Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Item A influência do professor criador de conteúdo na formação de jovens produtores de texto: análise de perfil no Instagram(2024-12-07) Silva, Lívia Barbosa da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5210553382677662Este trabalho investiga a influência de um professor criador de conteúdo no Instagram na formação de jovens produtores de texto, com foco na produção dissertativa-argumentativa exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, o corpus da pesquisa é composto por publicações do perfil @professordigital, o qual apresenta estratégias para ajudar os estudantes nas redações do Enem e outros vestibulares. Dessa forma, o objetivo principal é investigar como essas publicações impactam no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos estudantes, considerando os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada é a pesquisa netnográfica, que adapta os fundamentos da etnografia para o ambiente virtual, permitindo a análise de práticas sociais em redes sociais. Sendo assim, o estudo abrange a observação participante e a análise de dados textuais e visuais das publicações do perfil, além das interações entre o professor criador e seus seguidores/estudantes. Tomando como base a Análise Dialógica do Discurso (ADD), proposta por Bakhtin (2016), os dados foram analisados considerando três elementos fundamentais: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Os resultados indicam que, apesar do convite ao uso das estratégias prontas oferecidas pelo @professordigital, essas práticas tendem a limitar a criatividade e a autoria dos estudantes, visto que a abordagem do perfil prioriza fórmulas e estruturas prontas, distanciando-se da perspectiva Dialógica da Linguagem, que valoriza a interação social e a construção de sentido contextual. Esses modelos prontos também vão de encontro às diretrizes da BNCC, que enfatizam a formação de escritores críticos e autônomos. Em conclusão, o estudo aponta para a necessidade de uma reflexão mais aprofundada por parte dos professores criadores de conteúdo sobre o impacto de suas práticas no desenvolvimento dos estudantes. Portanto, recomenda-se que tais práticas digitais incentivem a construção de argumentos próprios e o engajamento dialógico de acordo com as competências avaliadas pelo Enem e os objetivos educacionais contemporâneosItem Mentalidade fixa e mentalidade de crescimento: desafios do aprendizado escolar(2024-12-10) Matias, Débora Tomé da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Este estudo investiga a importância e o impacto da mentalidade do aluno no processo de aprendizagem, analisando como as crenças que os estudantes possuem em relação às suas habilidades — e ao desenvolvimento dessas habilidades — influenciam seu desempenho escolar. Adota-se uma abordagem fundamentada em uma revisão bibliográfica da literatura existente sobre a teoria de Carol Dweck, bem como outros estudos relevantes nas áreas de educação, psicologia e aprendizagem. A análise da literatura indica que alunos com mentalidade de crescimento acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática, o que se reflete em maior motivação e persistência diante dos desafios. Em contrapartida, alunos com mentalidade fixa tendem a não acreditar no desenvolvimento de suas capacidades e, como resultado, demonstram maior propensão à desistência diante de obstáculos. Com base nas evidências levantadas, o estudo conclui que é fundamental que os professores promovam a mentalidade de crescimento em sala de aula, utilizando estratégias pedagógicas que incentivem o esforço, a prática e o aprendizado a partir da experiência do erro. O estudo também sugere a realização de futuras investigações empíricas sobre a aplicação da mentalidade de crescimento em diferentes contextos educacionais, por meio de entrevistas e intervenções práticas em sala de aula.Item O uso de fanfics como estratégia pedagógica no engajamento e desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de alunos: uma revisão integrativa(2024-12-11) Silva, Claudiane Maria da; Silva, Gutemberg Lima da; http://lattes.cnpq.br/5262872045352306Fanfic é um gênero textual especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, que utilizam plataformas digitais para compartilhar e interagir com suas criações. A partir desse contexto, este artigo destaca a relevância de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento em várias habilidades ligadas à leitura e a escrita, enriquecendo a experiência literária e ampliando o conceito de literatura tradicional. Este artigo apresenta a partir de uma coleta de dados realizada em periódicos da CAPES e SciELO utilizando os termos "fanfic", "produção de texto", "leitura" e "escrita", foram selecionados apenas artigos científicos, revisados por pares, da área de “Letras, Linguística e Artes”, publicados entre 2019 e 2024, resultando nos quatro artigos de Almeida e Alves, Oliveira, Rocha e Fofano, Ribeiro e Jesus, além de Silva e Almeida que permitiram uma revisão integrativa que verificou o impacto que as fanfics podem trazer ao desenvolvimento da habilidade de escrita criativa em alunos do Ensino Médio como atividade pedagógica em sala de aula, especificamente em contextos relacionados ao ensino de escrita criativa ou literária com uma análise qualitativa de artigos empíricos que apresentaram aspectos positivos sobre o impacto pedagógico das fanfics nas aulas de Língua Portuguesa. A revisão integrativa permitiu compreender que o trabalho com fanfics é bastante competente no que se propõe, sendo assim relevante para a sala de aula, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do processo criativo, da leitura, da escrita criativa, principalmente a escrita colaborativa.Item A prática do letramento pelo professor alfabetizador x educador letrador(2024-12-14) Andrade, Francisco de Assis Ramos de; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/5342560564665834Os termos letramento e alfabetização por diversas vezes podem ser confundidos principalmente por imaginar que letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever, mas por outro lado pode se pensar que a pessoa pode ser letrada e não alfabetizada. Nesse sentido o professor alfabetizador detém-se a leitura e a escrita dos alunos, mas caso o mesmo tenha um nível elevado de multiletramento, passa a ser um mediador em equilíbrio pois não pretende impor seu conhecimento, e sim manter a relação dialógica como os mesmos. Sem esquecer do direito que o aluno tem de aprender a língua culta padrão, conforme determina os documentos oficiais, mas que não é plural, cabendo ao professor ou o educador realizar a inclusão de práticas de ensino afeiçoadas ao contexto em que a comunidade escolar está localizada.Item A organização de conteúdos no planejamento de aulas de português como língua não materna(2024-12-14) Nascimento, Fabiano José de França; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/1906986473304260Este estudo explora a organização curricular para o ensino de Português como Língua não materna (PLNM), voltado especialmente para profissionais do ensino interessados em atuar de modo autônomo. Com base em materiais de referência e análise de dados, propôs-se um currículo alinhado ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), estruturado por níveis de proficiência. Os resultados destacaram a importância de progressão temática e adaptação aos contextos dos alunos, evidenciando desafios específicos do ensino autônomo. A discussão abordou a necessidade de conciliar normas globais com a diversidade linguística brasileira e o preparo para exames como o Celpe-Bras. Elementos como a capacidade de adaptação e flexibilidade por parte do professor, ou criador do plano curricular se destacam como algumas das partes mais relevantes entre os achados deste artigo.Item A integração das TDIC no ensino de língua portuguesa para o ensino médio : uma análise à luz da BNCC(2024-12-17) Silva, Adriana Davina da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/7542205571620316Este estudo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental. Utilizou-se a BNCC como fonte para examinar a frequência e os contextos dos termos-chave: mídias, tecnologia, TDIC, cultura digital e ferramentas digitais aparecem no documento. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa, ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Moran (2018), Anjos e Silva (2018), Vidal e Miguel (2020) e Varão (2022). Os resultados da análise revelaram que, apesar da presença limitada dos termos-chave na BNCC, eles trazem a intenção de integrar as TDIC no processo educacional. Concluiu-se que a integração dessas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa é essencial para preparar os alunos para a era digital e os professores devem buscar se apropriar dessas ferramentas de forma estratégica, adotando práticas pedagógicas que incentivem a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Por fim, pode se afirmar que a BNCC orienta de forma precisa o uso das tecnologias em sala de aula, pois quando utilizadas de forma adequada, elas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e engajante, capaz de preparar os alunos para atuar como protagonistas no mundo cada vez mais tecnológico.Item Literatura, resistência e memória: a história contada pelo não-literário no conto Garopaba Monamour, de Caio Fernando de Abreu(2024-12-17) Menezes, Maria Isabela Berenguer de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6486204392731681O presente artigo pretende explorar as nuances estabelecidas entre a literatura dissidente e a produção de sentido da representação dela para as camadas sociais marginalizadas, sobretudo, ao que diz respeito às questões de gênero. Nesse sentido, propomos a aplicação de um projeto de educação literária para educandos(as) do curso Transeducação, preparatório para a prova do supletivo do Estado de Pernambuco, o qual teve como público prioritário pessoas trans e travestis. Para isso, selecionamos o conto Garopaba, MonAmour, presente no livro Pedras de Calcutá (1977), do escritor Caio Fernando Abreu (1948 – 1996). A escolha pelo objeto de estudo se dá pela abordagem da resistência, da violência e da memória sociocultural no período da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, objetivamos com esse projeto proporcionar um ambiente seguro e instigante para a apreensão do conhecimento em torno da população LGBTQIAP+, com foco nas pessoas trans. Pois, há aqui um viés de restituição dos desníveis de acesso à educação, provocados pela exclusão sistemática de quem foge das binaridades impostas pelas estruturais sociais, ou seja, os corpos “anormais”, não vistos como indivíduos ativos para a harmonia social, assujeitados. Haja vista que lhes foi negado o direito de acesso às informações privilegiadas, já que o aprofundamento em alguns conhecimentos é marcador de categorias sociais dominantes.Item Literatura de temática lgbtqiapn+ enquanto instrumento formativo e sua contribuição no contexto escolar para promoção e reconhecimento das diferenças(2024-12-20) Silva, Carlos Eduardo da; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146A literatura carrega em sua essência o poder de questionar estruturas sociais em diferentes momentos da humanidade; além disso, é por meio dela que se torna possível pensar outras realidades sociais e, com isso, colocar em questão paradigmas históricos. Nesse sentido, dada a relevância do texto literário, sua importância durante o percurso formativo escolar está justamente pela sua potencialidade em contribuir na consolidação de sujeitos críticos acerca da realidade que vivem, possibilitando, desse modo, debates coletivos a fim de construir uma escola democrática. Nesta linha de pensamento, a literatura de temática LGBTQIAPN+1 tornase um instrumento fundamental para formar cidadãos reflexivos, uma vez que a sua presença no espaço escolar leva ao debate acerca do outro e sua forma de ser, na medida em que as diferenças se colocam como objeto formativo. Dessa forma, o presente trabalho, de modo geral, tem por objetivo abordar a literatura de temática LGBTQIAPN+ enquanto instrumento formativo para a promoção e reconhecimento das diferenças na sala de aula a fim de destacar as contribuições desta literatura para a construção de uma escola democrática. Nesta ótica, identificar as contribuições desta literatura para a formação de um leitor crítico; analisar e compreender de que forma ela auxilia no reconhecimento e promoção das diferenças no espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter teórico-bibliográfico e de abordagem qualitativa, buscando as principais contribuições de autores para discorrer acerca do tema em tela. Diante do exposto, constatou-se que esta literatura não apenas traz para o chão da sala de aula o debate acerca das diferenças, mas também possibilita o reconhecimento delas, uma vez que passam a ser o centro do debate coletivo, bem como as suas vozes. Além disso, proporciona que sujeitos que compõem a comunidade LGBTQIAPN+ e estão na escola se vejam partícipes dos processos pedagógicos e formativos. Portanto, é mister o trabalho com a literatura de temática LGBTQIAPN+ devido à sua composição literária e social que somadas atribuem ao texto literário um caráter formativo.Item Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades pedagógicas. Mapeamento sistemático de literatura(2024-12-20) Estevam Sobrinho, Jucilene; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1593451484692816O presente artigo é resultado de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que analisou trabalhos científicos produzidos em Língua Portuguesa, referente ao tema: gêneros textuais, os desafios e as possibilidades para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um roteiro de busca com critérios de inclusão e exclusão, por meio de um mapeamento bibliográfico em dois repositórios científicos digitais específicos: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). O artigo buscou compreender quais são as perspectivas teórico-metodológicas que os autores têm sobre gêneros textuais e como eles – “os gêneros” - podem contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, foi intuito deste artigo, realizar toda uma pesquisa investigativa por meio do MSL sobre o gêneros textuais, que são ricos objetos de ensino, bem como proporcionar um estudo reflexivo que auxilie os professores a estudarem e aperfeiçoarem sua ação docente para um ensino de Língua Materna que amplie e aperfeiçoe a competência comunicativa dos estudantes.Item Políticas linguísticas para internacionalização: uma discussão à luz da linguística aplicada crítica(2024-12-21) Souza, John Ronald Pereira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/5888073346901336As instituições de ensino superior brasileiras, com o intuito de atender às demandas da internacionalização, têm adotado medidas cada vez mais robustas em direção a uma educação internacional e intercultural. Em vista disso, considerando o papel que as políticas linguísticas desempenham nesse processo, apresentamos algumas considerações sobre as perspectivas teóricas da internacionalização do ensino superior e promovemos um diálogo com conceitos importantes em torno de políticas linguísticas, com o objetivo de problematizar o conteúdo das políticas linguísticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando identificar os conceitos presentes nos documentos e possíveis nuances (de)coloniais. Este estudo é exploratório, orientado pela abordagem qualitativa-interpretativista e apoiado na Linguística Aplicada Crítica (LAC). Como resultado, verificamos que as políticas linguísticas para a internacionalização da educação (PLI), no contexto da UFPE e da UFRPE, se aproximam no que diz respeito ao conteúdo e ideologia, mas se distanciam no que se refere ao nível de detalhamento das ações a serem tomadas. Os documentos refletem a natureza das universidades e seu contexto de forma consistente com as necessidades, prioridades locais e com as circunstâncias atuais.Item Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural(2024-12-21) Silva, Ilanna Myrella Matias de Lima e; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/8603054166236930Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de contos no ensino da língua espanhola, com foco na aquisição linguística e no desenvolvimento de uma consciência crítica cultural nos alunos. Para isso, são utilizados como referencial teórico os princípios de Krashen (1985) sobre a aquisição de línguas e as ideias de Vygotsky (1986) sobre a mediação social no aprendizado, para compreender o papel do professor como mediador entre o conteúdo e o aluno e ressaltar a importância da exposição do estudante a um ambiente com recursos diversos para estimular a aquisição do conhecimento. O estudo destaca que o contexto social e cultural do aluno, sua motivação pessoal e as estratégias pedagógicas influenciam diretamente na internalização da língua e na construção da consciência intercultural. A análise de atividades que utilizam as obras “Una carta a Dios”, de Gregorio López y Fuentes, e “El árbol de oro”, de Ana María Matute, busca compreender como o contato com contos contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, além de estimular uma reflexão crítica sobre temas universais como fé, esperança e valores humanos.Item Literatura de cordel e gamificação: estratégias pedagógicas para a leitura literária em sala de aula(2024-12-21) Silva, Maria Aparecida Moura da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7227696801201162O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático a partir das estratégias da gamificação para a leitura literária de cordel articulada a oralidade e a escrita, voltada para o sexto ano do ensino fundamental. É proposto uma oficina literária articulada ao cordel “As proezas de João Grilo” escrito por João Ferreira de Lima (2006), articulado com o currículo de Pernambuco, a partir das habilidades de leitura, interpretação, análise e produção textual. Como aporte teórico utilizamos: Cosson (2009), Candido (2011), Freire Junior (2022), D’Olivo (2018), Busarello (2016) e Leffa (2020). Em termos metodológicos recorremos à pesquisa de natureza bibliográfica que pretende apresentar uma proposta de intervenção viável para o desenvolvimento de atividade didático/pedagógico. A oficina proposta visa estimular a leitura crítica, de forma gamificada, porém ressaltamos que assim como todo planejamento a oficina pode ser modificada ou adaptada de acordo com o contexto escolar em que será aplicada, podendo também ser usada em outras disciplinas. Espera-se que ao aplicar as atividades os alunos tenham acesso ao gênero cordel e desenvolvam interesse pela leitura literária.Item Desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-12-23) Silva, Cristiana Eduardo da; Araújo, Ana Cristina de; http://lattes.cnpq.br/9622047401596304; http://lattes.cnpq.br/1480271977321521Este estudo aborda o tema da formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os desafios enfrentados no percurso desse processo educacional. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os principais desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo Gil (2002) e tem como aporte teórico os estudos de Solé (1998); Kleiman (2024); Brandão (2006); Freire (2021); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (2001), Base Nacional Comum Curricular (2018) entre outros. Os resultados demonstram a necessidade do aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do ensino da leitura e compreensão textual e apontam que a formação de leitores deve ser uma prioridade nas instituições de ensino, o que requer um compromisso de todos os profissionais. As sugestões apresentadas pretendem contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que permitam formar bons leitores, preparando-os para ler a palavra, o mundo e intervir nas relações sociais das quais fazem parte.Item Educação popular e linguagem: a promoção dos direitos humanos sob a ótica da assertividade(2025-01-02) Espírito Santo, Ítalo Amorim do; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/6510709702998786Desde a origem dos Direitos Humanos e sua ascensão mundial, vê-se constantemente a violação, a falta de prática e negação dos mesmos enquanto necessidade humana. Conflitos sociais podem ser evitados desde que seus envolvidos tenham um comportamento assertivo, ou seja, tenham a habilidade de fazer afirmação dos próprios direitos e anunciar pensamentos, emoções e fés de maneira direta, aberta, alinhada e ajustada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Este trabalho acadêmico irá discutir de maneira clara e objetiva questões relacionadas à educação popular, práticas discursivas sociais e o desenvolvimento de um comportamento assertivo frente à promoção dos direitos humanos. Visto que a linguagem é o sistema primordial de comunicação e que apenas uma minoria domina sua forma culta, pelas mais diversas razões, tem-se a necessidade de um modelo de formação educacional voltada para a assertividade. A pesquisa irá teorizar, exemplificar e sugerir a assertividade como ferramenta de apoio à promoção dos direitos humanos.Item A poesia na formação do leitor literário em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental(2025-01-02) Gomes, Flávia Bezerra; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9360168046421448A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática que possibilite um ensino-aprendizagem mais significativo da leitura de poemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traçou-se discussões sobre a importância da literatura, especialmente da poesia, na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa se fundamenta na ideia de que a leitura deve ser uma prática social e interativa, em que o aluno não apenas decodifica palavras, mas também constrói significados a partir de suas experiências e do diálogo com o texto. Na metodologia destacamos a importância de Rildo Cosson, que contribui significativamente para a discussão sobre a formação do leitor literário, enfatizando que ser leitor de literatura na escola vai além de simplesmente fruir um texto, requerendo um contato mais pessoal e emocional com a obra. Conclui-se que, a poesia, quando utilizada de forma planejada, pode enriquecer o desenvolvimento literário das crianças, estimulando sua imaginação e sensibilidade, e contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos. É essencial para cultivar o gosto pela literatura desde os primeiros anos de escolaridade a implementação de atividades sistematizadas que valorize a experiência estética e emocional na leitura de poesias.Item Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs(2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.Item Tecnologias digitais no ensino de gramática: uma alternativa para a formação de escritores competentes na redação do ENEM(2025-01-12) Santos, Cláudia Andréa dos; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/1820936739613781Este estudo investiga como o ensino de gramática pode ser aprimorado por meio de tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes, para atender aos critérios da redação do ENEM, já que ela se tornou um imperativo para a aprovação no exame. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica para analisar, tanto o potencial das ferramentas digitais no ensino da Língua Portuguesa, quanto as percepções de professores e estudantes sobre sua eficácia. Os resultados evidenciaram que ferramentas como plataformas colaborativas, recursos gamificados e softwares de correção automatizada diversificam os métodos de ensino, promovem maior engajamento e contribuem para o aprimoramento da escrita formal. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação docente ressaltam a importância de uma implementação planejada e equilibrada dessas tecnologias. Assim, conclui-se que as tecnologias digitais, quando bem implementadas (equilíbrio entre práticas tradicionais e contemporâneas), não apenas potencializam a aprendizagem, mas também preparam cidadãos críticos e ativos, capazes de utilizar a linguagem como instrumento de transformação social.Item Relações de poder na propaganda e suas potencialidades didáticas para o ensino de língua portuguesa(2025-01-23) Ferreira, Allan Batista; Cavalcanti , Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/9770338173701369Este artigo, tendo como foco de pesquisa o texto publicitário e a manifestação de poder, investiga as relações de poder manifestadas em discursos presentes em duas propagandas de produtos para cabelos femininos crespos e/ou cacheados e suas potencialidades para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa. Para tal, fizemos uso de estudos em Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Magalhães (2003), Vieira e Macedo (2018), Bezerra e Gomes (2019) e Silva (2020). Os resultados demonstram que as relações de poder presentes nas propagandas somadas a outros elementos (con)textuais como as influências sociais de cada contexto de produção e a carga semiótica presentes nos textos são elementos potenciais para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa.Item O eixo oralidade no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(2025-01-24) Melo, Maria de Lourdes Félix Correia de; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597; http://lattes.cnpq.br/3178663388404436Este estudo tem como objetivo geral investigar o tratamento dado ao eixo oralidade no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o espaço dado ao eixo oralidade no livro didático Multiversos: Língua Portuguesa – Ensino Médio; (II) identificar o tratamento dado aos gêneros orais nesse livro didático. Para realização deste estudo, recorremos à pesquisa documental, tendo como procedimentos metodológicos: a revisão de literatura, a análise documental e a descrição das informações. Os resultados apontam que o livro didático analisado carece de atividades que instiguem a reflexão do alunado em relação às especificidades e particularidades da modalidade oral da linguagem, como: aspectos prosódicos, entonação, turnos de fala, tópicos discursivos, marcadores conversacionais, entre outros. Além disso, tal livro didático apresenta poucos exemplares de gêneros orais. Ou seja, uma pequena quantidade de gêneros orais é contemplada nesse manual.Item Gênero e sexualidade nos quadrinhos de O essencial de perigosas sapatas (2021)(2025-03-19) Brito, Júlia Julieta Silva de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/0066509438186646As histórias em quadrinhos, que ganharam destaque no início do século XX, atingiram seu apogeu por volta de 1940, período conhecido como a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos. O reconhecimento dos quadrinhos underground ocorreu com a publicação da revista Zap Comix, criada por Robert Crumb. O percurso histórico das HQs, portanto, esteve marcado por processos de marginalização, nos quais surgiram os primeiros coletivos feministas nas HQs, como It Ain’t Me Babe (1970) e Wimmen’s Comix (1972-1992). As narrativas gráficas conquistaram relevância acadêmica e literária com obras como Maus (Spiegelman, 1980), Persepolis (Satrapi, 2000) e Fun Home (Bechdel, 2006), que exploram temas fracturantes, relatos autobiográficos e processos de amadurecimento. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto de análise a HQ O essencial de perigosas sapatas (Bechdel, 2021), com foco na representação das personagens lésbicas Mo e Lois. A fundamentação teórica abrange os conceitos de narrativa gráfica (Eisner, 2005), arte sequencial (Eisner, 1989) e o percurso histórico das HQs (García, 2012). Quanto ao estudo temático, é centrado no continuum lésbico e existência lésbica (Rich, 2010) e quadrinhos lésbicos (Bauer, 2015), para uma melhor assimilação a respeito das figuras lésbicas retratadas na HQ. Através da leitura interpretativa, compreendemos a trajetória de evolução das personagens Mo e Lois e destacamos suas singularidades enquanto indivíduos e mulheres lésbicas, em que alguns estereótipos se confirmam e outros são rompidos. A linguagem quadrinística de Alison Bechdel articula enquadramentos, planos específicos e anatomia expressiva que contribuem para a construção da narrativa e para a expressividade de suas obras. A combinação de enquadramentos estratégicos, variação nos balões de fala, uso do preto e branco e referências culturais refletem um contexto de produção específico, além de evidenciar a evolução artística da cartunista ao longo dos anos. Para tanto, as discussões realizadas neste trabalho podem contribuir para ampliar o debate sobre quadrinhos, gênero e sexualidade, além de subverter estereótipos mediante uma imagem preconcebida acerca das mulheres lésbicas.
