Progressões Acadêmicas para Professor Titular
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Item Breve memorial descritivo analítico de apresentação do autor(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-11) Torres, Jorge Braz; http://lattes.cnpq.br/5131993649526120Escrever um memorial muda nossa forma de relatar os resultados de...Item Desafios, alegrias e gratidão(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785Item Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760“Grande Sertão... (Trans)Docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas” é um Memorial Acadêmico compreendido como registro da história de vida de uma educadora que (re)elabora narrativas de si como professora dialógica e reflexiva no repensar de suas ações pedagógicas nas múltiplas travessias acadêmicas e profissionais. Como docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec, elaboro este Memorial com o objetivo geral de apresentar as minhas travessias acadêmicas e profissionais nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando processos formativos contínuos e vivências como discente e docente, nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior. Em termos teórico-metodológicos, este Memorial destaca a noção de “(Trans)Docências”, tendo em vista a multiplicidade de interfaces na constituição de minha(s) identidade(s) docente(s), tais como: a docência dialógica, a tecnodocência, a polidocência, a docência polifônica, a docência exotópica, a docência cronotópica e a docência Severina. Destaco, ainda, a história de vida como aprendizagem biográfica reflexiva e prática de (auto)formação, com base nas noções de ateliê biográfico, fotobiografia, escrevivência(s), autoetnografia, ethos discursivo e o framework do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge. Em uma imersão autobiográfica intertextual, em constante diálogo com a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e outras vozes da literatura universal, traço múltiplos autorretratos, sob um olhar plural que busca estreitar as conexões entre presente, passado e futuro à luz do viés cronotópico bakhtiniano. Narro as minhas vivências no “Sertão” das múltiplas docências, evidenciando percursos trilhados nos cenários da Educação Básica e da Educação Superior em contextos públicos e privados de ensino. Minha narrativa confunde-se com outras histórias que destacam o início das atividades no âmbito da Educação a Distância, na UFRPE, em sintonia com reflexões sobre o lugar desta modalidade educacional no cenário brasileiro. Conto, também, experiências que vivi no cronotopo pandêmico da Covid-19, um tempo-espaço marcado por intensos desafios, momento de rever rotas, traçar outros caminhos no repensar de processos de ensino e aprendizagens mediados pelas tecnologias. Busco elaborar um panorama reflexivo quali/quantitativo das atividades realizadas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo em vista as diferentes fases da trajetória acadêmica. Destaco a escrita de si como estratégia articulada ao processo de biografização das experiências na construção das múltiplas identidades discentes e docentes (re)construídas durante as travessias acadêmicas. Faço esta imersão autobiográfica, resgatando memórias e lembranças nas interações dialógicas entre docências e discências que consolidam minha(s) identidade(s) como professora esperançosa e resiliente. Procuro (re)encontrar-me nas múltiplas e sinuosas veredas desse Grande Sertão... Trans)Docências, permitindo-me (re)leituras e (re)descobertas como educadora em contínuas e ilimitadas travessias, sempre aprendendo a aprender a cada instante.Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-01) Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529Item Memorial acadêmico descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149O objetivo deste memorial é apresentar a minha trajetória acadêmico-profissional, na forma de um relato da Carreira Magisterial, marcada pelo registro da tradição do pensamento crítico, partindo da crítica hermenêutica teológica e histórica até à teoria crítica do reconhecimento.Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Maciel, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/2091651168946523Este Memorial faz parte das exigências para ascender à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014, do Conselho Universitário, e da Instrução Normativa nº 1/2014, do Gabinete do Reitor, ambas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tendo em vista que, no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular, de acordo com o artigo 2º da citada Resolução deve ser dada especial atenção ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão durante o período de atuação de minha vida profissional, eu passarei então à redação deste Memorial referindo-me a esses três aspectos. Este documento representa um recorte das atividades previstas no artigo 6º da referida Resolução, acrescentadas de outras que considerei mais relevantes em minha trajetória acadêmica. Por outro lado, há muitas participações em congressos, simpósios, e seminários que não constam desse Memorial, embora tenham significado em minha vida acadêmica. Como exemplo, cito que apresentações em forma de pôster são cada vez mais frequentes em congressos. Dentro dessa modalidade, apresentei diferentes temas em congressos importantes. No entanto optei por não as descrever aqui devido à extensa lista de outros itens que me pareceram mais relevantes e que estão citados neste Memorial Ao finalizar, apresento considerações sobre o conteúdo deste Memorial e perspectivas. Na sequência, foi anexada a documentação comprobatória das atividades ou de fatos narrados.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016-10) Rêgo, Eneida Willcox; http://lattes.cnpq.br/2131193784322628Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-08) D’Utra Vaz, Beatriz Berlinck; http://lattes.cnpq.br/6587833720463826Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2014-12) Wischral, Aurea; http://lattes.cnpq.br/7554202456918624Item Memorial da Trajetória Acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686Item Memorial da trajetória acadêmica(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023) Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; Pontes, Carlos Antonio Alves; http://lattes.cnpq.br/7537108574739529; Siepierski, Paulo Donizéti; http://lattes.cnpq.br/0202829707210477; Almeida, Dulce Maria Filgueira de; http://lattes.cnpq.br/6855246979033159; Caniello, Márcio de Matos; http://lattes.cnpq.br/5638765647804887Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Silva, Cláudia Ulisses de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7161911278790052Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-06) Perrier, Gerlane Romão Fonseca; http://lattes.cnpq.br/6088602931263440Apresento este Memorial de minha Trajetória Acadêmica, como requisito necessário para a obtenção da promoção à Classe V, da Carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Inicialmente, identifico-me e apresento minha titulação acadêmica. Em seguida, na forma de narrativa, exponho a sequência de fatos dos quais consegui recordar, que se mostram relevantes, com ênfase a partir da graduação, à medida que, de alguma forma, contribuíram para meu EU atual. São relacionados fatos planejados ou fortuitos, que resultaram na trajetória percorrida desde o dia 24 de dezembro de 1968 até ontem. O hoje simplesmente vivo e o amanhã a Deus pertence. Busquei associar aos fatos evidenciados suas consequências, para a configuração do currículo vivenciado, alguns possíveis de comprovação documental, outros por evidências e memórias, os quais o tempo ainda não foi capaz de apagar. Finalizo atendendo à necessidade de relacionar o máximo de documentos que possam comprovar os fatos narrados, talvez por considerarem que o tempo e a idade sejam inimigos da memória.Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-08) Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05) Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373Este Memorial Descritivo Analítico é apresentado como requisito parcial para a promoção da Classe D (Professor Associado IV) para Classe E (Professor Titular) do Magistério Superior, de acordo com a Instrução Normativa nº 001/2014-GR e com a Resolução 086/2014 CONSU/UFRPE. Sou Jaqueline Bianque de Oliveira, mulher preta, feminista, cientista, divorciada, mãe do Cientista da Computação Pedro Henrique de Oliveira Rodríguez, de 27 anos. Fui a primeira pessoa da família a fazer um curso superior. Amo meu trabalho e não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Tenho até medo de pensar o que farei quando me aposentar. Para me dedicar, honrar e levar a sério meu regime de trabalho de 40h com dedicação exclusiva, acabei por abdicar de muitos momentos com minha família e meus poucos amigos. Muitas vezes tive que trabalhar nos finais de semana e feriados. Para alguns, isso ocorre por desorganização ou má administração do tempo de trabalho e do tempo de lazer; para outros, isso é coisa de quem é viciado em trabalho (“workaholic”) e/ou gosta muito do que faz e acaba não respeitando os limites do tempo de trabalho. Se essa fosse uma questão de múltipla escolha, eu assinalaria que todas as alternativas são verdadeiras. Não me arrependo, apenas peço perdão aos meus familiares e amigos pela ausência. Foi por uma boa causa! Mais do que contar minha história, vou falar de pessoas que, ao fazerem parte da minha vida, me fizeram ser quem sou, chegar aonde cheguei. Para não ter que falar tanto de mim mesma e do que mais gosto de fazer, que é formar recursos humanos, solicitei a alguns estudantes que descrevessem a experiência de formação que tiveram comigo na graduação e/ou na pós-graduação. Isso acabou por reforçar em mim a certeza de que valeu e vale a pena me dedicar com intensidade e paixão ao meu trabalho, especialmente na graduação. Espero que isso também fique evidenciado para os meus avaliadores. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei em ombros de gigantes” (Isaac Newton). Sim, foram muitas pessoas que influenciaram minha trajetória de alguma forma, a elas serei eternamente grata. Separei minha trajetória em capítulos, nos quais, à medida que conto os caminhos que percorri para chegar até aqui, destacarei as atividades mais relevantes que desempenhei. Descrevo fatos, falarei de pessoas marcantes e apresentarei provas documentais da minha vida acadêmica e profissional. No entanto, algumas informações apresentadas podem, eventualmente, não estar documentadas, mas posso garantir que são absolutamente verídicas.
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