Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente (UAEADTec)
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Item Mentalidade fixa e mentalidade de crescimento: desafios do aprendizado escolar(2024-12-10) Matias, Débora Tomé da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Este estudo investiga a importância e o impacto da mentalidade do aluno no processo de aprendizagem, analisando como as crenças que os estudantes possuem em relação às suas habilidades — e ao desenvolvimento dessas habilidades — influenciam seu desempenho escolar. Adota-se uma abordagem fundamentada em uma revisão bibliográfica da literatura existente sobre a teoria de Carol Dweck, bem como outros estudos relevantes nas áreas de educação, psicologia e aprendizagem. A análise da literatura indica que alunos com mentalidade de crescimento acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática, o que se reflete em maior motivação e persistência diante dos desafios. Em contrapartida, alunos com mentalidade fixa tendem a não acreditar no desenvolvimento de suas capacidades e, como resultado, demonstram maior propensão à desistência diante de obstáculos. Com base nas evidências levantadas, o estudo conclui que é fundamental que os professores promovam a mentalidade de crescimento em sala de aula, utilizando estratégias pedagógicas que incentivem o esforço, a prática e o aprendizado a partir da experiência do erro. O estudo também sugere a realização de futuras investigações empíricas sobre a aplicação da mentalidade de crescimento em diferentes contextos educacionais, por meio de entrevistas e intervenções práticas em sala de aula.Item O uso de fanfics como estratégia pedagógica no engajamento e desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de alunos: uma revisão integrativa(2024-12-11) Silva, Claudiane Maria da; Silva, Gutemberg Lima da; http://lattes.cnpq.br/5262872045352306Fanfic é um gênero textual especialmente popular entre adolescentes e jovens adultos, que utilizam plataformas digitais para compartilhar e interagir com suas criações. A partir desse contexto, este artigo destaca a relevância de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento em várias habilidades ligadas à leitura e a escrita, enriquecendo a experiência literária e ampliando o conceito de literatura tradicional. Este artigo apresenta a partir de uma coleta de dados realizada em periódicos da CAPES e SciELO utilizando os termos "fanfic", "produção de texto", "leitura" e "escrita", foram selecionados apenas artigos científicos, revisados por pares, da área de “Letras, Linguística e Artes”, publicados entre 2019 e 2024, resultando nos quatro artigos de Almeida e Alves, Oliveira, Rocha e Fofano, Ribeiro e Jesus, além de Silva e Almeida que permitiram uma revisão integrativa que verificou o impacto que as fanfics podem trazer ao desenvolvimento da habilidade de escrita criativa em alunos do Ensino Médio como atividade pedagógica em sala de aula, especificamente em contextos relacionados ao ensino de escrita criativa ou literária com uma análise qualitativa de artigos empíricos que apresentaram aspectos positivos sobre o impacto pedagógico das fanfics nas aulas de Língua Portuguesa. A revisão integrativa permitiu compreender que o trabalho com fanfics é bastante competente no que se propõe, sendo assim relevante para a sala de aula, para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, do processo criativo, da leitura, da escrita criativa, principalmente a escrita colaborativa.Item A prática do letramento pelo professor alfabetizador x educador letrador(2024-12-14) Andrade, Francisco de Assis Ramos de; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/5342560564665834Os termos letramento e alfabetização por diversas vezes podem ser confundidos principalmente por imaginar que letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever, mas por outro lado pode se pensar que a pessoa pode ser letrada e não alfabetizada. Nesse sentido o professor alfabetizador detém-se a leitura e a escrita dos alunos, mas caso o mesmo tenha um nível elevado de multiletramento, passa a ser um mediador em equilíbrio pois não pretende impor seu conhecimento, e sim manter a relação dialógica como os mesmos. Sem esquecer do direito que o aluno tem de aprender a língua culta padrão, conforme determina os documentos oficiais, mas que não é plural, cabendo ao professor ou o educador realizar a inclusão de práticas de ensino afeiçoadas ao contexto em que a comunidade escolar está localizada.Item A organização de conteúdos no planejamento de aulas de português como língua não materna(2024-12-14) Nascimento, Fabiano José de França; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/1906986473304260Este estudo explora a organização curricular para o ensino de Português como Língua não materna (PLNM), voltado especialmente para profissionais do ensino interessados em atuar de modo autônomo. Com base em materiais de referência e análise de dados, propôs-se um currículo alinhado ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), estruturado por níveis de proficiência. Os resultados destacaram a importância de progressão temática e adaptação aos contextos dos alunos, evidenciando desafios específicos do ensino autônomo. A discussão abordou a necessidade de conciliar normas globais com a diversidade linguística brasileira e o preparo para exames como o Celpe-Bras. Elementos como a capacidade de adaptação e flexibilidade por parte do professor, ou criador do plano curricular se destacam como algumas das partes mais relevantes entre os achados deste artigo.Item A integração das TDIC no ensino de língua portuguesa para o ensino médio : uma análise à luz da BNCC(2024-12-17) Silva, Adriana Davina da; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/7542205571620316Este estudo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental. Utilizou-se a BNCC como fonte para examinar a frequência e os contextos dos termos-chave: mídias, tecnologia, TDIC, cultura digital e ferramentas digitais aparecem no documento. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa, ancoram-se nos estudos sobre tecnologia e educação de Moran (2018), Anjos e Silva (2018), Vidal e Miguel (2020) e Varão (2022). Os resultados da análise revelaram que, apesar da presença limitada dos termos-chave na BNCC, eles trazem a intenção de integrar as TDIC no processo educacional. Concluiu-se que a integração dessas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa é essencial para preparar os alunos para a era digital e os professores devem buscar se apropriar dessas ferramentas de forma estratégica, adotando práticas pedagógicas que incentivem a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes. Por fim, pode se afirmar que a BNCC orienta de forma precisa o uso das tecnologias em sala de aula, pois quando utilizadas de forma adequada, elas proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e engajante, capaz de preparar os alunos para atuar como protagonistas no mundo cada vez mais tecnológico.Item Literatura de temática lgbtqiapn+ enquanto instrumento formativo e sua contribuição no contexto escolar para promoção e reconhecimento das diferenças(2024-12-20) Silva, Carlos Eduardo da; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146A literatura carrega em sua essência o poder de questionar estruturas sociais em diferentes momentos da humanidade; além disso, é por meio dela que se torna possível pensar outras realidades sociais e, com isso, colocar em questão paradigmas históricos. Nesse sentido, dada a relevância do texto literário, sua importância durante o percurso formativo escolar está justamente pela sua potencialidade em contribuir na consolidação de sujeitos críticos acerca da realidade que vivem, possibilitando, desse modo, debates coletivos a fim de construir uma escola democrática. Nesta linha de pensamento, a literatura de temática LGBTQIAPN+1 tornase um instrumento fundamental para formar cidadãos reflexivos, uma vez que a sua presença no espaço escolar leva ao debate acerca do outro e sua forma de ser, na medida em que as diferenças se colocam como objeto formativo. Dessa forma, o presente trabalho, de modo geral, tem por objetivo abordar a literatura de temática LGBTQIAPN+ enquanto instrumento formativo para a promoção e reconhecimento das diferenças na sala de aula a fim de destacar as contribuições desta literatura para a construção de uma escola democrática. Nesta ótica, identificar as contribuições desta literatura para a formação de um leitor crítico; analisar e compreender de que forma ela auxilia no reconhecimento e promoção das diferenças no espaço escolar. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter teórico-bibliográfico e de abordagem qualitativa, buscando as principais contribuições de autores para discorrer acerca do tema em tela. Diante do exposto, constatou-se que esta literatura não apenas traz para o chão da sala de aula o debate acerca das diferenças, mas também possibilita o reconhecimento delas, uma vez que passam a ser o centro do debate coletivo, bem como as suas vozes. Além disso, proporciona que sujeitos que compõem a comunidade LGBTQIAPN+ e estão na escola se vejam partícipes dos processos pedagógicos e formativos. Portanto, é mister o trabalho com a literatura de temática LGBTQIAPN+ devido à sua composição literária e social que somadas atribuem ao texto literário um caráter formativo.Item Os contos no processo de aquisição da língua espanhola: estrutura linguística e cultural(2024-12-21) Silva, Ilanna Myrella Matias de Lima e; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/8603054166236930Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de contos no ensino da língua espanhola, com foco na aquisição linguística e no desenvolvimento de uma consciência crítica cultural nos alunos. Para isso, são utilizados como referencial teórico os princípios de Krashen (1985) sobre a aquisição de línguas e as ideias de Vygotsky (1986) sobre a mediação social no aprendizado, para compreender o papel do professor como mediador entre o conteúdo e o aluno e ressaltar a importância da exposição do estudante a um ambiente com recursos diversos para estimular a aquisição do conhecimento. O estudo destaca que o contexto social e cultural do aluno, sua motivação pessoal e as estratégias pedagógicas influenciam diretamente na internalização da língua e na construção da consciência intercultural. A análise de atividades que utilizam as obras “Una carta a Dios”, de Gregorio López y Fuentes, e “El árbol de oro”, de Ana María Matute, busca compreender como o contato com contos contribui para o desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos, além de estimular uma reflexão crítica sobre temas universais como fé, esperança e valores humanos.Item Políticas linguísticas para internacionalização: uma discussão à luz da linguística aplicada crítica(2024-12-21) Souza, John Ronald Pereira; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/5888073346901336As instituições de ensino superior brasileiras, com o intuito de atender às demandas da internacionalização, têm adotado medidas cada vez mais robustas em direção a uma educação internacional e intercultural. Em vista disso, considerando o papel que as políticas linguísticas desempenham nesse processo, apresentamos algumas considerações sobre as perspectivas teóricas da internacionalização do ensino superior e promovemos um diálogo com conceitos importantes em torno de políticas linguísticas, com o objetivo de problematizar o conteúdo das políticas linguísticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando identificar os conceitos presentes nos documentos e possíveis nuances (de)coloniais. Este estudo é exploratório, orientado pela abordagem qualitativa-interpretativista e apoiado na Linguística Aplicada Crítica (LAC). Como resultado, verificamos que as políticas linguísticas para a internacionalização da educação (PLI), no contexto da UFPE e da UFRPE, se aproximam no que diz respeito ao conteúdo e ideologia, mas se distanciam no que se refere ao nível de detalhamento das ações a serem tomadas. Os documentos refletem a natureza das universidades e seu contexto de forma consistente com as necessidades, prioridades locais e com as circunstâncias atuais.Item Desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-12-23) Silva, Cristiana Eduardo da; Araújo, Ana Cristina de; http://lattes.cnpq.br/9622047401596304; http://lattes.cnpq.br/1480271977321521Este estudo aborda o tema da formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os desafios enfrentados no percurso desse processo educacional. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os principais desafios e possibilidades para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, sua perspectiva metodológica está ancorada na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo Gil (2002) e tem como aporte teórico os estudos de Solé (1998); Kleiman (2024); Brandão (2006); Freire (2021); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (2001), Base Nacional Comum Curricular (2018) entre outros. Os resultados demonstram a necessidade do aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do ensino da leitura e compreensão textual e apontam que a formação de leitores deve ser uma prioridade nas instituições de ensino, o que requer um compromisso de todos os profissionais. As sugestões apresentadas pretendem contribuir para a elaboração de propostas pedagógicas que permitam formar bons leitores, preparando-os para ler a palavra, o mundo e intervir nas relações sociais das quais fazem parte.Item Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs(2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.Item Educação popular e linguagem: a promoção dos direitos humanos sob a ótica da assertividade(2025-01-02) Espírito Santo, Ítalo Amorim do; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/6510709702998786Desde a origem dos Direitos Humanos e sua ascensão mundial, vê-se constantemente a violação, a falta de prática e negação dos mesmos enquanto necessidade humana. Conflitos sociais podem ser evitados desde que seus envolvidos tenham um comportamento assertivo, ou seja, tenham a habilidade de fazer afirmação dos próprios direitos e anunciar pensamentos, emoções e fés de maneira direta, aberta, alinhada e ajustada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Este trabalho acadêmico irá discutir de maneira clara e objetiva questões relacionadas à educação popular, práticas discursivas sociais e o desenvolvimento de um comportamento assertivo frente à promoção dos direitos humanos. Visto que a linguagem é o sistema primordial de comunicação e que apenas uma minoria domina sua forma culta, pelas mais diversas razões, tem-se a necessidade de um modelo de formação educacional voltada para a assertividade. A pesquisa irá teorizar, exemplificar e sugerir a assertividade como ferramenta de apoio à promoção dos direitos humanos.Item A poesia na formação do leitor literário em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental(2025-01-02) Gomes, Flávia Bezerra; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9360168046421448A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática que possibilite um ensino-aprendizagem mais significativo da leitura de poemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traçou-se discussões sobre a importância da literatura, especialmente da poesia, na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa se fundamenta na ideia de que a leitura deve ser uma prática social e interativa, em que o aluno não apenas decodifica palavras, mas também constrói significados a partir de suas experiências e do diálogo com o texto. Na metodologia destacamos a importância de Rildo Cosson, que contribui significativamente para a discussão sobre a formação do leitor literário, enfatizando que ser leitor de literatura na escola vai além de simplesmente fruir um texto, requerendo um contato mais pessoal e emocional com a obra. Conclui-se que, a poesia, quando utilizada de forma planejada, pode enriquecer o desenvolvimento literário das crianças, estimulando sua imaginação e sensibilidade, e contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos. É essencial para cultivar o gosto pela literatura desde os primeiros anos de escolaridade a implementação de atividades sistematizadas que valorize a experiência estética e emocional na leitura de poesias.Item Tecnologias digitais no ensino de gramática: uma alternativa para a formação de escritores competentes na redação do ENEM(2025-01-12) Santos, Cláudia Andréa dos; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/1820936739613781Este estudo investiga como o ensino de gramática pode ser aprimorado por meio de tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes, para atender aos critérios da redação do ENEM, já que ela se tornou um imperativo para a aprovação no exame. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, fundamenta-se em revisão bibliográfica para analisar, tanto o potencial das ferramentas digitais no ensino da Língua Portuguesa, quanto as percepções de professores e estudantes sobre sua eficácia. Os resultados evidenciaram que ferramentas como plataformas colaborativas, recursos gamificados e softwares de correção automatizada diversificam os métodos de ensino, promovem maior engajamento e contribuem para o aprimoramento da escrita formal. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de capacitação docente ressaltam a importância de uma implementação planejada e equilibrada dessas tecnologias. Assim, conclui-se que as tecnologias digitais, quando bem implementadas (equilíbrio entre práticas tradicionais e contemporâneas), não apenas potencializam a aprendizagem, mas também preparam cidadãos críticos e ativos, capazes de utilizar a linguagem como instrumento de transformação social.Item Relações de poder na propaganda e suas potencialidades didáticas para o ensino de língua portuguesa(2025-01-23) Ferreira, Allan Batista; Cavalcanti , Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/9770338173701369Este artigo, tendo como foco de pesquisa o texto publicitário e a manifestação de poder, investiga as relações de poder manifestadas em discursos presentes em duas propagandas de produtos para cabelos femininos crespos e/ou cacheados e suas potencialidades para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa. Para tal, fizemos uso de estudos em Análise de Discurso Crítica (ADC), a partir de Magalhães (2003), Vieira e Macedo (2018), Bezerra e Gomes (2019) e Silva (2020). Os resultados demonstram que as relações de poder presentes nas propagandas somadas a outros elementos (con)textuais como as influências sociais de cada contexto de produção e a carga semiótica presentes nos textos são elementos potenciais para o desenvolvimento da leitura crítica em aulas de língua portuguesa.Item Avaliação da aprendizagem em linguagens e suas tecnologias: análise do manual do professor de inglês do 6º ano na obra formando cidadãos(2025-03-27) Oliveira, Carlos Fernando Ferreira de; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7426301142330622O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o Manual do Professor da obra Formando Cidadãos da Editora Construir (edição 2024-2025-2026) de Língua Inglesa para o 6° ano, analisando suas práticas de avaliação à luz das diretrizes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. Desta forma, discutiremos seus fundamentos teóricos, observando e analisando se a obra didática selecionada está alinhada com as diretrizes vigentes da BNCC (2018) para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma análise da estrutura, da qualidade, da didática, da abordagem pedagógica e se está adequada à BNCC. Essa pesquisa foi fundamentada nas ideias de CURY (2008); Bordoni (2000); Bloom (1993), LIBÂNEO, (1994), JORBA, J SANMARTÍ (2003) e outros. A avaliação está relacionada a vários elementos do contexto escolar, como currículo, planejamento, professores e alunos. É resultado de uma ação contínua que ocorre através do desenvolvimento do próprio aluno, contando com a participação do professor como mediador e regularizador do seu papel para o avanço progressivo dos objetivos do aluno. Esse método é chamado de “ação avaliativa, como a mediação” feito pelo professor no processo educativo.Item A influência do internetês na escrita dos alunos dos anos finais do ensino fundamental(2025-03-29) Andrade, Darília Cecília Belarmino Rodrigues; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146; http://lattes.cnpq.br/9031253363610901A internet criou no mundo uma nova era, na qual a comunicação rápida e descomplicada passou a fazer parte das atividades de escrita, levando os indivíduos em geral e estudantes em particular a utilizar a linguagem digital em situações formais, como no momento de grafar palavras e produzir textos. Isso tende a acontecer porque muitas pessoas não têm consciência ou competência para adaptar seus enunciados aos diferentes registros de fala e escrita, pois os alunos ainda não possuem consciência sobre o uso da língua em termos normativos. O presente artigo tem como objetivo geral analisar a influência do chamado internetês na produção escrita de discentes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O estudo foi feito através da revisão da literatura sobre o tema e usa para análise e discussão dados compilados por meio de diário reflexivo e de anotações a partir da produção escrita de estudantes. A presença dessa linguagem utilizada nas trocas comunicacionais no mundo virtual parece que interfere na clareza e na coesão de redações que deveriam ser produzidas segundo a norma culta do português brasileiro, o que pode evidenciar a dificuldade dos alunos em transitar entre a linguagem formal e informal e/ou sua percepção dos diferentes níveis diastráticos e suas funções sociocomunicativas. Os achados apontam para indícios de que os impactos advindos das inovações tecnológicas atuais contribuem para as modificações na língua, e tais modificações têm impacto direto no repertório discursivo dos educandos. Conclui-se que é fundamental que o sistema escolar promova o acesso de alunos e alunas a diferentes tipos de letramento, tanto o digital quanto o que englobe a norma culta da língua portuguesa, uma vez que esses indivíduos precisam compreender e utilizar a língua em ambos os contextos e que essas formas linguísticas coexistem na sociedadeItem Evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do programa minha casa, minha vida em uma perspectiva diacrônica(2025-04-15) Melo, Geraldo da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143Este artigo investiga a evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) entre 2014 e 2024, analisando como a linguagem publicitária do Programa se adaptou às mudanças socioculturais, políticas e econômicas do Brasil durante esse período. Teoricamente, fundamenta-se em Carvalho (2010) em relação à linguagem publicitária, Carrascoza (2004), Gonzales (2003) em relação ao texto publicitário, e Sousa (2017) sobre o anúncio publicitário. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisa recursos linguísticos e estratégias de persuasão presentes nos anúncios. Desse modo, demonstra que a linguagem publicitária do PMCMV passou por uma transformação significativa ao longo dos anos, buscando conectar-se com as necessidades e expectativas de um público-alvo cada vez mais exigente, que seguiu de forma gradual de uma campanha intermediária para a publicidade mais assertiva com suportes tecnológicos, com foco na qualidade e na construção de uma imagem positiva do Programa. O estudo identifica uma crescente utilização de elementos visuais e dados relevantes para despertar o interesse do público, em conjunto com uma linguagem mais sutil e indireta, buscando persuadir através de imagens e mensagens implícitas. Destarte, a pesquisa contribui para promover uma reflexão sobre o uso de recursos linguísticos e retóricos na construção de anúncios publicitários do PMCMV, a fim de adaptar-se às mudanças de perfil dos consumidores no decorrer dos anos de vigência do Programa.Item Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora(2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.
