Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Comunidade Quilombola Onze Negras: identidade e reconhecimento em questão(2017) Silva, Jairo Hely; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/2547694049874830O reconhecimento de comunidades quilombolas é um problema de incomensurável relevância para as ciências sociais. Nos últimos períodos, estudos que analisam os nuances deste problema, abordam as questões a ele inerentes, bem como as implicações que estão presentes nos longos caminhos percorridos pelas comunidades quilombolas, que objetivam a sua luta por reconhecimento, num processo social que se materializa também no plano legal. Contudo, este reconhecimento de comunidades quilombolas só pode ser alcançado, evidentemente, a partir de um ininterrupto conflito. Nesse sentido, intuímos que a realidade dialógica que envolve o reconhecimento de certa comunidade quilombola, pode ser compreendida a partir da análise dos contextos de uma luta por reconhecimento que é travada por cada comunidade, numa complexa relação de construção histórica da sua identidade, mediada a partir da interação com o todo social. A fim de entender como se dão os fatores que implicam na construção da identidade das comunidades quilombolas e que operam a partir do seu reconhecimento, o presente trabalho busca, num estudo de caso etnográfico, analisar as questões deste importante processo social. A pesquisa aqui exposta foi realizada junto à Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, capital do estado de Pernambuco. Com a realização de sessões de observação participante e entrevista semi-estruturada; dialogando com as teorias da identidade e com a análise histórica da questão quilombola no Brasil e; utilizando-se das abordagens da teoria do reconhecimento, pretendemos contribuir para a discussão sobre o reconhecimento e a construção da identidade quilombola, numa aproximação com a realidade daquela comunidade, contribuindo para o debate que envolve as temáticas do reconhecimento e da identidade das comunidades quilombolas.Item Hip hop: a contribuição dos rappers evangélicos da cidade de Recife-PE na ressignificação do sagrado e do profano(2018) Bezerra, Erasmo Ribeiro; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; Aquino, Rosa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7663893470581900; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/0344988958733571O campo religioso evangélico vem apresentando mudanças significativas nesse mundo pósmoderno e com isso o entendimento sobre o sagrado e profano se adapta de acordo com a demanda religiosa das diferentes vertentes evangélicas. Dentro deste contexto, a música evangélica passou por várias transformações de modo que ao passar do tempo, ela se tornou cada vez mais heterogênea. Neste trabalho se buscou compreender como e quando a cultura hip hop foi assimilada pelo campo evangélico na cidade de Recife - PE, rompendo com a fronteira entre o sagrado e o profano, a fim de converter jovens. Os sujeitos da pesquisa foram três rappers recifenses. Foi aplicada a metodologia qualitativa com entrevistas gravadas e observação não participante das apresentações dos três artistas. Após a análise da história e características do hip hop que foi ressignificado e passou a ter o rótulo gospel, como também ao estudar sua relação com os espaços sacro e secular, conclui-se que a sacralização desse gênero musical foi mais exitosa no público jovem de igrejas menos conservadoras e foi possível graças ao papel de algumas igrejas evangélicas e ao mercado de consumo religioso que buscou legitimar o hip hop para fins religiosos, no entanto, esse processo sofreu e ainda sofre resistência de boa parte dos evangélicos mais conservadores.Item Dos limites da habitação à liberdade do habitar: uma análise de gênero da provisão habitacional do Programa PAC-Beberibe(2018) Mendonça, Maria Carolina Lins; Arrais, Leonardo Antonio Cisneiros; http://lattes.cnpq.br/6303281122303996; http://lattes.cnpq.br/1989682684892833O presente estudo busca analisar o processo de implementação do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe, PAC-Beberibe, considerando a provisão habitacional construída no âmbito desse Programa (o Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes), a partir das relações sociais de gênero. Objetivamos, pois, (1) depreender os elementos que influenciam a relação da mulher com o habitat, (2) analisar o contexto no qual ocorre a realização do habitar das moradoras do referido residencial, e, por fim, (3) verificar se a política habitacional implementada contribui para a diminuição das desigualdades de gênero. Para tanto, o estudo comporta a adoção da abordagem qualitativa e o enfoque teórico de gênero para a compreensão de seu objeto. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos e de garantir maior confiabilidade a nossa investigação, através da triangulação de dados e de resultados, foram utilizados os instrumentos da observação participante, da análise documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas com seis beneficiárias do Programa. Tais dados foram tratados à luz dos conceitos de gênero (SCOTT, 1989) e de habitar (HEIDEGGER, 2008), bem como tomando como base os indicadores de monitoramento elaborados pelo pela Relatoria do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Nossas análises apontaram, dentre outros resultados, que, na visão das beneficiárias do programa, as estratégias de ação do PAC-Beberibe em nada contribuem para reduzir, no campo do desenvolvimento territorial, as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres. Os achados desta pesquisa podem contribuir, portanto, para a construção de reflexões mais aprofundadas acerca da complexidade que envolve a relação entre gênero e políticas públicas, bem como na oferta de um aporte científico relevante à formulação de políticas habitacionais que considerem o caráter indissociável entre o construir, o habitar e o pensar, considerando as relações de gênero.Item "A volta dos que não foram": uma avaliação da política de atendimento aos egressos da FUNASE(2018) Silva, Elãine dos Santos Dias da; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/8933211613975738Tem-se como principal objetivo deste trabalho a avaliação da política de atendimento aos egressos da FUNASE – Projeto Novas Oportunidades. Para isso, será apresentado o percurso das legislações direcionadas aos jovens em conflito com a lei, até a criação do ECA e as Políticas Públicas voltadas ao Sistema Socioeducativo e à Juventude. Para embasar a questão da avaliação de políticas públicas, demonstraremos as teorias que versam sobre tal temática, e os métodos utilizados. Através da revisão teórica, apresentar-se-á um levantamento sobre as políticas de atendimento aos egressos do sistema socioeducativo no país. A fim atingir ao que se objetiva este estudo, partiu-se de uma perspectiva qualitativa e quantitativa, tomando por base entrevistas com a equipe do Projeto Novas Oportunidades e com alguns jovens participantes, além de avaliação ex post, através da demonstração das metas e resultados do Projeto, entre os seus três primeiros anos de atuação (2014 – 2017). Ao final da pesquisa será possível chegar ao entendimento da escassez da execução de políticas sociais voltadas ao jovem em conflito com a lei quando de seu retorno à liberdade, além de elucidar a realidade específica da política de atenção aos egressos do sistema socioeducativo em Pernambuco, os resultados alcançados, bem como a falta de investimento e sua notória necessidade de ampliação.Item Os jogos na Sociologia: uma leitura a partir de Roger Caillois (1913-1978)(2018) Oliveira, Hacsa Priscila Soares de; Paula Junior, Josias Vicente de; http://lattes.cnpq.br/8013351027708968; http://lattes.cnpq.br/8010815032232304Este trabalho se propõe a apresentar o ensaio “Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem” (1990), do sociólogo francês Roger Caillois (1913-1978). Tendo como objetivo principal discutir a recepção da teoria dos jogos de Caillois, na área das Ciências Sociais no Brasil, realizando uma síntese da teoria e contextualizando o ensaio com as demais produções do autor. A partir da pesquisa bibliográfica e da análise documental, foi possível verificar que a teoria dos jogos de Roger Calillois não é discutida no país, no âmbito das Ciências Sociais. Também foi possível verificar as aplicações ou ressignificações da teoria a partir da análise de pesquisas teóricas e empíricas produzidas contemporaneamente no Brasil em outras áreas do conhecimento.Item O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE: intensificação e a precarização(2018) Souza Júnior, Gilberto Romeiro de; Silva, Tarcísio Augusto Alves da; Gomes, Darcilene Cláudio; http://lattes.cnpq.br/9776555032114922; http://lattes.cnpq.br/0520773156070065; http://lattes.cnpq.br/1321243725942713A pesquisa teve como principal objetivo analisar as condições de precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: o primeiro foi o levantamento bibliográfico na área da Sociologia do Trabalho e Educação, a fim de contextualizar a pesquisa e conceber seu referencial teórico e o segundo a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. Ressalta-se que foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto de pesquisa “A expansão dos Institutos Federais de Educação: perfil político-ideológico e condições de trabalho dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco. As mudanças no campo da Educação Profissional e Tecnológica e a reestruturação e expansão da Rede Federal tiveram impactos sobre o trabalho dos docentes dos Institutos Federais, tendo em vista que a criação de novos regimentos legais e normativos e a configuração de uma nova cultura institucional provocaram novos ritmos e sentidos para o trabalho docente, o qual se caracteriza pelo envolvimento em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tal processo tem levado, continuamente, os professores a conviverem com uma intensificação do trabalho que não se limita a jornada na instituição, mas que incide em outros tempos e espaços de âmbito privado.Item O protagonismo juvenil da AIESEC: uma experiência internacional no chão do Nordeste(2018) Conceição, Carolina Gomes da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/8590335938652477A presente monografia trata dos jovens e sua relação com a sociedade enquanto protagonistas que assumem o papel de atores sociais. Para tal, tomamos como referência a experiência de uma organização de jovens denominada Aiesec. No campo teórico, o trabalho é embasado na “Sociologia da Juventude”, tal qual formulada por Karl Mannheim e pesquisadores posteriores. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar como e se a Aiesec contribui para a prática do protagonismo juvenil a partir de seu discurso e ações. Para a compreensão e reflexão acerca do tema, autores como Antonio Carlos Gomes da Costa e Regina Magalhães Souza contribuíram para o debate do protagonismo juvenil na contemporaneidade. O método adotado nesta pesquisa foi a metodologia qualitativa, utilizando-se de entrevista semiestruturada e observação participante. Quanto à hipótese, esta foi confirmada através das análises dos dados coletados, sendo assim foi possível encontrar evidências de que a Aiesec proporciona e estimula ambientes onde as juventudes podem exercer sua capacidade protagonista, ocupar espaços de decisão e atuar como agentes transformadores em diversos âmbitos da sociedade.Item Cabelo crespo e mulher negra: a relação entre cabelo e a construção da identidade negra(2018) Freitas, Geisiane Cristina de Souza; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/0789389803649488Constitui como principal objetivo desta pesquisa a verificação do impacto do racismo estrutural na construção da identidade da mulher negra no que diz respeito ao cabelo crespo. O objeto de estudo foram mulheres negras que são alunas da UFRPE dos cursos de Ciências Sociais, História e Educação Física, a pesquisa foi abordada através do método qualitativo com o uso de entrevistas para investigar a relação do cabelo crespo com a construção da identidade negra. A partir dos apontamentos feitos por elas foram discutidos os conceitos de raça, racismo, identidade, estética e estética negra e como este hiato impacta na subjetividade e na percepção delas sobre suas respectivas identidades. Chegou-se ao entendimento que em decorrência do racismo estrutural que inferioriza a beleza negra, as mulheres não se reconheciam como negras antes de passar pela transição capilar e pela ressignificação de seus cabelos crespos.Item Mulheres e questões de gênero nas Ciências sociais: uma análise das matrizes curriculares do curso de Ciências sociais da UFRPE(2018) Santos, Amanda Ramos Alves dos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/6465456614324783Esta monografia investiga quais espaços são ocupados pelas mulheres autoras e conteúdos relacionados às questões de gênero nas matrizes curriculares do curso de Ciências Sociais da UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE, questões curriculares e da inclusão de gênero, e dos estudos pós-coloniais enfatizando as perspectivas feministas. Durante a pesquisa a coleta de dados se deu através das análises documentais dos Projetos Pedagógicos do Curso e dos textos administrativos. Assim, foram identificadas nas bibliografias básicas de todas as disciplinas obrigatórias presentes nas segunda e terceira matrizes curriculares as autoras que foram e são trabalhadas durante a graduação e como todos os componentes das três matrizes abordam ou não conteúdos relacionados às questões de gênero. Ainda na coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes e cinco discentes com a finalidade de identificar quais as percepções destes sujeitos sobre as disciplinas mapeadas e suas importâncias na composição das matrizes curriculares. A investigação revelou que ao longo destes 27 anos de história do curso houve uma crescente sensibilidade em relação à inclusão das questões de gênero e autoras mulheres. No entanto, os dados apresentados mostram que as autoras continuam sendo invisibilizadas e que as discussões de gênero ainda não estão propostas de forma consistente no currículo do curso de Ciências Sociais da UFRPE.Item Políticas públicas nos assentamentos do Incra: o caso do peixamento nos assentamentos Concórdia Santa Cruz e Engenho Velho I(2018) Rodrigues, Danielly Andrade de Moura; Xavier, Maria Gilca Pinto; http://lattes.cnpq.br/6470044940848558Este trabalho tem como objetivo avaliar a implantação de políticas públicas oriundas do Programa de Reforma Agrária. A descrição de resultados, constitui-se de um estudo de caso, sobre à piscicultura e sua relação com a renda em assentamentos de agricultores familiares. A atividade de piscicultura tem obtido relativo êxito na agricultura nordestina, sobretudo evidenciando melhoria da renda familiar e, também, da condição de nutricional destas. Para tanto, descrevemos as políticas públicas advindas das esferas federal e estadual que proporcionaram, ou incentivaram, esta nova atividade complementar como as políticas de incentivo financeiro ao peixamento, esta última diz respeito a uma política destinada a povoar rios, açudes e tanques de alvenaria com alevinos das espécies mais comercializadas no mercado, são elas: Tilápia, Carpa e Tambaqui. Selecionou-se, como estudo de caso, os assentamentos concórdia/santa cruz e engenho velho I, na cidade de São Lourenço da Mata, região da Zona da Mata em Pernambuco, onde foram realizadas entrevistas com os assentados que trabalhavam com a piscicultura, em 2018. A partir das informações coletadas, apurou-se que as políticas públicas estaduais e federais não foram fatores determinantes para que os assentados passassem a introduzir a piscicultura como atividade complementar à renda, pois, constatou-se a ausência das mesmas no local pesquisado. Ainda mais, foi possível constatar que esta atividade passou a ser a principal fonte de sua renda e não mais a complementar. Concluiu-se, também, que a dinâmica nos assentamentos se constituiu de pontos três importantes: a) A concessão dos lotes para as famílias; b) A implementação da piscicultura de forma autônoma pelos assentados e por último c) Ficou evidente a rentabilidade da piscicultura para a renda familiar.Item Movimentos sociais entre continuidades e inovações: a experiência do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa(2018-08-30) Holanda, Wilson Caio Constantino de; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/9326998146193411Os movimentos sociais irrompem com espetacular capacidade mobilizadora e formuladora em maio de 1968, mudando profundamente a pauta, os personagens e os métodos das lutas sociais populares até então; da classe operária, do mundo do trabalho, do espaço das fábricas, para pluralidade de sujeitos, diversidade de bandeiras, ocupação de espaços de ruas, praças, universidades, incorporando as questões da paz, raça, gênero, identidade, entre outras. Tendo em vista essa nova noção, este trabalho foca sua discussão no Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, estudando seu papel como agente transformador dentro de uma realidade local. O referido movimento segue a tradição de movimentos sociais em Recife ao longo da História do Brasil, conseguindo se colocar como representante dos anseios de várias comunidades do entorno da Mata do Engenho Uchôa. No entanto, o movimento se encaixa na dimensão dos novos movimentos sociais, pois se notabiliza pela defesa do Meio Ambiente, surgida a partir de uma demanda local, mas que faz parte de uma agenda global de lutas coletivas.Item Autonomia territorial para existir: resistências e resiliências indígenas no marco da decolonialidade(2018-12-17) Santos, Isis Caroline Santana dos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/1735378695592473O presente trabalho tem como busca analisar como as diferentes formas de construção da territorialidade para povos indígenas Nasa da Colômbia e Xukuru no Brasil representam alternativas outras diante da configuração territorial moderno/colonial presente nesses países e na América Latina, onde a lógica política e social continua sendo a de exploração de povos e da natureza. Para elucidar esses processos, apresenta-se de que modo as teorias de colonialidade e modernidade instauram a concepção econômico-instrumental de pensar a natureza, e assim explorar o meio ambiente e o território. Isso posto, objetiva-se analisar como as injustiças e conflitos socioambientais estão relacionados com a colonialidade/modernidade apresentada e de que modo as estratégias de luta pela autonomia territorial e alimentar dessas populações representam, não somente um resgate da tradição, mas também uma alternativa social de proteção e respeito às minorias identitárias e à natureza. A pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa decolonial de análise, que se deu por meio de observações e entrevistas que consideravam não apenas a visão científica do método. Essa abordagem refere-se a perspectiva dos agentes como edificadores de suas narrativas, especialmente quando se trata dos seus modos de vida, abordagem vista como urgente frente a uma história de invisibilização epistêmica e aniquilamento frente a imposição colonializante da ideia do ser, do saber e da natureza. A partir disso, confirmamos nossa hipótese de que a estrutura colonial lida com o território como um local a ser conquistado e dominado, afetando negativamente a natureza e fomentando desigualdades socioambientais históricas, mas especialmente retroalimentando as violências contra populações invisibilizadas e suas lutas em defesa do território e da vida. Tal hipótese foi confirmada através da vivência com os povos e participação dos eventosde La Liberación de la Madre Tierra e Agricultura Xukuru: A Ciência dos Invisíveis, guardiã da Cultura do Encantamento, que auxiliaram tanto na realização de entrevistas como na percepção de como os dois povos entendem a relação com a Pachamamma ou Mãe Natureza. Os resultados mostram que, em ambos os casos, a luta territorial busca o estabelecimento de relações que se opõem ao modelo colonial de lidar com a natureza, priorizando a autonomia e a vida, e indo na contramão da dependência e subalternização histórica que os atinge.Item Trabalho social útil como prática e forma de integração entre universidade e comunidades(2019) Silva, Jaqueline Maria da; Souza, Cláudio Morais de; http://lattes.cnpq.br/9245887717292317A extensão universitária é um tema amplamente debatido em ambitos acadêmicos, sociais e politicos. Todavia, há sobre ela diferentes concepções. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar qual concepção de extensão permeou o processo que culminou com a construção da Feira da Reforma Agrária na UNICAP. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa utilizando no primeiro momento a coleta de informações por análise documental no relatório final do I Fórum de Desenvolvimento Local do Agreste de Pernambuco, no Projeto de Extensão Feira da Reforma Agrária e Grupo de Consumo Fruto da Terra e em fotografias relacionadas. Em seguida foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações simples simultâneas as entrevistas com o objetivo de obter informações mais aprofundadas sobre o tema. A análise dessas informações se deu à luz do trabalho conceitual desenvolvido pelo professor José Francisco de Melo Neto, principalmente, com o conceito de trabalho social útil. A hipótese inicialmente levandada e posteriormente confirmada repousou na ideia de que o processo para construção da feira prezou por relações horizontais entre os sujeitos participantes, pois continham aspectos de intencionalidade, trocas de saberes, originada de realidades concretas e buscaram transformações sociais em conjunto com as comunidades.Item Violência e poder segundo o pensamento de Hannah Arendt(2019) Alves, João José Angeiras; Sisnando, Alessandra Uchôa; http://lattes.cnpq.br/7688443951809284; http://lattes.cnpq.br/7427652257561128O trabalho tem por objetivo acompanhar o modo como Hannah Arendt entende e dialoga seu pensamento sobre Violência e Poder e como esses assuntos diferem de outros autores das ciências sociais e como alguns autores tem uma atração pela violência e a incentivam, também utilizando a visão de autores que tornaram-se clássicos como e como esses estudos auxiliaram o entendimento de como o assunto é amplo nas ciências humanas, perceber como o uso das palavras pode afetar nosso entendimento sobre os temas e seu significado sobre determinados conceitos e entender como a sofisticação da tecnociência auxilia a incrementação dos meios de violência. A ciência incrementa o poder humano, porém amplia seus defeitos, ou surge deles, o progresso e o genocídio andam lado a lado. Onde eram necessários pogroms para erradicar uma população local indesejada, um simples apertar de botão ou girar de chave pode realizar o trabalho, a violência de hoje supera e muito o que pensavam os clássicos autores de ficção, e o mais chocante o melhoramento da técnica do assassinato afasta o autor do ato, reduzindo-o a um mero acontecimento burocrático. O pensamento de Arendt vai na contramão, é um pensamento que quebrou os conceitos pré-estabelecidos e engessados no pensamento político sobre o poder e a violência e revitalizou dando um sentido completamente diferente e digno de ser aprofundado.Item Quilombolas, representações sociais: um estudo sobre a cultura e história afrodescendentes(2019) Marçal, Regina Pontes; Silva, João Gilberto de Farias; http://lattes.cnpq.br/8962702831748942; http://lattes.cnpq.br/0612841048168913O Brasil foi o país que mais incorporou a forma de produção escravista no mundo com a maior colônia de escravos do mundo.Na perspectiva de investigar experiências a respeito de fragmentação da cultura de povos tradicionais pela influência do externo(protestantismo),do colonizador, na ancestralidade e branqueamento das comunidades tradicionais no Brasil em particular na “Comunidade Quilombola Onze Negras” sob a pressão ideológica do colonizador.Neste viés a pesquisa visa entender por que a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras?O objetivo geral desta pesquisa visa compreender porque a cultura de movimentos religiosos de matriz africana não é popular na Comunidade povo tradicional Quilombola Onze Negras. A metodologia usada teve um viés etnográfico com observação participante e revisão dabibliografia acerca da vinda dos negros escravizados ao Brasil e o processo de colonização e branqueamento de sua cultura africana com a conversão as religiões católicas e protestantes e as representações sociais compartilhadas pelos grupos religiosos da Comunidade Onze Negras. Ademais os resultados da pesquisa dialoga com o entendimento dos resquícios do colonialismo após a diáspora africana no Brasil na construção do povo brasileiro que até hoje as comunidades tradicionais resistem para ter o reconhecimento de sua identidade africana mas também são brasileiros colonizados e vivenciam a colonialidade do ser, poder e do saber nas representações sociais das religiões que cultuam.Item Rumo à Ilha Esmeralda: a nova onda migratória do Brasil(2019) Mello, Gabriel Benício de; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; Corrêa, Maria Iraê de Souza; http://lattes.cnpq.br/9339401156849765; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/0311152735924304O atual estado da economia, política e moral no Brasil é preocupante. Atualmente vivemos em terras banhadas por crises que afetam a vida de milhares de brasileiros, tanto na questão do desemprego, como na queda de qualidade de vida, fazendo com que um grupo de indivíduos procure soluções pra esses problemas além do território nacional.O objetivo principal da pesquisa era analisar em detalhes o que os sujeitos migrantes qualificados buscam ao realizarem o ato migratório para fora de terras brasileiras. Foi estudado um perfil de fluxo de indivíduos que possuem o desejo de cruzar as fronteiras em busca de emancipação e decentes condições de vida, pois para essas pessoas, ficar no Brasil significa viver dentro de um pensamento hegemônico focado em supremacias com elementos coloniais, capitalistas e patriarcais. A situação foi estudada com base nas teorias do pensamento pós-abissal do sociólogo Boaventura de Sousa Santos para identificar os motivos que levamos sujeitos a optarem pela migração. O caso da mobilidade do indivíduo durante o ato migratório foi estudado com base na teoria do capital de rede do sociólogo John Urry e Anthony Elliot associando-o com o conceito de motilidade escrito pelo sociólogo Vincent Kaufmann.No marco metodológico, foi realizado um estudo de caso único de um sujeito migrante que saiu do Brasil com o intuito de buscar qualidade de vida além-mar. Como forma de resultado de pesquisa, percebemos que a situação da vida do sujeito ao cruzar as fronteiras vem se enriquecendo diante de um aumento nas relações sociais e a conquista de uma emancipação social que está atualmente em ascensão. Esse trabalho não buscava uma solução para o problema descrito, mas sim uma reflexão da atual situação na qual o Brasil se encontra, um país que antes era palco da imigração e que hoje se encontra como um país de expulsão.Item "Não tenho religião, sou discípulo de Jesus": uma análise antropológica sobre o "Movimento Caminho da Graça -Estação Casa Forte"(2019) Silva, Lucas Luiz Rocha Ferreira da; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/3163172105436424Este trabalho se propõe em analisar as motivações dos sujeitos que romperam com religiosidades tradicionais e buscam o ―Movimento Caminho da Graça‖ (CDG) como uma nova vivência religiosa. A religião sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, como também é uma categoria que sempre esteve presente nos estudos sociais. No mundo contemporâneo a relação com o divino ainda é algo evidenciado na vida cotidiana dos sujeitos. Partimos da premissa de que algumas pessoas já não mais se conectam com o discurso e práticas religiosas das religiões tradicionais por acreditarem que as práticas engessam formas de vida e não condizem com os postulados de Cristo.O trabalho é fruto de uma pesquisa etnográfica feita em uma agência do CDG, conhecida como Estação Casa Forte, localizada na cidade do Recife, efetuada nos meses de Agosto-Novembro de 2019. Para análise trabalhamos com o conceito de pertença/desafeição religiosa, bem como a compreensão de uma não determinação religiosa, mas com a presença de religiosidade na vivência dos sujeitos que frequentam a Estação Casa Forte. A partir disso o trabalho argumenta que o CDG é um fenômeno religioso insurgente da complexidade existente no mundo contemporâneo.Item Empreendedorismo e infância: um estudo sobre a materialização do discurso neoliberal(2019) Santos, Miguel Silva dos; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/0681480817620933No presente trabalho buscou-se observar como, a partir de uma realidade em que o neoliberalismo se apresenta como pensamento dominante, tem ocorrido a difusão de discussões que buscam se debruçar sobre a questão de uma infância empreendedora. No decorrer do texto busca-se delinear quais são as principais características do neoliberalismo, e como ele foi se construindo enquanto um discurso. Trabalha-se sobre a questão do empreendedorismo, caracterizando-o como a materialização, a concretude do discurso neoliberal. Foi realizada a análise de reportagens que falam sobre empreendedorismo e infância. Através delas verificou-se que ocorre uma forte ênfase sobre uma infância empreendedora, uma defesa que na maioria das vezes ocorre sem o acompanhamento de um exame de suas implicações. Concluiu-se que o neoliberalismo produz o fenômeno do empreendedorismo infantil como a única alternativa viável, e que busca construir nos indivíduos um comportamento específico.Item Monogatari virtual: cultura otaku, narrativas e discursos online(2019) Lopes, Lucas Rodrigo Belo; Assis, Rodrigo Vieira de; Oliveira, Daniel Figueiredo de; http://lattes.cnpq.br/7616338547377380; http://lattes.cnpq.br/8735573786326770; http://lattes.cnpq.br/6813678713628873Este trabalho teve como objetivo analisar as relações entre as narrativas ficcionais e os discursos dos indivíduos envolvidos com a cultura otakuno ciberespaço brasileiro. Para realizar tal tarefa foi discutido a respeito da cultura otaku, destacando sua origem, o contexto que permitiu seu surgimento, os processos envolvidos com este fenômeno e suas características ao se estabelecer no Brasil. Em sequência foi tratado a respeito das narrativas sua função social e declínio, abordando também as narrativas ficcionais que fazem parte do meio otaku.Por fim relatamos a experiência empírica que se deu através do canal Video Quest na plataforma de vídeos Youtube, concluindo descrevendo a existência de 3 modelos distintos de Interação entre as narrativas ficcionais e os discursos emitidos dentro deste ciberespaço.Item Um espelho na nuvem: Leona Assassina Vingativa e a virada dos novos meios de produção de autoimagem(2019) Soares, Beatriz Rodrigues; Marçal Filho, José Carlos Gomes; http://lattes.cnpq.br/5449086191539864; http://lattes.cnpq.br/7694549668516277A chegada dos celulares e das redes de compartilhamento de vídeo pela internet na primeira década do século XXI caracterizou-se ao longo dos anos subsequentes numa revolução na maneira de se comunicar. As imagens, as imagens em movimento, os vídeos, as novas mídias, fazem agora parte do dia a dia de uma forma que as mídias tradicionais nunca conseguiram, e a possibilidade de criar uma autoimagem proporcionada por esses novos meios constitui-se num ponto de virada ao acesso a auto representação num mundo cada vez mais regido pelas imagens. Este trabalho investiga esse processo através da figura de Leona Assassina Vingativa, web celebridade pioneira no Brasil, cujo discurso em primeira pessoa (como travesti, racializada e periférica) representa uma abertura à autoimagem subalterna somente possibilitada por esse cenário, que contrapõe diretamente com a própria razão de ser dos meios de massa tradicionais, abrindo novos horizontes de existências não hegemônicas na política do visível.
