Progressões Acadêmicas para Professor Titular

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/5224

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 50
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264
    O debate sobre as formas de organização didática do Ensino de História tem percorrido trilhas que se cruzam e se afastam em sucessivos pontos. O presente estudo traz uma contribuição a esse amplo debate, apontando a importância de incorporar elementos da epistemologia do conhecimento histórico acadêmico no planejamento do Ensino de História. Revisando a literatura que trata sobre a memória, a história e o ensino, destacamos fundamentos epistêmicos que incitam o estudante da Educação Básica a compreender o tempo histórico: a organização temporal; a memória coletiva; a fonte histórica; a historiografia e a representação narrativa do passado. A partir desses, formalizamos uma proposta de Sequência Didática de História que orienta a sua incorporação no contexto da sala de aula. Com isso, evidenciamos que esses elementos estão presentes em atividades didáticas já conhecidas. Ao final, apresentamos exemplos de planejamentos de ensino que seguem essas orientações, com a intenção de evidenciar a validade prática da proposta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial da Trajetória Acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491
    A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetória acadêmica memorial descritivo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289
    O documento trata-se em apresentar aspectos da minha vida pessoal e profissional, com ênfase nas atividades realizadas como professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde setembro de 2002 até os dias de hoje. O objetivo deste Memorial Descritivo é de cumprir as exigências pela Progressão Vertical da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, lotada no Departamento de Zootecnia da UFRPE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-11) Mello, Alexandre Carneiro Leão de; http://lattes.cnpq.br/7703594344797645
    O presente Memorial Descritivo da minha trajetória acadêmica tem por objetivo cumprir as exigências legais para Promoção funcional da classe de Professor Associado IV para Professor Titular, junto ao Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024-08) Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491
    A minha narrativa, impressa neste memorial, não contará tudo. Irei apresentar apenas lembranças marcantes e méritos de minha trajetória, guiadas pelas vias institucionais, nas quais procurei atuar de forma responsável, dedicada e razoavelmente criativa. Apresentarei não apenas um documento vislumbrando uma progressão acadêmica para o topo da carreira de professor, mas, sobretudo, uma autoavaliação das minhas experiências como servidora pública concursada para o cargo docente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) por dezesseis anos, que servirá como uma prestação de contas pública à sociedade e aos meus pares. Este memorial está dividido em três partes: na primeira, apresento os itens iniciais de identificação, uma breve introdução histórica de minha vida como estudante dos vários níveis de formação até chegar à carreira de professora de ensino superior. Na segunda parte, descrevo a minha trajetória profissional de forma mais contextualizada dentro da UAST/UFRPE, procurando seguir uma ordem cronológica das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, que está dividida em oito biênios (B1 - 21/07/2008 a 20/07/2010; B2 - 21/07/2010 a 20/07/2012; B3 - 21/07/2012 a 20/07/2014; B4 - 21/07/2014 a 20/07/2016; B5 - 21/07/2016 a 20/07/2018; B6 - 21/07/2018 a 20/07/2020; B7 - 21/07/2020 a 20/07/2022 e B8 - 21/07/2022 a 20/07/2024). As informações mais quantitativas, que seguem a ordem da planilha de pontuação da resolução número 086/2014 e uma conclusão, estarão na terceira parte do memorial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020-06) Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986
    Este Memorial faz parte das exigências para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, de acordo com a Resolução nº 86/2014 – CONSU/UFRPE e Resolução No 120/2018 – CONSU/UFRPE e Instrução Normativa No 001/2014 – GR/UFRPE. Consiste num relato de minha trajetória acadêmia no cargo de professor de 3º grau da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, de abril de 1982 até a presente data. Para fins de organização e possibilitar melhor entendimento de minha trajetória, o presente Memorial foi dividido em 4 grupos: I – DADOS GERAIS; II – ATIVIDADES DE ENSINO; III – ATIVIDADES DE PESQUISA; IV – ATIVIDADES DE EXTENSÃO; e V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS. Em cada grupo procurou-se apresentar as atividades em ordem cronológica, independente da importância dos mesmos. Tendo em vista que no processo de avaliação para acesso à Classe de Professor Titular deverá ser demonstrada, de acordo com o artigo 2º da Resolução 86/2014 do Conselho Universitário da UFRPE, excelência e especial distinção, obrigatoriamente, no ensino e na pesquisa ou extensão do candidato, este documento representa um recorte das minhas atividades, previstas no artigo 6º da referida Resolução, com especial atenção ao ensino e à pesquisa. Finalizada a etapa de desenvolvimento, faço as minhas considerações finais e a conclusão do Memorial. Na sequência, seguem anexados os documentos comprobatórios das atividades ou dos fatos narrados. Declaro, baseado na Lei 13726/18, a veracidade de todas as atividades apresentadas no Memorial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios, alegrias e gratidão
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015) Bezerra Neto, Egídio; http://lattes.cnpq.br/1539205550728785
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo da trajetória acadêmica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017) Leão, Marcelo Brito Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2437159839645198
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Memorial descritivo: memória da caminhada acadêmico-profissional na constituição da identidade profissional como professor-pesquisador
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-15) Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850