estão em anexos, em conformidade com a temporalidade seguida e de acordo com as etapas apresentadas, dessa forma documentando as narrativas apresentadas quanto às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-06) El-Deir, Ana Carla Asfora; http://lattes.cnpq.br/4822569793807941O presente Memorial Descritivo tem o propósito de apresentar as Atividades de Pesquisa, Ensino, Extensão e Administrativas que eu desenvolvi, como docente desta Instituição de Ensino superior (UFRPE), com o intuito de obter a promoção da Classe D (Professor Associado IV) para Classe E (Professor Titular) do Magistério Superior. Este Memorial está de acordo com a Instrução Normativa nº 086/2014-GR e com a Resolução 120/2018 CONSU/UFRPE e a cada atividade mencionada, segue-se a documentação comprobatória com a indicação numérica correspondente. Sou recifence, nordestina com muito orgulho, bióloga e apaixonada pela natureza. Durante toda a minha trajetória passei por vários “perrengues” e desafios, os quais me fizeram amadurecer, e a constituir a minha personalidade e a professora que sou hoje. Nada caiu do céu, mas aprendi com meus pais a perseverar e lutar pelos meus objetivos. Minha mãe foi um exemplo de ser humano, que sempre transbordava muito amor, e meu pai, um refugiado palestino que caiu e levantou várias vezes, lutando sempre por uma vida digna. Além dos meus pais, várias pessoas fizeram parte do meu crescimento pessoal e profissional, como meus irmãos e vários colegas que se tornaram grandes amigos. Este memorial está dividido em capítulos da minha vida profissional e pessoal e a minha trajetória até o presente. Tudo será enfocado em três capítulos: Capitulo 1 – Da infância até a graduação em Ciências Biológicas e o aperfeiçoamento na UFRPE, Capitulo 2 – Do mestrado ao doutorado e a carreira de professora substituta da UFRPE, e Capitulo 3 – De professora Adjunta da UFRPE até o presente. Nos capítulos estão inseridas as atividades de ensino, pesquisa e extensão com os respectivos comprovantes. Alguns momentos que foram fundamentais serão citados, porém não puderam ser comprovados através de documentos.
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