TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Revisão bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17: desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao novo ensino médio no ensino de química(2023-09-20) Barros, Celmalice Vicente Oliveira; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O sistema educacional no Brasil passou por diversas transformações históricas desde a chegada dos colonizadores. A reforma do Ensino Médio, promovida pela Lei nº 13.415 de 2017, buscou enfrentar desafios, tais quais a evasão escolar e baixos resultados em avaliações. Essa reforma trouxe mudanças significativas, como a flexibilização curricular e o aumento da carga horária anual de 800 para 1.400 horas. Os itinerários formativos permitiram que os estudantes escolhessem áreas de interesse, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Entretanto, houve debates intensos sobre a implementação da reforma. Nesta pesquisa, buscamos analisar as concepções de alguns autores sobre a implementação da Lei 13.415/17 e quais os desafios, mudanças, impactos e dificuldades frente ao Novo Ensino Médio no Ensino de Química. Sendo esta monografia de caráter teórico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a implementação da Lei 13.415/17. Os resultados sinalizaram que a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) expressou preocupações, destacando a possível redução de conteúdos específicos, como Química, bem como a falta de estrutura nas escolas públicas para suportar as mudanças. Professores e especialistas também levantaram preocupações quanto à formação dos docentes e à desigualdade entre escolas públicas e privadas. Apesar das intenções de modernização, sua implementação enfrentou desafios, como a necessidade de formações contínuas dos professores e a garantia de igualdade de oportunidades entre estudantes de diferentes contextos. Tais constatações evidenciam que a reforma procurou inovar o Ensino Médio brasileiro, refletindo uma busca por adequação às demandas sociais e do mercado de trabalho, mas também gerou debates acerca de suas implicações na qualidade da educação e nas desigualdades educacionais.Item Analisando como o ensino de química está articulado à educação ambiental sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular – BNCC(2019-07-11) Barbosa Junior, Juscelino Reis; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/7546622170249353Este estudo surge com a homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), caracterizado como documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos deverão desenvolver ao longo do ensino básico. Por este viés o trabalho teve como objetivo analisar as formas de articulação entre o ensino de química, no âmbito das Ciências (EF) e Ciências da Natureza (EM), e Educação Ambiental – EA, que são propostas no documento curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este objetivo surgiu com intuito de responder a duas perguntas problematização que orientaram este trabalho: como a BNCC pode favorecer ou não a possibilidade de que a educação ambiental possa ser desenvolvida a partir do ensino da química? E como o ensino das ciências pode contribuir para a participação do ser humano no ambiente natural? Para que este objetivo pudesse ser alcançado e, as perguntas que nortearam este estudo fossem respondidas, foram feitas leituras e discussão sobre a construção da BNCC, o surgimento da Educação Ambiental e a formação de um sujeito sensível às problemáticas ambientais. Isso serviu de arcabouço para o desenvolvimento do estudo que foi caracterizado como um estudo documental-exploratório. Em seguida, fizemos algumas análises das competências gerais da BNCC, assim como da atual LDB após diversas modificações recentes e da LPNEA que regulamenta a educação ambiental. Dentre alguns pontos, ressaltamos as habilidades propostas para o ensino de ciências, no Ensino Fundamental, desenvolvidas com base nos objetos de conhecimento que envolvem a química e se faz presente de forma concreta e direta, competências para o EF anos finais e para o Ensino Médio, buscando considerar como estas competências se alinham às perspectivas para o EM. E por fim, fica postulado neste trabalho que a Educação Ambiental atrelada ao ensino de química na BNCC, está presente de forma sutil e este documento parece ser apresentado como potencial ferramenta para a formação dos jovens com vistas a suprir ao mercado de trabalho, mão de obra, com conhecimento científico e tecnológico bastante limitado.
