TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Item Caracterização eletroquímica das interaçôes da lectina de sementes de Cratylia mollis (Cramoll) com glicose e eritrócitos de coelho em biossensor de MOF de [Cu3(BTC)2.(H2O)3]n(2022-05-31) Carvalho, Maryana Hermínio de; Coelho, Luana Cassandra Breitenbach Barroso; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/2944428818449047; http://lattes.cnpq.br/0134945103585503Os biossensores são pequenos dispositivos conhecidos por sua seletividade, elevada especificidade e sensibilidade com o analito respectivo mesmo em baixas concentrações. Assim, objetivamos avaliar a transferência de carga e o potencial eletroquímico da planta popularmente conhecida como feijão camaratu, forrageira nativa do bioma Caatinga, rico em leguminosas arbustivas, de onde é extraída a lectina Cramoll das sementes de Cratylia mollis Mart., a partir de um biossensor eletroquímico usando o polímero cristalino MOF- [Cu3(BTC)2.(H2O)3]n. para imobilizar e caracterizar as propriedades físicas e químicas da lectina de sementes de C. mollis (Cramoll) e sua interação com carboidratos livres (glicose) e carboidratos na superfície de eritrócitos de coelho. A imobilização da lectina na MOF foi eficaz para construção do sistema eletroquímico mostrando-se sensível a alterações conformacionais, sendo capaz de detectar modificações nos potenciais eletroquímicos da Cramoll promovido em meio tamponado (tampão fosfato de potássio 200 mM, pH 7,0) com diferentes concentrações de glicose, destacando as concentrações de 10 mM (96 - 121 mV), 15 mM (110 - 126 mV) e 20 mM (107 - 142 mV) no tempo de 5 a 30 min. Na voltametria cíclica destacou-se a interação na faixa de potencial de -0,2 a 0,0 V; com a corrente chegando a 0,0003 A e no pico 2 na faixa de potencial de 0,4 a 0,5 V; com a corrente chegando a 0,0007 A. Também foi monitorado a interação do carboidrato presente na superfície do eritrócito de coelho pelo método potenciométrico, detectando mudanças nos potenciais da Cramoll-glicose, mesmo na presença de eritrócitos de coelho. Através do MEV foi possível observar a Cramoll imobilizada na superfície MOF comprovando pelas alterações morfológicas dessa proteína nesse processo a especificidade do ligante (glicose-lectina). Este modelo eletroquímico, biossensor Cramoll/MOF, é eficaz para avaliar lectina/carboidrato livre ou na membrana eritrocitária.Item Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem(2020-11-05) Silva, Suzi Batista da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/2869555050306545Para atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.
